O SIGNIFICADO DE ORTODOXIA

O Espiritismo responde
Revista O Consolador, Ano 6 - N° 298 - 10 de Fevereiro de 2013
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 



 Um amigo e colaborador de nossa revista pergunta-nos o que entendemos pela palavra ortodoxia utilizada por Allan Kardec no texto que reproduzimos logo abaixo:
“Não será à opinião de um homem que se aliarão os outros, mas à voz unânime dos Espíritos; não será um homem, nem nós, nem qualquer outroque fundará a ortodoxia espírita; tampouco será um Espírito que se venha impor a quem quer que seja: será a universalidade dos Espíritos que se comunicam em toda a Terra, por ordem de Deus. Esse o caráter essencial da Doutrina Espírita; essa a sua força, a sua autoridade. Quis Deus que a sua lei assentasse em base inamovível e por isso não lhe deu por fundamento a cabeça frágil de um só.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item II.)
O trecho acima transcrito mostra com notável clareza que a doutrina espírita é obra coletiva, não emana de um único Espírito, por mais sábio que ele possa ser, o que nos sugere que devemos ter todo o cuidado com as chamadas revelações singulares, provenientes de uma única fonte, seja qual for essa fonte.
As revelações singulares podem até ser verídicas, mas é preciso deixar que o tempo concorra para validá-las, atentos a este princípio, exposto também claramente na obra de Kardec: Quando uma nova informação deve ser transmitida do plano espiritual ao plano terráqueo, isso se verifica em todos os pontos do globo, por intermédio de muitos Espíritos e de um grande número de médiuns desconhecidos uns dos outros.
Segundo pensamos, Kardec utilizou a palavra “ortodoxia” com o sentido que os gregos lhe davam. A palavra nos veio da Grécia e significa "opinião certa", fidelidade, conformidade com um determinado pensamento ou doutrina.
Como a doutrina espírita se fundamenta nos ensinamentos dados pelos Espíritos superiores, é claro que a definição relativamente ao seu conteúdo correto é atribuição dos Espíritos, não dos encarnados.
Allan Kardec, que foi, como sabemos, a pessoa incumbida de codificar esses ensinamentos, deixou muito claro em seus escritos que a revelação espírita seria ampliada gradualmente e transmitida a nós, seres encarnados, no momento adequado, de conformidade com nossa capacidade de entendimento e assimilação. A iniciativa seria, portanto, dos reveladores espirituais, cabendo a nós, encarnados, um papel importante, mas secundário, se comparado ao papel dos imortais incumbidos dessa revelação.
É importante também lembrar que a palavra “ortodoxia” é, às vezes, utilizada de forma depreciativa, para designar a intransigência de uma pessoa em relação a tudo quanto é novo, ou a não aceitação de novos princípios ou ideias.
É nesse último sentido que alguns médiuns da atualidade, não aceitando as críticas que se fazem a determinados equívocos constantes de seus livros, gostam de nomear as pessoas que têm a coragem moral de apontar seus deslizes de ordem doutrinária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA