UM PORTO PARA CONCORRER COM O BRASIL
ARTIGO 30/12/2014 O porto de Mariel O porto de Mariel, em Cuba, construído pela Odebrecht (aquela do Petrolão), custou U$ 682 milhões do BNDES, segundo a revista Carta Capital (também financiada pelo BNDES). O porto seria um grande negócio para o Brasil, diz a revista: o porto é um colosso, apto a receber grandes navios, a exemplo dos portos da Jamaica e Bahamas. Acrescenta que a obra “se pagou”, embora não haja notícia de reembolso do BNDES. Diz ainda que o Brasil quer se tornar “um parceiro econômico de primeira ordem de Cuba”, citando palavras da presidente Dilma. Estranha parceria. Cuba exporta açúcar, tabaco e níquel, três produtos que nós também exportamos. Somos mais concorrentes do que parceiros. Um bom porto, muito mais próximo dos mercados americano e europeu, cria desvantagem para o Brasil na concorrência com os produtos cubanos. O porto também é porta de entrada. O que venderíamos aos cubanos? Somos exportadores de grãos e minérios. A ilha dos Castro não é um...