O AQUI E O AGORA DO CONSUMISMO
É a classe C, estúpido! Caio Blinder De Nova York 25/10/2014 às 10:18 \ Eleições Brasil Saldão eleitoral O título desta coluneta é uma paráfrase de uma frase antológica de marketing político. James Carville, o marqueteiro do presidente americano Bill Clinton cunhou a frase “é a economia, estúpido”!, na vitoriosa campanha eleitoral de 1992. João Santana, o marqueteiro de Dilma Rousseff agora apela para a classe C. E não vou esconder meu desejo para que o sucesso não se repita. Esta aposta de João Santana poderá até ser um sucesso em termos eleitorais, mas prenuncia o fracasso do projeto PT de governo (nem estou adicionando aqui a questão institucional na esteira do Petrogate). Trata-se de um fracasso já levado às últimas consequências na Venezuela e na Argentina. Não queremos ser eles amanhã. Para ser mais preciso, na segunda-feira, o day aftereleitoral. Ao longo da campanha eleitoral brasileira, eu citei muito o El País. Na véspera da votação, eu quero prestar u...