SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 22/01/2020
NO O ANTAGONISTA
Maia, agora defensor da liberdade de imprensa
Terça-feira, 21.01.20 17:03
Rodrigo Maia se juntou aos petistas na defesa de Glenn Greenwald, denunciado pelo MPF por supostamente ter auxiliado os hackers que atacaram a Lava Jato.
— “A denúncia contra o jornalista Glenn Greenwald é uma ameaça à liberdade de imprensa. Jornalismo não é crime. Sem jornalismo livre não há democracia”, tuitou o presidente da Câmara.

Quando a Crusoé e O Antagonista foram censurados por causa de uma reportagem que citava Dias Toffoli com base em documentos obtidos legalmente, o presidente da Câmara não defendeu de pronto a revista nem o site.
Os próximos passos da investigação envolvendo Glenn Greenwald
Por Márcio Falcão
21.01.20 17:04
Investigadores que acompanham os desdobramentos da Operação Spoofing avaliam que entre os próximos passos da investigação está a apuração da real participação de Glenn Greenwald no esquema de invasão de celulares de autoridades.
O americano foi denunciado pela Procuradoria da República no DF por participação em organização criminosa, mas sem ser investigado e a partir dos indícios reunidos ao longo da apuração.
De acordo com essas fontes, uma das principais medidas é conseguir que a Procuradoria-Geral da República derrube a liminar de Gilmar Mendes que proibiu a investigação de Glenn.
Uma eventual revogação da liminar pode permitir, por exemplo, pedidos de quebra de sigilo telefônico e bancários. Esses dados podem ajudar, dizem os investigadores, a esclarecer a relação do americano com o grupo. Outro passo importante é avaliar as falhas técnicas que podem ter ajudado a ação dos denunciados.
Na avaliação dos investigadores, ser denunciado sem ser investigado não é problema e pode ocorrer com qualquer pessoa diante dos indícios que forem produzidos em uma investigação.
O que pesou no caso do Glenn foi o fato de que ele não recebeu o produto final do crime, mas teve acesso ao material enquanto as invasões ainda eram desenvolvidas.
A lista de ‘alvos ativos’ dos hackers
21.01.20 17:24
Por Claudio Dantas
A denúncia do MPF contra Glenn Greenwald e os hackers destaca que a perícia da Polícia Federal identificou no notebook de Walter Delgatti 176 ícones de atalhos para acesso a perfis do Telegram.
Desses, 110 ainda estavam ativos no momento da perícia. Estão na lista Flávio Bolsonaro, Fernando Francischini, Gregorio Duvivier, Luciana Lossio, Baleia Rossi, entre outros.

Alvo da Lava Jato, Vaccarezza descola cargo no governo Covas
21.01.20 17:41
Por Claudio Dantas
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vai nomear o ex-petista Cândido Vaccarezza, ex-deputado federal investigado pela Lava Jato, como diretor do Hospital Municipal Ignácio Proença de Gouvêa (Mooca/SP).
Vaccarezza é médico concursado da Prefeitura de São Paulo, mas não exerce a medicina há mais de 20 anos. Em 2016, ele trocou o PT pelo Avante, pelo qual tentou sem sucesso voltar à Câmara dos Deputados em 2018.
Sua nomeação está pronta para ser publicada no retorno do recesso de janeiro. O ex-parlamentar ainda responde a uma ação na Justiça Federal do Paraná por fraudes e propina em contrato de fornecimento de asfalto à Petrobras.
Celso de Mello é internado
Por Márcio Falcão
21.01.20 17:59
O ministro Celso de Mello está internado e deve passar por uma cirurgia nesta semana. O gabinete do ministro não informou detalhes do procedimento.
O decano do STF tem um grave problema de desgaste ósseo no quadril e os médicos apontam que só uma cirurgia pode resolver o problema.
A ausência pode afetar julgamentos importantes, como o do HC em que Lula pede a suspeição de Sergio Moro, casos tributários, e ainda desdobramentos das ações que questionam artigos da Lei de Abuso de Autoridade.
Defesa de Vermelho diz que denúncia contra hackers é de ‘cunho político’
21.01.20 18:38
Em nota, a defesa de Walter Delgatti Neto, o Vermelho, e de outros dois acusados de hackear centenas de autoridades afirmou que a denúncia contra eles é de “cunho político” e que as acusações do MPF são “desprovidas de qualquer embasamento técnico”.
Vermelho foi um dos sete denunciados pelo MPF hoje –no caso dele, pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Leia a reportagem de Mateus Coutinho na Crusoé:
Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, 21, a defesa de Walter Delgatti Neto (foto), o Vermelho, e de outros dois acusados de participar dos ataques hacker a centenas de autoridades afirmou que a denúncia contra eles é de “cunho político” e que as acusações do Ministério Público Federal são “desprovidas de qualquer embasamento técnico, … Continue lendoDefesa de Vermelho diz que denúncia contra hackers é de ‘cunho político’
‘Não se pode imunizar alguém’, diz ministro do STF sobre Greenwald
21.01.20 19:01
O Globo ouviu dois ministros do STF sobre a denúncia contra Glenn Greenwald.
Um deles foi Marco Aurélio Mello – que, como já publicamos, considera a denúncia do MPF “ruim para a sociedade” porque pode implicar “inibição no direito de informar”.
Mas outro ministro – que não quis se identifica r– disse ao jornal carioca que, se as informações publicadas pelo Intercept tiverem sido obtidas de forma criminosa, o jornalista deveria responder pelos atos.
— “Não se pode imunizar alguém e impedir acesso à Justiça pelo Ministério Público. Pelo que parece, a prova foi obtida de forma criminosa”, afirmou o ministro.
NA REVISTA CEARÁ
Marcelo D-2 é denunciado por incitação ao crime depois de ameaçar “eleitores da Direita”
Segunda-feira, 20/01/2020 21:25
Cantor apologista da maconha e simpatizando do PT e PSOL, afirmou que era necessário desenhar, com uma faca na testa, de quem não se identifica com esquerdismo, uma suástica, símbolo do nazismo.

Marcelo D-2
O Cantor de rap Marcelo D-2 foi denunciado, agora há pouco, por incitação ao crime depois de ameaçar “direita liberal” informou a Revista Rio. O cantor, apologista da maconha e simpatizando do PT e PSOL, partidos da esquerda brasileira, afirmou que era necessário desenhar com uma faca na testa –, de quem não se identifica com esquerdismo – uma suástica.
O termo suástica é uma referência ao principal símbolo pelo qual o nazismo ficou conhecido. O deputado pelo Rio, Gualberto do (PSL), decidiu acionar a polícia contra o cantor por incitação ao crime.
Em seguida, a publicação foi apagada pelo cantor, mas foi 'printada' e teve mais de 1.200 compartilhamentos e 11 mil curtidas.
Prefeito demite secretário de Cultura após apresentações homossexuais com atores seminus em local público
20/01/2020 09:26
Segundo Acilon Gonçalves (PR), prefeito de Eusébio, “deturpações graves aconteceram ferindo a ética, os princípios religiosos e a moral” durante o evento. Durante as apresentações com atores seminus, houve; toque gay e beijo gay.

Prefeito Acilon Gonçalves
O prefeito de Eusébio, cidade da região metropolitana de Fortaleza, anunciou a demissão de seu Secretário de Cultura após promover apresentações com atores seminus abordando a homossexualidade com toques e beijo gay em local público para crianças, jovens e adultos.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves (PR), “deturpações graves aconteceram ferindo a ética, os princípios religiosos e a moral” durante o evento. O gestor citou o motivo para justificar a demissão e afirmou que teria, a partir de agora, ‘total controle’ sobre eventos culturais no município.
A cidade do Eusébio foi a única escolhida do Nordeste para a apresentação do evento circense que, pela 1ª vez, se apresentou no Nordeste na convenção nacional, contando com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal.
Comentários
Postar um comentário