SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 27/9/2019

NO O ANTAGONISTA
URGENTE: LAVA JATO NAS RUAS
Sexta-feira, 27.09.19 07:10
A Lava Jato está nas ruas.
O procurador Roberson Pozzobon comentou:
“O trabalho continua…”

LAVA JATO 66: “ALERTA MÍNIMO”
27.09.19 07:14
A 66ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira, apura lavagem de dinheiro praticada por doleiros e funcionários de uma instituição financeira.
Esta nova etapa da Lava Jato foi batizada de “Alerta Mínimo”.
Nas investigações, conforme a PF, documentos revelados por colaboradores mostram que um doleiro produziu, pelo menos, 110 milhões de reais em espécie. Esse dinheiro viabilizava o pagamento de propinas.

Lava Jato no Banco do Brasil
27.09.19 07:26
A nova fase da Lava Jato apura lavagem de dinheiro praticada por doleiros e funcionários de um banco.
Segundo o G1, trata-se do Banco do Brasil.

Lula semiaberto
27.09.19 07:38
Lula vai progredir para o regime semiaberto.
“E a Justiça vai colocá-lo na rua – apenas de dia e com a obrigação de trabalhar”, diz a Veja.

A manobra Lula
27.09.19 06:55
De acordo com a Lava Jato, a “manobra Bendine” é, na verdade, a “manobra Lula”.
O STF bolou um estratagema para anular o processo do sítio de Atibaia antes do julgamento no TRF-4, que aumentaria a pena total de Lula e o manteria preso por mais tempo.

Família enrolada
27.09.19 07:30
Por Renan Ramalho
A mulher do ex-governador de Tocantins Marcelo Miranda, preso ontem pela PF, também está enrolada na Justiça. Tramita no TSE um recurso do MPF para cobrar dela R$ 865 mil.
Eleita deputada federal no ano passado, Dulce Miranda é acusada de transferir a quantia, reservada para sua campanha dentro da cota de mulheres, para campanhas de candidatos homens na disputa do ano passado.
O pedido pela desaprovação das contas de campanha, está na mesa de Luís Roberto Barroso.

Acarajé voador
27.09.19 07:05
A Crusoé acompanhou a rotina de uma pista de pouso clandestina em Brasília, que caiu no gosto dos poderosos que procuram escapar dos olhares curiosos, da burocracia e (por que não?) da rígida fiscalização do aeroporto internacional.
No dia 10, por exemplo, flagrou o desembarque de toda a bancada baiana no Senado. Jaques Wagner, do PT, e Ângelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD, chegaram em um Learjet 45 avaliado em 12,5 milhões de reais.
O avião está registrado em nome de uma empresa de Coronel, que, além de senador, é dono do Grupo Corel, conglomerado controlado por offshore sediada no Panamá.
O Brasil é inacreditável.
Leia a reportagem completa aqui.

“O generalíssimo do baixo clero”
27.09.19 06:32
Carlos Fernando dos Santos Lima comentou no Facebook a manobra do STF para assassinar a Lava Jato:
“Impossível fazer Justiça quando supostos magistrados tiram da manga do colete nulidades absurdas para beneficiar poderosos.”
E também:
“A união de alguns ministros do STF com o Centrão e o generalíssimo do baixo clero, Rodrigo Maia, está matando a Justiça.”

Janot: “Lula é corrupto”
27.09.19 06:15
Ninguém discorda de Rodrigo Janot num ponto: “Lula é corrupto”.
O ex-PGR disse para a Veja:
“É impossível que o Lula não fosse um dos chefes de todo esse esquema. Não tenho dúvida de que ele é corrupto. Da mesma forma que não tenho nenhuma dúvida de que a Dilma não é corrupta. Mas ela tentou atrapalhar as investigações com a história de nomear o Lula como ministro da Casa Civil. A obstrução de Justiça aconteceu, tanto que eu a denunciei.”

MENSAGENS À VENDA
27.09.19 05:58
Dinheiro, dinheiro, dinheiro.
O hacker Walter Delgatti Neto, o Vermelho, perdeu a paciência durante uma conversa pouco ortodoxa, por aplicativo, com um certo estrangeiro.
A Crusoé apurou que a PF já tem provas de que a conversa que irritou Vermelho era com Glenn Greenwald.
E que, nela, o hacker deixou claro que queria dinheiro em troca do material.
Leia a reportagem completa aqui.

“A mão de Deus” impediu Janot de dar um tiro em Gilmar
Quinta-feira, 26.09.19 22:51
Rodrigo Janot também disse ao Estadão que, quando foi ao STF armado, encontrou Gilmar Mendes na antessala do cafezinho.
- "‘Ele estava sozinho’, disse. Mas foi a mão de Deus. Foi a mão de Deus’, repetiu o procurador ao justificar por que não concretizou a intenção. ‘Cheguei a entrar no Supremo (com essa intenção)'”, relatou. ‘Ele estava na sala, na entrada da sala de sessão. Eu vi, olhei, e aí veio uma ‘mão’ mesmo.'”

MOMENTO ANTAGONISTA: PARAÍSO DO CRIME
26.09.19 22:34
Curta e compartilhe o comentário de Claudio Dantas:
Veja o vídeo neste link: https://youtu.be/UeDmU_ZRMMQ

Toffoli pede informações a Barroso sobre busca no gabinete de Bezerra
26.09.19 22:32
Dias Toffoli deu 72 horas para Luís Roberto Barroso prestar informações sobre a ordem de busca e apreensão no gabinete de Fernando Bezerra.
O presidente do STF tem à mesa um pedido do Senado para suspender a análise das provas coletadas.

Gleisi elogia decisão do STF sobre a Lava Jato
26.09.19 21:25
Gleisi Hoffmann – que surpresa! – elogiou a decisão de hoje do STF, dizendo que ela foi “muito importante para corrigir parte dos abusos da Lava Jato”.
- “Na semana que vem, será preciso que se decida de forma ampliada a aplicação dessa decisão”, acrescentou a presidente do PT.
“Aplicação de forma ampliada” é o novo sinônimo para “tirar Lula da cadeia”.

‘O momento é grave’, diz Janaina Paschoal
26.09.19 21:07
Janaina Paschoal, deputada estadual e professora de direito na USP, acaba de publicar uma sequência de tuítes sobre o julgamento de hoje no STF.
A Constituição, explica Janaina, “prevê que LEI penal benéfica retroage. Não há nenhuma norma prevendo que jurisprudência benéfica retroage. Os juízes que assinalaram prazo comum aos acusados (delatados e colaboradores) observaram as regras vigentes”.
A deputada prossegue: 
“Se o STF adotou interpretação mais benéfica, essa interpretação deverá valer daqui para [a] frente. Não é possível que uma nova interpretação possa vir a macular processos jurídicos perfeitos”.
Janaína, que também chamou de inadmissível “uma anulação em série de processos e sentenças”, escreveu ainda: 
“O momento é grave. Só podemos esperar que a razoabilidade prevaleça”.
Janaina: 'O Brasil ainda está carente de democracia'. MAIS AQUI

Conselho de Direitos Humanos da ONU elogia a Venezuela
26.09.19 20:45
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje uma resolução que – acredite se quiser – parabeniza a Venezuela pelos “esforços” na área.
E, ainda por cima, condena os países que impuseram sanções à ditadura de Nicolás Maduro.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta quinta-feira, 26, uma resolução que parabeniza a Venezuela pelos esforços na área e condena os países que impuseram sanções contra a ditadura de Nicolás Maduro (foto). O texto começa reconhecendo a “vontade política demonstrada pelo governo da República Bolivariana da Venezuela” em cooperar com a ONU. … Continue lendoConselho de Direitos Humanos da ONU elogia Venezuela

TRF-2 dá liminar para Temer viajar ao Reino Unido
26.09.19 20:35
Ivan Athié, desembargador do TRF-2, concedeu hoje liminar para que Michel Temer possa viajar ao Reino Unido, informa Fausto Macedo.
O ex-presidente havia sido convidado para uma palestra na Oxford Union, entidade vinculada a alunos da universidade britânica, no mês que vem.
Na semana passada, porém, Marcelo Bretas barrou a viagem de Temer, afirmando que o “status de réu [de Temer], em ações por corrupção, é incompatível com o uso do passaporte diplomático para evento acadêmico”.
Athié mandou providenciar “de imediato a entrega do passaporte” ao emedebista. O documento “deverá ser devolvido em até cinco dias de seu retorno, junto com os comprovantes de viagem aérea de ida e volta ao Brasil”.

‘Incrível’, diz Júlio Marcelo sobre decisão do STF
26.09.19 20:11
No Twitter, Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU, reproduziu um tuíte bastante didático sobre o que aconteceu hoje no STF.
“O cara votou para anular o processo de um homem condenado por receber 37 milhões de reais em propina, apenas porque ele deveria falar depois do delator nas alegações finais”, escreveu Matheus Lacerda.
E Júlio Marcelo acrescentou:
“Sem demonstrar qualquer prejuízo para a defesa e invocando uma regra que não existia. Incrível.”
FAÇA DE CONTA QUE A LAVA JATO NÃO EXISTIU. É ISSO QUE SEUS INIMIGOS QUEREM. Leia aqui

“Começo a imaginar o que se inventará a partir disso”, diz procurador
26.09.19 20:10
O procurador Lucas Gualtieri questionou no Twitter a “manobra Bendine” que hoje serviu para anular mais uma condenação da Lava Jato.
“Começo a imaginar o que se inventará a partir disso… Já tivemos tipo penal criado por decisão judicial! Agora norma processual penal fruto de ativismo! Como devo me portar nas audiências doravante?”
“Como saberemos se o réu vai confessar?! Se o último confessa, tem q reinterrogar todo mundo? Não sei!!!”
Ninguém sabe, Lucas.
· 10h
Chego em casa após um dia cheio de audiências criminais! Vejo notícias de que o STF tem maioria para a “manobra Bendine”!
Tento ver algo positivo... A imprensa diz que se proporá a modulação dos efeitos da decisão! “Ufa! Menos mal!” Mas... Espera...#STFNaoMexaComALavaJato
Começo a imaginar o que se inventará a partir disso... Já tivemos tipo penal criado por decisão judicial! Agora norma processual penal fruto de ativismo! Como devo me portar nas audiências doravante? #STFNaoAnuleSentencas

Decretado o fim da segurança jurídica
26.09.19 19:58
O STF legisla sem pudor, criando lei processual com efeito retroativo. Pode-se dizer que hoje foi decreto o fim da segurança jurídica no Brasil.
E o Congresso caladinho.

EUA proíbem que Raúl Castro entre no país
26.09.19 19:55
O governo americano anunciou a imposição de sanções sobre Raúl Castro, líder da ditadura cubana, que agora está impedido de viajar aos EUA, registra O Globo.
Em comunicado, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que a medida é uma forma de punir Raúl pelo apoio do governo cubano à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, por meio de “violência, intimidação e repressão”.
O irmão de Fidel Castro também é acusado de ajudar a cometer “graves violações dos direitos humanos” em Cuba, com a detenção de mais de cem prisioneiros políticos. As sanções também se aplicam aos seus quatro filhos.

STF adia decisão sobre anulação de condenações
26.09.19 19:14
Apesar de ter anulado a condenação específica de Márcio Ferreira, ex-gerente da Petrobras, o plenário decidiu deixar para quarta-feira (2) a definição sobre a abrangência da decisão.
A maioria entendeu que delatados devem apresentar alegações finais sempre após seus delatores no processo, mas Dias Toffoli disse que, na próxima sessão, vai apresentar uma proposta para restringir o alcance desse novo entendimento.
A PGR pediu que nova ordem processual, criada pelo STF e não prevista em lei, só seja aplicada daqui para frente, sem afetar processos já julgados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA