Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 26/9/2019

NO VER CAPAS
Quinta-feira, 26/9/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil








NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DODGE PODE TER NOMEADO 870 ANTES DE SAIR DA PGR
Quinta-feira, 26/09/2019
Novo procurador Geral da República, Augusto Aras terá muito trabalho para tocar suas atribuições, a começar pela revisão dos últimos atos de nomeação da antecessora Raquel Dodge. O sindicato dos funcionários (SindiMPU) estimou em 870 nomeações, mas a assessoria da PGR garante que entre janeiro e setembro, e não apenas nos últimos dias, Dodge assinou cerca de setecentas portarias, algumas de remoções.

DUPLA FINALIDADE
26/09/2019
As nomeações de Raquel Dodge teriam o objetivo de premiar aliados e engessar a gestão de Augusto Aras, aprovado ontem por 68x10 votos.

DESABAFO EXPLICADO
26/09/2019
Tantas nomeações explicariam o desabafo de Aras, em sua sabatina: 
- “A ex-PGR queria simplesmente que o futuro PGR não gerisse nada”.

MÃO AMIGA
26/09/2019
Uma semana antes de deixar o cargo, Dodge nomeou sua então chefe de gabinete para uma comissão no CNMP, com efeito a partir do dia 30.

NOMEAÇÃO PARA O FUTURO
26/09/2019
Quatro procuradores foram nomeados para atuar na Procuradoria Regional Eleitoral do DF, com posse prevista para o próximo dia 1º.

DEMAGOGIA RASTAQUERA
26/09/2019
Lei estadual no Rio obriga o Maracanã a retirar cadeiras para refazer a antiga Geral, onde o povão pagava menos para assistir jogos em pé e debaixo de sol, de chuva e de sacos plásticos de urina arremessados da arquibancada. Isso é demagogia de quem nunca ficou na Geral.

SEM PODER DE MANDO
26/09/2019
Ongueiros usam aliados na mídia para dizer que supostas “lideranças” estão “contestando” a índia que acompanhou Bolsonaro na ONU. Isso tem uma explicação simples: eles não controlam Ysani Kalapalo.

OUTRA BOA NOTÍCIA
26/09/2019
As mais de 121 mil novas vagas de trabalho criadas em agosto foi o melhor resultado para o mês nos últimos seis anos. Entre janeiro e agosto deste ano, 593.467 pessoas voltaram ao mercado de trabalho.

GASTANDO SALIVA
26/09/2019
Além do encontro do Grupo de Lima com Donald Trump, o ministro Ernesto Araújo manteve agenda intensa em Nova York, nesta quarta, com quatro chanceleres de peso: Alemanha, Espanha, Irlanda e República Tcheca e a Comissária de Comércio da União Europeia.

SIMPLIFICAÇÃO
26/09/2019
A Carteira de Trabalho Digital, apresentada pelo governo federal deve simplificar as contratações, que passam a ser feitas em sistema só com o CPF do empregado, e dar mais fidelidade aos dados sobre emprego.

PENSANDO BEM…
26/09/2019
...se Macron quer tanto atuar na Amazônia, que vá para a Guiana Francesa.

NO DIÁRIO DO PODER
PGR interino está convencido de que Fernando Bezerra recebeu mesmo propina
Buscas e apreensões no Congresso eram imprescindíveis, afirma Alcides Martins
Por Cláudio Humberto
Quarta-feira, 25/09/2019 às 21:56 | Atualizado às 23:29
O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, afirmou em parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) que as buscas e apreensões no gabinete do líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foram “imprescindíveis para a investigação” sobre suposto recebimento de propina.
Ele escreveu, na manifestação, que é possível “concluir, além de qualquer dúvida razoável”, que o líder do governo recebeu propina ocupando os cargos de ministro e de senador.
Ainda nesta quarta-feira (25), Augusto Aras foi sabatinado e aprovado para comandar a PGR pelos próximos dois anos. Com isso, Alcides Martins deixará o posto que ocupava de forma interina, após a saída de Raquel Dodge.
Na semana passada, a Polícia Federal, com autorização do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, realizou operação de busca e apreensão no gabinete da liderança do governo na Senado.
Raquel Dodge, na função de procuradora-geral, descartou a realização de busca e apreensão envolvendo Bezerra Coelho.
“Apesar da manifestação contrária da então procuradora-geral, entendo que se faziam presentes os requisitos para o deferimento de todas as medidas requeridas pela autoridade policial”, escreveu Martins.
Segundo a PF, o líder do governo Bolsonaro recebeu R$ 5,5 milhões em propinas de empreiteiras encarregadas das obras de transposição do rio São Francisco e nas do Canal do Sertão.
A negociação e o repasse dos valores teriam ocorrido de 2012 a 2014, época em que Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional na gestão de Dilma Rousseff (PT) e integrava o PSB.
Além do senador, também teria sido destinatário de subornos seu filho, que foi ministro de Minas Energia de Michel Temer (MDB). Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE), deputado federal, teria recebido R$ 1,7 milhão.
“Os elementos de prova reunidos durante a investigação até aquele momento (junho/2019) constituíam lastro razoável de que Fernando Bezerra Coelho solicitou, por meio do seu operador Iran Padilha Modesto, e, ao que tudo indica, recebeu para si e para seu filho Fernando Bezerra Coelho Filho vantagem indevida”, afirmou o procurador interino.
Segundo ele, “a medida cautelar de busca e apreensão mostrava-se urgente e imperiosa, pois poderia produzir –e produziu – na opinião do titular da ação penal elementos de provas independentes do material apresentado pelos colaboradores”.
Entre o material encontrado pela PF, Martins destaca computadores contendo documentos sobre outros investigados e arquivos denominados “doadores ocultos”, como publicou o jornal Folha de S.Paulo.
REAÇÃO
Na terça-feira (24), uma comitiva de senadores se queixou ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, da realização de busca e apreensão no gabinete do líder do governo.
Liderados pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), eles reclamaram, entre alguns pontos, da ausência de aval de Dodge.
No mesmo dia, a Mesa do Senado pediu ao STF que a análise dos objetos e documentos recolhidos fosse suspensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)