PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 26/9/2019

NO VER CAPAS
Quinta-feira, 26/9/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil








NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DODGE PODE TER NOMEADO 870 ANTES DE SAIR DA PGR
Quinta-feira, 26/09/2019
Novo procurador Geral da República, Augusto Aras terá muito trabalho para tocar suas atribuições, a começar pela revisão dos últimos atos de nomeação da antecessora Raquel Dodge. O sindicato dos funcionários (SindiMPU) estimou em 870 nomeações, mas a assessoria da PGR garante que entre janeiro e setembro, e não apenas nos últimos dias, Dodge assinou cerca de setecentas portarias, algumas de remoções.

DUPLA FINALIDADE
26/09/2019
As nomeações de Raquel Dodge teriam o objetivo de premiar aliados e engessar a gestão de Augusto Aras, aprovado ontem por 68x10 votos.

DESABAFO EXPLICADO
26/09/2019
Tantas nomeações explicariam o desabafo de Aras, em sua sabatina: 
- “A ex-PGR queria simplesmente que o futuro PGR não gerisse nada”.

MÃO AMIGA
26/09/2019
Uma semana antes de deixar o cargo, Dodge nomeou sua então chefe de gabinete para uma comissão no CNMP, com efeito a partir do dia 30.

NOMEAÇÃO PARA O FUTURO
26/09/2019
Quatro procuradores foram nomeados para atuar na Procuradoria Regional Eleitoral do DF, com posse prevista para o próximo dia 1º.

DEMAGOGIA RASTAQUERA
26/09/2019
Lei estadual no Rio obriga o Maracanã a retirar cadeiras para refazer a antiga Geral, onde o povão pagava menos para assistir jogos em pé e debaixo de sol, de chuva e de sacos plásticos de urina arremessados da arquibancada. Isso é demagogia de quem nunca ficou na Geral.

SEM PODER DE MANDO
26/09/2019
Ongueiros usam aliados na mídia para dizer que supostas “lideranças” estão “contestando” a índia que acompanhou Bolsonaro na ONU. Isso tem uma explicação simples: eles não controlam Ysani Kalapalo.

OUTRA BOA NOTÍCIA
26/09/2019
As mais de 121 mil novas vagas de trabalho criadas em agosto foi o melhor resultado para o mês nos últimos seis anos. Entre janeiro e agosto deste ano, 593.467 pessoas voltaram ao mercado de trabalho.

GASTANDO SALIVA
26/09/2019
Além do encontro do Grupo de Lima com Donald Trump, o ministro Ernesto Araújo manteve agenda intensa em Nova York, nesta quarta, com quatro chanceleres de peso: Alemanha, Espanha, Irlanda e República Tcheca e a Comissária de Comércio da União Europeia.

SIMPLIFICAÇÃO
26/09/2019
A Carteira de Trabalho Digital, apresentada pelo governo federal deve simplificar as contratações, que passam a ser feitas em sistema só com o CPF do empregado, e dar mais fidelidade aos dados sobre emprego.

PENSANDO BEM…
26/09/2019
...se Macron quer tanto atuar na Amazônia, que vá para a Guiana Francesa.

NO DIÁRIO DO PODER
PGR interino está convencido de que Fernando Bezerra recebeu mesmo propina
Buscas e apreensões no Congresso eram imprescindíveis, afirma Alcides Martins
Por Cláudio Humberto
Quarta-feira, 25/09/2019 às 21:56 | Atualizado às 23:29
O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, afirmou em parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) que as buscas e apreensões no gabinete do líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foram “imprescindíveis para a investigação” sobre suposto recebimento de propina.
Ele escreveu, na manifestação, que é possível “concluir, além de qualquer dúvida razoável”, que o líder do governo recebeu propina ocupando os cargos de ministro e de senador.
Ainda nesta quarta-feira (25), Augusto Aras foi sabatinado e aprovado para comandar a PGR pelos próximos dois anos. Com isso, Alcides Martins deixará o posto que ocupava de forma interina, após a saída de Raquel Dodge.
Na semana passada, a Polícia Federal, com autorização do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, realizou operação de busca e apreensão no gabinete da liderança do governo na Senado.
Raquel Dodge, na função de procuradora-geral, descartou a realização de busca e apreensão envolvendo Bezerra Coelho.
“Apesar da manifestação contrária da então procuradora-geral, entendo que se faziam presentes os requisitos para o deferimento de todas as medidas requeridas pela autoridade policial”, escreveu Martins.
Segundo a PF, o líder do governo Bolsonaro recebeu R$ 5,5 milhões em propinas de empreiteiras encarregadas das obras de transposição do rio São Francisco e nas do Canal do Sertão.
A negociação e o repasse dos valores teriam ocorrido de 2012 a 2014, época em que Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional na gestão de Dilma Rousseff (PT) e integrava o PSB.
Além do senador, também teria sido destinatário de subornos seu filho, que foi ministro de Minas Energia de Michel Temer (MDB). Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE), deputado federal, teria recebido R$ 1,7 milhão.
“Os elementos de prova reunidos durante a investigação até aquele momento (junho/2019) constituíam lastro razoável de que Fernando Bezerra Coelho solicitou, por meio do seu operador Iran Padilha Modesto, e, ao que tudo indica, recebeu para si e para seu filho Fernando Bezerra Coelho Filho vantagem indevida”, afirmou o procurador interino.
Segundo ele, “a medida cautelar de busca e apreensão mostrava-se urgente e imperiosa, pois poderia produzir –e produziu – na opinião do titular da ação penal elementos de provas independentes do material apresentado pelos colaboradores”.
Entre o material encontrado pela PF, Martins destaca computadores contendo documentos sobre outros investigados e arquivos denominados “doadores ocultos”, como publicou o jornal Folha de S.Paulo.
REAÇÃO
Na terça-feira (24), uma comitiva de senadores se queixou ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, da realização de busca e apreensão no gabinete do líder do governo.
Liderados pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), eles reclamaram, entre alguns pontos, da ausência de aval de Dodge.
No mesmo dia, a Mesa do Senado pediu ao STF que a análise dos objetos e documentos recolhidos fosse suspensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA