QUINTA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 07/8/2019

NO REPÚBLICA DE CURITIBA
Quarta-feira, agosto 7, 2019 
Petrobras rompe contrato com o presidente da OAB
O advogado Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disse ter sido comunicado pela Petrobras nesta terça-feira (6) de que a estatal decidiu romper um contrato com seu escritório. A petrolífera não confirmou a informação e afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso.
O presidente da OAB classificou a iniciativa como “perseguição política” e informou que vai ingressar com uma ação de reparação de danos contra a Petrobras.
Se confirmado, o rompimento do contrato ocorre oito dias depois que o presidente Jair Bolsonaro iniciou ofensiva contra Santa Cruz. Em 29 de julho, o presidente criticou a OAB por sua atuação no inquérito envolvendo Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou o então candidato do PSL em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral. 
Após reclamar da instituição, Bolsonaro atacou Santa Cruz, cujo pai era militante político e desapareceu em 1974, quando o atual presidente da OAB tinha um ano e dez meses de idade. 
- “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele”, disse Bolsonaro.
Naquele mesmo dia, durante uma transmissão pela internet enquanto cortava o cabelo, Bolsonaro voltou ao tema e acusou a própria organização da qual o pai do presidente fazia parte de ter matado o militante. 
Felipe Santa Cruz classificou os comentários de Bolsonaro como “cruéis” e recorreu ao Supremo Tribunal Federal para pedir esclarecimentos por parte do presidente, que tem prazo de duas semanas para explicar suas afirmações.
O escritório de Santa Cruz prestava serviços à Petrobras na área do Direito Trabalhista e, no ano passado, obteve uma decisão favorável do Tribunal Superior do Trabalho evitando o pagamento de estimados R$ 5 bilhões em horas extras atrasadas a funcionários embarcados nas plataformas de petróleo da estatal.
É gente boa, parece que o *imaculado* Felipe Santa Cruz, vai perdendo seu reinado a começar pelos seus negócios.
Por Júnior Santos da República de Curitiba.

NO PUGGINA.ORG
A EXPERTISE DA INUTILIDADE
Por Percival Puggina (*) 
Artigo publicado quarta-feira, 07.08.2019
Por obra de Deus, ou do diabo, estou em algumas listas de e-mails criadas para distribuir conteúdos a petistas, esquerdistas e assemelhados. Elas me fornecem rico repertório de informações e, principalmente, das correspondentes “narrativas” e vocabulários. É notável, aliás, o quanto as palavras usadas dizem de quem as profere. Os termos falam de quem os utiliza tanto ou mais do que gestos e expressões faciais. E são menos enganosos do que inteiros discursos.
A afirmação de que houve, na eleição de 2018, “mera troca de uma ideologia por outra” é das tais narrativas bem sucedidas. Embora enganosa, veio tentar vaga no mundo dos fatos. Com ela, subliminarmente, se transfere para a “ideologia” que chega ao poder, parte da carga negativa que se instalou sobre o esquerdismo. Ao mesmo tempo, com poucas palavras, se introduz a ideia de que ocorreu no Brasil mera troca de seis por meia dúzia.
A ideologia que vigorou hegemônica até janeiro deste ano andou no rumo de seu inexorável curso ao longo da História. Como em todas as experiências anteriores, redundou em fracasso, falência, corrupção e colapso da ordem. Por isso, sob o ponto de vista qualitativo, a chegada ao poder do pensamento liberal e conservador significa uma espécie de salto quântico para um nível mais alto. Se fôssemos representar a situação com os pratos de uma balança, o prato velho ficaria caído no fundo enquanto o novo se despegaria e subiria às alturas.
A “ideologia” – digamos assim para clareza do entendimento – que que chegou ao poder em 2019 era majoritária na sociedade, mas não tinha (e ainda não tem) partido de expressão que falasse por ela, nem apoio nos grandes meios de comunicação de massa. O dito Centrão, adesista, operava para os governos de esquerda e para o interesse próprio, e os meios culturais estavam, em sua quase totalidade, dominados pelo pensamento de esquerda. Dou um exemplo pessoal: nos dez anos durante os quais fui colunista dominical de Zero Hora, substituindo o Olavo de Carvalho a partir de 2006, fui o único a defender de modo ininterrupto as ideias liberais e o pensamento conservador.
Coube às mídias sociais e suas redes, ao democratizarem o direito de opinião, dar-nos voz e, com a candidatura de Bolsonaro, proporcionar-nos a expectativa da representação. Graças a elas, por fim, contra tudo e todos, foi viabilizada a expressão política dessas ideias de um modo personificado. O presidente, representando o conservadorismo e o amor à Pátria; Paulo Guedes, também conhecido como Posto Ipiranga, liderando a aplicação das ideias liberais; e Sérgio Moro, espelhando os anseios nacionais de combate à corrupção e à impunidade.
Agora, os derrotados vêm à desforra. Aquela conjugação de estrelas que perdeu a hegemonia parte para o ataque. Ela envolve importantes veículos de comunicação e seus formadores de opinião, mundo acadêmico, centrais sindicais, partidos políticos de esquerda derrotados em 2018 bem como a parcela militante do show business. Em conjunto e de modo cotidiano, atacam o governo valendo-se de insignificâncias e trivialidades pinçadas e apresentadas como se grandes coisas fossem, ainda quando não passam de meras palavras escrutinadas com a expertise da inutilidade. As minúcias alvejadas servem bem melhor para exaltar, pelo silêncio com que são acolhidos, os acertos do governo.
Ao mesmo tempo, se valem da criminalidade para proteger a criminalidade. São contra a Lava Jato, o combate à corrupção, a estabilidade das instituições, a separação dos Poderes, a atuação dos órgãos de fiscalização e controle. E contam, para isso, com cobertura do Supremo Tribunal Federal.
Diante desse cenário, a omissão e o silêncio dos omissos e dos ingênuos fazem muito mal ao Brasil.
__________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Caberá ao ministro Gilmar Mendes decidir sobre o pedido de Lula e do PT para que Lula continue sob custódia do juiz que o condenou como corrupto e lavador de dinheiro sujo, no caso o atual ministro Sérgio Moro.
Até esta manhã, Lula e o PT sempre fustigaram Moro, considerando-o seu pior inimigo e carcereiro inconfiável.
Algo mudou desta manhã para cá.
É que Lula não quer ficar na companhia de companheiros que cumprem penas de bandidos comuns como ele.
O prisioneiro não quer ir para a prisão comum de Tremembé II, mesmo que ela seja o Presídio dos Famosos.
O leitor imagina qual será a decisão de Gilmar Mendes ?
Ora.
Quarta-feira, 8/07/2019 03:19:00 PM

A Polícia Federal e o MPF já começaram a apurar as denúncias que receberam sobre ameaças de atentado contra Jair Bolsonaro, tudo programado para ocorrer na segunda-feira próxima (12), quando da visita do presidente a Pelotas, naquele dia. Bolsonaro visitará Pelotas, Cristal e Canguçu, quando inaugurará a duplicação do trecho de 47km da BR-116, obras realizadas pelo Exército.
O editor está de posse das cópias das ameaças feitas via página fechada do Facebook, intitulada Grupo UFPEL. A Universidade Federal de Pelotas nega qualquer ligação com a página.
Dezenas de mensagens foram printadas pelo leitor deste blog, Miguel Pagano, que entregou tudo na PF e no MPF. As ameaças estão todas assinadas. Uma das mensagens, assinada por Tess Gonçalves, ameaça:
- Alguém se voluntaria aí pra dar uma facada direito?
Existem até instruções de como fabricar bombas caseiras e explodir o palanque de Bolsonaro.
Miguel Pagano também foi ameaçado de morte, em consequência de suas denúncias. Uma das ameaças, assinada por alguém que se intitula Paulo Cerqueira, diz o seguinte: 
"Esse Miguel Pagano tá arranjando jeito de se foder bonito!". 
Juliana de Moraes Xismendes tuitou em seguida: "
Esse é um bolsomínio de plantão".

NO O ANTAGONISTA
Toffoli deixa sessão no STF para receber petistas
07.08.19 15:55
Diante da chegada de dezenas de petistas e afins ao STF pedir a soltura de Lula, Dias Toffoli sequer esperou o intervalo da sessão para receber a turma.
Passou a condução dos julgamentos para Luiz Fux e subiu para o gabinete para ouvir os apelos.

Ida de petistas ao STF suspende votação da Previdência
07.08.19 15:49
Por Cezar Feitoza
A ida de parlamentares do PT ao STF para conversar com Dias Toffoli sobre a transferência de Lula vai atrasar a votação dos destaques à reforma da Previdência.
Rodrigo Maia anunciou há pouco no plenário que fez um acordo com os deputados de oposição para reabrir a votação dos destaques somente quando os parlamentares voltarem do encontro com o presidente do STF.
“Eu tenho um acordo com os deputados que não estão no plenário de aguardar a chegada.”

Olha o poste
07.08.19 15:34
Fernando Haddad, eterno poste de Lula, está a caminho do STF, acompanhado de um grupo de petistas.
Eles tentarão falar com Dias Toffoli sobre a transferência do condenado para Tremembé.

Moro e os 13 anos da Lei Maria da Penha
07.08.19 15:34
Sergio Moro participou hoje da assinatura de um pacto pelo combate à violência contra a mulher.
No Twitter, o ministro celebrou os 13 anos da Lei Maria da Penha, promulgada no dia 7 de agosto de 2006.
“Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe. O mundo mudou. Temos muito a aprender. Diz isso não o Ministro, mas o filho, marido e pai de mulheres fortes”, tuitou Moro.

Pois é, não houve investigação sobre Gilmar
07.08.19 15:28
O ministério da Justiça da Suíça informou o UOL de que nunca recebeu pedido de investigação sobre a existência de contas no país do ministro Gilmar Mendes.
Foi só mais um traque de Verdevaldo contra Deltan Dallagnol e a Lava Jato.
Ontem, Gilmar disse que não se surpreenderia se tivessem criado uma conta na Suíça no nome dele.

Auditores protestam amanhã em frente ao STF
07.08.19 15:28
Auditores fiscais farão um protesto amanhã, em frente ao STF, contra a decisão de Alexandre de Moraes que suspendeu 133 apurações tributárias e afastou dois colegas da Receita.
O Sindifisco diz que a análise foi baseada em critérios “estritamente técnicos” e apresentou “expressivas inconsistências” nas declarações de imposto de renda de agentes públicos.
O objetivo é entregar um manifesto ao ministro.

AGU desmente ex-diretor do Inpe
07.08.19 15:22
A Advocacia Geral da União negou ter informado dados inflados sobre o desmatamento, como declarou o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão.
Em entrevista à BBC, ele disse que o órgão informou que, em um ano, teria havido acréscimo de 88% da área desmatada na Amazônia, sendo que cresceu nessa proporção o número de alertas.
Galvão afirmou que essa foi a origem da confusão que levou à sua demissão. A AGU diz que não há manifestação do órgão sobre o assunto.
“A AGU, na qualidade de instituição responsável pela representação judicial e extrajudicial da União e pelo assessoramento jurídico do Poder Executivo e seus órgãos, não promove levantamento e divulgação de informações relacionadas à atuação finalística de órgãos técnicos, tais como as relativas a desmatamento, atendo-se exclusivamente às questões jurídicas que lhes são submetidas.”

Doria responde Gleisi: “Lula terá a oportunidade de fazer algo que jamais fez: trabalhar”
07.08.19 15:13
Gleisi Hoffmann foi ao Twitter dizer que Lula corre risco nas mãos da “polícia de João Doria”.
O governador de São Paulo respondeu:
“Fique tranquila, ele será tratado como todos os outros presidiários, conforme a lei. Inclusive, o seu companheiro Lula, se desejar, terá a oportunidade de fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar!”
vida: trabalhar!”

Ação contra Lula em Brasília avança: “As provas até agora são muitas”
07.08.19 15:08
O juiz Vallisney de Oliveira rejeitou arquivar uma ação penal em que Lula é réu por favorecer a Odebrecht com recursos do BNDES, em troca de R$ 64 milhões para campanhas do PT em 2010, informa O Globo.
A primeira audiência do caso, para ouvir testemunhas, foi marcada para 27 de agosto.
“As provas até agora são muitas (documentos, mensagens, depoimentos, perícias, relatórios, depoimentos de testemunhas e delações de colaboradores) o que afasta o pedido de rejeição da inicial, e foi juntada a documentação suficiente e feita a análise judicial de recebimento de forma escorreita e apropriada, de modo que se reitera a viabilidade formal da denúncia”, escreveu o juiz.

É de uma hipocrisia imensa falar de ‘Lula Livre’ e criminalizar quem o prendeu, diz Francischini
07.08.19 15:06
Felipe Francischini, presidente da CCJ da Câmara, também aproveitou o tempo de fala durante o debate da Previdência para comentar o caso de Lula.
- “É de uma hipocrisia imensa, é de uma desonestidade intelectual falar de Lula Livre, falar de um condenado pela Lava Jato, e querer criminalizar quem o prendeu. Então, apenas para dizer mais uma vez: Curitiba agradece.”

A ressocialização de Lula
07.08.19 14:52
Na decisão que transfere o condenado Lula para São Paulo, a juíza Carolina Lebbos, como registramos, escreveu:
“E a alocação do preso em estabelecimento voltado à execução penal, próximo ao seu meio social e familiar, tem o condão de reduzir os custos humanos e financeiros inerentes à custódia, além de proporcionar melhores condições de ressocialização do preso.”
O socialismo moreno foi parar na ressocialização.

Visita íntima em Tremembé
07.08.19 14:36
O Estadão registra que os presos de Tremembé, novo endereço de Lula, têm direito a futebol, banho de sol, biblioteca, dentista e visita íntima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA