QUINTA EDIÇÃO DE 06-3-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O GLOBO
Unânime: STJ nega habeas corpus a Lula
Terça-feira, 06/03/2018 16:29
O ex-presidente Lula | Nelson Almeida

Não houve divergência. Por cinco votos a zero, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tentava evitar a prisão após a conclusão do trâmite do processo contra ele no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Último a votar, o ministro Joel Ilan Paciornik destacou também a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a prisão em segunda instância é uma regra. Mas ressaltou que o Supremo pode vir a rever seu entendimento, destacando que algumas decisões da Segunda Turma do STF tem concedido habeas corpus a condenados para que consigam recorrer por mais tempo em liberdade.
Paciornik afirmou que como a eventual prisão decorreria de uma condenação em segunda instância, não há "constrangimento ilegal".
(André de Souza, Carolina Brígido, Eduardo Bresciani e Francisco Leali)

O que a defesa de Lula ainda pode fazer?
Terça-feira, 06/03/2018 16:07
A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de negar habeas corpus preventivo a Lula pode levar a defesa a percorrer dois caminhos. O primeiro seria recorrer ao próprio Tribunal, com embargos de declaração. Esse tipo de recurso, no entanto, serve para esclarecer pontos duvidosos da decisão, com possibilidade quase nula de reverter o resultado do julgamento.
O outro caminho é entrar com novo habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Já existe um pedido hoje na mais alta Corte do País. Um novo recurso seria uma forma de pressionar o STF a analisar o tema logo. No mês passado, o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, pediu para o processo ser pautado em plenário. No entanto, a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, ainda não agendou esse julgamento.
(Carolina Brígido e André de Souza)

NO O ANTAGONISTA
STJ: LAVA JATO 5 X 0 LULA
TV Terça-feira, 06.03.18 16:30
O último ministro a votar foi Joel Ilan Paciornik.
Lula tomou uma surra no STJ: 5 a 0, rejeição unânime.
Assista a proclamação do resultado pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca:

Proclamação do resultado do julgamento do habeas corpus de Lula 01:24

Decisão do STJ deverá constranger a ala lulista do STF
Brasil 06.03.18 16:38
Ao rejeitar o HC de Lula, os ministros do STJ entraram bastante no mérito da constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância, reforçando que ela não fere o princípio da presunção de inocência.
Esse fato, somado à unanimidade da decisão, deverá constranger a ala lulista do STF, na sua tentativa de rediscutir o assunto apenas para livrar o corrupto e lavador de dinheiro da prisão.

“Para quem perdeu de 5 a 0, é foto demais”
Brasil 06.03.18 16:47
Ao deixar o STJ, Sepúlveda Pertence reclamou da quantidade de flashes.

Pertence lamenta
Brasil 06.03.18 16:37
Sepúlveda Pertence, agora:
“O STJ perdeu a oportunidade de evoluir e voltar a dar à garantia constitucional da presunção de inocência o seu devido valor.”

PT diz que o Supremo ‘não pode se omitir’
Brasil 06.03.18 16:47
Logo depois da goleada sofrida por Lula no STJ, o PT soltou uma nota – assinada por Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Paulo Pimenta – dizendo que o Supremo “não pode se omitir”.
O Antagonista também acha que o Supremo não pode se omitir, e sim manter seu entendimento sobre a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância.
Qualquer decisão em contrário servirá apenas para livrar da cadeia um corrupto condenado.

Chora mais, Gleisi
Brasil 06.03.18 16:16
Gleisi Hoffmann já foi ao Twitter dizer que o STJ “repetiu entendimento que contraria a Constituição” ao negar o habeas corpus preventivo para Lula.
Claro: quem entende de Constituição são os petistas –que, aliás, votaram contra a sua aprovação em 1988 –, e não Sérgio Moro, os desembargadores do TRF-4 e os ministros do STJ.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA