QUINTA EDIÇÃO DE 10-5-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
O circo armado por Lula tem um culpado no picadeiro
O ex-presidente que, ao contrário de Vargas, saiu da história para cair na vida, não tem álibis nem atenuantes para os muitos crimes que cometeu
Por Augusto Nunes
Quarta-feira, 10 maio 2017, 14h41more_horiz
É compreensível que Lula e sua trupe de bacharéis tenham feito o diabo para adiar até o fim dos tempos o primeiro encontro com Sérgio Moro. E foi tão previsível quanto as mudanças das estações do ano, a tentativa do bando, tão logo se consumou o fiasco da tentativa de fuga, de transformar Curitiba em picadeiro, tribunal em palanque e depoimento de réu culpado em discurseira de perseguido político de botequim.
O ex-presidente que, ao contrário de Getúlio Vargas, saiu da história para cair na vida, não tem álibis nem atenuantes para os muitos crimes que cometeu. Sobretudo por isso, o que há nesta quarta-feira não pode ser reduzido a um duelo entre um defensor da Justiça e um fora da lei. O que se vê é o confronto entre dois brasis. De um lado, está escancarado o Brasil do passado, uma velharia agonizante que até agora só condenava os lulas à perpétua impunidade. Do outro lado se vislumbra o Brasil do futuro, que está nascendo graças à Lava Jato. Neste país em trabalhos de parto, todos são iguais perante a lei.
O circo armado por Lula para escapar de punições judiciais merecidíssimas, transformou em certeza a suspeita que vinha crescendo entre jornalistas do mundo inteiro: o ex-presidente que se fantasia de pai dos pobres é o chefe do maior esquema corrupto da história. O depoimento de hoje vai aguçar, entre os que conhecem as duas ofensivas contra a impunidade institucionalizada, a sensação de que a Lava Jato tem tudo para ir muito além das fronteiras expandidas pela Operação Mãos Limpas.
A imprensa italiana, por exemplo, tem tratado como reprise de quinta categoria as reações desesperadas, patéticas ou apenas ridículas dos políticos envolvidos até o pescoço nas bandalheiras. É coisa de cobra mal matada. É medo de cadeia, hoje epidêmico entre a turma do foro privilegiado.
O que nenhum jornalista de qualquer país entende é a proteção oferecida por ministros do Supremo Tribunal Federal a bandidos de carteirinha. Por que, em vez de estender-lhes a mão, a Corte não ajuda a manter algemados os pulsos dos ladrões irrecuperáveis? Essa é a pergunta que mais tenho ouvido na Itália. Essa é certamente a pergunta que se fazem neste momento milhões de brasileiros decentes.

NO BLOG DO JOSIAS
Veredicto de Moro sobre Lula não deve demorar
Josias de Souza
Quarta-feira, 10/05/2017 15:28
A ação penal sobre o tríplex do Guarujá tornou-se para Lula uma corrida contra o relógio. Está em jogo sua candidatura presidencial, que pode ser enterrada caso sofra uma condenação na segunda instância do Judiciário antes das convenções partidárias de julho de 2018, quando serão formalmente escolhidos os candidatos.
Vencida a fase do interrogatório de Lula, Sergio Moro deve proferir rapidamente um veredicto. Principal réu desta ação penal, Lula tem a última audiência do processo. A menos que decida realizar alguma diligência imprevista, o juiz da Lava Jato deve encerrar o que os advogados chamam de “fase de instrução, abrindo prazo para as manifestações finais da Procuradoria (cinco dias) e da defesa de Lula (mais cinco dias).
Moro costuma agir com a rapidez de um raio. Em março, ao julgar processo envolvendo Eduardo Cunha, o magistrado de Curitiba divulgou a sentença apenas 48 horas depois de receber as “alegações finais” dos advogados. A defesa do ex-presidente da Câmara acusou-o de falta de isenção. “É irracional querer acreditar que essa sentença não estava pronta”, disse na ocasião o advogado Ticiano Figueiredo.
A defesa de Lula receia assistir a um repeteco. Por isso tenta há tempos, sem sucesso, retirar das mãos de Moro os processos que envolvem o pajé do PT. Na hipótese de condenação, Lula terá de recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF-4). Ali, o prazo médio de deliberação é de cerca de um ano. Se confirmar uma eventual sentença condenatória, o tribunal converterá Lula em ficha-suja, impedindo-o de pedir votos.
Quer dizer: não são negligenciáveis as chances de a candidatura de Lula ser barrada pela Lei da Ficha Limpa antes de julho de 2018, o mês das convenções partidárias.

NO O ANTAGONISTA
Frio em Curitiba
Brasil Quarta-feira, 10.05.17 16:04
A pelegada está se dispersando em Curitiba -- e olha que a chuva parou. A Polícia Militar diz que, neste momento, não há mais do que quatro mil pessoas concentradas no centro da cidade.
A turma que ainda segura os balões da CUT não parece muito animada.
Pedalando o protesto
Brasil 10.05.17 16:01
Diante do fiasco de comparecimento nos atos em apoio a Lula, os blogs petistas preferem não cravar nenhum número. Dizem apenas que "milhares" estão nas ruas de Curitiba.
Okamotto procura emprego
Brasil 10.05.17 16:02
Paulo Okamotto disse aos "companheiros" em Curitiba que, com a decisão judicial de suspender as atividades do Instituto Lula, ele vai procurar outras instituições "para continuar o trabalho".
Uma coisa é coisa, outra coisa é outra coisa
Brasil 10.05.17 15:59
Os blogs petistas acusam o juiz Ricardo Leite, que determinou o fechamento do Instituto Lula, de ser "ficha suja", por ter barrado várias prisões preventivas na Operação Zelotes.
Mas até ontem isso não era uma qualidade de ministros que julgam casos da Lava Jato?
Lula é o réu
Brasil 10.05.17 15:31
Sim, Félix Fischer, do STJ, teve de perder tempo explicando para Cristiano Zanin, em sua decisão, que não faria sentido filmar Lula e Sérgio Moro durante o interrogatório.
Ao negar pedido para filmagem própria da defesa, o ministro destacou que não há nada de anormal em as imagens focarem no acusado, "pois tal foco decorre do fato de ser tal pessoa quem está prestando depoimento".
Lula bis
Brasil 10.05.17 15:28
Cristiano Zanin queria mais tempo para ler documentos anexados ao processo do triplex.
Ao negar esse pedido, Félix Fischer, do STJ, reforçou não haver previsão legal para a suspensão da ação penal para a análise de documentos, e acrescentou que, posteriormente, a defesa poderá, inclusive, pedir novo interrogatório.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA