EEUU INTERVÊM DE NOVO NO IRAQUE

Na VEJA.com:
Sem saber o que fazer diante da situação caótica no Iraque, o governo americano está considerando desde bombardeios até o lançamento de comida e medicamentos por aviões para ajudar minorias religiosas acuadas pelos terroristas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).
O presidente Barack Obama reuniu-se na manhã desta quinta-feira com a equipe de segurança nacional e analisou a possibilidade de usar aeronaves para lançar suprimentos humanitários sobre o Monte Sinjar, onde aproximadamente 40.000 pessoas buscaram abrigo. Ameaçadas de morte por membros do EIIL, os foragidos sofrem com o calor e a falta de comida e água. Cerca de quarenta crianças já morreram de desidratação, segundo o Unicef. A outra opção considerada pelos EUA é atacar os extremistas que estão sitiando a base da montanha.
Os Estados Unidos estavam adiando uma ação militar contra o EIIL até a formação de um novo governo iraquiano que não tenha mais o xiita Nuri al Maliki no cargo de primeiro-ministro. No entanto, a crise no Monte Sinjar pode precipitar um ataque. Uma fonte consultada pelo NYT afirmou que qualquer ação militar seria “limitada, específica” e acrescentou que o partido de Maliki deveria anunciar nesta quinta um novo candidato a premiê.
O EIIL, dissidente da Al Qaeda, tem avançado no norte do Iraque e tomou a cidade de Qaraqosh, obrigando milhares de moradores cristãos a fugir. Os jihadistas exigem que as pessoas fujam ou se convertam ao Islã, para não serem executadas. Seus militantes estão retirando cruzes em igrejas e queimando manuscritos religiosos, segundo testemunhas. Qaraqosh, tida como a capital cristã do país, está localizada 30 quilômetros a sudeste de Mosul, segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo EIIL em junho. Em julho, centenas de famílias cristãs fugiram de Mosul depois de receberem um ultimato para que se convertessem ao Islã ou pagassem uma taxa especial de ‘proteção.

Do Blog do Reinaldo Azevedo de 07-8-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA