UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 13-5-14

HELIO FERNANDES -
Não custa relembrar. Para financiar seu estádio o “timão” pediu 400 MILHÕES ao Banco do Brasil. Tudo examinado, recusaram, “as garantias não são suficientes”. Só que não era o fim.
Dirigentes do clube usaram o excelente relacionamento com Lula, recorreram a ele. Não querendo “obrigar” o BB a um recuo, o ex chamou o presidente do BNDES, e “sugeriu” o financiamento.
Que foi concedido com as mesmas garantias recusadas pelo BB. Nada surpreendente, a “casa” do Corinthians, garantida.
Agora 3 mil sem ter onde morar
Vizinhos do local financiado para o clube, um terreno enorme abandonado. Mais de 3 mil pessoas, desabrigadas, desalojadas pelos aluguéis altíssimos, ocuparam o local. Morar é fato mais importante, “supera” até a falta de comida, sabem que não têm o mesmo prestígio do Corinthians, o que fazer?
A Justiça e os poderosos
O terreno estava vazio e abandonado, o prefeito não fez nada, juízes fizeram: determinaram o que se chama de “reintegração de posse”. É lógico que a propriedade privada tem que ser respeitada.
Aplausos para a Petrobras punição para os corruptos
Apesar das denúncias, da fúria com que tratam a empresa, ela veio com balanço excelente para o primeiro trimestre. Importantíssimo: aumento de produção, lucro maior do que os pessimistas hipócritas esperavam.
As CPIs vão desmobilizar esses grupos, da oposição e sem dúvida, também da situação. Quanto ao preço das ações, subindo e descendo, explicação única, que escondem.
A Petrobras (e a Vale) é o papel de mais negociabilidade. Assim, quem precisa vender para realizar lucros, ou por qualquer outro motivo, utiliza ações da Petrobras.
A fragilidade da Bovespa
Pertence ao terceiro time, padrão incipiente. Não quero nem falar em Wall Street, a maior do mundo. Até hoje lembram da “quebra de 1929”.
Sem comparar com Shangai, Cingapura, até mercados da Europa em crise. A de agora, pelo menos completando 6 anos. As manchetes, sem exceção, sempre “desanimadoras”, mas a empresa cresce cada vez mais.
Terror na Nigéria
É o país mais importante da África negra. O de maior população. De economia mais poderosa. Inegavelmente o mais corrupto, incluindo o Brasil, como país, Berlusconi, como pessoa.
Agora é relacionado como o mais tenebroso, com esse sequestro das 300 meninas, que mobilizou o mundo.
Malala e Michelle Obama
A também menina do Paquistão, que arriscou a vida, lutando para que outras meninas como ela, possam estudar, o mundo. Teve a ajuda valiosa da primeira dama dos EUA, que usou os poderes de que dispõe.
Democraticamente se juntou à menina Malala, usou pela primeira vez o programa semanal do presidente, para comover o mundo. Quase 300 meninas sequestradas, milhões assustadas, intimidadas e atemorizadas.
Mas não acontecerá nada? Estou ao mesmo tempo perguntando e afirmando. Ficarão sem destino? Ou com o mundo todo assistindo e participando, serão “VENDIDAS” por qualquer importância? Essa barbaridade ficará com o mesmo nome, com a TROCA por 12 dólares ou UM BILHÃO?
Joaquim, justiceiro, logo injusto
O jurista ou simples advogado, quando chega ao Supremo não veste apenas a toga. Como sabe muito bem que “japona não é toga”, (Auro Moura Andrade, como presidente do Senado), evita qualquer decisão que pareça autoritária ou atrabiliária, quase ditatorial-militarista.
Para ser rápido e sintético: tem que tratar todos os casos iguais de forma igual. Não pode “inventar” um direito novo, cada vez que pretenda se afirmar.
José Dirceu foi condenado a regime semiaberto. Não por decisão isolada de Joaquim. Pediu para trabalhar, como a lei permite. Joaquim negou, e mais grave ainda: interpretou o que está claro, lúcido e irrefutável na Constituição e na lei menor.
Um sexto da pena
O presidente do Supremo afirmou publicamente, e portanto pode ser contestado: “Para trabalhar, só depois de cumprir um sexto da pena”. (Como está no título). Ora, depois de cumprido esse período, o condenado de acordo com o que chamam de “progressão da pena”, pode receber o direito de mudar de regime carcerário. Totalmente diferente.
Quem pode decidir?
José Luis Oliveira Lima, advogado de José Dirceu, vai recorrer ao plenário do Supremo. Não quer privilégio para seu cliente. Pretende apenas que o Supremo resolva, se Joaquim Barbosa tem o privilégio de sozinho, decidir por u-n-a-n-i-m-i-d-a-d-e.
Voto obrigatório
Há anos e anos trato de reforma política, considero que sem ela, todo o resto fica dependendo de coadjuvantes e não de personagens principais. Esse voto dito obrigatório, praticamente só existe no Brasil. E faz parte indispensável da reforma política.
Mas essa reforma, que vem sendo protelada desde a importante Constituição de 1946, não será implantada. Nem digo, jamais, seria muito radical.
Não são 61 por cento, (como está na pesquisa Datafolha) mas a vontade do povo, por legitimidade eleitoral, representatividade verdadeira, autenticidade política.
O voto realmente válido
Lembrando o grande escritor, acadêmico e embaixador, Gilberto Amado: “Antes de 30, a eleição era falsa, mas o voto era verdadeiro. Depois de 30, a eleição é verdadeira, mas o voto é falso, não tem representatividade”. Escreveu isso em 1945, no livro, “Presença na Política”. Ele foi também deputado federal.
Técnicos relâmpagos
O Vitória de Ney Franco, “apenas” empatou com o Bahia, foi demitido. Jayme de Almeida, ganhou mais do que o Flamengo merecia com o time que tem, não resistiu nem 24 horas.
Aí, em menos desse tempo Ney Franco foi para o Flamengo, Jayme não serve mais.
A imprudência não para por aí. Desde que o Felipão abandonou o Palmeiras que ele mesmo deixou à beira do rebaixamento, (que se confirmou) o clube não se encontrou mais.
Agora, Luxemburgo e Jorginho disputam a contratação pelo clube. Escolhidos, terão a garantia de que serão mantidos depois de três resultados considerados negativos?
E às 19 horas, de um espaço vazio, surge o nome de Dorival Jr. Inacreditável.
PS – De agora até 26, pedrinhas, como no Maranhão. De 26 até o “assustador” dia 12 contra a Croácia, pedras maiores.
PS1 – A partir daí, pedras diariamente, grandes, pedregulho, caminho pedregoso e perigoso. Menos para Felipão. Agradece cada vez mais intensamente, “o entusiasmo do povo com a seleção, e a forma como apoia meu trabalho”.
PS2 – Ora, mais de 50 por cento, quase 60 não quer saber da seleção, tanto faz ganhar ou perder. Nenhum entusiasmo, palavra que só Felipão pronuncia. E ainda mentem que deixarão “herança” dos BILHÕES desperdiçados.
PS3 – O que se pode afirmar, sem qualquer hesitação. As manifestações pacíficas voltarão e com toda a forma de comparação com a Fifa. E o protesto contra as despesas colossais com a construção dos estádios.
PS4 – Mataram um símbolo mundial, como era e sempre foi o Maracanã com recorde oficial de 187 mil pagantes. No lugar colocaram outro (inteiramente OUTRO) que custou 1 BILHÃO E 200 MILHÕES e não está pronto. E só pode receber 79 mil pessoas, menos da metade.
PS5 – Dizem: “Muito bonito”. Pode até ser. Mas o Maracanã antigo tinha a beleza do símbolo, do mito, da legenda, da tradição. Além do mais a popularidade, a gratidão e o aplauso de todos os frequentadores, habituais ou circunstanciais.
PS6 – Cometeram a “tolice das tolices”: “Ganhando ou perdendo, Felipão será o técnico para 2018”. Ora, se ganhar (?) estará velho e cansado para mais 4 anos. (Volta, Lula). Se perder não passará nem perto de um estádio, que agora só chamam de arena.
PS7 – O Maracanã era povo mesmo, popularíssimo. Dividido entre arquibancada e geral, carinhosamente identificados como “arquibaldos” e “geraldinos”. Hoje com os preços (roubo) só ricos podem ir ao Maracanã.
PS8 – Para terminar por hoje, lembrança metade ainda presente (o Ziraldo) e a outra metade (Millôr) saudosa para sempre. Frequentadores do Maracanã, eventuais. Mas assíduos, mesmo depois do massacre-tragédia de 1950. Bastava o Santos jogar.
PS9 – Quando o Santos estava no auge, e preferia jogar mais aqui do que na Vila Belmiro, Millôr e Ziraldo, que gostavam de futebol, mas não muito de frequentar, só comigo.
PS10 – Jornalistas famosos, iam com as entradas da Tribuna da Imprensa, não faltavam a um jogo desse Santos inesquecível.
PS11 – O Datafolha publicou ontem, pesquisa sobre os que estão contra ou a favor da Copa no Brasil. Interessante.
PS12 – Comentarei amanhã, nesta série de esclarecimentos diários. Até 11 de junho, no dia 12 começa a “Copa das Copas”, (Royalties para Dona Dilma). Dia 12 os fatos terão prioridade sobre análises ou preferências.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 13-5-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA