Pular para o conteúdo principal

GOOGLE: PESQUISE ATRAVÉS DA VOZ

Pesquisa do Google agora responde com voz em Português
Por Redação em | 12.05.2014 às 13h04

"Conversar" com o smartphone tem se tornado uma prática cada vez mais comum na vida das pessoas. E, aos poucos, essas novidades são lançadas para usuários brasileiros. Uma delas foi anunciada pelo Google nesta segunda-feira (12): a partir de agora, um dos maiores sites de buscas do mundo fala português, o que permite que donos de tablets, celulares inteligentes e computadores façam pesquisas de voz em nosso idioma.
"Faz 15 anos que o Google evolui para transformar a busca em uma ferramenta que entende exatamente o que o usuário procura e devolve a informação que ele precisa. Hoje, damos mais um passo nessa direção, tornando a interação dos usuários com a busca ainda mais natural com base em tecnologias de reconhecimento e síntese de voz em Português", afirma Bruno Possas, Engenheiro-Chefe de Buscas do Google em Belo Horizonte.
Para utilizar a ferramenta, basta clicar no ícone do microfone na barra de busca e perguntar o que quiser. De acordo com a companhia, o mecanismo agora é capaz de entender o contexto das pesquisas como se o usuário estivesse em um diálogo de verdade com outra pessoa. Por exemplo, se o usuário perguntar "Quem é Cléo Pires?" e em seguida fizer outras questões, como "Quem são os pais dela?" e "Ela tem irmãos?", o sistema exibe resultados que estejam relacionados à atriz.
A empresa destaca que o motor de buscas aceita qualquer tipo de pergunta, desde "Quantas calorias tem uma maçã?" e "Como está o trânsito até o Pacaembu?" até "O Palmeiras ganhou o último jogo?" e "Quem inventou o telefone?". O programa também responde a dúvidas mais específicas, como "Onde fica a farmácia mais próxima?" ou "Qual é o melhor caminho para minha casa?".
O novo mecanismo de busca do Google está disponível a a partir de hoje(12) para os mais de 105 milhões de usuários de internet no Brasil. Você pode acessá-la do seu dispositivo com sistema operacional Android ou iOS, e também no navegador Chrome.

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)