Pular para o conteúdo principal

ABAIXO OS BIOMBOS

Abaixo os biombos

Por Maria Helena RR de Sousa

Assídua usuária da web, fã de carteirinha, não deixei de amar o jornal impresso, paixão bem mais antiga, mas desde que me cadastrei no Blog do Noblat, em junho de 2005, é aqui que começo a ler as notícias.

Pois bem, desde o início, ainda aprendendo a navegar, fui contra os “nicks”. Jamais compreendi porque uma pessoa, em blogs políticos, usa um apelido para comentar, debater, dizer o que pensa, o que espera, do que gosta e do que não gosta.
Em certos tipos de blogs e sites, a má fé é evidente e disso não trato.
Mas em blogs políticos o motivo seria o medo de retaliação dos partidos? Tolice. Se for do interesse do partido, não tenho dúvida que o comentarista será identificado no momento em que isso interessar aos dirigentes. Não há mais segredos, nem privacidade em nosso mundo.
Entre os comentaristas de um mesmo blog, o apelido serve para ofender, é para o que serve. Eu chamo o Trutesindo de burro, ele me chama de idiota e fica tudo por isso mesmo. Quer dizer, em termos, há leis neste país, apesar de não parecer: se a ofensa for caluniosa ou infamante, o agredido tem as armas da lei.
Mas por que falar nisso, já que o uso dos nicks venceu e jamais desaparecerá?
Por um simples motivo.
Porque aqui no Brasil esses biombos têm servido a muitas causas.
Comparo os marginais, os vândalos, os amantes da baderna que se infiltram nas passeatas, onde a maioria é de gente que vai de cara limpa manifestar sua angústia com os continuados erros e desmandos de nossas autoridades, aos anônimos da Internet.


Os baderneiros vão com capuz e carapuças, a cabeça inteiramente coberta, na tentativa de evitar o reconhecimento. Quer dizer, vão com seus biombos portáteis, assim como os usuários de apelidos fazem nos blogs e afins. Destroem e não constroem nada.
Mas em nossas Casas Legislativas o biombo é ainda mais perigoso. Dele, em sua modalidade “voto secreto”, se valem nossos representantes, os eleitos, e nós, seus eleitores, não podemos saber como eles votam! Isso é tão estapafúrdio que tenho para mim que uma boa reforma política, se começasse por acabar com essa praga, daria muito menos trabalho e seria bem mais ágil.
No Executivo, o biombo é de outra natureza. Serve para pôr em evidência os que interessam ao Poder Central e para anular os demais, como na já célebre reunião Dilma/Governadores/Prefeitos. Aí, erraram na decoração: deviam ter ‘biombado’ a presidente...
Há também biombos bem brasileiros. São os que oferecem transparência opaca: você tem direito a conhecer todos os gastos do Executivo, mas quem escolhe quais são os todos é o Executivo...
O senhor Gilberto Carvalho, alma-gêmea do ex-presidente em exercício, Lula, o Esperto, e graduado especialista em biombos, disse que o bicho ia pegar. Sábias palavras: o bicho pegou. Agora é torcer para que o bicho seja roedor e roa todos os biombos.
Todos.

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Ela também tem um blog – Maria Helena RR de Sousa.

No Blog do Noblat de 28-6-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...