UMA CURA PELAS MÃOS DO PAPA FRANCISCO



O Exorcismo de Hoje

21.5.13 Publicado por Diogo


Acabamos de ver uma peça na Correio da Manhã TV acerca de um suposto «exorcismo» que o Papa Francisco terá levado a cabo no Vaticano, se não nos enganamos durante a bênção dos doentes. Vimos o líder dos nossos irmãos católicos a colocar as mãos na testa de um homem em cadeira de rodas e este a soltar como que uma longa exclamação. A peça da CM TV passou então a descrever em pormenor os detalhes dos «exorcismos» católicos, que, segundo o jornalista, «terão que ser feitos por um padre que acredite no Diabo». 
Uf! Graças a Deus que já não é segredo que cada vez mais sacerdotes católicos, anglicanos e outros, deixaram de acreditar na hipótese de existirem uma ou mais criaturas sobrenaturais eternamente votadas ao Mal, causando grande sofrimento aos pobres humanos, e aparentemente felizes da vida!
A descrição só por si, é chocante. Imaginamos como será o ritual e o sofrimento das pobres pessoas a quem é dito que «têm o Diabo no corpo», para citar o jornalista. Respeitamos todas as formas de pensar; contudo, achamos que o Saber não ocupa lugar, e que o conhecimento da tese espírita sobre os demónios só contribuiria para aliviar sofrimentos.
Nestes anos todos que levamos de lida nesta seara, sempre sem cobrar um tostão nem aceitar dinheiro, prendas ou favores, como é basilar no Espiritismo, já vimos muito. Nunca esqueceremos o alívio, a alegria, a esperança que se acende nos olhos das pessoas quando lhes dizemos que não há Diabo nem diabos; que não estão a sofrer nenhuma «possessão»; que o que se passa com elas é de todos os dias, de todas épocas e todos os lugares. 
Foi assim que nós, como tantos outros, conhecemos o Espiritismo. Após termos recorrido a tudo para aliviar o nosso mal-estar que a Medicina não curava, o último recurso foi, como é regra nestas coisas, o centro espírita. E foi lá que ouvimos as palavras de consolo que depois repetimos tantas vezes e com tanta satisfação.
O que o Papa Francisco fez hoje na praça de S. Pedro foi mais ou menos o mesmo, mas sem palavras. Deus sabe os constrangimentos que ele sofrerá e os limites do que pode dizer publicamente. Vimos um homem que por amor fraterno pousou a mão na testa de um sofredor, vimos a descarga de amor que dele brotou e como quem a recebeu sentiu a energia do Amor, a mais poderosa do Universo. Na falta de palavras, diz-se que Deus é Amor. Se o homem tinha algum Espírito a atormentá-lo, não sabemos. Se tinha, é digno de dó, pois é gente como nós.
Entre a negação sistemática da Medicina (que nos merece o maior respeito, mas que só a pouco e pouco vai tentando perceber que algo se passa), e o terror dos rituais de «exorcismo», há ESPERANÇA! Há AMOR!
Voltaremos a este assunto.

Do Blog do Espiritismo (Portugal) de 25-4-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA