UMAS E OUTRAS DO HÉLIO FERNANDES - 22-5-2013.


Joaquim Barbosa não inventou a pólvora. O ministro da Justiça é um bom nome para SP. Mas ganha? O BNDES “empresta” 500 milhões para o estádio do Corinthians, com “garantias” que a Caixa não aceitou. Prestes foi “demitido” do Exército 13 anos depois de ter pedido demissão.

Helio Fernandes
O presidente do Supremo tem todo o direito de dizer o que quiser, sobre qualquer assunto. E os parlamentares responderem com a mesma liberdade, sem que isso seja considerado “crise” entre Poderes. Sem contar que ele deu grande vantagem para a resposta, porque foi superficial, ineficiente, abusou do lugar comum.
Há mais de 30 anos escrevo e falo sobre a reforma política, eleitoral e partidária, precisamente o que o presidente do Supremo pretendeu criticar, mas sem nenhuma profundidade. Sempre comparo o presidencialismo-bi-partidário dos EUA com o presidencialismo-pluri-partidário do Brasil.
Desde 1861 (Lincoln) e depois de 1901 (Theodore Roosevelt) eles tentam fundar o terceiro partido, sem nenhum sucesso. Aqui já estamos com 29 partidos, sem consistência, com direito a Fundo Partidário e horário “gratuito” de televisão. Não elegem ninguém, se candidatam na próxima, são profissionais disso.
No mês passado relacionei 10 pontos que teriam que se alterados obrigatoriamente. Leitores e comentaristas acrescentaram outros 10 itens, ficaram visíveis uns 20, Joaquim Barbosa não tocou em nenhum. Nesse pluripartidarismo de 29 partidos, é evidente que tudo tem que ser conseguido sem ser conquistado.
O PRESTÍGIO 
DO GOOGLE

É cada vez maior e mais considerado. Pela primeira vez citaram a Palestina como Estado, grande repercussão. Os palestinos agradeceram, oficialmente. E com toda a justiça.
VARIG E AERUS, 20 ANOS
ESPERANDO A INDENIZAÇÃO

Isso mesmo, tanto tempo. O STJ decidiu a questão em 2004, com vitória total da empresa. Agora, só agora, entrou na pauta do STF. Cármen Lúcia relatou logo, Joaquim Barbosa pediu vista quarta-feira passada, mais de uma semana. O Aerus é o Fundo da Varig, com dezenas de milhares de aposentados e pensionistas. Vivendo na maior dificuldade. Até quando, Joaquim?
O MINISTRO DA JUSTICA ESCREVE
SOBRE A REFORMA DO JUDICIÁRIO

José Eduardo Cardozo apareceu como ministro da Justiça ou como pretendente a uma vaga no Supremo? (Na Folha). Ministro da Justiça ele é . Do Supremo não é segredo que gostaria de ser.
Só que Lula quer dar demonstração de força, e lançará para governador dois autênticos postes. Ele e o ministro Mantega, da Fazenda. Se ganhar, como governador do maior estado da Confederação, seus holofotes viram para outro lado. Se perder, como indicar um derrotado para o mais alto tribunal do país?
DONA SUPLICY,
TOTALMENTE FORA DE FOCO

Discretamente, como é seu hábito retumbante, coloca o nome para governar São Paulo. Alega que em 2014 ainda terá mais 4 anos como senadora. De ZERO a 10, imaginem a cotação dela com Lula e com o eleitorado?
PRIVILÉGIOS
DO CORINTHIANS?

Com a proteção de Lula, o estádio do Corinthians custará 700 milhões. Mais ou menos 500 milhões, de bancos estatais. A Caixa Econômica, “escalada” para o financiamento, não gostou das garantias, desistiu. Como não podiam obrigar a Caixa a aceitar, mudaram o esquema, usaram o Plano B.
Só podia ser com o BNDES, quem mais aceitaria o risco? Luciano Coutinho vai entregar 500 milhões a 5 por cento ao ano, quando o BC examina se aumenta os juros agora ou mais adiante. Que República. O que diria o doutor Ulisses, que há 30 anos dizia para o deputado Renato Archer, “é um grande economista”.
EQUÍVOCOS
DO AECIO

Vem errando em relação a ele mesmo, há muito tempo. Vinha fazendo há 15 anos, está com 53. Mas agora atinge o próprio país, comete suicídio como analista. Bastou uma frase: o PSDB errou ao esconder FHC”.
Para a afirmação estapafúrdia, bastou a Aecio um compromisso: FHC embaixador do Brasil na ONU. Isso, lógico, se ganhar. Quer dizer: FHC terá que esperar (como alternativa) 2018, quando estará com 88 anos. E Aécio praticamente com 60, ainda candidato. Mas já não tão jovem. Só que livre de Lula e Dilma.
O CINEASTA E ATIVISTA
COSTA GAVRAS

Afirmação importante: “Todos os filmes são políticos”. Ele sabe o que diz. Basta consultar três filmes que fez. O primeiro e melhor de todos é “Confissão”, sobre as ditaduras de esquerda. Notável. Depois “Missing”, um espantoso libelo sobre a participação dos EUA no assassinato de Allende, com a cumplicidade total dos americanos.
O terceiro, “Estado de Sítio”, sobre os 21 anos da ditadura no Brasil, irreconhecível. Não sei o que houve, nem parece Costa Gavras.
A VENEZUELA
DE MADURO

A guerra suja dos herdeiros de Chávez com a oposição, mobilizou centenas de milhões de dólares em papel higiênico. Quem diria: a estatização de Cháves e do bolivarianismo, acabaria na privada.
87 ANOS DEPOIS, PRESTES
É NOTÍCIA E CONTROVÉRSIA

É lógico que não vou escrever sobre Prestes, muita gente já fez isso, e muitos outros farão. Prestes é a própria História do Brasil, desde 1924, quando surgiria a lendária Coluna com seu nome. Vou apenas citar alguns fatos ligados à divergência na família. Apesar da divergência, os dois lados (a filha Anita Leocádia e os outros filhos) têm razão.
Prestes foi o mais jovem capitão de toda a História do Exército, com 24 anos. Em 5 de julho  de 1924, na comemoração do 5 de julho de 22 (o auge do tenentismo, com os “18 do Forte”), surgiu a idéia  da “Coluna”. O importante é que, ao sair de São Paulo, Prestes mandou documento protocolado ao Ministério da Guerra, pedindo DEMISSÃO do Exército.
Em 1937, depois da “Coluna”, da “Intentona” (como sempre foi chamada) de 1935, da prisão e condenação, das torturas brutais, foi DEMITIDO oficialmente do Exército. DEMITIRAM quem já se DEMITIRA.
Agora, uma parte da família quer que ele volte como General. Anita Leocádia é contra. Precisam fazer acordo, os dois têm razão.
###
PS – A aula do professor Joaquim Barbosa é nitidamente presidenciável. Só que para se candidatar à Presidência, precisa entrar num desses partidos de mentirinha.

PS2 – Antes tem que explicar: sua afirmação de que não é candidato, “não trocarei o Judiciário pelo Executivo”, é verdadeira ou de mentirinha?  
JOSÉ SERRA,
AMALDIÇOADO 

Eleito prefeito de São Paulo, Serra deixou 33 meses para o vice Kassab, se candidatou a governador. Ficou amaldiçoado por isso, tido como fato principal para não ser eleito prefeito, em 2012.

Da Tribuna da Imprensa de 22-5-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA