DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 22-5-2013

 NO BLOG DO EGÍDIO

Alberto Craveiro: está difícil

Este blog percorreu ontem, novamente, a Avenida Alberto Craveiro, principal via de acesso ao estádio Castelão, que terá, a partir do próximo dia 19 de junho, jogos da Copa das Confederações, dois dos quis envolverão as seleções do Brasil e da Espanha.
E repete: as obras de alargamento da Avenida não ficarão prontas na data marcada.
Haverá confusão no trânsito para ir e para voltar.
Ontem voltou a chover forte sobre toda a extensão da Akberto Craveiro, atrasado ainda mais os serviços.
E na madrugada de hoje, também.

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Ruy Mesquita morre em São Paulo

O jornalista Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo, morreu às 20h40 desta terça-feira (21), aos 88 anos. Ele enfrentava um câncer na base da língua e estava internado desde 25 de abril no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Por mais de 60 anos esteve na linha de frente do jornal, onde atualmente era diretor de Opinião. Era chamado de “Dr. Ruy" pelos colegas.

Joaquim continuará
os ataques à
classe política

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, avisou a auxiliares próximos que está decidido a seguir com suas declarações alfinetando a classe política e as relações do Congresso com o Palácio do Planalto. Ele está encantado com a repercussão de suas críticas, lendo cada uma das mensagens de elogio que recebe de todo o País, mas nega a intenção de disputar a Presidência da República, em 2014.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Estratégia

Enquanto ataca os políticos, bem ao gosto do povão, Joaquim Barbosa deixa de responder às criticas ao Poder Judiciário, que ele chefia.

Líder do PMDB
desafia Ideli para
queda de braço

Após confronto com o governo na votação da MP dos Portos, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), avisou à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que a sigla não vai mais “abaixar a cabeça” ao Planalto. Na segunda (20), Cunha se recusou a encontrar a ministra, alegando que ela o tinha feito de “palhaço”, e mandou recado: “Se a Ideli quer falar comigo, que venha à liderança, onde vai se comportar direito”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Métodos

Ideli Salvatti ainda está estarrecida com os relatos do deputado Garotinho (PR-RJ) sobre os métodos do ex-amigo Eduardo Cunha.

Tudo de novo

Após a aprovação da MP dos Portos, Dilma teme a votação do marco da mineração, igualmente vulnerável a jogadas nada republicanas.

Jeitinho brasileiro

Assim como o Maracanã e o Castelão, de Fortaleza, o Estádio Nacional Mané Garrincha, inaugurado sábado em Brasília, só tem “licença especial” para funcionar. É o jeitinho para a falta de habite-se e alvará.

Clima tenso

Informe da Inteligência da Policia Civil liga um luxuoso apartamento na zona sul do Rio de Janeiro à libertação de traficantes de drogas que em 2010 invadiram o hotel Intercontinental em São Conrado. Vai dar rolo.

Mesmo aposentado, ex-ministro faz pose de autoridade e fura fila de embarque

FotoVIEGAS SE ACHA O MÁXIMO, MAS FOI APENAS UM MINISTRO MEDÍOCRE
FotoLOBÃO OBEDECEU A FILA
Quem embarcava no aeroporto de Brasília, sábado (18), ficou revoltado com a cena. O prestigiado ministro Edison Lobão (Minas e Energia) esperava democraticamente na fila do embarque do vôo 3047, para o Rio de Janeiro, quando uma funcionária do Ministério das Relações Exteriores deu “carteirada” para fazer o ex-ministro da Defesa e diplomata aposentado José Viegas furar a fila e embarcar antes. Os passageiros ficaram esperando enquanto um ônibus levava o privilegiado casal Viegas até o avião para embarcar sem atropelo. Ficou claro o contraste de um ministro de Estado que respeita a fila e um ex-servidor público que a ignora, como nas mais atrasadas republiquetas. De desempenho medíocre como ministro e diplomata, Viegas voltou a ser notícia recentemente quando a revista Veja revelou que ele hospedava por conta do contribuinte, em suítes de luxo do Palazzo Doria Paphili, sede da embaixada do Brasil em Roma, quando a comandou, a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novos de Noronha, a "Rose", íntima amiga do ex-presidente Lula que foi afastada do cargo sob suspeita de tráfico de influência, corrupção e formação de quadrilha.

NO BLOG DO NOBLAT

Casa civil nega acesso à investigação sobre Rosemary

Fausto Macedo e Lilian Venturini, Estadão
A Casa Civil da Presidência da República negou ao Ministério Público Federal (MPF)acesso às informações da sindicância instaurada no órgão para apurar eventuais ilícitos funcionais envolvendo Rosemary Noronha (foto abaixo). Ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, ela foi alvo da Operação Porto Seguro - investigação que apura venda de pareceres técnicos.
Por meio de ofício enviado em 24 de abril ao Gabinete Pessoal da Presidência, o procurador da República em São Paulo José Roberto Pimenta Oliveira havia requisitado cópia integral do processo administrativo, em versão impressa e/ou digitalizada, para instruir inquérito civil público que trata da suposta participação de Rose em atos investigados pela Porto Seguro, realizada pela PF e pelo MPF.



AGU diz que Afif pode acumular cargo de ministro e vice-governador

O Globo
A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu, nesta terça-feira, parecer favorável ao acúmulo de funções do ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos (foto abaixo), que também é vice-governador de São Paulo.
Segundo o parecer, não há conflito de interesses entre a esfera federal e a estadual, já que Afif representa o estado apenas na ausência do governador. Dessa forma, do ponto de vista prático, avalia a AGU, só haveria conflito de interesses se o vice tivesse de substituir o governador, assumindo o cargo em definitivo, e nesse caso precisaria se licenciar do cargo de ministro.



Ex-secretário particular de Néstor Kirchner é indiciado

Veja
Após denúncias feitas pela ex-secretária e amante de Néstor Kirchner, Miriam Quiroga, o promotor federal argentino Ramiro González fez uma acusação formal nesta segunda-feira contra Daniel Muñoz, ex-secretário particular do ex-presidente argentino, que morreu em 2010.
Miriam citou Muñoz, em entrevista a um programa de TV e depois em um depoimento à Justiça. Segundo ela, o ex-secretário era responsável por transportar sacos de dinheiro da Casa Rosada ou da Residência Oficial de Olivos para Santa Cruz, reduto político dos Kirchner.




NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO


Deem uma olhada neste tipo. Já volto a ele.
Escrevi nesta manhã um post sobre o começo do fim do chavismo — ou, vá lá, a continuidade do fim. O regime começou a morrer com a morte do tirano Hugo Chávez. Mario Silva, um delinquente disfarçado de jornalista que tem programa numa TV estatal, sempre foi um bate-pau de Hugo Chávez. A oposição tornou pública uma gravação em que Silva diz a um agente da polícia secreta cubana que Diosdado Cabello, que preside a Assembleia Nacional, planeja dar um golpe em Nicolás Maduro, o presidente do país, eleito com fraude. Os chavistas já estão se comendo, e isso é uma boa notícia.
Pois bem: nesta terça, numa mensagem gravada, Silva anunciou que deixou seu programa na TV estatal por tempo indeterminado. Seguindo a tradição das melhores ditaduras comunistas, o homem alegou “problemas de saúde”. No seu peculiar estilo cretino-dramático, afirmou: “Se tiver de me imolar em nome da revolução, o farei. Meu apoio é irrestrito às instituições e ao presidente Maduro”.
É evidente que Cabello exigiu que Maduro lhe desse a cabeça de Silva — e o presidente ilegítimo não teve outra saída: teve de ceder. O jornalista não é um só um palhaço do regime. Apresentava havia nove anos o programa noturno La Hojilla (A Lâmina) na Televisión de Venezuela (VTV), uma das emissoras estatais. É um dos fundadores do Partido Socialista Unido da Venezuela. O símbolo do programa é aquilo que chamamos, por aqui, por metonímia, uma “gilete”.
Encerro
O caso é mais importante do que parece. O chavismo está se desconstituindo. Silva, um figurão midiático do regime, é o primeiro a cair. Na conversa com o agente cubano, acusou Cabello de corrupto. O presidente da Assembleia é um pouco mais do que isso, como demonstrei nesta manhã. Um juiz desertor do Supremo Tribunal de Justiça, que fugiu para os EUA, acusa Cabello, que controla o setor de Inteligência do país e as milícias bolivarianas, de envolvimento com o narcotráfico. E não que esse juiz — Eladio Ramón Aponte Aponte — livre a própria cara. Ele próprio afirma ter atuado em favor dos narcotraficantes quando estava no Supremo Tribunal de Justiça por determinação do governo Chávez.
A explosão do crime, diga-se, é um dos fatores de desconstituição do chavismo. A Venezuela é hoje um dos países mais violentos do mundo. São 75 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. No açougue brasileiro, para ter um padrão de comparação, essa taxa é de 26 por 100 mil. Em Caracas, esse número passa dos 100 homicídios por 100 mil.
É o Socialismo do Século 21!
Por Reinaldo Azevedo


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

A presidente reconhece que foi desumano e criminoso o que o PT fez com os eleitores do Bolsa Família em 2006 e 2010

Dilma Rousseff, quem diria, acertou uma: é mesmo “desumano”e “criminoso” assustar os brasileiros cadastrados no Bolsa Família com boatos inquietantes. Segundo a própria presidente, portanto, foi desumano e criminoso o que fizeram nas eleições de 2006 e 2010 os militantes do PT e seus comparsas alugados.
Para prejudicar os candidatos oposicionistas Geraldo Alckmin e José Serra, espalharam que ambos, se fossem vitoriosos, extinguiriam sumariamente o maior programa oficial de compras de votos do mundo. Quem fabrica dossiês infames a cada eleição deve achar que a difusão de falsidades é pecado venial.
Como se viu neste sábado, os fregueses do Bolsa Família acreditam em qualquer vigarice. Essa é a notícia ruim. A boa é que agora também acreditam que o governo Dilma é capaz de tudo.

‘Bolsa Família e os boatos’, de Marco Antonio Villa: oito tópicos e 17 perguntas

Segue-se o post publicado por Marco Antonio Villa em seu blog nesta terça-feira:
Este episódio ainda está muito nebuloso. É tudo muito estranho. Vale algumas perguntas:
1. Como começou? Pela simples transmissão oral? Mas como atingiu vários estados?
2. Como a CEF abasteceu os caixas eletrônicos? Tinha o dinheiro disponível? Mas o transporte do dinheiro não depende de um agendamento com as transportadoras? Elas foram avisadas na hora? Tinham veículos disponíveis? E os guardas estavam avisados?
3. Adiantar o benefício? Como? E para dezenas de milhares de beneficiados? Qual o mecanismo de controle?
4. A quem interessa tal boato?
5. A declaração da ministra (?) Maria do Rosário não poderia ser parte de uma tentativa de emparedar a oposição?
6. Não foi estranha a declaração da presidente associando os “pessimistas” e logo depois falou dos “boatos criminosos”?
7. Não pode ser um prenúncio de como vai ser a campanha eleitoral do ano que vêm?
8. Vale a pena recordar a frase do ex-seminarista Gilberto Carvalho: “Em 2013 o bicho vai pegar”.


NO BLOG UCHO.INFO

Para camuflar a grave crise econômica, governo do PT impulsiona a mitomania oficial

Escondendo a verdade – É difícil decifrar se o problema é preguiça ou genuflexão, mas a imprensa brasileira erra sobremaneira ao adotar a superficialidade na divulgação de fatos relacionados ao governo, em especial os que envolvem a economia.

Verdadeiro quebra-cabeça que exige disposição e raciocínio de quem não tem medo de decifrar a verdade, a economia brasileira tem mostrado o fracasso de um governo que tem se agarrado à mentira e aos factóides para esconder sua incompetência. Possivelmente por ser religiosa e nababescamente recompensada, os principais veículos de comunicação evitam mostrar o óbvio.
Na segunda-feira (20), o Boletim Focus, do Banco Central, divulgou a expectativa do mercado financeiro no tocante ao crescimento da economia em 2013: 2,98%. O que fique aquém do ufanista índice de 4,5% anunciado por Guido Mantega, o ainda ministro da Fazenda. A situação em relação ao avanço do PIB é tão grave, que renomados economistas apostam em situação ainda pior: crescimento abaixo de 2%, com chances de o resultado ser menor do que o registrado em 2012 (0,98%).
Nesta terça-feira (21), o Ministério do Trabalho divulgou os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O ministro Manoel Dias anunciou os resultados do mês de abril, com avanço de 0,49% em relação ao mês anterior, mas a preocupação recai sobre o número do primeiro quadrimestre do ano. No período de janeiro a abril de 2013 foram criados 503 mil novas vagas, contra 702 mil do mesmo período do ano anterior, o que representa queda de 28% na geração de empregos.
Esse cenário por si só é preocupante, pois o governo vem adotando medidas para desonerar a folha de pagamento em alguns segmentos da indústria, mas quem salvou o Caged neste quadrimestre, como quase sempre acontece, foi o setor de serviços. O que traduz de forma imediata o calvário enfrentado pelo setor produtivo. A situação só não é pior porque o custo de demissão é alto e os empresários preferem apostar no escuro a colocar a mão no bolso. Mesmo assim, a imprensa acredita ser melhor noticiar o fato de forma isolada e seca, não se aprofundando na economia como um todo.
O governo afirma que a inflação tende a cair nos próximos meses, mas a realidade do cotidiano ainda está distante do ufanismo palaciano. Ao tentar justificar a previsão de crescimento do PIB para este ano, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, não foi convincente. Tombini disse que a recuperação da economia é compatível com o controle da inflação, que segundo o presidente do BC cairá nos próximos três meses (maio, junho e julho). Vale lembrar que o BC, que tem a missão de puxar a inflação para o centro da meta, deve aumentar novamente a taxa Selic na próxima reunião do Copom.
No acumulado de doze meses, o mais temido fantasma da economia, a inflação, está em 6,49%, ou seja, a um suspiro do teto fixado pelo governo, que é de 6,5%. O recuo anunciado por Tombini tende a ser nulo, uma vez que economistas apostam em alta da inflação no segundo semestre deste ano.
Há algo errado e grave nessa epopeia, até porque os brasileiros têm alterado costumeiramente os hábitos de consumo, o que tem provocado a estabilização de alguns preços e queda de outros. Em outro vértice, mesmo diante de quadro nada animador, a Receita Federal informou que a arrecadação deve crescer em 2013, chegando a até 3,5% acima da inflação. Ora, se o crescimento econômico deve ficar muito aquém do previsto, a produção industrial está em queda, o consumo em processo de recuo, a geração de empregos despencando, o poder de compra dos salários corroído periodicamente, a arrecadação tributária só crescerá neste ano porque a inflação real é muito maior do que a oficial, que está fora de controle.
No vácuo dessa conjunção de números, pelo menos duas perguntas não querem calar: 1) Até quando o governo do PT continuará enganando a opinião pública? 2) Mesmo tendo destruído a economia em uma década, como Lula consegue conquistar honrarias ao redor do planeta?




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA