Pular para o conteúdo principal

QUESTÕES VERNÁCULAS


Revista O Consolador, Ano 6 - N° 306 - 7 de Abril de 2013
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


Que apresentam em comum os verbos abolircolorirdemolir e explodir?
Todos eles são verbos defectivos que não aceitam, após a consoante final da raiz, as letras a e o, mas apenas as letras i e e. Em face disso, não se conjugam na 1ª pessoa singular do presente do indicativo e, por causa disso isso, não existem as formas do presente do subjuntivo, porque, como sabemos, essas formas verbais derivam das formas verbais mencionadas.
Eis as formas que compõem o presente do indicativo dos verbos citados:
Abolir – aboles, abole, abolimos, abolis, abolem. (Não existe: abolo.)
Colorir – colores, colore, colorimos, coloris, colorem. (Não existe: coloro.)
Demolir – demoles, demole, demolimos, demolis, demolem. (Não existe: demolo.)
Explodir – explode, explodes, explodimos, explodis, explodem. (Não existe: explodo.)
*
Já que falamos em modo subjuntivo, é bom saber que esse modo apresenta formas verbais para o presente, o pretérito e o futuro. As formas do presente do subjuntivo é que não existem nos casos citados; quanto às outras formas, os verbos mencionados conjugam-se normalmente.
A palavra subjuntivo [do lat. subjunctivu] significa dependente, subordinado. O modo subjuntivo, também chamado simplesmente de subjuntivo, exprime baixo comprometimento do falante com o que está sendo dito.
Vejamos o verbo cantar. No presente do indicativo, dizemos: “Eu canto”. No presente do subjuntivo: “Eu cante”, frase que depende de outra frase.Exemplo: O pessoal quer que eu cante. É essa dependência que caracteriza o modo subjuntivo.
No caso dos verbos defectivos acima mencionados, não é possível construir uma frase semelhante. Por exemplo, não podemos dizer: “O pessoal quer que eu exploda”, simplesmente porque “exploda” não existe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)