Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES


Maduro vai ganhar, mas o que esperar da sua administração, longe de Chávez? Aldir Blanc magistral: “Fora, Marin”, o que veio da ditadura para a CBF. O papa pede providências contra pedófilos e seus protetores.

Helio Fernandes
Apesar das tolices e da convicção de que o povo é idiota e não sabe das coisas, maduro vencerá facilmente a eleição para presidente. Parece absurdo e temerário fazer essa afirmação positiva sobre um candidato que garante na televisão: “Chávez esteve em Caracas como um passarinho”.
 Maduro: “Como um passarinho”
O candidato adversário Henrique Capriles (é impossível chamá-lo de oposição) comete as mesmas idiotices, embora procure revesti-las com tom ou clima de suposta superioridade. Capriles, com o tipo de campanha que vem fazendo. Não chega nem perto do “presidente” que já está no cargo.
Vejam só estas declarações de Capriles, também na televisão. Textual, longo, mostrando o “amalucado” rumo que imprime à campanha: “Esta é uma luta espiritual de caráter divino. Todos na Venezuela admitem que estamos combatendo para destruir a barreira do mal”. Alguém entende?
Inacreditável o primarismo de Capriles, que assim, em vez de “destruir a barreira do mal”, fortalece tudo que vai sendo dito pelo ex-vice, inesperadamente “presidente”, que tenta ser presidente de verdade.
O PROBLEMA DE MADURO
NÃO É GANHAR, E SIM GOVERNAR,
OU MELHOR, REALIZAR
Maduro tem um eleitorado certo e atento, que acredita que Chávez deixou com ele a fórmula mágica (?) do sucesso e da prosperidade do povo. Maduro pode se dirigir a esse eleitorado, e fazer todas as promessas, mesmo as mais incertas e audaciosas. Só que ele não é Chávez, que transformou o petróleo na máquina de enganar a tudo e a todos. Menos a ele mesmo, que não tinha a menor dúvida sobre o que dizia e fazia.
COMO MADURO RESPONDERÁ
AO POVO, DEPOIS DA VITÓRIA E DO
MAIS QUE PREVISTO FRACASSO?
Esse diálogo de suavidade terminará quando Maduro estiver desperdiçando o capital deixado por Chávez, tolerado pelos cidadãos da Venezuela, pela adoração que tinham por ele. A inflação de 25 por cento, a falta de tudo, o desabastecimento, a miséria geral, com Chávez não provocariam protestos. Suportarão tudo isso com o medíocre, subserviente e carreirista Maduro?
Pode ser que sua trajetória seja prolongada mais um pouco pela falta de competência dos que se chamam de oposição. De qualquer maneira, haja o que houver, Maduro não perde a eleição. Vencer, facílimo. Governar, dificílimo. Realizar, com chavismo ou seu chavismo, impossível.
ALDIR BLANC,
JOSÉ MARIA MARIN E
RENAN CALHEIROS
Grande compositor, sua melhor composição foi feita agora e publicada ontem, em O Globo, com o título “Fora, Marin”. Esse é o poderoso e inatingível presidente da CBF, que serviu corruptamente à ditadura junto com Maluf.
Com depoimento de Ivo Herzog (ilho de Wladimir, assassinado pela ditadura), acusa Marin de ter (como “governador”) movimentado a TV Cultura, onde Herzog era jornalista.
Aldir termina magistralmente: “Muita gente acha que Fernandinho Beira-Mar causa menos prejuízo do que o presidente do Senado”.
TENTANDO VAGA NO
SUPREMO, TRIBUTARISTA
NÃO PASSA DE VAGA CREDENCIAL
Mudou muito a escolha de ministros. Mudou muito e se vulgarizou. Antigamente, pela Constituição, era exigido “notável saber jurídico e ilibada reputação”. Agora, basta ser tributarista, não há nenhum no Supremo.
Até 1926 e desde a Constituição de 1891, o sintético “saber jurídico”. Mudaram tudo, incluindo o tempo de permanência no mais alto tribunal do Brasil. Se for escolhido, aprovado e nomeado um “tributarista”, outros candidatos podem entrar com recurso no próprio Supremo, alegando discriminação, em defesa da vaga, podem alegar uma vaga justificativa.
O PAPA FRANCISCO
JÁ COMEÇOU A
DECIDIR?
Estava demorando. Enquanto marcava pontos com a humildade e com o excelente relacionamento pessoal, aumentava a angústia e a inquietação desses apregoados 1 bilhão e 200 milhões de católicos. Foi direto numa das questões mais criticadas por todos: a pedofilia e a proteção dos mais altos escalões a esses desvairados pervertidos.
Recomendou “punições severas e decisivas”, o que afasta a possibilidade de omissão e companheirismo. Mas isso é apenas o início. Nada a ver com a fé e a convicção, está longe.
Do ponto de vista do Estado da Santa Sé, é indispensável examinar ou reexaminar a questão do Banco do Vaticano. Três ou quatro dias antes da renúncia, bento XVI nomeou como presidente um empresário alemão, que está distante do perfil imprescindível para o cargo. Empresário da indústria pesada (armas, estaleiros etc), voltado para o lucro, como mantê-lo? Ou como substituí-lo?
A renúncia foi mesmo por causa da idade?
###
PS – Desculpem, sei que muita gente não gosta de esporte, mas é importantíssimo. A vitória do vôlei do Rio sobre o de São Paulo, nada regional. Osasco era franco favorito, 4 jogadores da seleção, uma cubana excelente, a sexta também ótima.
PS2 – Começando com 2 sets a zero, parecia confirmar o que se previa. Mas o time do Rio, com garra, determinação, convicção e vibração, ganhou os três seguintes, sem qualquer dúvida. Um título de campeão, contrariando o favoritismo e as circunstâncias.

Da Tribuna da Imprensa de 08-4-2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)