Pular para o conteúdo principal

DEPUTADOS PERDERAM O JUÍZO


CCJ da Câmara se escora no absurdo e aprova projeto de lei que libera biografias não autorizadas

Perderam o juízo – É impossível esperar doses mínimas de bom senso de deputados e senadores em um país como o Brasil, onde o parlamento reúne despreparados que só conseguem olhar para os próprios interesses.

Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que libera a divulgação de biografias não autorizadas. De autoria do deputado Newton Lima (PT-SP), o projeto foi aprovado em caráter conclusivo, o que dispensa votação em plenário, seguindo agora para o Senado Federal.
Absurda, a proposta permite a venda e distribuição de textos e vídeos sobre pessoas com trajetórias consideradas de interesse da sociedade ou que tenham “dimensão pública”. Atualmente, a legislação vigente dá aos biografados e seus herdeiros o direito de vetar trabalhos realizados sem autorização e o de requerer indenização por danos morais em casos em que “a honra” da pessoa retratada é desrespeitada ou ofendida.
A proposta cria dispositivo que dá tratamento diferenciado a biografias de interesse público. “A ausência de autorização não impede a divulgação de imagens, escritos e informações com finalidade biográfica de pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade,” destaca o projeto.
Relator do projeto aprovada na CCJ, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) defende a tese de que a modificação na lei atual é necessária para garantir a “liberdade de expressão”, prevista na Constituição Federal.
“O projeto é de fundamental importância para garantir no Brasil, de um lado, a liberdade de expressão dos pesquisadores e autores e, de outro, o direito à informação de toda a sociedade brasileira. Com sua aprovação, a nação passa a poder conhecer melhor a sua própria história”, declarou Molon.
Há um enorme equívoco por parte desses parlamentares em relação à liberdade de expressão, que não pode ser confundida com a concessão arbitrária e criminosa do direito de qualquer cidadão violar a intimidade de terceiros, quando essa não é pública. Trata-se de mais uma lei inconstitucional produzida e aprovada por pessoas que deveriam ter noções básicas de Direito. Essa ação estapafúrdia não está desprovida de interesses escusos. Em breve a biografia não autorizada de algum adversário dos atuais donos do poder começará a circular.
Com tantos assuntos mais sérios e prementes para serem analisados e votados no Congresso Nacional, que certamente promoveriam mudanças na vida da população, os parlamentares se dedicam a temas inócuos, típicos de revista de fofoca que dormitam em cabeleireiros. O brasileiro pode esperar, pois esse é mais um imbróglio legislativo que acabará no Judiciário.

No Blog Ucho.Info de 02-4-2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)