Pular para o conteúdo principal

BRASILEIROS DESISTEM DE VOLTAR


Brasileiros que vivem no exterior desistem de voltar ao País e criticam governo por causa da crise


Pé no freio – A grave situação porque passa a economia brasileira tem feito o País ser alvo de comentários duros e desanimadores no exterior. E as opiniões, quase uníssonas, não são de analistas econômicos ou profissionais do mercado financeiro, mas de pessoas que se interessam por política internacional e na última década acompanharam a trajetória da economia verde-loura.

Há quatro anos, mais precisamente em meados de 2009, muitos brasileiros que em tempos outros foram ao exterior em busca do sonho dourado começaram a planejar o caminho de volta para casa, impulsionados pela crise internacional. Acreditaram no ufanismo irresponsável de Lula, que circulava pelo planeta abraçado a uma bolha de virtuosismo que começa a estourar e produzir estragos que colocam em xeque todos os títulos e honrarias que recebeu na última década, na condição de derradeiro salvador do universo.
Em Miami, que um dia foi a mais brasileira das cidades norte-americanas, os nascidos na terra descoberta por Pedro Álvares Cabral mudaram os planos e, desfeitas as malas do retorno, agora fazem duras e severas críticas ao governo do PT. Em Nova York e New Jersey a situação não é diferente. Apesar de todos os problemas enfrentados pelos Estados Unidos nos últimos anos, em decorrência da crise do subprime, voltar ao Brasil só mesmo para visitar a família.
Em todos os níveis sócio-econômicos da comunidade brasileira nos EUA o discurso é único e desanimador. Só se fala na derrocada da economia e a falta de capacidade do governo para resolver estancar a crise que aumenta a cada dia, mas que mesmo diante das incontestáveis evidências o Palácio do Planalto insiste em negar.
Como se não bastasse a crise que se alastra, a constante e crescente ameaça à liberdade e os intermináveis casos de corrupção têm levado os brasileiros a pensar novamente em deixar o País, onde já está cada vez mais impossível viver de formam minimamente digna. Apenas a parcela da população que se diverte com o crédito fácil continua acreditando que a louca terra de Macunaíma é o Eldorado perdido.
Por questões eleitorais, visando às eleições de 2014, o PT tem reforçado o discurso mentiroso de que na última década o Brasil foi redescoberto e despertou para o progresso, mas a realidade do cotidiano, comprovada seguidamente pelos números da economia, é assustadora.

No Blog Ucho.Info de 25-02-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...