Pular para o conteúdo principal

O outro General Dutra

Sebastião Nery
O nome dele era General Dutra. Reformado, simpático, inteligente, irônico, morava em Fortaleza. Cunhado do saudoso Deputado cassado Clidenor de Freitas, foi a Teresina visitar a irmã.
Psiquiatra revolucionário, Clidenor era o fundador, proprietário e guia espiritual do Sanatório Meduna, o primeiro hospício livre do Brasil, em cujos domínios ele vivia, numa ampla casa toda branca, rica biblioteca e uma sala de jantar com uma longa mesa de jacarandá desenhada por Oscar Niemeyer.
Cercado de garbosas mangueiras, flaboyants majestosos, uma grande onça de verdade e na entrada uma estátua de Dom Quixote, seu herói, Clidenor nos hospedava ali, a seus amigos, entre filhos, livros, Mozart e vinhos.
###
COM DE GAULLE
O General Dutra estava no centro da cidade, em mangas de camisa, um calor marroquino, resolveu passar no Palácio Karnack e visitar o Governador Alberto Silva. Na entrada, um guarda, só um guarda.
- Boa tarde. Sou amigo do Governador Alberto Silva, quero falar com ele.
- Quem é o senhor?
- General Dutra.
O guarda olhou-o de cima a baixo, desconfiado:
- De onde o senhor é?
- De Fortaleza. Estou aqui a passeio.
- Onde o senhor está hospedado?
- No Sanatório Meduna.
O guarda não teve dúvida:
- Muito bem. No Meduna, não é? Mas o Governador pode não estar. Se ele não estiver, o senhor poderia falar com o General De Gaulle?
O General Dutra ficou uma fera, empurrou o guarda, entrou no peito.
###

EDUARDO DUTRA
Sergipe também tem seu 'general' Dutra. Dutra no nome, general na pose. José Eduardo Dutra era Presidente da Petrobras em 2003/2004, agia como um prepotente general de 64. Não dava bom dia ao porteiro nem boa noite ao motorista.
Mas isso era problema dele. Cada um é como quer. Ninguém tem nada com isso. O que todos temos é com a maneira como ele presidia a Petrobras, o segundo nome de Brasil, empresa símbolo da alma e da soberania nacional.
Em 2004, amigos e velhos companheiros da Petrobras, líderes sindicais na Bahia, Sergipe e Nordeste, inclusive do PT, me contaram em Salvador coisas que assustavam, porque de repente poderiam até ser usadas pelos eternos e inconformados inimigos da Petrobras, internos e externos.
O “general” Dutra só pensava numa coisa: eleger-se senador em 2006 (já que o candidato do PT a Governador seria o Prefeito de Aracaju, Marcelo Deda). E para isso o Dutra de Sergipe faz da Petrobras um escritório eleitoral.
###

TRIANGULAÇÃO
Já em plena campanha, o “general” Dutra inventou uma maneira de driblar a lei e os regulamentos da Petrobras para dar dinheiro às duas únicas prefeituras dirigidas por prefeitos do PT: Aracaju e Japaratuba.
Para fugir à exigência legal de fazer licitações em toda obra pública, arranjou uma triangulação com uma ONG baiana, a “Colméia”, que recebe o dinheiro, fica responsável pelas obras e repassa para duas empreiteiras também baianas, a Atenco e a Ceman, sem nenhum controle.
O deputado Gilmar Carvalho, do PV, e o vereador Marcelo Bomfim, do PDT, reagiram, denunciaram, mas o “general” Dutra não voltou atrás e continuou com a ilegalidade, como se a Petrobras fosse dele e não da Nação.
Não adiantou nada. Sua candidatura a senador naufragou e ele hoje é diretor corporativo da Petrobras, onde exerce sua principal especialidade – não fazer nada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...