TERCEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 17/4/2020

NA COLUNA DO EGÍDIO SERPA
Jornal Diário do Nordeste
Sexta-feira, 17/4/2020
Todos os segmentos da sociedade perderão um pouco durante esta emergência causada pelo novo coronavírus, disse um dos secretários do governador Camilo Santana, que fixará o percentual da redução


NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Jornal O Estado
A pandemia e a política
Quinta-feira, 16 de abril 2020
Dentro das discussões relacionadas à crise gerada pela pandemia no Ceará, um dos aspectos mais curiosos, e preocupantes, tem sido a maneira como agentes políticos, em vez de focarem suas atenções na batalha para impedir consequências desastrosas para o Estado, dividem essa preocupação com os efeitos político-eleitorais dessa batalha. Há dois aspectos divergentes já captados dos políticos. Ao abordar tão grave problema, o deputado federal e ex-presidente do PDT-CE, André Figueiredo, argumenta que a covid-19 vai servir para fortalecer o presidente Bolsonaro, para ele, uma perspectiva nada desejável. Entretanto, em matéria de política direcionada ao pleito municipal, programado para outubro, os pontos de vista dos políticos tomam outro rumo, com as lideranças oposicionistas municipais queixando-se previamente de que os partidos de oposição, seus dirigentes e seguidores serão esmagados com a liberação de recursos a rodo para prefeitos por conta de medidas de proteção ao estado de calamidade. Por falta de controle, a derrama de dinheiro ficará livre da Lei de Responsabilidade Fiscal e, nessas condições, não há quem impeça o uso eleitoreiro desses recursos por gestores politiqueiros.
Autonomia confirmada 
O STF confirmou, por unanimidade dos seus ministros, que governadores e prefeitos, dispõem de autonomia constitucional para decretar isolamentos sociais e suspensão de atividades não-essenciais. Camilo Santana, jurista por mandato popular, assim agiu por antecipação, ganhando uma queda-de-braço contra Jair Bolsonaro.
O Capitão achava que essa decisão só poderia ser tomada pelo presidente da República.
Interesse 
Sinalizando que Bolsonaro apoia o adiamento das eleições para beneficiar aliados e preparar caminho para 2022, o senador Major Olímpio, seu principal escudeiro na Câmara Alta, deu entrada no TSE com pedido nesse sentido. Rosa Weber, ministra-presidente, foi inflexível rejeitando a proposta.
Improbidade 
Investigações do MPE acusam de improbidade administrativa o deputado bolsonarista Delegado Cavalcante, por ter usado servidores do seu gabinete para a coleta de assinaturas para registro do partido Aliança pelo Brasil.
Cid vai à Justiça
O senador Cid Gomes foi um dos signatários da ação popular do PDT nacional, junto à Justiça Federal, contra o Banco Central, para impedir que bancos aumentem, agora, taxas de juros e que parem de criar penduricalhos como artificio para explorar o povo.
Pança cheia 
Entre deputados e senadores sérios, prevalece a máxima de que banqueiro só é bom na cadeia. Fora das grades, são os piores marginais do País. A coluna concorda em gênero, número e grau. Nunca vi um banqueiro falar de fome e miséria. Estão sempre com a pança e os bolsos cheios.

NA CNN BRASIL
Sexta-feira, 17/4/2020
Nelson Teich

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA