TERCEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 04/3/2020

NO JORNAL O ESTADO
Parceria: Brasil e EUA fecham acordo militar inédito
Quarta-feira, 04 de março 2020
O acordo, conhecido pela sigla RDT&E (sigla inglesa para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação), será assinado na semana que vem, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Miami. Politicamente, servirá para Bolsonaro dizer que sua opção pelo alinhamento automático aos EUA de Donald Trump está rendendo frutos.
Na realidade, o RDT&E começou a ser negociado por iniciativa americana em 2017, no governo de Michel Temer (MDB), mas a aproximação entre Bolsonaro e Trump acelerou as tratativas.
Status
Em março do ano passado, o Brasil recebeu o status de aliado privilegiado fora da Otan (a aliança militar ocidental). Isso em si não significa nada sem tratados específicos, e essa lacuna deverá começar a ser suprida pelo RDT&E.
O acordo, por ser internacional, precisa de ratificação dos Congressos dos dois países. A expectativa no Itamaraty é de uma tramitação rápida, ao estilo daquela do texto de salvaguardas que permitirá aos EUA lançar foguetes da base de Alcântara (MA) em cerca de seis meses.
Essa visão otimista vai depender do Parlamento em pleno conflito político com Bolsonaro e paralisado a partir de julho, devido às campanhas eleitorais municipais. Dois acordos anteriores que permitiram a costura do RDT&E, de 2010, só foram aprovados cinco anos depois.

NA REVISTA CEARÁ
Ex-prefeito de Juazeiro do Norte é condenado por desvio de verba pública
Terça-feira, 03/03/2020 12:08
De acordo com o MPF, o ex-prefeito e ex-deputado Raimundão, praticou os crimes de desvio de verbas da saúde por meio de fraudes em licitações, contratações irregulares em transportes escolares, dispensas indevidas de licitação, pagamentos de valores superfaturados e aplicação indevida de recursos públicos para favorecimento próprio.
O Ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo
O Ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo, foi condenado na Justiça por improbidade administrativa. De acordo com o Ministério Público Federal, o ex-prefeito e ex-deputado, praticou os crimes de desvio de verbas da saúde por meio de fraudes em licitações, contratações irregulares em transportes escolares, dispensas indevidas de licitação, pagamentos de valores superfaturados e aplicação indevida de recursos públicos para favorecimento próprio.
O político é pai do deputado suplente David Macêdo (MDB). O ex-gestor coleciona diversas denúncias pelo Ministério Público do Estado e diversos afastamentos pelo Tribunal de Justiça do Ceará, enquanto era prefeito de Juazeiro do Norte. O político também já foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de associação criminosa, concussão e lavagem ou ocultação de bens e valores. O filho do ex-prefeito também foi denunciado na época pelo MPCE.

NA AGÊNCIA BRASIL/EBC
Número de mortes pelo novo coronavírus na China chega a quase 3 mil
Nas últimas 24 horas foram notificadas mais 38 mortes 
Publicado quarta-feira, 04/03/2020 - 06:08 Por RTP* - Pequim
A China notificou, nas últimas 24 horas, mais 38 mortes devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19). No período, o total de mortes passou para 2.981 e foram detectados 119 novos casos da infecção.
Segundo a Comissão Nacional de Saúde do país, até a meia-noite de quarta-feira (16h em Lisboa), o número de infectados na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu para 80.270.
Em relação ao dia anterior, foram registrados menos seis novos casos e mais sete mortes.
Com exceção de uma, todas as mortes foram notificadas na província de Hubei, onde o surto começou, no fim do ano passado. Várias cidades da província estão sob quarentena, com entradas e saídas bloqueadas, desde janeiro passado.
O surto de Covid-19, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortes e infectou mais de 90 mil pessoas em cerca de 70 países e territórios.
Das pessoas infectadas, cerca de 48 mil se recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.
Além das mortes na China, onde o surto foi detectado em dezembro, há registro de mortes no Irã, na Itália, Coreia do Sul, no Japão, na França, em Hong Kong, Taiwan, na Austrália, Tailândia, nos Estados Unidos, em San Marino e nas Filipinas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".
*Emissora pública de televisão de Portugal

Nasa anuncia "a maior explosão já vista no Universo"
Fenômeno aconteceu a cerca de 390 milhões de anos-luz da Terra. 
Publicado domingo, 01/03/2020 - 11:34 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil* - Brasília
A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) anunciou, nesta semana, ter encontrado o que considera ser “a maior explosão já vista no Universo”. Ela foi detectada no aglomerado de galáxias Ophiuchus, que fica a cerca de 390 milhões de anos-luz da Terra.
De acordo com os astrônomos, uma “erupção gigantesca e recorde” atingiu um buraco negro em um aglomerado de galáxias distantes. A descoberta foi possível a partir de dados de raios-X dos observatórios de Raios-X Chandra, da NASA; XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia; Murchison Widefield Array, na Austrália; e do Telescópio Gigante de Rádio Metrewave, na Índia.
“De certa forma, essa explosão é semelhante à forma como a erupção do Monte St. Helens, em 1980, arrancou do topo da montanha”, disse Simona Giacintucci, do Laboratório de Pesquisa Naval, em Washington, DC. Simona é a principal autora do estudo. 
— “Uma diferença fundamental é que você poderia colocar quinze galáxias da Via Láctea seguidas na cratera; essa erupção perfurou o gás quente do aglomerado”, acrescentou.
A quantidade de energia necessária para criar a cavidade em Ophiuchus é cerca de cinco vezes maior que o recordista anterior (MS 0735 + 74), e centenas de milhares de vezes maior que os aglomerados típicos em outras galáxias.
No centro do aglomerado de Ophiuchus, há uma grande galáxia que contém um buraco negro supermassivo. Os pesquisadores pensam que a fonte da erupção gigantesca é esse buraco negro.
Segundo a NASA, apesar de os buracos negros serem famosos por puxar material em sua direção, eles geralmente expelem “quantidades prodigiosas de material e energia”. Isso acontece quando a matéria que cai em direção ao buraco negro é redirecionada para jatos ou vigas, que explodem no espaço e se chocam com qualquer material circundante.
As primeiras dicas sobre a explosão gigante no aglomerado de galáxias Ophiuchus ocorreram durante observações de Chandra relatadas em 2016, quando foi descoberta de uma “borda curva incomum” na imagem Chandra do cluster.
Na época, os observadores suspeitaram que isso representava parte da parede de uma cavidade no gás quente criado por jatos do buraco negro supermassivo. No entanto, eles descartaram essa possibilidade, em parte porque seria necessária uma enorme quantidade de energia para o buraco negro criar uma cavidade tão grande.
No entanto, o último estudo de Giacintucci e seus colegas mostrou que “uma enorme explosão ocorreu de fato”.
Primeiro, eles mostraram que a aresta curva também é detectada por XMM-Newton, confirmando a observação Chandra. O avanço crucial, para confirmar as suspeitas, ocorreu a partir de novos dados de rádio do MWA e dos arquivos GMRT, mostrando que a borda curva é realmente parte da parede de uma cavidade, uma vez que faz fronteira com uma região cheia de emissão de rádio e com a constatação de que havia elétrons acelerados até quase a velocidade da luz.
“Essa aceleração provavelmente se originou do buraco negro supermassivo”, informou a NASA por meio de nota. 
— "Os dados do rádio cabem dentro dos raios-X como u'a mão em uma luva", disse o co-autor Maxim Markevitch, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, em Greenbelt, Maryland. 
— "Este é o argumento decisivo que nos diz que uma erupção de tamanho sem precedentes ocorreu aqui".
Ainda de acordo com a agência norte-americana, a erupção do buraco negro deve ter terminado porque os pesquisadores não veem nenhuma evidência de jatos atuais nos dados de rádio. Esse desligamento pode ser explicado pelos dados de Chandra, que mostram que o gás mais denso e mais frio visto nos raios-X está atualmente localizado em uma posição diferente da galáxia central.
Se esse gás se afastar da galáxia, terá privado o buraco negro de combustível para o seu crescimento, desligando os jatos.
O Marshall Space Flight Center da NASA gerencia o programa Chandra. O Centro de Raios-X Chandra do Observatório Astrofísico Smithsonian controla as operações científicas e de voo de Cambridge e Burlington, Massachusetts.
*Com informações da Nasa

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
O filósofo Olavo de Carvalho, que disse ter sido consultado por Bolsonaro antes da nomeação de Regina Duarte, confessou, hoje, no seu Twitter, que fez uma "cagada".
Nas redes sociais, bolsonaristas denunciam demissões em massa na secretaria nacional da Cultura, numa faxina de pessoal antes da posse efetiva da atriz, que estaria nomeando esquerdistas.
O que escreveu Olavo:
"Aplaudir a indicação parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas."
A atriz tomará posse nesta quarta-feira.
Quarta-feira, às 3/04/2020 08:30:00 AM

A seguir, vai a lista dos seis 'olavistas' que Regina Duarte demitiu da secretaria nacional da Cultura. Um deles é Dante Mantovani.
CLIQUE AQUI para examinar a lista.
Às 3/04/2020 08:30:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
CBF acaba com a farra da Rede Globo
Quarta-feira, 04/03/2020 às 06:58
Fátima Bernardes, no ônibus da Seleção, com a Copa.
A Globo sempre fez o que bem entendeu.
Por dinheiro, prejudicou a nossa seleção.
Na Copa de 2014, pelos menos dois fatos podem ser lembrados.
Duas cenas lastimáveis são contadas pelo site R7:
“Luciano Huck invadindo o gramado, depois de os jogadores estarem aquecidos para um treinamento importante. O apresentador estava acompanhado com um deficiente, de história pessoal terrível.
Huck acabou com a preparação física e psicológica dos atletas, que estavam focados no treino.
Huck travou treino importante da Seleção Brasileira na Copa.
Depois, o cantor Mumuzinho, que trabalhava como 'repórter' do extinto programa "Esquenta", invadiu o campo no primeiro coletivo da Seleção.
Motivo?
Abraçar Neymar, que se preparava para cobrar um escanteio.
Felipão assistiu a tudo envergonhado, sem poder fazer nada.”
Tudo isso agora fica no passado. A parceria absoluta acabou. A CBF agora está investindo na CBF TV.
Para tanto, a entidade acaba de contratar o executivo Eduardo Zebini, oriundo da Fox Sports, que deverá trabalhar na coordenação das transmissões de competições, jogos e treinos. Tudo envolvendo a Seleção Brasileira, com a própria CBF TV gerando as imagens para ter mais lucro.
A missão do novo contratado é deixar a CBF totalmente independente da Globo, inclusive no que pertine a Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil.
O baque para a Globo é sem precedentes.
Um gigante desmorona...
Fonte: R7
Da Redação

Prostíbulo e notas fiscais falsas viabilizaram repasses do BNDES para Paulinho da Força e Lojas Marisa, diz MPF
04/03/2020 às 08:05
Deputado Paulinho da Força
No julgamento do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, no Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador da República, Juliano Baiocchi, fez uma afirmação chocante.
Uma casa de prostituição teria sido usada para desviar dinheiro do BNDES.
De acordo com a Polícia Federal, cheques foram encontrados no local identificando repasses para o deputado.
Numa outra frente de falcatruas foi identificada uma consultoria que emitia notas fiscais falsas para empresas beneficiárias de financiamentos.
A Lojas Marisa, que abocanhou R$ 394 milhões, teria sido uma das beneficiárias das notas fraudulentas.
Os tais financiamentos eram aprovados por conselheiros do BNDES indicados pelo decrépito Paulinho.
A algazarra do deputado, envolvendo prostíbulos e as Lojas Marisa, teve o seu ápice nos anos de 2007 e 2008, durante o governo do ex-detento Lula.
Da Redação

Enfim, é tempo de esquerdista pagar as suas contas
04/03/2020 às 06:22
Foto montagem: José Guimarães, Gleisi e Lindbergh
Houve um tempo no Brasil em que esquerdista não pagava suas contas morais e políticas. Era uma espécie de caloteiro ético, um ser inimputável em sua irresponsabilidade social e cultural.
Esse tipo bizarro caloteava a civilização dizendo qualquer tipo de absurdo sem ser taxado. Ninguém lhe chamava de retardado ou inocente útil, de cínico ou desonesto intelectualmente. O demente escapava ileso.
A maioria vivia como que hipnotizada por esses seres da destruição. Por exemplo, num minuto, o esquerdista fingia defender a democracia, e no minuto seguinte defendia as ditaduras de Cuba e da Coréia do Norte. Ninguém parecia perceber o evidente cinismo e a absurda contradição.
Hoje, a situação é diferente. Muitos brasileiros já sabem que quem defende vagabundo e vota em vagabundo está assumindo, conscientemente e por livre e espontânea vontade, o ônus de também ser tratado como vagabundo.
O despertar da sociedade brasileira ainda não é total, mas já supera os 50%, posto que, a despeito dos truques da criminalidade, um brasileiro honesto venceu as eleições presidenciais de 2018; e hoje, político esquerdista não consegue andar pelas ruas brasileiras sem ser "acariciado" pelos palavrões que merecem.
Esse fenômeno do despertar da parte honesta da população, que agora entende que não se pode defender ladrão impunemente, é um grande acontecimento psicológico, social e político.
(Texto de Marco Frenette)

Gilmar não decepciona e dá mais um voto favorável a Jacob Barata
04/03/2020 às 09:08
Foto montagem: o ministro e o rei do ônibus
O empresário Jacob Barata quer ter acesso à delação premiada do operador Lúcio Funaro.
Nesse sentido, impetrou ação no Supremo Tribunal Federal (STF).
A participação do ministro Gilmar Mendes em processos que envolvem Barata, já foi questionada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
O ministro e o empresário são notoriamente amigos íntimos.
Gilmar, inclusive, foi padrinho de casamento de uma filha do ‘Rei dos Ônibus’.
Porém, alheio a obviedade de sua suspeição, Gilmar, nesta terça-feira (3), mais uma vez votou favoravelmente às malfadadas pretensões jurídicas de Barata.
Gilmar Mendes defendeu a tese levantada pela defesa. Ele argumentou que a lei prevê o sigilo como regra, mas lembrou que há exceções e afirmou que a regra não pode restringir o acesso do delatado a elementos importantes para a sua defesa. Para Mendes, impedir o acesso não é “constitucionalmente lícito”.
Com dois votos favoráveis à tese e um contra, a análise da petição foi interrompida por um pedido de vistas da ministra Cármen Lúcia.
Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA