QUINTA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 13/02/2020

NO O ANTAGONISTA
Gilmar manda soltar laranja de Ricardo Coutinho
13.02.20 14:18
Por Renan Ramalho
Gilmar Mendes mandou soltar Breno Dornelles Pahim Neto, um dos laranjas do ex-governador Ricardo Coutinho no esquema de corrupção da Paraíba investigado na Operação Calvário...

PGR concordou com pedido para soltar suposto laranja de Ricardo Coutinho
13.02.20 15:22
Por Renan Ramalho
Ao conceder uma liminar para soltar Breno Dornelles Pahim Neto, apontado como laranja de Ricardo Coutinho pelo Ministério Público da Paraíba, Gilmar Mendes atendeu a um pedido da subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio Marques...

Osmar Terra recusa embaixada no Canadá e órgão da ONU em Roma
13.02.20 14:17
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recusou a oferta para assumir a embaixada no Canadá ou a representação do Brasil na FAO, órgão da ONU para a Alimentação e a Agricultura, sediado em Roma...

Barroso nega anular buscas da PF em gabinete do líder do governo no Senado
13.02.20 13:21
Por Márcio Falcão
Roberto Barroso negou pedido para anular busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em gabinetes do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB)...

Angelo Coronel dá parecer favorável ao projeto com regras mais rígidas para voos da FAB
13.02.20 13:13
Por Diego Amorim
O senador Angelo Coronel (PSD) apresentou hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) seu parecer favorável ao projeto que prevê regras muito mais rígidas para uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB)...

Forster aprovado na CRE do Senado
13.02.20 12:58
Por Cedê Silva
Por 12 votos a 0, a Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Senado aprovou, nesta quinta-feira (13/2), a indicação de Nestor Forster para a embaixada nos EUA. Agora, o nome segue para aval do plenário do Senado...

Wajngarten agora propõe transferir empresa para a mulher
13.02.20 12:33
Em sua defesa apresentada à Comissão de Ética Pública da Presidência, o chefe da Secom, Fabio Wajngarten, propôs deixar a condição de sócio de uma empresa que recebe dinheiro de TVs e agências de publicidade contratadas pelo governo e transferir suas cotas na sociedade para sua mulher, Sophie Wajngarten...

Lasier colhe assinaturas para ‘urgência’ da prisão na 2ª instância
13.02.20 12:31
Por Diego Amorim
O senador Lasier Martins (Podemos), autor do projeto de lei que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda instância, decidiu colher assinaturas de seus pares para apresentar um requerimento de urgência forçando a votação da proposta no plenário do Senado...

Japão confirma primeira morte por novo coronavírus
13.02.20 12:21
O Ministério da Saúde do Japão confirmou nesta quinta-feira a primeira morte no país causada pelo coronavírus...

Ministra descarta assumir relatoria de todos os casos de Marielle no STJ
13.02.20 12:05
Por Márcio Falcão
A ministra Laurita Vaz descartou a possibilidade de assumir a relatoria de todos os processos que chegarem ao Superior Tribunal de Justiça envolvendo o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e seu motorista, Anderson Gomes.

Moro compra briga com o PSOL em discussão sobre milícias
13.02.20 12:03
Por Diego Amorim
Um dia depois de, em audiência no Congresso, ser chamado pelo deputado Glauber Braga (PSOL) de "capanga da milícia" — veja aqui —, o ministro Sergio Moro foi ao Twitter escrever o seguinte...

Osmar Terra foi o que mais usou aviões da FAB em 2019
13.02.20 11:35
Por Diego Amorim
Também teria pesado na decisão de Jair Bolsonaro de tirar Osmar Terra do Ministério da Cidadania a quantidade de voos que o ministro fez em 2019 em aviões da FAB...

“Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo”
13.02.20 11:10
Ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quinta-feira, Jair Bolsonaro atacou o Greenpeace — que fez críticas ao governo por causa das mudanças feitas no Conselho Nacional da Amazônia Legal...

PF deflagra Operação Narcos
13.02.20 10:50
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13/2) a Operação Narcos contra uma suposta organização criminosa que atua no tráfico de drogas e armas e em esquemas de lavagem de dinheiro...

NO DIÁRIO DO PODER
TRE cassa casal de deputados cearenses eleitos com ajuda de prefeitura
Prefeitura de Parambu (CE) ajudou a eleger Genecias Noronha e Aderlânia Noronha, do Solidariedade
Redação
Quinta-feira, 13/02/2020 às 11:02 | Atualizado às 11:11
Deputada estadual Aderlânia Noronha e o deputado federal Genecias Noronha, do Solidariedade do Ceará. Foto: Divulgação/Redes Sociais

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou ontem (12), por abuso de poder político e de autoridade, os diplomas do casal deputado federal Genecias Noronha e da deputada estadual Aderlânia Noronha, filiados ao Partido Solidariedade (SD).
A maioria dos integrantes da Corte Eleitoral atendeu à denúncia do Ministério Público Eleitoral que acusou os parlamentares de se beneficiarem de ações de publicidade da Prefeitura de Parambu (CE), comandada pelo irmão do deputado e cunhado da deputada, Raimundo Noronha Filho.
Nas eleições de 2018, a Prefeitura de Parambu, situada a 400 km da capital, Fortaleza, transformou ações de publicidade institucional do município em um sistema de marketing pessoal dos, até então, candidatos. Na página oficial da prefeitura na Internet foram publicadas inúmeras matérias para a promoção pessoal de Genecias e Aderlânia, que são casados. Eventos municipais também foram utilizados para enaltecê-los.
No julgamento, os desembargadores também decretaram a inelegibilidade por oito anos dos deputados, do prefeito de Parambu e do vice-prefeito, Luiz Alves Noronha Júnior. A inelegibilidade, conforme a decisão judicial, vigorará por todas as eleições que se realizaram nos oito anos subsequentes às eleições de 2018.
O TRE-CE condenou os réus, como pedido pela MP Eleitoral, mas entendeu que não cabia, neste caso, o pagamento de multa.
Cabe recurso contra a decisão. 
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MPF no Ceará)

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Mansueto Almeida, numa daquelas entrevistas que costumam repercutir, concedida à agência Reuters, falou sobre os números da economia e a saia justa em que o ministro Guedes o colocou recentemente. 
Questionado sobre planos de deixar o governo, depois que o ministro disse, semana passada, que poderia em breve ir para a iniciativa privada ou uma instituição multilateral, o secretário foi breve. 
—“Quando tomar essa decisão, farei o anúncio com antecedência”.
Dos números que o governo Bolsonaro projeta para este ano, Mansueto confirmou o dado oficial, mas titubeou ao responder. 
—“A gente espera que este ano seja melhor que o ano passado, mas se vai ser 2%, 2,3%, vamos ter que esperar um pouco”, completou, destacando que os efeitos do coronavírus sobre o desempenho econômico ainda estão envoltos em incertezas. 
Segundo Mansueto, o governo deve fechar o mandato entregando uma queda na dívida bruta sobre o PIB, apenas considerando o pagamento antecipado de empréstimos pelo BNDES ao Tesouro. Atualmente, o banco ainda tem 193,8 bilhões de reais, de quase meio trilhão de reais que chegaram a ser repassados em governos petistas para que concedesse financiamentos a juros subsidiados.
Quinta-feira, às 2/13/2020 12:00:00 PM

Dilma e Ânderson

Durante 20 anos ele foi a sombra de Dilma, que o chamava de "meu menino" e "meu bebê". 
CLIQUE AQUI para saber melhor as estrepolias que fez o "bebê" de Dilma. 
Anderson acompanha Dilma desde que ela foi secretária de Minas e Energia do RS. Ele cuidava até dos e-mails pessoais da presidenta posta para fora da presidência. Ela nem fala no assunto.
O juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal de Brasília, determinou, nesta quarta-feira, o bloqueio de bens de condenados na Operação Lava Jato. Um dos envolvidos é o gaúcho Anderson Dornelles, ex-assessor da ex-presidente Dilma.
Na decisão, o magistrado decretou a indisponibilidade de R$ 8,8 milhões. Além de Dornelles, outros dois tiveram os bens bloqueados: Fábio Veras de Souza e Douglas Franzoni Rodrigues.
Segundo o documento, os réus receberam vantagens indevidas da Odebrecht, entre os anos de 2009 e 2014. À época, Dilma transitou entre a Casa Civil e a Presidência da República.
Às 2/13/2020 11:00:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE
Moro agradece apoio de Heleno após ataques absurdos de Glauber Braga: “Sou do tempo em que usavam senhor, senhora, por favor ou por gentileza”
Quinta-feira, 13/02/2020 às 11:41
A esquerda se calou após a esmagadora e elegante resposta de Moro aos ataques e acusações desferidos pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL) ao ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) durante audiência da CCJ da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 12.
Moro classificou Glauber como “desqualificado”.
Nas redes sociais o assunto repercutiu muito e, inegavelmente, fortaleceu a opinião de Moro: Glauber é, de fato, um desqualificado, assim como seus colegas de partido.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, saiu em defesa de Moro, dizendo que o fato que acabara de assistir era um “lamentável diálogo”.
Heleno ainda reiterou que o psolista é realmente um desqualificado.
“Ficaram evidentes a competência e educação do qualificado Moro diante do destempero do qualificado (?) parlamentar. A casa dos representantes do povo não deveria ser palco de episódios dessa natureza.”, escreveu o general.
Moro agradeceu o apoio do colega ministerial e afirmou que é "do tempo em que chamava-se as pessoas de senhor e senhora e os erros dos outros de equívocos. Usava-se muito por favor ou por gentileza nas frases".
“Alguns, infelizmente, ainda bem que de deputados a absoluta minoria, perderam muito da urbanidade”, declarou o chefe do MJSP.
O ex-juiz da Lava Jato agradeceu:
Grato pela solidariedade ministro (Heleno).”
Confira:
Publicações de Sérgio Moro e general Heleno no Twitter
Da Redação

Bolsonaro responde ataques do Greenpeace sobre planos para Amazônia: "Greenpeace é um lixo!" (veja o vídeo)
13/02/2020 às 11:22
Na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente da República, Jair Bolsonaro, classificou a organização ambiental Greenpeace como “lixo”. Durante a saída do Palácio da Alvorada, questionado sobre a afirmação do Greenpeace de que o Conselho da Amazônia não dispões de metas ou orçamento, o presidente retrucou:
—“O que é Greenpeace? O que é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo! Um lixo!” , exclamou Bolsonaro.
O Greenpeace é uma ONG ambiental com sede nos Países Baixos e com capítulos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil.
A organização, supostamente, atua em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com curiosas campanhas dedicadas às áreas de florestas como a Amazônia. No entanto, a entidade já esteve envolvidas em diversas polêmicas relacionadas inclusive a provocação intencional de danos ambientais. Além disso, Patrick Morro, um dos co-fundadores do movimento há muito desligou-se dele alegando que o Greenpeace deixou de atuar na causa do meio ambiente para, na verdade, atendar à agendas políticas de esquerda. Desde então, o nome de Moore foi apagado do site da organização que hoje tenta negar que Moore teve um papel importante na sua criação.
Seu interesse pelo Brasil é no mínimo curioso.
Confira:
Da Redação

Papa diz que Amazônia é de todos e Bolsonaro dispara: “o Papa pode ser argentino, mas Deus é brasileiro” (veja o vídeo)
13/02/2020 às 11:23
Durante a saída do Palácio do Alvorada, o presidente da República, Jair Bolsonaro repudiou, novamente, o sensacionalismo sobre as queimadas na Amazônia e criticou o silêncio dos ambientalistas sobre a Austrália.
Na presença do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, Bolsonaro salientou que "ninguém fala da Austrália".
—“Cadê o Ciro [Gomes] da Austrália?” questionou o presidente.
O Papa Francisco afirmou na última quarta-feira, 12, no documento final do Sínodo da Amazônia que "organismos internacionais e organizações da sociedade civil" devem continuar o trabalho na floresta amazônica.
—“O Papa Francisco falou ontem que a Amazônia é dele e do mundo. Por coincidência eu estava com o embaixador da argentina e disse: - 'Olha, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'”, disse Bolsonaro.
Confira:
Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA