TERCEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 13/11/2019

NO O ANTAGONISTA
Presidente da CPMI das Fake News preocupado com o preparo da carne de sol
Quarta-feira, 13.11.19 09:30
O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, que ganhou notoriedade por presidir a CPMI das Fake News, apresentou um projeto lei para regulamentar o modo de preparo da carne de sol.
“Não obstante sua importância para a cultura e a economia regional, até o momento inexiste regulamentação técnica que lhe confira definições de critérios e padrões físico-químicos ou microbiológicos ou que lhe atribua um memorial descritivo para o seu preparo”, argumenta o senador, em sua justificativa.
Coronel também alega que o “método artesanal” de preparo da carne de sol “tem facilitado a contaminação das carcaças, contribuindo para o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis no alimento”.
A íntegra do projeto está aqui.
Não é fake news.

Governo brasileiro reconhece Añez como presidente interina da Bolívia
13.11.19 09:27
Com uma mensagem nas redes sociais, o Itamaraty parabenizou a senadora Jeanine Añez, que ontem se autoproclamou presidente interina da Bolívia.
“O governo brasileiro congratula a senadora Jeanine Añez por assumir constitucionalmente a Presidência da Bolívia e saúda sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais. O Brasil deseja aprofundar a fraterna amizade com a Bolívia.”

Funcionários da embaixada da Venezuela teriam virado a casaca
13.11.19 09:20
Os diplomatas ligados a Juan Guaidó teriam tomado a embaixada da Venezuela em Brasília com a ajuda de funcionários antes leais a Nicolás Maduro, publica a Crusoé.
O Itamaraty ainda não sabe como proceder, uma vez que o Brasil reconhece Guaidó como presidente.
(...)

Moro encontrou-se com opositores de Evo Morales
13.11.19 09:03
Na Crusoé, Igor Gadelha informa que, em maio, Sergio Moro, o general Santos Cruz (então no governo) e Eduardo Bolsonaro receberam opositores do governo de Evo Morales. A deputada Carla Zambelli também participou do encontro.
(...)

Filha de Garotinho é contra prisão na segunda instância
13.11.19 09:00
Por Diego Amorim
O líder do Pros, Toninho Wandscheer, como registramos aqui, chegou a anunciar que o partido havia aderido ao movimento de obstrução no Congresso até a votação da PEC da prisão na segunda instância.
A orientação, no entanto, não vale para toda a bancada.
A deputada Clarisse Garotinho, filha do ex-governador, por exemplo, é contra a prisão em segunda instância.
Vale lembrar que o Pros fez parte da coligação da chapa presidencial encabeçada pelo petista Fernando Haddad no ano passado.

Amigos do Rei
13.11.19 08:44
A PF na Paraíba deflagrou nesta quarta-feira a Operação Amigos do Rei, que investiga desvios de recursos públicos em concessões irregulares de terrenos do INCRA.
Como revelou Crusoé em sua edição 75, ao ser demitido do posto de presidente do Incra, o general João Carlos de Jesus Corrêa afirmou que havia organizações criminosas instaladas no órgão e que o amigo do presidente Jair Bolsonaro e secretário do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, operava interesses escusos.
Leia a nota completa aqui.

Centrão obstrui
13.11.19 08:32
Os caciques do Centrão decidiram obstruir as pautas de interesse do governo, diz a Folha de S. Paulo.
Não, o objetivo não é obter a prisão em segundo grau.
O Centrão pretende sabotar os trabalhos legislativos “até que o Planalto pague todas as emendas prometidas durante as negociações da reforma da Previdência”.

STF azedo
13.11.19 08:07
“O clima azedou no STF com a liminar concedida pelo ministro Luiz Fux suspendendo processo disciplinar contra Deltan Dallagnol no CNMP”, diz a repórter policial de Folha de S. Paulo.
Ela conversou com Dias Toffoli ou com Gilmar Mendes?

Paulo Preto quer mais
13.11.19 07:30
Por Renan Ramalho
Insatisfeito com a retirada de um processo por lavagem da Lava Jato, Paulo Preto pediu a Gilmar Mendes que o caso também não vá para a Justiça Federal de São Paulo, como determinado no início de outubro pelo TRF-4.
Argumenta que o caso — no qual é acusado de operar propinas para a Odebrecht, com geração de dinheiro em espécie — vá para a Justiça Eleitoral, onde já tramita ação contra ele por supostos desvios da Dersa para abastecer campanhas do PSDB.

Bolsonaro sem rede
13.11.19 07:26
Carlos Bolsonaro se desconectou também das contas do pai.
As páginas do presidente nas redes sociais publicaram apenas dois posts em 24 horas.

“Você deveria ter sido meu vice, e não esse Mourão aí”
13.11.19 06:48
Jair Bolsonaro disse para o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança:
--“Você deveria ter sido meu vice, e não esse Mourão aí. Eu casei, casei errado. E agora não tem mais como voltar atrás.”
O príncipe comentou com a Folha de S. Paulo:
--“Basicamente, ele reconheceu publicamente o que estava nos bastidores. Eu entendo que no mundo político há muitas artimanhas, conspirações.”

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Quando se faz o inventário dos 100 anos da Revolução Russa, que incendiou o coração da juventude no mundo inteiro porque se baseava no poder retomado pelo povo que desbancara a aristocracia czarista, egoísta e alienada, percebe-se que as nações que provaram da poção milagrosa se dividem, muitas décadas depois, em os decepcionados, os arrependidos e os fanáticos.
Atualmente, a presença de um militante dessa causa perdida em países mais desenvolvidos é vista com a curiosidade com que se inspeciona uma peça que resistiu ao incêndio do museu. Nos países pobres, onde eles ainda desfilam com uma empáfia difícil de explicar, está a maioria dos sobreviventes desta autoflagelação, e ali se encontram os deprimidos em tratamento, e os incuráveis, ou seja, os fanáticos que envelheceram acreditando e, agora, não têm mais tempo, nem ânimo, para assumir que deu tudo errado.
E como deu! 
CLIQUE AQUI para ler tudo
Quarta-feira, às 11/13/2019 09:30:00 AM

É a Operação Highlander. O grupo criminoso tem sede em São José do Norte, RS
Pelo menos 100 policiais federais participam da operação contra uma organização criminosa que atua com tráfico internacional de drogas e armas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e no Uruguai.
São cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, sendo 15 deles em São José do Norte, no sul do Estado. Também há ordens judiciais nas cidades gaúchas de Rio Grande, Porto Xavier e Chuí.
Em Santa Catarina, a ação ocorre em Camboriú. Já no Mato Grosso do Sul, o foco é em Ponta Porã e em Bonito.

Segurança máxima na Esplanda dos Ministérios.

É esperada para esta quarta-feira a chegada dos líderes do Brics no Palácio do Itamaraty, às 19h30. Depois, às 20h30, haverá um jantar oferecido a essas lideranças.
O presidente Jair Bolsonaro tem encontro com o presidente da China, Xi Jinping, no fim da manhã. 
Eles almoçarão juntos e assinarão atos – cujo teor não foram divulgados. As 15h, haverá encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Por causa do evento, a Esplanada dos Ministérios (vias S1 e N1) e as vias adjacentes (S2 e N2) foram fechadas por 48 horas, a contar a partir de 00h desta 4ª feira. Assim ficará até às 24h de 5ª feira. As vias que dão acesso ao CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) foram fechadas entre 00h e 20h
Cinco ministros, congressistas e outras autoridades participaram na noite desta terça-feira de um jantar de integração e boas-vindas aos participantes da 11ª Cúpula do Brics, oferecido pela Frente Parlamentar do Brics no Clube do Exército, em Brasília.

A estatal boliviana YPFB informou à Petrobras que a crise no país pode afetar o fornecimento de gás.
A Sulgas, RS, só usa gás boliviano.

NO BLOG DO PERCIVAL PUGGINA
ESCRIBAS E FARISEUS
Por Percival Puggina (*) 
Artigo publicado terça-feira, 12.11.2019
Leitor escreve para trazer à reflexão a passagem do Evangelho de Lucas em que Jesus enfrenta os fariseus incomodados com o fato de ele curar enfermos no sábado, quando, segundo a Lei, era proibido trabalhar. ----“O que é permitido fazer no sábado – pergunta Jesus – o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la”?
A questão, muito bem lembrada, se encaixa perfeitamente nas razões alegadas pelos seis ministros do STF que decidiram abrir as portas das prisões restituindo à liberdade corruptos e corruptores, e esterilizando a Lava Jato. Diziam-se presos à literalidade dos preceitos, embora com tanta frequência passem por cima deles com o trator da própria vontade, gosto ou desgosto.
Essa desastrosa e desastrada composição do STF vive às turras com a Nação. Solta bandidos e atribui à iniciativa intenções didáticas, convicta de exercer um papel contramajoritário. De fato, com frequência, as posições que assume coincidem com pequena minoria da sociedade, mas ferem o senso moral da imensa maioria dos brasileiros. Boa parte da Corte se assemelha aos escribas e fariseus dos Evangelhos, que, em leitura desajuizada da lei, nem mesmo o bem se permitiam fazer...
Quem buscou avaliar o sentimento da população em relação à abertura das portas das prisões para a revoada dos rapinantes de colarinho branco, certamente pode perceber o efeito maligno da decisão do Supremo. O descrédito do brasileiro nas instituições em geral, na Constituição e na cúpula do Judiciário em particular é proporcional às disparatadas decisões das últimas semanas.
Não esqueçamos que dias antes do “liberou geral”, do “grito de carnaval da bandidagem” em 7 de novembro, a Corte havia acolhido a exótica pretensão de um corrupto que clamou pela prerrogativa de falar por último nas alegações finais do processo em que foi condenado. Com isso, já naquela decisão, abriram, na parede da cadeia, um buraco através do qual mais de uma centena de criminosos poderão voltar às ruas debochando da lei, rindo dos honestos. E o Brasil retorna à regra geral da impunidade, presente de fim de ano proporcionado pelo Supremo Tribunal Federal deste maltratado País.
Enquanto Lula discursava rufando tambores de guerra, eu pensava na necessidade de imprimir na escassa memória nacional que o desastre em curso só aconteceu devido à ação de tipos humanos tão impopulares e rejeitados quanto Dias Toffoli e Gilmar Mendes. O estrago todo só aconteceu porque ambos decidiram agir contra o que apoiavam e a apoiar o que rejeitavam. De caso pensado.
Já não nos basta um STF dividido na base de 6 x 5; temos, também, ministros com convicções fluidas, instáveis, cambaleantes. Conferem insegurança jurídica aos agentes da lei e esgrimam argumentos para conferir regalias jurídicas... à bandidagem. Com as palavras de Verdi no Rigoletto, são móveis “qual piuma al vento”.
O que motiva essas oscilações típicas de palanque de banhado fica ao juízo soberano dos leitores.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO PODER360
A petulância de Lula e Zé Dirceu, escreve Xico Graziano
Prisão tornou Lula e Dirceu obcecados
Lula poderia ter reconhecido que errou
Deixaram claro a essência de sua maldade
Pode aumentar violência e polarizaçãoLula e Dirceu 
Quarta-feira, 13.nov.2019 (quarta-feira) - 5h50
atualizado: 13.nov.2019 (quarta-feira) - 7h19
A petulância de Lula e Zé Dirceu, exposta logo ao saírem da prisão, mostrou a deformidade de suas mentes malignas. Surpreenderam-me totalmente, pois pensei que seriam circunspectos, maliciosos, ao deixar o xilindró. Confesso que senti medo.
Lula pisou para fora atirando contra Sergio Moro, atacando o “lado podre” da Polícia Federal, do Ministério Público, da Receita. Só poupou, óbvio, o STF. Gilmar Mendes, de quem já falara horrores por considerar seu pior algoz, virou seu maior herói.
Zé Dirceu, o estrategista mor, mal deixou as grades e já foi esclarecendo que o objetivo, agora, é retomar o governo. E firmou o DNA puro-sangue da tropa: “nós somos petistas, de esquerda, e socialistas”.
Pobre socialismo: com Fourier nasceu utópico, passou a histórico com Marx, tornou-se sanguinário com Stalin, e finalmente se depravou com a esquerda lulopetista e latino-americana. Acabou refúgio de bandidos.
Aprendi na vida que existem dois tipos de criminosos: aqueles que, por ira, esquentam a cabeça e cometem delitos, matam pessoas, queimam casas; e aqueles calculistas, frios, que premeditam maldades, organizam assassinatos.
Os primeiros se arrependem, confessam sua culpa, desculpam-se por seus atos insanos; os segundos, jamais reconhecem seus delitos, nunca assumem sua crueldade nem sentem remorso. Aqueles são mortais comuns, pecadores; estes sentem-se deuses, imortais.
Lula poderia deixar as grades assentindo, humildemente, que errou. Que em nome do poder permitiu aos companheiros, todos juntos, se excederem em seus atos, desaguando no assalto escancarado aos cofres públicos.
Talvez Lula fosse perdoado, se explicasse que foram tomados por uma espécie de cachaça coletiva, um torpor ideológico, levando-os da teoria da libertação aos demônios da corrupção. Aí, sem freios nem pruridos, mergulhados naquela lambança, caíram na sedução dos poderosos e se empolgaram com os charutos dos magnatas, os jatinhos dos 'slims', os 'romanês-conti' dos empreiteiros, ficaram amigos dos Gedeis, dos Cunhas…
Pode ser que Lula recebesse o beneplácito se fizesse uma autocrítica, qualquer que fosse. Mas não. A prisão tornou Lula e José Dirceu obcecados, como se tivessem cursado uma pós-graduação da safadeza. Quietos, meditaram em como aprimorar a sacanagem, mais “bolsas-família” para distrair o povo e poderem se locupletar em paz.
Ou teriam Lula e Zé Dirceu tido um desvario, uma alegria incontida que os retirou da realidade? Pode ser. Quando Lula declara que “meu coração só tem espaço para o amor, porque é o amor que vai vencer neste País”, pode ele ser lavado a sério, estaria ele lúcido? Farsante?
Talvez tenha sido melhor assim. Mostraram sua cara. Ao dispararem sua metralhadora deixaram claro a essência de sua maldade. Quem estava em dúvida, política ou existencial, por ter apoiado Jair Bolsonaro, se resolveu. PT nunca mais.
Veremos o desenrolar dos fatos. Poderá aumentar a violência entre as tribos mais aguerridas, e intolerantes, da esquerda e da direita. Tomara que não.
Poderá, noutro cenário, dissiparem-se as nuvens negras da tempestade lulista e o País, paradoxalmente, rechaçar a violência. Ao tonitruar do trovão sempre segue a calmaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA