PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 02/10/2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quarta-feira, 02/10/2019
JURISTAS PREVEEM ATÉ ANULAÇÃO DE ATOS DE JANOT
Terça-feira, 01/10/2019
A expectativa dos meios jurídicos é de avalanche de ações, nos tribunais, tentando a nulidade das denúncias do ex-procurador geral da República na Lava Jato. Criminalistas constroem a argumentação de que Janot mostra em seu livro atitudes reveladoras de desequilíbrio, como plano de matar o ministro Gilmar Mendes, além de ingerir bebida alcoólica com a equipe, durante o expediente, em seu gabinete na PGR.

SÓ UMA CHUVINHA
01/10/2019
O ministro Gilmar Mendes não acredita em “avalanche”, mas acha provável que argumentações do gênero sejam apresentadas.

DESEMPENHO PÍFIO
01/10/2019
Gilmar diz que denúncias de Janot têm sido “escrutinadas” na 2ª Turma do STF. 
- “Acho que só uma foi confirmada”, diz, puxando pela memória.

AFINANDO O DISCURSO
01/10/2019
A justificativa para a “dose de qualquer bebida” era restaurar “clima de harmonia” e destravar a “compreensão mútua” do que devia ser feito.

DF: MULTA AO AEROPORTO PODE CHEGAR A R$9 MILHÕES
01/10/2019
Além da decisão de fechar de uma vez por todas os stands de venda de assinaturas de revistas no aeroporto de Brasília, o Procon do Distrito Federal notificou a concessionária Inframérica para explicar seu papel, omisso, no esquema que há anos lesa milhares de consumidores, cujos dados dos cartões de crédito são apropriados sob a promessa de malas de viagem como brinde. O esquema, com características de estelionato, funciona impunemente em vários aeroportos do País.

TUDO DOMINADO
01/10/2019
Proibida pelo Procon-DF de vender assinaturas da Editora Três, a empresa mudou de nome, com as bênçãos cúmplices do aeroporto.

TUDO ARMADO
01/10/2019
Quando as pessoas percebem que foram enganadas e tentam cancelar a compra, não conseguem. O temor de perder o voo as fazem desistir.

MÃOS AO ALTO
01/10/2019
É inútil insistir em cancelar a assinatura por meio do telefone informado na hora da venda. Muitos levam meses até se livrar da tunga esperta.

POBRE PARÁ
01/10/2019
O presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdeci Tose, foi indicado ao cargo - que País maluco! -, pelo ex-senador Valdir Raup (MDB-RO), enroladíssimo na Lava Jato. Tose foi diretor do Basa em Rondônia.

PRISÃO FAKE
01/10/2019
Depois de fazer bullying com José Guimarães (PT-CE) sobre dólares na cueca e outras roubalheiras, Gilberto Alves Jr. e o deputado foram a uma sala da PF em Brasília e se acertaram. É falsa a informação de que teria sido preso, diz Gilberto: “ele não prestou queixa”.

DEVAGAR DEMAIS
01/10/2019
O general Joaquim Silva e Luna cumpriu apenas 30% da missão de transferir para Foz do Iguaçu os funcionários de Itaipu que trabalham no bem-bom de Curitiba, a 640km. Dos 142, somente 39 se mudaram.

FARRA FARMACÊUTICA
01/10/2019
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, recebia até 20 diárias por mês, mais de R$10 mil, para fazer a “viagem” de 20km entre Belém e Ananindeua, no Pará. Segundo o CFF, isso só ocorreu enquanto a legislação permitia. Ah, bom!

BUROCRACIA EXTREMA
01/10/2019
Ex-conselheira do Carf, a advogada tributarista Mírian Lavocat é uma das defensoras da simplificação e redução da atual carga tributária. 
- “O sistema brasileiro é extremamente complexo e extremamente caro”, diz.

MOBILIZAÇÃO PELA FOLGA
01/10/2019
Apesar do desbloqueio do MEC, professores da rede pública vão parar quarta e quinta, “pela educação”. A folga inclui “enforcar” a sexta. Os alunos pobres que se virem para compensar a perda de rendimento em relação aos alunos da rede privada, onde esse abuso não existe.

AJUSTE FINO
01/10/2019
O ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) comemorou o pagamento de bolsas de pesquisas graças a transferência emergencial de verba de fomento.
- “Tínhamos orçamento, mas não tínhamos limite”.

VÁRIOS BRASIS
01/10/2019
Dono da maior diversidade linguística da América Latina com mais de 250 língua e dialetos, além do Português, o Brasil sedia esta semana congresso sobre línguas originárias, com participantes de 80 países.

PERGUNTA NO ALTAR
01/10/2019
Lula quer continuar preso para escapar do casamento com a namorada de Itaipu?

NO DIÁRIO DO PODER
Senado aprova de goleada o texto-base da reforma da Previdência: 56×19
Eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores mais um
Redação
Terça-feira, 01/10/2019 às 23:12 | Atualizado às 23:50
Depois de quase quatro horas de sessão, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma a Previdência. Às 22h51, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado: 56 votos a favor, 19 contra e nenhuma abstenção. Eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores mais um, para aprovar o texto.
Alcolumbre pretendia concluir a tramitação do texto-base e dos destaques até as 22h. No entanto, o número de senadores que se inscreveram para discursarem, a maioria da oposição, atrasou o início da votação. A sessão começou às 16h, com a votação de outras matérias, mas os encaminhamentos do texto-base da PEC da Previdência só começaram às 18h50.
Pouco antes de encerrar a votação, o presidente do Senado disse que a reforma ajudará o País a recuperar a capacidade de investimento. 
- “A votação dessa reforma é a votação da consciência de um País que precisa ser reformado. Sem dúvida nenhuma essa é a reforma mais importante do Estado porque, sem ela, não seríamos capazes de fazer outras. O Estado brasileiro está capturado, sem condições de investimento. O Senado, a Câmara dos Deputados, dão demonstração de grandeza, de espírito público e do verdadeiro significado da democracia”, declarou.
O relator da PEC, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que a reforma é impopular, mas necessária para reequilibrar as contas públicas e permitir a retomada dos investimentos federais nos próximos anos.
- “O Brasil, na maneira que vai, dentro de aproximadamente dois anos, se não fizermos a reforma previdenciária, vamos chegar a um momento, já em 2021, em que a União não terá um tostão sequer para investimento. Vamos entrar numa era em que todos aqueles discursos proferidos aqui e aqueles desejos sonhados aqui ao redor da educação, da saúde e do emprego não poderão ser alcançados ou sequer que haja tentativa de alcançá-los”, disse Jereissati.

NO VER CAPAS
Quarta-feira, 02/10/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA