SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 04/9/2019

NO O ANTAGONISTA
O fundo da ORCRIM
Quarta-feira, 04.09.19 08:05
Nesta quarta-feira, os deputados devem dobrar o fundo eleitoral para 2020.
A brecha foi aprovada ontem à noite, na mesma proposta que permitiu o uso de dinheiro público para o pagamento de advogados dos criminosos condenados pela Lava Jato.
Não foi a única conquista da ORCRIM.
A partir de agora, só 50% das cotas mensais do fundo partidário poderão ser retidas para o pagamento de multas.

Bolsonaro volta a atacar a PF
04.09.19 06:13
Jair Bolsonaro, em sua conversa com a Folha de S. Paulo, voltou a atacar a PF.
Ele disse que já acertou com Sergio Moro a degola do diretor-geral, Maurício Valeixo:
- “Essa turma está lá há muito tempo, tem que dar uma arejada. Está tudo acertado com o Moro, ele pode trocar quando quiser (…). Ninguém gosta de demitir, mas é mais difícil trocar a esposa. Eu demiti o Santos Cruz, com quem tinha uma amizade de 40 anos.”
Ele explicou por que quer a demissão de Maurício Valeixo:
- “O motivo foi a troca de 11 superintendentes sem falar comigo. Fui sugerir para o Rio um de Manaus, aí teve essa reação toda. Isso é babaquice.”

Garotinho solto
04.09.19 07:39
O desembargador Siro Darlan, em plantão judiciário, mandou soltar Anthony Garotinho e Rosinha Matheus.

Roger Abdelmassih pede socorro ao STF
04.09.19 07:30
Roger Abdelmassih pediu ontem a Ricardo Lewandowski para voltar a cumprir a pena em casa.
No mês passado, a Justiça de São Paulo determinou seu retorno à cadeia por suspeita de fraude nas declarações sobre suas condições de saúde.
Ele já está internado no Hospital Penitenciário de São Paulo, mas a defesa agora diz que ele pode contrair uma infecção no local e desenvolver uma sepse.

Bolsonaro para Moro: “Se quiser sentar, senta”
04.09.19 07:24
Jair Bolsonaro disse ter conversado com Sergio Moro sobre a eventualidade de sua candidatura presidencial em 2022:
- “Já falamos, eu disse para ele que essa cadeira de super-homem é feita de kriptonita. Se quiser sentar, senta”.
Em seu encontro com a Folha de S. Paulo, Jair Bolsonaro descartou também que o Senado possa aprovar o nome de Sergio Moro para uma vaga no STF.

Futebol na pauta do STF
04.09.19 07:00
O STF decide hoje se derruba regras do Estatuto do Torcedor, de 2015, que condicionam a participação de times de futebol em campeonatos à regularidade da situação fiscal e trabalhista.
A regra foi suspensa em 2017 por Alexandre de Moraes, sob o argumento de que feria a autonomia de entidades desportivas, prevista na Constituição.

Gente civilizada só fuça em correspondência
04.09.19 06:58
Carla Zambelli está sendo atacada porque seu filho foi aceito em Colégio Militar sem passar por seleção. Ela justifica que é uma exceção cabível por questão de segurança.
No Twitter, Davi Miranda manifestou solidariedade:
- “Carla, temos nossas posições políticas bem distintas, em alguns momentos até debates fortes tivemos. Mas sei oq é receber um e-mail grotesco desses, falando das coisas mais importantes na nossas vidas, os filhos. Toda minha solidariedade a você nesse momento.”
Gente civilizada só fuça em correspondência alheia.

Ninguém enquadra o STF
04.09.19 06:32
A PEC que pretendia enquadrar o Supremo, restringindo decisões monocráticas, foi derrotada no Senado.
A proposta de Oriovisto Guimarães, do Podemos, recebeu 38 votos, 11 a menos do que o necessário.
A dupla Davi Alcolumbre e Renan Calheiros enterrou mais uma tentativa de delimitar o poder absoluto dos ministros do STF.

“Dinheiro público para bancar o Lula Livre”
04.09.19 05:31
O fundo partidário agora pode ser usado para pagar os advogados dos criminosos condenados pela Lava Jato.
A lei, aprovada ontem à noite, teve 263 votos a favor e 144 contra.
Marcel van Hattem comentou no Twitter:
- “ABERRAÇÃO!! DINHEIRO PÚBLICO PARA BANCAR O LULA LIVRE?! Acaba de ser aprovada uma lei que permite que partidos políticos paguem advogados para seus corruptos com dinheiro dos impostos! Palhaçada!!!”
O Novo apelidou-a de Lei Lula Livre. Mas pode chamá-la também de Lei Zanin.

“Empresas levavam a redação da MP pronta”
Terça-feira, 03.09.19 20:51
Por Renan Ramalho
Num trecho do depoimento em vídeo na delação premiada, Antonio Palocci contou como empresas levavam pronta a redação que queriam aprovar em medidas provisórias.
- “Eles trabalhavam intensamente até na redação. Muitas vezes empresas como a Odebrecht levavam a redação da MP que ela queria pronta.”
No início, disse ser muito comum que, em anos pré-eleitorais, os empresários procurem o governo para aprovar medidas de seu interesse em troca de doações eleitorais.
- “É muito comum, a um ano antes de uma eleição, o empresariado criar um tema de grande porte, normalmente tributário, para que ele possa na negociação desse tema trabalhar o financiamento das campanhas dos políticos com dinheiro público. Então você vai no Congresso, busca o benefício de 1 bilhão e doa 100 milhões. Na verdade, é uma forma de fazer com que a campanha futura seja paga com recurso público”, explicou.

Autoridades emitem toque de recolher na Flórida
03.09.19 20:08
Ainda que tenha sido rebaixado para a categoria 2 após ter atingido as Bahamas no último domingo, o furacão Dorian se aproxima dos Estados Unidos e apresenta elevados riscos, como registramos mais cedo aqui.
Na Flórida, autoridades já emitiram o comunicado oficial com o toque de recolher. No condado de Osceola, moradores não poderão sair de casa a partir das 23h de hoje. O alerta vale para todas as noites até novo aviso.
Os parques da Disney fecharam mais cedo nesta terça-feira, assim como boa parte do comércio em Orlando. As ruas começaram a esvaziar no início da tarde. Em supermercados da região, muita procura por água e mantimentos básicos.
Os ventos do Doria, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em Inglês) dos EUA, atingem 175 quilômetros por hora. Com riscos combinados de ventos, ondas e inundações, ele se desloca a uma velocidade de 4 quilômetros por hora rumo à costa leste americana. Além da Flórida, devem ser atingidas entre a noite de hoje e a próxima quinta-feira a Geórgia e as Carolinas do Norte e do Sul.
Centenas de voos foram cancelados. Voos saindo de Orlando com destino ao Brasil estão sendo remarcados desde ontem.
Nas Bahamas, a passagem do Dorian deixou 5 mortos.

Cid Gomes passa mal na tribuna do Senado
03.09.19 20:05
Cid Gomes teve uma queda de pressão enquanto concluía, na tribuna do Senado, a leitura de seu parecer sobre a distribuição de recursos do pré-sal entre a União, estados e municípios, informa o site Congresso em Foco.
O senador do PDT do Ceará não aguentou permanecer em pé e se sentou no piso da tribuna. Davi Alcolumbre suspendeu a sessão, e os senadores Otto Alencar e Rogério Carvalho –ambos médicos– atenderam o colega.
Cid teve de se deitar por alguns instantes, mas conseguiu voltar à tribuna para terminar a leitura do parecer. “Foi uma queda de pressão. Falta sangue na cabeça. E aí a solução é essa, deitar”, explicou na saída do plenário.

MP do Paraná dá parecer favorável à soltura de Vaccari
03.09.19 20:00
O Ministério Público Estadual do Paraná deu um parecer favorável a que João Vaccari Neto vá para o regime semiaberto, informa Bela Megale em O Globo.
A manifestação pela saída do ex-tesoureiro do PT do presídio em Curitiba no qual ele está detido há mais de quatro anos foi assinada pela promotora Dorenides Guerra Pires.
Na semana passada, Vaccari obteve indulto de uma condenação a 24 anos na Lava Jato. Agora, cabe ao juízo de execuções penais decidir se o petista poderá progredir de regime.

VÍDEO: Palocci delata empresários
03.09.19 19:26
Por Renan Ramalho
Em vídeo inédito da delação premiada, obtido por O Antagonista, Antonio Palocci narra como Marcelo Odebrecht, Benjamin Steinbruch e Rubens Ometto conseguiram parcelar o pagamento bilionário de impostos no Refis da Crise em 2009.
- “A Odebrecht combinou com Guido Mantega e me informou na época de pagar R$ 50 milhões por conta dessa operação. A Companhia Siderúrgica Nacional combinou e pagou R$ 14 milhões. Também Rubens Ometto pagou”, disse, se referindo às propinas destinadas ao PT.
O benefício foi aprovado em medida provisória e parte do dinheiro abasteceu a campanha de 2010. O vídeo detalha o depoimento escrito, cujo teor foi revelado por O Antagonista na semana passada.

Gebran: “A sentença não foi proferida pelo magistrado cuja imparcialidade se procura arranhar”
03.09.19 18:04
Na decisão contra o uso das mensagens roubadas pela defesa de Lula no processo do sítio de Atibaia, vale destacar o que desembargador João Pedro Gebran Neto disse em relação a Sergio Moro, sem citar o nome do ex-juiz da Lava Jato:
“Por derradeiro, deve ser assinalado que a sentença, cujas apelações pendem de exame nesta Corte, não foi proferida pelo magistrado cuja imparcialidade se procurar arranhar nas notícias jornalísticas, bem como que o exame que se fará decorre recai sobre os argumentos da partes e sobre as provas que estão encartadas nos autos, e não sobre pretensos diálogos interceptados ilegalmente que em nada contribuem para o deslinde do feito.”
Lula foi condenado pela juíza Gabriela Hardt.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA