QUINTA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 08/8/2019

NO O ANTAGONISTA
Guedes quer transferir Coaf para o Banco Central
Quinta-feira, 08.08.19 14:50
Paulo Guedes estuda transferir o Coaf, vinculado ao Ministério da Economia, para o Banco Central, informa a Folha.
Por um lado, seria uma tentativa de colocar fim à pressão pela troca de comando do órgão.
Por outro, ao dar celeridade ao projeto que dá autonomia ao Banco Central, seria uma forma de garantir “blindagem política ao Coaf”, que hoje é alvo de uma “guerra entre instituições”, teria dito Guedes a aliados.

Câmara se prepara para votar (logo) ‘abuso de autoridade’
08.08.19 14:33
Por Diego Amorim
O Antagonista avisou, antes do recesso parlamentar (veja aqui), que líderes partidários estavam pressionando Rodrigo Maia para votar o projeto de abuso de autoridade, aprovado no Senado às pressas, antes ou logo depois da reforma da Previdência.
Ficou para “logo depois”, possivelmente já na semana que vem.

Vale tudo para ter Dudu na embaixada em Washington?
08.08.19 14:22
Por Diego Amorim
Davi Alcolumbre está insaciável.
O Antagonista apurou que, além de garantir indicações ao Cade, o presidente do Senado quer ter poder na Apex, agência que é alvo de disputas desde o início do governo Bolsonaro.
A busca por espaços por parte de Alcolumbre ocorre exatamente no momento em que a reforma da Previdência chega ao Senado, que deverá também avalizar ou não a possível indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, para a embaixada brasileira em Washington.
Leia também:
Já que Jair Bolsonaro gosta tanto de metáforas amorosas, podemos dizer que o presidente está em lua de mel com Davi Alcolumbre.
Os dois se aproximaram muito nas últimas semanas…

Doleira é intimada por ensinar como tirar tornozeleira
08.08.19 14:01
Por Renan Ramalho
A doleira Nelma Kodama foi intimada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, de Curitiba, por ter divulgado um vídeo nas redes ensinando como retirar a tornozeleira eletrônica.
Ela teve a pena na Lava Jato perdoada por um indulto, mas o juiz advertiu que, como colaboradora da Justiça, “presta um desserviço à sociedade brasileira”.
“A atitude, longe de perpassar pela liberdade de expressão, a todos assegurada constitucionalmente, configura inegável comportamento antiético e ofensivo à dignidade de justiça”, escreveu o juiz.

O temor do ‘superencarceramento ainda maior’ com o pacote anticrime de Moro
08.08.19 12:16
É muita gente em Brasília fazendo de tudo para melar o pacote anticrime de Sergio Moro (leia também aqui).
Em audiência pública para debater a proposta — conduzida nesta manhã, na CCJ, pelo senador petista Paulo Rocha –, o representante do Instituto dos Advogados Brasileiros, Márcio Gaspar Barandier, se mostrou bastante preocupado com um “superencarceramento ainda maior” no Brasil.
Sobre esse assunto, vale reler post publicado aqui por Felipe Moura Brasil em novembro do ano passado:
Gilmar Mendes, como registramos, já havia dito na sessão de ontem do STF que o indulto a corruptos visa evitar a explosão do sistema penitenciário.
Ricardo Lewandowski, reforçando a tentativa de legitimar a moralidade e o interesse público do decreto de Michel Temer, citou na sessão de hoje que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com um total, segundo ele, de 720 mil presos.
Este ranking é feito pelo…

Bolsonaro pede para Moro “dar uma segurada” no pacote anticrime
08.08.19 13:20
O pacote anticrime de Sergio Moro é uma das bandeiras do governo e deveria ser tratado como prioridade absoluta. Ao que parece, pelo que disse hoje, Jair Bolsonaro não pensa assim.
O presidente afirmou que a tramitação da proposta não pode atrapalhar o andamento das reformas no Congresso.
- “Tem que conversar com o Moro. Teve alguma reação do Parlamento e você não pode causar turbulência. Lamento, mas tem que dar uma segurada”, disse Bolsonaro.
- “Eu não quero pressionar e atrapalhar, tumultuar lá [no Congresso]. Tantas outras propostas e não enviamos para não atrapalhar a Previdência. Quando manda uma proposta para lá, já tem alguns deputados e senadores que passam a ser contra uma proposta minha. É natural, fiquei 28 anos lá dentro. ‘Olha, se essa proposta for para frente, eu não voto a Previdência’. É o jogo, tem que saber jogar.”
Bolsonaro pediu “paciência” ao ministro. 
- “Moro está vindo de um meio onde ele decidia com uma caneta na mão. Agora não temos como decidir de forma unilateral. E temos que governar o Brasil”, afirmou.
- “Entendo a angústia dele em querer que o projeto dele vá para frente. Entendo, mas nós temos que diminuir o desemprego, fazer o Brasil andar, abrir o nosso comércio. Sabemos que uma pressão em cima da reforma dele agora atrapalha um pouco a tramitação dessa ‘reforma-mãe’. Eu tenho falado com ele. Um pouco mais de paciência.”

O pacote antricrime não atrapalha as reformas, diz relator
08.08.19 13:42
Por Cezar Feitoza
O relator do pacote anticrime no grupo de trabalho que analisa a proposta na Câmara, Capitão Augusto, soube por O Antagonista que Jair Bolsonaro pretende brecar a tramitaçãodo projeto para não “atrapalhar” o andamento das reformas no Congresso.
O coordenador da bancada da bala disse estar “espantado” com a declaração do presidente, por entender que a proposta de Sergio Moro seria priorizada após a aprovação da reforma da Previdência na Câmara.
- “Todo mundo está aguardando chegar a nossa vez. Eu pretendo dar um digerida nisso para, na segunda ou terça, conversar com o Rodrigo [Maia] e o governo para manter o pacote do Sergio Moro, porque, na minha visão, não atrapalha.”
E concluiu, sobre a possibilidade de o pacote ficar para o próximo ano:
- “A reforma tributária vai ocupar mais dois meses do calendário, e ainda tem a PEC paralela [da reforma da Previdência] no Senado. Em dois meses, é fácil aprovar várias partes do pacote anticrime […] Ano que vem é ano eleitoral, é muito mais complicado. Pouca gente quer se comprometer a pautas que geram discussão. A bancada da segurança é tão forte que conseguimos aprovar com muita facilidade [o pacote no plenário].”

‘Fato público e notório’ que Eike transferiu patrimônio aos filhos após investigações, diz Bretas
08.08.19 13:23
No despacho em que determinou busca e apreensão em endereços dos filhos de Eike Batista, Olin e Thor, o juiz Marcelo Bretas diz ser “fato público e notório” que o empresário — preso hoje novamente –, após fatos criminosos investigados, transferiu parte relevante de seu patrimônio aos herdeiros.
“Muito provavelmente com a finalidade de se furtar ao cumprimento das obrigações junto aos seus credores”, acrescentou o magistrado.
Diante do que chama de “aparente sucessão e/ou confusão patrimonial”, Bretas decidiu ser necessário que o bloqueio de bens e valores atinja o patrimônio dos filhos de Eike, “tendo em vista que tal patrimônio se constituiu substancialmente por doações e transferências de valores e ativos de seu pai, durante e logo após da prática dos crimes ora investigados”.
Confira clicando AQUI a íntegra do despacho assinado por Marcelo Bretas.

“Meu maior aliado, por incrível que pareça, não é o Guedes. Chama-se Jair Bolsonaro, a favor de privatizações”
08.08.19 13:10
Em evento do BTG Pactual em São Paulo, o secretário especial de Desestatização, José Salim Mattar Júnior, disse hoje que seu maior aliado para avançar com as privatizações é Jair Bolsonaro, não Paulo Guedes.
- “Todos sabem do meu passado: eu queria privatizar tudo. Quando o Paulo me chamou para a secretaria, disse: ‘Salim, vamos vender tudo aquilo que for possível’. Achei divertido reduzir o tamanho do Estado”, contou ele, segundo registro do Valor. 
- “Meu maior aliado, por incrível que pareça, não é o Guedes. Chama-se Jair Bolsonaro, a favor de privatizações.”
- “Já foi Pasadena, a distribuidora de gasolina do Paraguai, a distribuidora de gás de Montevidéu, BR Distribuidora, TAG. A Liguigás será dentro de alguns dias”, acrescentou.
- "O maior desafio nesses processos", ponderou o secretário, "será a resistência do Congresso."

Operação Miopia, da PF, apura lavagem de R$ 6,5 bilhões
08.08.19 12:49
A PF e a Receita Federal deflagraram hoje a Operação Miopia, que busca desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Segundo os investigadores, as contas bancárias de empresas controladas pelo grupo criminoso movimentaram mais de R$ 6,5 bilhões entre 2010 e 2018.
A PF cumpre 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo.

A vida de Lula em Curitiba, onde permanece por decisão do STF
08.08.19 12:46
Ontem o STF usurpou o papel do TRF-4, derrubou a decisão da juíza Carolina Lebbos e manteve Lula em um quarto especial no quarto andar da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena há um ano e quatro meses.
A Folha fez uma matéria para relembrar como é a vida do condenado por lá.
Lula tem à disposição armário, aparelho de TV, rádio e esteira ergométrica. Um isopor é usado para armazenar alimentos. E, no corredor, há um frigobar.
Três vezes por semana, o petista recebe seus advogados — duas vezes por dia e no próprio quarto. Nas quintas-feiras, pode ficar com familiares do começo da manhã até o meio da tarde.
Ele também pode tomar sol em uma área que antes era usada como fumódromo.

O PT e ‘todo o esforço’ para atrasar a Previdência (e o País)
08.08.19 12:27
A reforma da Previdência chegará ao Senado daqui a pouco, como registramos.
O líder do PT, Humberto Costa, avisou que a oposição vai se articular para atrasar a tramitação da proposta, que deverá ser concluída em até 60 dias.
- “Naturalmente, vamos fazer todo esse esforço para impedir que isso aconteça”, disse ele, sem constrangimento, à Rádio Senado.
O PT atrasa a Previdência e o País.

Fora da agenda, mais um encontro com candidato à PGR
08.08.19 12:18
Apesar de ter dito que não pretendia ter novas reuniões com possíveis candidatos à PGR, Jair Bolsonaro esteve hoje com o subprocurador Paulo Gonet, apontado como um nome que corre por fora para suceder Raquel Dodge.
Ele foi levado ao Palácio do Planalto pela deputada Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal, e pelo ministro do TCU Walton Alencar, informa O Globo.
Gonet já foi sócio do ministro Gilmar Mendes, do STF.
A reunião com o subprocurador não constava inicialmente da agenda da Presidência da República nesta quinta-feira.

Querem “taxar de ruim algo que é totalmente legal”, diz Deltan
08.08.19 12:03
Deltan Dallagnol respondeu, pelo Twitter, às reportagens publicadas hoje pela Folha e pelo UOL com um novo lote de mensagens roubadas atribuídas a ele e a procuradores da Lava Jato.
“Mensagens de origem criminosa e que não são autênticas são usadas para taxar de ruim algo que é totalmente legal e bom para a sociedade”, escreveu Deltan.
Sobre uma uma palestra na Fiesp, em 2017, cuja renda foi revertida para a Apae de Curitiba, Dallagnol afirmou:
“As palestras de alguns integrantes da força-tarefa para a Apae, gratuitas e beneficentes, promoveram a cidadania e a luta contra a corrupção.”

Moro diz ao STF que não determinou destruição de provas
08.08.19 11:48
Em despacho endereçado ao ministro Luiz Fux, do STF, Sergio Moro afirmou que não deu qualquer determinação para que o material colhido com hackers presos pela PF fosse destruído.
O PDT apresentou uma ação no STF, a partir da qual Fux proibiu a destruição das provas.
“Esclareço que este ministro da Justiça e Segurança Pública não exarou qualquer determinação ou orientação à Polícia Federal para destruição do indicado material ou mesmo acerca de sua destinação, certo de que compete, em princípio, ao juiz do processo ou ao próprio Poder Judiciário decidir sobre a questão, oportunamente”, diz Moro no documento.
Moro prossegue:
“Nessa linha, a afirmação constante na inicial, de que este ministro teria informado a uma das vítimas que o ‘material obtido vai ser descartado’, é apenas um mal-entendido quanto à declaração sobre a possível destinação do material obtido pela invasão criminosa dos aparelhos celulares, considerando a natureza ilícita dele e as previsões legais. Evidente, porém, que a decisão quanto a ele competirá à autoridade judicial, com oitiva e participação das partes do processo, e não do ora subscritor.”

“Tolerar o afastamento de Dallagnol equivale a ser conivente com corruptos”
08.08.19 11:26
A associação MP Pró-Sociedade divulgou nota em defesa de Deltan Dallagnol.
O texto diz que o “establishment opera para destruir a luta contra a corrupção e garantir que [essa luta] nunca mais seja viável”.
“Tolerar o afastamento de Deltan Dallagnol, membro do Ministério Público que simboliza o combate à corrupção, equivale a ser conivente com corruptos, com a cleptocracia, com a vitória do mal.”
A entidade também afirma que “seria ato ilegal e inconstitucional” o afastamento de Dallagnol “com base em dados telemáticos ilicitamente obtidos, inclusive, sem qualquer tipo de perícia que comprove a veracidade ou não das informações ali contidas: até porque inviável constitucional e tecnicamente.”

Aras ganhou “pontinho positivo” para PGR, diz Bolsonaro
08.08.19 11:07
Jair Bolsonaro disse hoje que analisa cinco nomes para indicar o sucessor de Raquel Dodge na PGR.
O presidente indicou, no entanto, que Augusto Aras está um pouco à frente dos demais.
- “Tenho cinco nomes entre os mais cotados. Quem quer que seja apontado por mim vai levar tiro de .50 [da imprensa]. Veio uma matéria em O Antagonista, citando a Folha, criticando o Augusto Aras. Então eu vou dizer à Folha e ao Antagonista que Augusto Aras ganhou um pontinho mais positivo”, afirmou Bolsonaro.
Como informamos mais cedo, Aras já defendeu até o MST.

Público e privado
08.08.19 10:42
A ala mais beligerante do bolsonarismo promete passar um pente-fino nos acordos do MEC com o IDP, de Gilmar Mendes.
Preparem-se para a guerra...

O que os crimes atribuídos a Eike têm a ver com você
08.08.19 10:39
O que você tem a ver com a provável atuação ilegal de Eike Batista e seu sócio no mercado financeiro?
O juiz Marcelo Bretas, em seu despacho da Operação Segredo de Midas, desdobramento da Lava Jato, explicou:
“Os crimes, se confirmados, causaram prejuízo imensurável para a coletividade, uma vez que, além da relação direta dos investidores que sofrem prejuízo com as operações de manipulação de mercado, também há a lesão à economia do País que se torna menos eficiente.”
Recentemente, setores da imprensa já estavam voltando a tratar Eike como “um grande visionário”.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Estas mensagens todas já estão em poder da Polícia Federal, que recebeu denúncia enviada pelo MPF, conforme documentação e reclamação feita pessoalmente pelo youtubber Miguel Pagano.
Clique em cima para ampliar e ler melhor.
O leitor perceberá que ninguém esconde o nome e nem a cara.
Ali estão ameaças explícitas contra a vida do presidente Jair Bolsonaro, que visitará Pelotas na segunda-feira próxima. Uma das postagens fala em atentado a faca e outra ameaça explodir o palanque com o uso de bombas Molotov.
A página do Facebook é assinada como Grupo Ufpel (Universidade Federal de Pelotas). A Ufpel desautoriza o seu nome e diz que não tem nada com o caso.
A PF recebeu o material ontem mesmo.
Quinta-feira, 8/08/2019 01:14:00 PM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Os números que demonstram que a defesa de Lula usou e abusou do STF no caso do Triplex
Quinta-feira, 08/08/2019 às 15:07
81 recursos de Lula só no caso do tlipex, digo, tliprex, digo, tiprex, digo, tripex, digo... desisto hahaha. Ainda entra para o Guinness World Records.
E com que dinheiro tudo isso é pago?
Confira:
10 habeas corpus, 9 agravos de decisão de recursos especial e extraordinário, 5 recursos especiais, 5 recursos extraordinários, 3 agravos em habeas corpus, 3 agravos internos em habeas corpus, 3 exceções de suspeição criminal, 2 mandados de segurança, 2 embargos de declaração, 1 recurso criminal em sentido estrito, 1 apelação criminal, 1 embargo de declaração contra acórdão, 1 embargo de declaração em embargos de declaração, 1 agravo regimental, 7 habeas corpus, 3 agravos regimentais, 2 agravos em Recurso Especial, 1 reclamação, 1 embargo de declaração, 1 pedido de reconsideração, 1 pedido de tutela provisória, 1 recurso extraordinário ao habeas corpus, 4 agravos regimentais, 2 reclamações, 2 habeas corpus, 1 ação civil originária, 1 embargo de declaração em habeas corpus, 1 petição, 1 recurso extraordinário com agravo, 2 exceções de suspeição criminal, 1 embargo de declaração, 1 exceção de incompetência criminal, 1 incidente de falsidade criminal.
Por Lucia Sweet
Jornalista

É fácil pegar e desmascarar o Verdevaldo
08/08/2019 às 14:16
É fácil pegar o suposto “jornalista”, não laureado com um prêmio Pulitzer fake, que ele nunca recebeu.
Basta investigar a sua produção de vídeos pornôs e verificar se ele usava menores de idade, por exemplo.
Só não entendo a extrema imprensa mainstream não desmascarar esse ser tenebroso do bas fond.
Por que escondem o passado nada edificante do gringo e do seu marido deputado?
E a Rede pedindo e obtendo habeas corpus ao STF, que caiu nas mão de Gilmar Mendes (quanta “coincidência”) e que PROÍBE a PF, COAF e outros órgãos de investigar o receptador de produto de crime?
Eu sempre achei muita “sorte” a Marina ter desistido de viajar de jatinho com Eduardo Campos no dia fatídico do acidente que o matou, como estava programado, por ter preferido viajar de ônibus.
Já dizia Shakespeare:
There are more things in heaven and earth, Horatio,
Than are dreamt of in your philosophy.
(Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que foram sonhadas na sua filosofia).
Links para os vídeos pornôs na matéria do repórter investigativo - o melhor da atualidade - Oswaldo Eustáquio.
Isso é prova.
Assista se tiver estômago.
Eu não tive.
Por Lucia Sweet
Jornalista

“É o PT que está decidindo o que acontece no STF", dizia Hélio Bicudo, ex-petista (Veja o Vídeo)
08/08/2019 às 11:24
Nesta quinta-feira (08), o célebre jurista Modesto Carvalhosa, responsável por protocolar o pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, publicou em suas redes sociais sua indignação com a decisão da Corte de derrubar o que havia deliberado a juíza Carolina Lebbos, suspendendo a transferência do ex-presidente Lula, de Curitiba para São Paulo.
Em sua publicação, Modesto relembrou uma citação de Hélio Bicudo, que foi no passado um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, mas, em 2005, desfiliou-se do partido, passando a criticá-lo com veemência, notadamente depois do Escândalo do Mensalão e que, em 2015, foi responsável por protocolar o pedido de impeachment de Dilma Rousseff:
“É o PT que está decidindo o que acontece no STF. Quem foi que colocou esses ministros no Tribunal? Foi o PT. Eles não irão julgar nada contra o PT” - dizia Bicudo.
Para Modesto, o STF concede a Lula um tratamento "arqui-privilegiado ao grande chefe cleptocrata". Veja a publicação completa, seguido de um vídeo do jornalista José Nêumanne compartilhado pelo jurista:
"O Supremo Tribunal de Lula
O STF, ontem, achou melhor contrariar a juíza Carolina Lebbos e decidiu que Lula tem de continuar em sua equipada sala de despachos políticos de Curitiba.
Inacreditavelmente, os ministros do STF atravessaram a pauta do dia para, em apenas 40 minutos e por 10 a 1, continuar concedendo tratamento prisional arqui-privilegiado ao grande chefe cleptocrata. Para tanto, Dias Toffoli abandonou a sessão e recebeu a visita de deputados petistas e do Centrão, conduzidos por Fernando Haddad - por sinal seu velho companheiro desde os tempos de política estudantil - todos muito preocupados com o líder maior da Central Única da Corrupção.
Em horas assim, é impossível esquecer as palavras de meu saudoso amigo Hélio Bicudo:
“É o PT que está decidindo o que acontece no STF. Quem foi que colocou esses ministros no Tribunal? Foi o PT. Eles não irão julgar nada contra o PT”.
E como lapidarmente afirma Augusto Nunes, Lula não é um preso político mas um político preso e como tal deve ser tratado.
O grande jornalista José Nêumanne traduz em seu vídeo (https://youtu.be/Mj_GG_YnTQ0) de ontem a indignação do povo brasileiro pela transformação do STF em, como diz Josias de Souza, STL - Supremo Tribunal de Lula.
Ontem foi mais um dia de Vergonha Nacional."
Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA