Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 26/8/2019

NO VER CAPAS
Segunda-feira, 26/8/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil







NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DESMATAMENTO BATEU RECORDE NO GOVERNO LULA
Segunda-feira, 26/08/2019
Dados do INPE revelam que a Amazônia teve 125 mil quilômetros quadrados desmatados nos 8 anos do governo Lula. O recorde foi em 2004, quando o INPE registrou em apenas um ano desmatamento de 27,7 mil quilômetros quadrados, equivalente ao Estado de Alagoas, sem que tenham sido ouvidos protestos de ONGs ou líderes europeus. O Instituto Imazon diz que nos últimos 12 meses foram desmatados 5 mil km2, 66% a menos que a média anual do governo Lula.

QUEDA LIVRE
26/08/2019
A média anual de 15,6 mil quilômetros quadrados desmatados na era Lula caiu para menos da metade, 6,3 mil, entre 2011 e 2018.

MENOR POSSÍVEL
26/08/2019
O menor registro de desmatamento na Amazônia Legal, diz o INPE, ocorreu em 2012, quando foram destruídos 4,5 mil km2 de matas.

CRISE FAKE
26/08/2019
Se mantiver o ritmo dos últimos meses até o final do ano, o governo Bolsonaro terá o terceiro melhor resultado da série histórica do INPE.

TÁ EXPLICADO
26/08/2019
A manipulação de números, utilização de fotos antigas ou mesmo de outros locais, evidenciam o interesse comercial ou político na crise.

PRESIDENTE ANALÓGICO
26/08/2019
O pronunciamento em rede de rádio e TV pode significar a “rendição” de Bolsonaro a formas convencionais ou “analógicas” de comunicação. Ainda é a melhor maneira de um presidente da República falar ao País.

RECIPROCIDADE DÓI
26/08/2019
Um País com mais de 200 milhões de pessoas, como o Brasil, é um mercado atraente para qualquer parceiro comercial. Boicote a produtos brasileiros pode render retaliação idêntica, e todos sairiam perdendo.

FESTA NO SUPREMO
26/08/2019
Nomeado por Lula, o ministro Dias Toffoli irá completar dez anos no Supremo Tribunal Federal em 23 de outubro. Se quiser, poderá ficar mais 23 anos, até 2042. Amigos tentam convencê-lo a fazer um festão.

QUE VERGONHA
26/08/2019
A deputada Rosana Lessa (PSB-SP) deu a cara e votou pela reforma da Previdência, mesmo ameaçada pelo partido. Delinquentes, que nunca terão sua coragem, escondem-se no anonimato para insultá-la nas redes sociais e persegui-la nas ruas. O PSB faz ouvidos moucos.

ESSES ALEMÃES…
26/08/2019
A ONG Mighty Earth denunciou a lorota de produtores alemães de salsichas supostamente “sustentáveis”: a soja que alimenta o gado vem de áreas desmatadas no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai etc.

OLHA O QUE VENDEM
26/08/2019
Inseticidas, fungicidas e herbicidas totalizam 12,5% das exportações da França, e o Brasil tem importado essas porcarias em volume cada vez menor. Mas importamos também peças para carros e medicamentos.

NEM AÍ
26/08/2019
Há pelo menos 461 mil brasileiros para os quais essa discussão sobre queimadas na Amazônia é secundária. São os que conseguiram deixar as filas do desemprego desde o início do ano.

OPORTUNISMO, PARTE II
26/08/2019
Amanhã já faz uma semana e até agora, que surpresa, não apareceu cineasta oportunista anunciando a produção de um filme sobre o “pobre rapaz” que sequestrou 37 pessoas e acabou “assassinado” pela Polícia.

PENSANDO BEM…
26/08/2019
...na semana dominada por queimadas, o filho do presidente que quer ser embaixador virou “queimação” secundária.

NO DIÁRIO DO PODER
PF vai investigar grupo a usado de planejar atear fogo em floresta
Mais de 70, entre sindicalistas, produtores, comerciantes e grileiros teriam combinado, pelo WhatsApp
Redação
Domingo, 25/08/2019 às 16:41 | Atualizado às 20:53
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou hoje (25), em postagem no Twitter, que a Polícia Federal (PF) vai investigar integrantes de um grupo acusado de planejar e atear fogo em áreas de floresta entre os municípios de Altamira e Novo Progresso, sudoeste do Pará, no último dia 10 de agosto, data que chegou a ser batizada, por produtores rurais da região, como “dia do fogo”. O caso foi denunciado em uma reportagem da revista Globo Rural.
“Fui contatado hoje mesmo pelo PR @jairbolsonaro sobre o fato e solicitando apuração rigorosa. A Polícia Federal vai, com sua expertise, apurar o fato. Incêndios criminosos na Amazônia serão severamente punidos”, afirmou o ministro.
Mais de 70 pessoas, entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros combinaram, por meio de um grupo de WhatsApp, incendiar as margens da BR-63, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao estado de Mato Grosso.
Notícias Relacionadas
De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a apuração da PF deve se concentrar sobre o caso denunciado na matéria da revista Globo Rural.
MPF no Pará apura denúncia
Na última quinta-feira (23), o Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que está investigando o aumento de queimadas na mesma região, incluindo uma denúncia semelhante de incêndios criminosos. De acordo com o MPF, o procurador da República, Paulo de Tarso Moreira Oliveira apura a convocação, divulgada em jornal de Novo Progresso, supostamente por fazendeiros, para um “dia do fogo”, em que os produtores rurais incendiariam grandes áreas de floresta. O dia previsto para a manifestação também seria 10 de agosto.
Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram aumento significativo de queimadas no dia 10 de agosto, com o registro de 124 focos de incêndio, aumento de 300% em relação ao dia anterior. No dia seguinte, foram registrados 203 focos. Em Altamira, os satélites detectaram 194 focos de queimadas em 10 de agosto e 237 no dia seguinte, um aumento de 743% nas queimadas.

G7 isola Macron e Merkel afirma que vai telefonar a Bolsonaro na próxima semana
Chefe do governo alemão diz que não quer que o presidente do Brasil ache que estão contra ele
Redação
25/08/2019 às 15:15 | Atualizado às 15:23
Durante uma das reuniões da 45ª conferência de cúpula do G7, a chefe de governo alemã, Angela Merkel, aparece em vídeo, divulgado pela Bloomberg, afirmando que ligará para o o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, na próxima semana, “para que ele não tenha a impressão de que estamos trabalhando contra ele”. 
O primeiro-ministro inglês Johnson diz em seguida que acha isso “importante” e até o francês Emmanuel Macron, que tem feito discursos públicos agressivos contra o Brasil, expressa seu apoio à ligação. “Eu vou ligar”, confirmou Merkel.
Além de Merkel e Macron, também estavam à mesa o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o premiê italiano, Giuseppe Conte.
Macron – que ficou isolado no discurso agressivo contra o Brasil – afirmou depois, em entrevista, que acordaram sobre o envio de ajuda aos países afetados pelos incêndios na Região Amazônica “o mais rápido possível”. O G7 nem sequer levou em conta sua proposta de boicote a produtos brasileiros.
Embora 60% da Região Amazônica se situem no Brasil, a maior floresta do mundo também se estende por oito outros países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, e até mesmo o departamento ultramarino da França, Guiana Francesa.
Macron, que enfrenta problemas de aprovação dos franceses está em plena campanha eleitoral municipal, também ameaçou não ratificar o acordo de livre-comércio assinado entre a União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)