Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 19-7-2019


NO O ANTAGONISTA
A aposta de Alcolumbre
19.07.19 08:26
Davi Alcolumbre se acertou com Jair Bolsonaro.
Segundo a Crusoé, seu primeiro compromisso será ajudar o governo a aprovar Eduardo Bolsonaro, o filho 03, como embaixador. A aposta na cúpula do Congresso é de que ele conseguirá.
Ao se aproximar do Planalto, ele quer a moeda que de fato pode transformar a maioria independente do Senado em governista: o acesso aos recursos federais para as bases eleitorais com vistas às eleições municipais do próximo ano.
Alcolumbre terá como seu braço-direito um político insaciável, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB.
Leia a reportagem completa aqui.

A anistia geral de Toffoli
19.07.19 08:47
Dias Toffoli, segundo Merval Pereira, “pretende conversar com seus colegas para ver as condições de antecipar o julgamento do compartilhamento de provas em investigação criminal, marcado para novembro (…).
A tese dos advogados dos investigados é que os processos não poderão ser retomados, mesmo com a autorização judicial, pois os dados já revelados invalidam as provas.
Por essa tese, o senador Flavio Bolsonaro, cuja investigação pelo Ministério Público Federal do Rio motivou o recurso que foi o estopim da decisão de Toffoli, ficaria livre da investigação.”

Fulanizando a homofobia
19.07.19 09:03
Dias Toffoli tentou explicar ao Estadão por que sua decisão sobre o Coaf, que ele próprio havia adiado alguns meses atrás, tornou-se tão urgente depois do pedido de Flávio Bolsonaro:
“A minha decisão não é fulanizada. Houve uma provocação, mas eu já vinha refletindo sobre isso havia algum tempo. Até já tinha conversado com algumas pessoas, de que estava havendo um abuso. Cheguei a pautar, mas, depois, em razão do julgamento da homofobia e de outros que tomaram muito a pauta do primeiro semestre, acabei adiando.”

Terrivelmente lulista?
19.07.19 09:13
André Mendonça, candidato à vaga de ministro “terrivelmente evangélico” do STF, já foi também terrivelmente lulista.
Em artigo publicado na Folha de Londrina, em 30 de outubro de 2002, e repescado agora pelo UOL, o atual Advogado-Geral da União comemorou a vitória de Lula, dizendo:
“O fato é notório e não admite discussões e assim o coração do povo se enche de esperança, o mundo nos assiste com um misto de surpresa e admiração, embora alguns confiem desconfiando, mas certamente convictos que o Brasil cresceu e seu povo amadureceu, restando consolidada a democracia não só porque o novo presidente foi eleito pelo povo, mas porque saiu do próprio povo.”

“Está vingando um acordão?”
19.07.19 09:20
A pergunta que se faz em Brasília, segundo Eliane Cantanhêde, é se a decisão de Dias Toffoli resulta de um acordão entre Jair Bolsonaro e franjas do lulismo:
“Indicado pelo ex-presidente Lula para o Supremo, Toffoli foi advogado do PT e é amigão do ex-ministro José Dirceu, condenado tanto no Mensalão quanto no Petrolão. E sua decisão de agora beneficiou diretamente Flávio Bolsonaro, senador do PSL e filho ‘01’ do presidente Jair Bolsonaro.
Logo, a pergunta que passou a circular por corredores e gabinetes é se, enfim, está vingando um acordão.”

PF nas ruas no Amazonas, DF e São Paulo
19.07.19 09:34
A PF deflagrou nesta manhã a Operação Vertex, uma nova etapa da Operação Maus Caminhos, que investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Os agentes cumprem 09 mandados de prisão temporária, 15 de busca e apreensão, 18 de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas e 7 de sequestro de bens e imóveis.
A operação está sendo executada no Amazonas, no Distrito Federal e em São Paulo.
A investigação foi desmembrada pelo STF em função dos indícios de recebimentos de vantagens indevidas por um ex-governador que, por exercer o cargo de senador, poderia ter direito ao foro privilegiado.

Delegado da PF é oficializado como presidente da Funai
19.07.19 09:43
A edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União confirma a nomeação de Marcelo Augusto Xavier como o novo presidente da Funai.
Como informamos há alguns dias, o delegado da PF já havia sido escolhido para o cargo por Jair Bolsonaro. Ele foi indicado pela bancada ruralista.
Xavier assume o posto no lugar do general Franklimberg de Freitas, demitido em junho.

Fim de festa, Verdevaldo
19.07.19 09:51
Diz Diogo Mainardi, na Crusoé:
“Chega de Glenn Greenwald. A festa está terminando. Agora só falta a PF prender o hacker que lhe repassou as mensagens roubadas da Lava Jato. Glenn Greenwald sabe que o hacker será preso. E que seus cúmplices e financiadores também devem acabar na cadeia. Sim, a festa vai terminar. E depois vem a parte aborrecida: limpar o salão.”
Leia a coluna completa aqui.

Guedes se rende à OAB
19.07.19 09:59
Paulo Guedes se rendeu à OAB.
Segundo a Folha de S. Paulo, “dois de seus assessores diretos telefonaram para o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e comunicaram que a medida que acaba com a obrigatoriedade de inscrição em conselhos de fiscalização profissionais não atingirá a ordem dos advogados”.

Bruno no semiaberto
19.07.19 10:21
O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 20 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio, voltará a cumprir a sua pena em regime semiaberto.
A decisão foi tomada ontem pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha, em Minas Gerais.
Na decisão, o juiz Tarcísio Moreira de Souza diz que “o reeducando satisfaz as exigências subjetivas para a concessão da progressão de regime para o semiaberto, em especial pelo decote da imputação de falta grave, pois já cumpriu o lapso temporal necessário de pena imposta no regime fechado”.
O crime foi cometido em 2010, quando Bruno era goleiro titular do Flamengo. O corpo de Eliza nunca foi encontrado.
A expectativa dos advogados do ex-jogador é de que ele saia da prisão no fim da tarde desta sexta-feira.

Bolsonaro longe do Vaticano
19.07.19 10:23
Jair Bolsonaro avisou que não vai ao Vaticano em 13 de outubro, para a canonização de Irmã Dulce.
Segundo a Crusoé, ele se incomoda com o fato de que o papa Francisco é indulgente com Lula.
Leia a nota completa aqui.

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro
19.07.19 10:29
Em café da manhã com jornalistas, Jair Bolsonaro afirmou que ninguém passa fome no Brasil.
Questionado sobre os planos do governo federal para a erradicação da fome e a diminuição da pobreza, o presidente destacou que “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético”.
“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em outros países pelo mundo.”

Milícias gratas a Toffoli
19.07.19 10:32
Além de Flávio Bolsonaro e todos os demais flagrados pelo Coaf, as milícias também terão investigações congeladas pela decisão de Dias Toffoli.
O chefe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Rio, Gabriel Almeida, disse ao Globo que o relatório do Coaf é uma ferramenta “largamente utilizada” para iniciar apurações sobre esses grupos e permitem acompanhar o dinamismo deles.
“Todas as investigações em curso que atuam sobre milícias usam, de certa forma, instrumentos do Coaf. É uma ferramenta fundamental. Inviabilizar o acesso a essas informações significa jogar no limbo diversas investigações em andamento e outras futuras”, disse o delegado.
O jornal lista casos em que alertas do órgão detectaram operações de lavagem das milícias.

Bolsonaro: “CPMF de volta, não”
19.07.19 10:47
No café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, Jair Bolsonaro descartou qualquer possibilidade de recriação da CPMF.
“Fundir impostos [sim], mas CPMF de volta, não”, disse o presidente.
Depois da aprovação da reforma da Previdência, em primeiro turno, na Câmara, a prioridade do governo no segundo semestre deve ser a reforma tributária.

Aziz é alvo da PF
19.07.19 10:56
O senador Omar Aziz, ex-governador do Amazonas, é um dos alvos da Operação Vertex, deflagrada na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal, informa a Crusoé.
A ação investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa.
A mulher de Aziz, Nejmi, também é alvo da PF.
Leia a notícia completa:
A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira, 19, a operação Vertex, desdobramento da operação Maus Caminhos, que tem entre os alvos o senador Omar Aziz (foto) e a mulher, Nejmi Aziz. A ação investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa. A Vertex é realizada em Brasília, São Paulo … Continue lendoSenador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz é alvo de operação da PF


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)