SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 19-7-2019


NO O ANTAGONISTA
A aposta de Alcolumbre
19.07.19 08:26
Davi Alcolumbre se acertou com Jair Bolsonaro.
Segundo a Crusoé, seu primeiro compromisso será ajudar o governo a aprovar Eduardo Bolsonaro, o filho 03, como embaixador. A aposta na cúpula do Congresso é de que ele conseguirá.
Ao se aproximar do Planalto, ele quer a moeda que de fato pode transformar a maioria independente do Senado em governista: o acesso aos recursos federais para as bases eleitorais com vistas às eleições municipais do próximo ano.
Alcolumbre terá como seu braço-direito um político insaciável, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB.
Leia a reportagem completa aqui.

A anistia geral de Toffoli
19.07.19 08:47
Dias Toffoli, segundo Merval Pereira, “pretende conversar com seus colegas para ver as condições de antecipar o julgamento do compartilhamento de provas em investigação criminal, marcado para novembro (…).
A tese dos advogados dos investigados é que os processos não poderão ser retomados, mesmo com a autorização judicial, pois os dados já revelados invalidam as provas.
Por essa tese, o senador Flavio Bolsonaro, cuja investigação pelo Ministério Público Federal do Rio motivou o recurso que foi o estopim da decisão de Toffoli, ficaria livre da investigação.”

Fulanizando a homofobia
19.07.19 09:03
Dias Toffoli tentou explicar ao Estadão por que sua decisão sobre o Coaf, que ele próprio havia adiado alguns meses atrás, tornou-se tão urgente depois do pedido de Flávio Bolsonaro:
“A minha decisão não é fulanizada. Houve uma provocação, mas eu já vinha refletindo sobre isso havia algum tempo. Até já tinha conversado com algumas pessoas, de que estava havendo um abuso. Cheguei a pautar, mas, depois, em razão do julgamento da homofobia e de outros que tomaram muito a pauta do primeiro semestre, acabei adiando.”

Terrivelmente lulista?
19.07.19 09:13
André Mendonça, candidato à vaga de ministro “terrivelmente evangélico” do STF, já foi também terrivelmente lulista.
Em artigo publicado na Folha de Londrina, em 30 de outubro de 2002, e repescado agora pelo UOL, o atual Advogado-Geral da União comemorou a vitória de Lula, dizendo:
“O fato é notório e não admite discussões e assim o coração do povo se enche de esperança, o mundo nos assiste com um misto de surpresa e admiração, embora alguns confiem desconfiando, mas certamente convictos que o Brasil cresceu e seu povo amadureceu, restando consolidada a democracia não só porque o novo presidente foi eleito pelo povo, mas porque saiu do próprio povo.”

“Está vingando um acordão?”
19.07.19 09:20
A pergunta que se faz em Brasília, segundo Eliane Cantanhêde, é se a decisão de Dias Toffoli resulta de um acordão entre Jair Bolsonaro e franjas do lulismo:
“Indicado pelo ex-presidente Lula para o Supremo, Toffoli foi advogado do PT e é amigão do ex-ministro José Dirceu, condenado tanto no Mensalão quanto no Petrolão. E sua decisão de agora beneficiou diretamente Flávio Bolsonaro, senador do PSL e filho ‘01’ do presidente Jair Bolsonaro.
Logo, a pergunta que passou a circular por corredores e gabinetes é se, enfim, está vingando um acordão.”

PF nas ruas no Amazonas, DF e São Paulo
19.07.19 09:34
A PF deflagrou nesta manhã a Operação Vertex, uma nova etapa da Operação Maus Caminhos, que investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Os agentes cumprem 09 mandados de prisão temporária, 15 de busca e apreensão, 18 de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas e 7 de sequestro de bens e imóveis.
A operação está sendo executada no Amazonas, no Distrito Federal e em São Paulo.
A investigação foi desmembrada pelo STF em função dos indícios de recebimentos de vantagens indevidas por um ex-governador que, por exercer o cargo de senador, poderia ter direito ao foro privilegiado.

Delegado da PF é oficializado como presidente da Funai
19.07.19 09:43
A edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União confirma a nomeação de Marcelo Augusto Xavier como o novo presidente da Funai.
Como informamos há alguns dias, o delegado da PF já havia sido escolhido para o cargo por Jair Bolsonaro. Ele foi indicado pela bancada ruralista.
Xavier assume o posto no lugar do general Franklimberg de Freitas, demitido em junho.

Fim de festa, Verdevaldo
19.07.19 09:51
Diz Diogo Mainardi, na Crusoé:
“Chega de Glenn Greenwald. A festa está terminando. Agora só falta a PF prender o hacker que lhe repassou as mensagens roubadas da Lava Jato. Glenn Greenwald sabe que o hacker será preso. E que seus cúmplices e financiadores também devem acabar na cadeia. Sim, a festa vai terminar. E depois vem a parte aborrecida: limpar o salão.”
Leia a coluna completa aqui.

Guedes se rende à OAB
19.07.19 09:59
Paulo Guedes se rendeu à OAB.
Segundo a Folha de S. Paulo, “dois de seus assessores diretos telefonaram para o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e comunicaram que a medida que acaba com a obrigatoriedade de inscrição em conselhos de fiscalização profissionais não atingirá a ordem dos advogados”.

Bruno no semiaberto
19.07.19 10:21
O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 20 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio, voltará a cumprir a sua pena em regime semiaberto.
A decisão foi tomada ontem pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha, em Minas Gerais.
Na decisão, o juiz Tarcísio Moreira de Souza diz que “o reeducando satisfaz as exigências subjetivas para a concessão da progressão de regime para o semiaberto, em especial pelo decote da imputação de falta grave, pois já cumpriu o lapso temporal necessário de pena imposta no regime fechado”.
O crime foi cometido em 2010, quando Bruno era goleiro titular do Flamengo. O corpo de Eliza nunca foi encontrado.
A expectativa dos advogados do ex-jogador é de que ele saia da prisão no fim da tarde desta sexta-feira.

Bolsonaro longe do Vaticano
19.07.19 10:23
Jair Bolsonaro avisou que não vai ao Vaticano em 13 de outubro, para a canonização de Irmã Dulce.
Segundo a Crusoé, ele se incomoda com o fato de que o papa Francisco é indulgente com Lula.
Leia a nota completa aqui.

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, diz Bolsonaro
19.07.19 10:29
Em café da manhã com jornalistas, Jair Bolsonaro afirmou que ninguém passa fome no Brasil.
Questionado sobre os planos do governo federal para a erradicação da fome e a diminuição da pobreza, o presidente destacou que “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético”.
“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em outros países pelo mundo.”

Milícias gratas a Toffoli
19.07.19 10:32
Além de Flávio Bolsonaro e todos os demais flagrados pelo Coaf, as milícias também terão investigações congeladas pela decisão de Dias Toffoli.
O chefe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Rio, Gabriel Almeida, disse ao Globo que o relatório do Coaf é uma ferramenta “largamente utilizada” para iniciar apurações sobre esses grupos e permitem acompanhar o dinamismo deles.
“Todas as investigações em curso que atuam sobre milícias usam, de certa forma, instrumentos do Coaf. É uma ferramenta fundamental. Inviabilizar o acesso a essas informações significa jogar no limbo diversas investigações em andamento e outras futuras”, disse o delegado.
O jornal lista casos em que alertas do órgão detectaram operações de lavagem das milícias.

Bolsonaro: “CPMF de volta, não”
19.07.19 10:47
No café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, Jair Bolsonaro descartou qualquer possibilidade de recriação da CPMF.
“Fundir impostos [sim], mas CPMF de volta, não”, disse o presidente.
Depois da aprovação da reforma da Previdência, em primeiro turno, na Câmara, a prioridade do governo no segundo semestre deve ser a reforma tributária.

Aziz é alvo da PF
19.07.19 10:56
O senador Omar Aziz, ex-governador do Amazonas, é um dos alvos da Operação Vertex, deflagrada na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal, informa a Crusoé.
A ação investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa.
A mulher de Aziz, Nejmi, também é alvo da PF.
Leia a notícia completa:
A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira, 19, a operação Vertex, desdobramento da operação Maus Caminhos, que tem entre os alvos o senador Omar Aziz (foto) e a mulher, Nejmi Aziz. A ação investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa. A Vertex é realizada em Brasília, São Paulo … Continue lendoSenador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz é alvo de operação da PF


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA