SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 12/7/2019

NO O ANTAGONISTA
O oposto da Lava Jato
12.07.19 06:51
A Crusoé mostra por que o caso do cartel de trens em São Paulo, que envolve a cúpula do PSDB, é o exato oposto da Lava Jato.
Leia um trechinho:
Responsável por um dos inquéritos, o promotor paulista Marcelo Milani é taxativo ao dizer que faltou vontade do comando do Ministério Público estadual para chegar aos políticos. Ele afirma que, no âmbito criminal, há um “flagrante acobertamento de agentes públicos” e nos processos cíveis o Judiciário é “atávico”. “Sinceramente, essa é uma frustração na minha carreira. Tínhamos tudo para enquadrar muita gente e acabou em nada”, diz.
É por isso que hackers não invadem os telefones celulares dos responsáveis pelo caso. E é por isso também que não há jornalistas histéricos – tucanos ou petistas – citando o cartel de trens para defender o Estado Democrático de Direito.

Quem assina a reportagem
12.07.19 06:59
Quem assina a reportagem da Crusoé sobre o caso do cartel de trens em São Paulo, que se arrasta há mais de dez anos, poupando a cúpula do tucanato, é Fabio Serapião.
Glenn Greenwald nunca vai assinar uma matéria na Crusoé.

O herdeiro rebaixado
12.07.19 07:15
A escolha de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos Estados Unidos não é apenas indecorosa.
Ela é também um desastre do ponto de vista político, porque Jair Bolsonaro perde seu único herdeiro, rebaixando-o à categoria de apaniguado.

Assim não dá, Verdevaldo
12.07.19 07:35
Os lulistas devem estar desesperados com os traques de Glenn Greenwald.
Eles foram úteis para promover o site pirata, mas é improvável que consigam tirar Lula da cadeia.
Até agora, de fato, os hackers não produziram uma única mensagem de Sergio Moro sobre o caso do triplex, aquele que os advogados de Lula querem anular.
A Veja, nesta sexta-feira, associou-se a Glenn Greenwald para tentar emporcalhar o TRF-4. As mensagens roubadas, porém, referem-se a outro criminoso.
Assim não dá, Verdevaldo.

O AI-5 de Greenwald
12.07.19 07:47
“A imprensa resistiu ao AI-5, mas não vai resistir a Glenn Greenwald”, diz Diogo Mainardi, na Crusoé.
“Como é que a Veja, depois de denunciar a gatunagem lulista por mais de dez anos, sendo retaliada por aquela gente, pode compartilhar mensagens obtidas por criminosos, com o único propósito de enterrar a Lava Jato e tirar da cadeia Lula e seus comparsas? Como é que a Folha de S.Paulo, que sempre se vangloriou de sua autonomia, pode sucumbir às imposturas militantes de um bando de piratas, que manipula e falseia o produto de um crime para inocentar os membros de uma quadrilha?”
Leia o resto da coluna aqui.

Molina diz que não faria perícia de áudio divulgado por Glenn
12.07.19 08:00
O perito Ricardo Molina disse a O Antagonista que não periciaria a gravação divulgada por Glenn Greenwald atribuída a Deltan Dallagnol. Justifica que ela não foi apresentada no mesmo formato digital com que saiu do Telegram ao ser publicada no YouTube.
“Nesse momento em que coloca no YouTube, você já altera o formato da gravação. Porque o YouTube faz um upload conforme o critério de formatação e compactação deles. Não tem como você controlar isso. Essa gravação, para ter algum valor pericial, teria que ser apresentada tal como ela saiu do Telegram, do WhatsApp ou qualquer aplicativo da qual tenha sido retirada.”
Ele acrescenta que o áudio divulgado possui um baixo nível de ruído, ou seja, de sons de fundo externos à voz. Por isso, ele seria facilmente editável, sem que no resultado fosse possível perceber ou detectar quebra de continuidade no som.
“Se não tiver contexto, vai ficar complicado saber se aquilo não é composto, por exemplo, de pedaços de outras conversas. Porque o nível de ruído de fundo é tão baixo, que a coisa mais fácil do mundo seria cortar pedaços de uma conversa e inserir na outra”, afirma.
“Você consegue fazer emendas, pegar trechos de uma gravação e colocar o que você quiser, principalmente se você tem um material muito grande. Não estou dizendo que foi feito, estou dizendo que é fácil tecnicamente. E seria praticamente indetectável”, afirma.
“Por isso que, trabalhar pericialmente com esse tipo de material é uma aventura que você vê que até agora nenhum perito se dispôs a fazer. É uma aventura temerária”, conclui o perito.

Textos redigitados de mensagens são ‘impericiáveis’, diz Molina
12.07.19 08:30
Além de não periciar o áudio divulgado por Glenn Greenwald, Ricardo Molina diz ser impossível verificar tecnicamente a autenticidade das supostas mensagens de celular divulgadas até agora e atribuídas a Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato.
“As mensagens de texto que estão sendo divulgadas estão sendo redigitadas, isso é uma loucura. Tanto é assim que colocaram data de 25 de outubro de 2019”, lembra o perito.
“Os textos são impericiáveis. Nunca serão autenticados”, reforça, ao avaliar a impossibilidade deles serem usados como prova em qualquer processo.
Molina vai além: ainda que se provasse a integridade do áudio atribuído a Dallagnol, isso automaticamente não autenticaria os textos.
“Não existe autenticação pericial por analogia. Cada coisa é uma coisa.”

Os “excessos” de Jobim
12.07.19 08:03
Nelson Jobim torpedeou a Lava Jato dizendo que o Supremo falhou ao não conter supostos “excessos” dos investigadores.
Alguns dias antes de sua entrevista, um primo dele foi denunciado pela própria Lava Jato, informa a Crusoé.
Leia a nota completa aqui.

Maia 2022
12.07.19 08:15
“Rodrigo Maia viu crescerem as apostas sobre uma eventual candidatura à sucessão do presidente Jair Bolsonaro”, diz o Estadão.
Com um pouco de sorte, ele acaba como Geraldo Alckmin, no programa do Ronnie Von.

A blindagem de Gilmar
12.07.19 08:39
Gilmar Mendes foi sorteado para julgar o pedido da Rede para blindar Glenn Greenwald na PF e no Coaf.
O Brasil deu azar.

Novo depoimento do advogado de Adélio
12.07.19 08:55
Os encarregados do inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar se há personagens ainda ocultos por trás da facada em Jair Bolsonaro ouvirão mais uma vez o advogado de Adélio Bispo de Oliveira, diz a Crusoé.
O depoimento será nesta sexta-feira.
Leia a nota completa aqui.

A CPI de Gilmar
12.07.19 09:10
A ideia original da CPI das Fake News é de Gilmar Mendes.
Foi o que Rodrigo Maia confidenciou a interlocutores, segundo a Crusoé.
Leia a nota completa aqui.

O Congresso cai
12.07.19 09:16
Só 16% dos brasileiros, segundo o Datafolha, consideram que o Congresso Nacional é ótimo ou bom.
Ele é ruim ou péssimo para 38%.
De abril para cá, houve uma queda de 12 pontos.

O hacker vai ser preso
2.07.19 09:47
O hacker que roubou as mensagens de Deltan Dallagnol vai ser preso.
Diz a Crusoé:
Desde que supostas conversas entre os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro começaram a ser publicadas no site The Intercept e em veículos parceiros do site, comparações com os hackers Julian Assange, Edward Snowden e Chelsea Manning foram ventiladas para tentar legitimar ou dignificar os atos criminosos cometidos no Brasil. A ideia subjacente é a de que, ao roubar mensagens privadas e publicá-las, os envolvidos na ação brasileira estariam seguindo a trilha dos que revelaram dados secretos do governo americano em nome da transparência e do combate ao abuso de autoridade. Se este é o caso, então o destino dos hackers estrangeiros deveria servir de aviso. Após desafiar o sistema de Justiça dos Estados Unidos e da Inglaterra, Assange, Chelsea e Snowden levaram a pior. Os dois primeiros estão presos. Snowden só não teve a mesma sorte porque se exilou na Rússia.
Leia a reportagem completa aqui.

Bolsonaro, sobre MP: “Menos burocracia e mais empregos”
12.07.19 09:27
Jair Bolsonaro foi ao Twitter na manhã desta sexta-feira para celebrar a aprovação da MP da Liberdade Econômica em uma comissão do Congresso.
“Menos burocracia e mais empregos”, tuitou o presidente.

Em outra postagem, Bolsonaro disse que a MP vai tirar “cada vez mais o peso das costas de quem quer empreender”.

Minhas férias Minha vida
12.07.19 09:30
A pressão para que Rodrigo Maia conclua a votação da reforma da Previdência ainda hoje ou jogue para agosto parte principalmente de deputados com viagem marcada na próxima semana.
É uma turma que acha muito curto o recesso parlamentar — entre 18 e 31 de julho — e quer iniciar o descanso já amanhã.

Enfraquecer as facções é urgente, diz Moro
12.07.19 09:35
Sergio Moro voltou a defender a aprovação do pacote anticrime.
Em uma série de cinco tuítes que acabou de publicar em seu perfil, o ministro da Justiça e da Segurança Pública destacou um ponto que avalia como um dos mais importantes do projeto.
“Uma das propostas mais importantes visa a obrigar os membros de organizações criminosas a romperem os vínculos criminosos”, postou Moro.
Ele explicou:
“Com a medida que propomos, enfraqueceremos as facções criminosas que controlam o crime fora e dentro das prisões. Isso é urgente”, concluiu o ministro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA