TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2019

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
A vitória de Moro e o ‘troco’ nos corruptos
23/05/2019 às 13:18
Por Otto Dantas
Articulista e Repórter
otto@jornaldacidadeonline.com.br
O ministro Sérgio Moro sai extremamente fortalecido desse dramático episódio que retirou o COAF de seu comando.
Todos os ‘canalhas’ da Câmara Federal se uniram contra o ministro. Uma questão de sobrevivência. Tentam de todas as formas diminuir a capacidade de investigação do ministério.
Porém, os mais de 200 votos conquistados por Moro, numa votação extremamente apertada, demonstram que ele vai adquirindo gradativamente uma enorme capacidade de se articular politicamente.
Usando tão somente o seu poder de convencimento, Moro trouxe para o seu lado até mesmo deputados do famigerado Centrão.
Os votos que tiraram o COAF do Ministério da Justiça vieram predominantemente do PT e do DEM, os partidos que aglomeram a maior quantidade de parlamentares comprometidos com a bandalheira e a corrupção.
Assim, o COAF volta para o Ministério da Economia, mas toda a equipe nomeada por Moro será mantida pelo ministro Paulo Guedes.
Noutras palavras, o COAF sai do Ministério da Justiça, mas o ministro Moro continuará no COAF.
Daí virá o troco aos canalhas.
Quem viver verá!

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
EUA decidem apoiar ingresso do Brasil na OCDE
O presidente Donald Trump acaba de anunciar apoio do governo dos EUA ao ingresso do Brasil na OCDE.

TRF4 confirma Thompson Flores na 8a. Turma, a da Lava Jato
O TRF4 homologou há pouco o nome do atual presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores para integrar a 8ª Turma, especializada em matéria criminal. Ele substitui Vitor Laus, o novo presidente da Corte.
A foto de Thompson Flores é de Sylvio Sirangelo, do TRF4.
É a Turma de três desembargadores que julga os casos da Lava Jato. 
A 8a. Turma julgará o recurso de Lula no caso de Atibaia, devendo confirmar a sentença de Curitiba e manter Lula confinado na cadeia, cumprindo pena por corrupção.
A vice-presidente, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère passará a compor a 2ª Turma, de matéria tributária, e o corregedor regional, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, será o novo componente da 4ª Turma, de matéria administrativa. 

Mídia lulopetista está assustada com ida de Thompson Flores para 8a. Turma do STF
A mídia lulopetista está furiosa e assustada com a ida do desembargador Thompson Flores para a 8a. Turma do TRF4, a mesma que enfiou Lula na cadeia.
E que poderá mantê-lo apodrecendo nela.
A 8a. Turma confirmou a sentença do caso do triplex e poderá confirmar a nova sentença de Curitiba, a do sítio de Atibaia.
São três desembargadores: Gebran Neto, Thompson Flores e Leandro Paulsen.

Bolsa sobe e dólar cai sob Efeito Reforma Administrativa
A Bolsa volta a subir nesta quinta-feira e o dólar cai de novo.
As 13h57min:
Dólar comercial, -0,07%, R$ 4,0374 para venda
Bolsa, +0,06%, 94.415 pontos
É o Efeito da Reforma Administrativa.
Apesar da vitória apertada do Eixo do Mal no caso do Coaf, a MP foi aprovada praticamente como foi editada por Bolsonaro, o que representa êxito do Planalto.

Centrão e seus aliados do PT, PDT e PCdoB recuam no caso dos auditores-fiscais da Receita Federal
A maioria dos deputados federais recusou a proposta que retirava poderes dos auditores-fiscais da Receita Federal.
Perdeu o Centrão.
Ganharam Moro e o governo Bolsonaro.
Perderam o Centrão e seus aliados lulopetistas do PT, PDT e PCdoB
Os auditores-fiscais poderão continuar investigando as contas dos políticos corruptos.

Presidente da OAB chama colegas de "filhos da puta !"
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, usou as redes sociais para responder críticas que recebeu de advogados que não concordam com evento sobre fake news promovido por ele e para o qual convidou Dias Toffoli e Ricardo Lewandowsky.
Santa Cruz é filho de um adversário do regime militar, a quem trata como "herói da resistência".
No post, o presidente da OAB chama os colegas de filhos da puta.
Mais tarde, ele se desculpou e retirou o post, mas já era tarde.
Santa Cruz é alinhado com as principais lideranças do lulopetismo e não esconde isto.
Agora, terá que responder pelos insultos.


NO METRÓPOLES
Bolsonaro diz que governo “empatou em 1 a 1” com Congresso na MP dos ministérios
Em votação da última quarta-feira, o governo manteve 22 pastas, mas Sergio Moro perdeu o Coaf para Economia
Por LILIAN TAHAN
23/05/2019 14:32|atualizado em 23/05/2019 15:04
Ao fazer uma análise sobre o saldo das votações dessa quarta-feira (22/05/2019) no Congresso Nacional, Jair Bolsonaro disse que o governo saiu no “1 a 1” com o Congresso. A declaração foi imediatamente emendada pelo seu porta-voz, Otávio do Rêgo Barros: “Em campo adversário, é bom que se diga”.
Os dois referiam-se à aprovação do texto que garantiu a redução do número de ministérios de 29 para 22. Como a resolução foi feita por meio de medida provisória, a MP nº 870, o governo trabalhava contra o tempo, com a possibilidade de a iniciativa caducar na primeira semana de junho.
Sobre o fato de o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ter deixado o guarda-chuva de seu ministro da Justiça, Sergio Moro, e voltado ao escopo de responsabilidades do Ministério da Economia, Bolsonaro afirmou que não se trata de perda: “É tudo governo, está tudo em casa”.
“O pessoal fala em base, mas esta base não é fixa”, afirmou o presidente sobre o resultado da votação de quarta-feira.
A respeito da difícil relação que vem mantendo com o Congresso Nacional e das críticas que recentemente disparou contra o mundo político, Bolsonaro contemporizou ao dizer que ele também é político: “O deputado ficou chateado porque falei da classe política, mas fui eleito, também faço parte da classe política. Não tem uma terceira via”.
As declarações foram dadas durante café da manhã do presidente com jornalistas, realizado na nesta quinta-feira (23/05/2019). O Metrópoles estava entre os veículos convidados.
O presidente afirmou, ao falar sobre o decreto que flexibilizou o porte de armas, que teve de recuar para não inviabilizar o projeto, que é uma de suas promessas de campanha.
“Arma de fogo é a forma de cidadão dissuadir o inimigo. Os filhos meus começaram a atirar muito cedo. Não vejo nada de mau uma criança de oito, nove, dez anos, começar a praticar tiro desde pequeno. É preciso ensinar a atirar e ensinar que arma de fogo é perigosa”, disse o presidente.
Vitor Hugo x Rodrigo Maia
Na mesma ocasião, o presidente Jair Bolsonaro fez uma defesa do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL), que recentemente teve uma discussão com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente disse que vai manter o parlamentar como seu representante entre os deputados. Para o capitão da reserva, houve um certo exagero na interpretação do grupo de Maia de charge compartilhada pelo major em suas redes sociais. A sátira tecia críticas ao comportamento do Congresso.
“Esse tipo de manifestação é brincadeira, não tem que ser levado tão a sério”, contemporizou. Na última terça-feira (21/05/2019), Maia rompeu com Vitor Hugo após o goiano postar, nas suas redes sociais, uma charge que mostra um deputado carregando um saco de dinheiro na cabeça. “Era uma sátira”, interpretou.
Ao falar sobre o tema, o presidente contou que, recentemente, ele mesmo divulgou entre os seus contatos um meme que seria, em tese, embaraçoso para ele. Na montagem, relatou, aparecia uma imagem da primeira-dama – a quem o mandatário chamou de “lindíssima” –, Michelle Bolsonaro, ao lado do deputado Hélio Negão (PSL-RJ). Na sequência, uma pergunta: quem é a primeira-dama?
“Eu morri de rir. Liguei pro Negão e perguntei: ‘Cara, você saiu do armário e não me contou?'”, relatou o presidente, entre risos.
O capitão da reserva destacou ainda que confia no trabalho que vem sendo desenvolvido por Vitor Hugo entre os congressistas. “É um garoto bom, experiente, preparado. Não é à toa que eu chamo ele de cabeção”, disse. “Assim como nós, ele está buscando o que é melhor para todos”, seguiu. “O que aconteceu com Rodrigo Maia, isso depois se resolve”, concluiu.
Além da carreira militar, da qual está aposentado, Vitor Hugo é consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área de segurança e defesa.
Tratorzão” 
O presidente Jair Bolsonaro fez ainda uma defesa da sua líder no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Segundo ele, a congressista é um “tratorzão”. “E, no entanto, está aí”, enfatizou.
Na última quarta-feira (22/05/2019), após a briga de Vitor Hugo com Rodrigo Maia, Joice mandou indiretas criticando o parlamentar goiano.
“A gente está vendo que a falta de tato de algumas figuras que acham que no enfrentamento vão ganhar alguma coisa está nos gerando prejuízo. Agora, por exemplo, a gente está com uma pilha de medidas provisórias paradas porque durante as últimas duas semanas houve essa troca de caneladas e a gente não conseguiu avançar com as MPs”, disparou. Ela disse ainda que “falta tato” ao líder do governo na Câmara.
Café da manhã
Nesta quinta-feira, foi realizado o quinto café da manhã do presidente com jornalistas convidados. Além do Metrópoles, 16 meios de comunicação marcaram presença. Veja quem participou:
Metrópoles – Lilian Tahan
Globo – Andréia Sadi
Record – Celso Freitas
SBT – Ederson Granetto
Band – Rodrigo Orengo
EBC – Alexandre Graziani
Rede Vida – Denise Rothenburg
Site Poder 360 – Paulo Silva Pinto
Rádio Nacional – Luciano Seixas
Rede CNT – Anderson Arcoverde da Silveira
Jornal do Comércio – Laurindo Ferreira
Site Crítica Nacional – Paulo Eneas
Site Estudos Nacionais – Tatiana Gouveia
Site Terça Livre – Allan dos Santos
Correio do Povo – Telmo Flor
Site Senso Incomum – Flávio Morg.

Bolsonaro descarta privatização do Banco do Brasil e da Caixa
Em café da manhã com jornalistas, o presidente disse ainda que “segue feliz” no cargo mais alto do País
Por LILIAN TAHAN
23/05/2019 12:07|atualizado em 23/05/2019 15:26
Durante café da manhã com jornalistas, na manhã desta quinta-feira (23/05/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) reafirmou a disposição de seu governo em prosseguir com a política de privatização de estatais.
“Eu tinha uma ideia mais estatizante no passado, mas andei mudando depois de estreitar minha convivência com o Paulo Guedes. Este é um processo [o das privatizações] que tem de ser feito aos poucos, porque a grita vai ser grande, mas a gente tem de fazer”, pregou.
Apesar da nova orientação econômica admitida pelo presidente, Bolsonaro excluiu algumas empresas estatais do cardápio daquelas que podem ser vendidas em sua administração. Entre elas, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Na primeira semana de maio, o governo anunciou a inclusão de 59 projetos no plano de concessões do governo federal. De acordo com o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a estimativa é de que o Executivo arrecade até R$ 1,6 trilhão com as concessões ao longo das próximas três décadas. Os projetos incluem aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e linhas de transmissão de energia.
Balanço dos cinco meses 
Ao fazer um balanço dos quase cinco meses que está à frente da Presidência da República, Jair Bolsonaro disse que enfrenta pressões e repreensões por todos os lados. Ele garantiu, no entanto, que segue feliz no cargo.
“Se eu espirrar, tem gente para reclamar. Tudo o que eu faço gera uma grande comoção. Mas eu não posso reclamar. Tive a chance de escolher meus 22 ministros, 05 dos quais são deputados federais. Faço todos os dias um parto sem respiração, tenho engolido sapos pela fosseta lacrimal, mas sigo feliz no cargo e confiante das reformas que vamos empreender”, disse Jair Bolsonaro, ao responder pergunta se já havia, neste período inicial de governo, pensado em renunciar ao cargo de presidente.
Manifestações de domingo 
Quanto às expectativas sobre as manifestações do próximo domingo (26/05/2019), consideradas um ato de apoio ao presidente, Jair Bolsonaro demonstrou positividade: “Olha, isso vai reunir muita gente, pelo que eu estou vendo nas redes sociais, tem uma multidão que vai sair às ruas, coisa grande mesmo”.
Sobre o fato de que a pauta da manifestação inclui, por exemplo, protestos contra instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro afirmou que “esta turma”, especificamente, de manifestantes não o representa.
“Se alguém chegar lá com uma camiseta pregando o fechamento do STF, este cara não me representa, não tem nada a ver comigo”, afirmou ao grupo de jornalistas que participaram, na manhã desta quinta-feira (23/05/2019), do café da manhã com o presidente da República no Palácio do Planalto. O Metrópoles foi um dos convidados para o evento.
(...)

NO O ANTAGONISTA
O Comentarista: Moro perdeu jogando bonito
23.05.19 12:30
Sergio Moro perdeu o Coaf para o Ministério da Economia. Mas O Comentarista mostra nesta edição que a derrota veio com ares de vitória para o ministro da Justiça.
Confira um trecho:
Em edição anterior, O Comentarista mostrou como parte do Congresso armara uma operação para enfraquecer Sergio Moro. O plano consistia em usar a reforma administrativa para devolver o Coaf à pasta econômica, hoje aos cuidados Paulo Guedes.
Ontem, a MP 870 foi finalmente votada. Não sem antes enfrentar uma obstrução liderara por Arthur Lira, do PP, contra um pedido de votação nominal.
– A grande derrotada
Na ponta do lápis, a grande derrotada foi mesmo a oposição. Pois queria que a Medida Provisória nem sequer fosse votada. Mas os esforços foram em vão.
No que tentou recriar o Ministério da Cultura, o plenário rejeitou a ideia. Tentou o mesmo com o Ministério do Trabalho, e mais uma vez foi desautorizada.
A leitura continua AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.

Câmara conclui votação da MP da reforma administrativa
23.05.19 12:41
O plenário da Câmara acaba de concluir a tramitação da MP da reforma administrativa.
Antes de seguir para a Presidência, a medida terá de ser analisada no plenário do Senado.

Fachin rejeita soltura de deputados estaduais do RJ
23.05.19 13:48
Edson Fachin rejeitou pedidos de liberdade dos deputados estaduais do Rio de Janeiro André Correa, Chiquinho da Mangueira, Marcus Vinicius Neskau e Luiz Martins.
Eles estão presos desde novembro na Operação Furna da Onça, que investiga pagamentos de propina na Alerj em troca de apoio ao ex-governador Sérgio Cabral.
Os pedidos foram feitos depois que o Supremo decidiu que parlamentares estaduais só podem ser mantidos presos com aval das assembleias.
O ministro apontou erro processual para fazer os pedidos, uma vez que eles não poderiam ser protocolados na ação sobre a imunidade parlamentar, que tem caráter abstrato e não admite análise de casos concretos individuais.

Primeira-ministra britânica deve renunciar amanhã
23.05.19 14:13
Theresa May vai renunciar ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido amanhã, diz o jornal britânico The Times.
May teria desistido de convencer o Parlamento a votar um novo acordo para o Brexit.

“Ninguém tem que pagar sanduíche para alguém ir”
23.05.19 14:42
Onyx Lorenzoni não vai às manifestações de domingo, mas as defendeu como “expressão da sociedade”.
O ministro disse à Rádio Gaúcha:
“Nunca houve violência, ninguém tem que pagar sanduíche para alguém ir, as pessoas vão espontaneamente, empurrando carrinho de bebê e com o seu chimarrão.”

Álvaro Dias vai tentar devolver Coaf para Moro no Senado
23.05.19 15:14
Álvaro Dias apresentou um destaque à MP da reforma administrativa, para tentar devolver o Coaf ao Ministério da Justiça.
A votação no Senado está prevista para a próxima terça-feira.
Se o texto for alterado, a MP — que caduca em 3 de junho — teria que voltar para a Câmara.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA