PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quinta-feira, 09/5/2019

A tramitação da reforma da Previdência pode ganhar fôlego extra caso prospere a proposta do deputado José Nelto (GO) de suspender o recesso parlamentar de julho, que paralisaria o debate e a tramitação da proposta por trinta dias. De acordo com o líder do Podemos, a ideia é garantir a análise da reforma sem interrupções ao menos na Câmara. Para ele, a Previdência é importante demais, muito mais que o recesso.

Deputados e senadores só podem sair para o recesso após aprovarem a LDO e diretrizes orçamentárias dependem do texto final da reforma.

O recesso é coisa dos tempos em que parlamentares eram obrigados a fazer longas viagem de navio ou a cavalo para curtir férias em casa.

Sem razão de existir, com deputados indo e voltando para casa toda semana, o recesso de meio de ano devia ser suspenso em definitivo.

O presidente americano, Donald Trump, fez um gesto de simpatia ao presidente Jair Bolsonaro, enviando ao Congresso de lá mensagem em que oficializa a intenção de fazer do Brasil “um grande aliado” fora da área de abrangência da Otan (Operação do Tratado do Atlântico Norte), como havia prometido durante visita oficial de Bolsonaro, há um mês. Faltou só materializar a promessa de apoiar o Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Apesar da descrença de setores da oposição e da imprensa, não há motivos para desacreditar nos acertos de Trump com Bolsonaro.

Jornais dizem que os EUA “não cumpriram barganha” após não incluir o Brasil agora no acordo que põe a Argentina na OCDE. Errado.

É uma vitória do direito de escolha dos cidadãos a decisão do STF que considera inconstitucionais leis municipais proibindo Uber e aplicativos similares. Além disso, é o exercício do direito à livre iniciativa.

NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Quarta-feira, 08/5/2019


Redação 08 de maio de 2019 | 20h48min

Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA
08 de maio de 2019 | 11h10min

Aramis Merki II
08 de maio de 2019 | 16h38min

NO O ANTAGONISTA
Medo de grampo
09.05.19 06:11
Jair Bolsonaro mandou trocar o chefe da Abin.
Nos gabinetes brasilienses, dos Três Poderes, todos acreditam estar sendo grampeados.

Bolsonaro não confia na Abin e vice-versa
09.05.19 06:30
Como noticiamos ontem, Jair Bolsonaro escolheu o jovem delegado da PF Alexandre Ramagem para comandar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
A razão para não escolher ninguém de carreira da agência é a falta de confiança, reforçada por um relatório com informações sobre o aparelhamento petista no órgão.
Servidores da Abin prometem resistir ao que consideram “uma ingerência”, o que deve gerar em breve novas crises.
De fato, a primeira e última fez que um delegado dirigiu a Abin foi com Paulo Lacerda, no governo Lula. O resultado todos conhecem.

Comunicação rachada
09.05.19 06:00
Não é à toa que a comunicação é o calcanhar de Aquiles do governo de Jair Bolsonaro. Cada um faz o que quer.
Carlos abusa das redes sociais do pai, endossando a narrativa de Olavo de Carvalho contra os militares e gerando crises desnecessárias.
Fabio Wajngarten, que assumiu a Secom com a missão de profissionalizar o setor, não tem acesso à lista de jornalistas que são convidados para cafés da manhã com Bolsonaro.
Os encontros, aliás, são organizados pelo porta-voz, Rêgo Barros, que trata diretamente com o presidente cada briefing à imprensa.
A Secom organizou entrevistas para Bolsonaro no SBT e na Band, enquanto o grupo militar emplacou na Rede TV. Foram os generais, aliás, que quiseram manter a EBC.

URGENTE: TRF-2 MANDA PRENDER TEMER DE NOVO
Quarta-feira, 08.05.19 19:34
O TRF-2 acaba de determinar nova prisão de Michel Temer e de seu assessor João Baptista Lima Filho, o coronel Lima.
Votaram pela retomada da prisão preventiva os desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo. Ficou vencido o relator, Ivan Athié.
Moreira Franco escapou.

Procuradora pediu volta de Temer à prisão ‘por tudo que fez de mal’
08.05.19 20:08
Na sessão do TRF-2 que determinou a volta de Michel Temer à prisão, a procuradora Mônica de Ré defendeu a retomada da medida por “tudo o que [ele] fez de mal”, informa a Folha.
No recurso contra a soltura apresentado ao Tribunal, o Ministério Público sustentou que a liberdade do ex-presidente colocava em risco a ordem pública e a regular instrução penal.
Ressaltou sobretudo indícios de que o coronel João Baptista Lima Filho fazia um serviço de contrainteligência para destruir provas e rastros e monitoramento dos policiais.
“Em situações desse tipo, a liberação do acusado traz potencial risco de inviabilizar certas linhas investigatórias, a partir do momento em que lhe permite alertar seus pares e com eles criar estratégias para dificultar as apurações em curso”.

Bolsonaro vai receber prêmio em Dallas
08.05.19 22:28
Após desistir de ir a Nova Iorque, o presidente Jair Bolsonaro decidiu viajar a Dallas (Texas) para receber o prêmio de Personalidade do Ano, da Câmara de Comércio Brasil-EUA.
Ele deve aproveitar a estada para alguns encontros bilaterais. O Estadão diz que ele poderá se reunir com o ex-presidente George W. Bush e empresários americanos.

Secom nega exclusão da Globo de campanha da nova Previdência
08.05.19 20:13
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou que a Globo ficará de fora da campanha publicitária para defender a reforma da Previdência.
A emissora exibirá comerciais veiculados nos intervalos de sua programação, mas apresentadores não farão merchandising nos programas, como em outras TVs, porque a Globo proíbe esse tipo de propaganda para ações do governo.

Guedes perde a paciência e cita ‘dinheiro na cueca’ de petista
08.05.19 19:17
Paulo Guedes acaba de perder, de novo, a paciência com os deputados da oposição que o atacam na comissão especial da Câmara sobre a reforma da Previdência.
Ele acabou de responder ao petista José Guimarães: “Se eu googlar ‘dinheiro na cueca’, não é o meu nome que vai aparecer”.
Mais tarde, Guimarães conseguiu direito de resposta e alegou ter sido absolvido no caso da cueca pelo STJ e pelo STF – Guedes, então, pediu desculpas.

Sem PF, fraude no Senado deve ficar sem punição
08.05.19 19:11
A investigação sobre a fraude na votação para a presidência do Senado deve terminar sem apontar culpados e sem anúncio oficial de seu encerramento, conta Caio Junqueira na Crusoé.
Davi Alcolumbre, o presidente da Casa, e Roberto Rocha, seu corregedor, atuaram para mandar o caso para debaixo do tapete – a participação da PF nas investigações, por exemplo, foi descartada, conforme publicamos ontem.

MPF também critica ‘jabuti’ que limita atuação da Receita
08.05.19 18:23
A Câmara Criminal do MPF advertiu que a limitação à atuação dos auditores fiscais da Receita vai prejudicar o combate à corrupção, informa a Crusoé.
A restrição foi incluída por Eduardo Braga em uma emenda à MP 870, da reforma administrativa, e aceita pelo relator, Fernando Bezerra.

‘Ninguém vai cortar por maldade’, diz Bolsonaro sobre o MEC
08.05.19 17:51
Em videoconferência com alunos de uma escola pública de Goiás, Jair Bolsonaro afirmou hoje que “ninguém vai cortar [recursos] da educação por maldade”, registra o UOL.
“O Brasil está em uma situação difícil quando se fala em dinheiro. Herdamos uma dívida muito grande de governos anteriores, mas faremos o possível para bem atender vocês na educação”, declarou o presidente.
“Ninguém cortou 30% da Educação. Estamos pegando recursos de uma área e botando em outra. Mais recursos para Educação Básica. No começo, contingencia tudo. Outros governos também contingenciaram”, prosseguiu Bolsonaro.
“Ninguém vai cortar da Educação por maldade. Mas não temos como pagar as dívidas que o Brasil tem, e por isso esse contingenciamento”, completou.
Ao todo, os bloqueios anunciados pelo MEC podem chegar a R$ 7,3 bilhões e atingem todas as esferas da educação, desde a infantil até a pós-graduação.

Embaixador do Brasil no Líbano morre em acidente de carro
08.05.19 17:02
O embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e sua mulher, Vera Lúcia de Andrade Pinto, morreram hoje em um acidente de carro na Itália, informa o Estadão.
Segundo a imprensa italiana, o acidente aconteceu numa estrada na região da Puglia, no sul do país. O táxi em que o embaixador e sua mulher estavam colidiu com um caminhão, cujo motorista também morreu na hora.
Antes de assumir a embaixada no Líbano, em 2018, Andrade Pinto havia sido cônsul em Milão. Em nota, o Itamaraty lamentou as mortes e expressou “sua solidariedade e sentidas condolências” aos familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA