TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 07 DE FEVEREIRO DE 2019

NO O ANTAGONISTA
O fim da ‘bancada da chupeta’ no Senado?
Quinta-feira, 07.02.19 16:09
Por Diego Amorim
A líder do PPS no Senado, Eliziane Gama, disse a O Antagonista que, no bloco formado também com PDT, Rede e PSB, “ninguém está disposto a fazer oposição radical e cega” ao governo de Jair Bolsonaro.
É isso, segundo ela, que explica o não acolhimento ao PT, que, isolado, acabou se unindo ao PROS, do recém-filiado Fernando Collor de Mello, para criar o grupo intitulado de “Bloco da Resistência Democrática”.
“Ninguém quer bater, bater e bater no Bolsonaro. Vamos esperar cada pauta, cada momento de discussão. Sabemos que ele [o presidente] não fará muitas das loucuras que disse na campanha”, comentou a senadora, que, como deputada federal, adotou uma linha antipetismo, mas se aproximou da esquerda no Maranhão para garantir uma vaga ao Senado na chapa de Flávio Dino, do PCdoB, e derrotar os candidatos das famílias Sarney e Lobão.
Eliziane acrescentou que o governo tende a ter “uma oposição responsável”.
“Percebo que a maioria está com o sentimento de que o País precisa andar, deixando de lado essas querelas, esses debates ideológicos.”
Perguntamos, então, se o Senado se livrou de vez da “bancada da chupeta” e do “jardim de infância”.
“Sim, sim. Por isso, decidimos não ter o PT conosco.”

Sarney escapa de inquérito, Renan fica
07.02.19 15:24
Edson Fachin arquivou parte de um inquérito contra José Sarney por suposto recebimento de propina na Transpetro destinada a caciques do MDB. Na mesma decisão, manteve ativa a investigação sobre Renan Calheiros.
Como têm mais de 70 anos, Sarney e Garibaldi Alves escaparam pela prescrição. As investigações sobre Romero Jucá e Valdir Raupp foram para a primeira instância da Justiça Federal no Rio  de Janeiro, porque os dois perderam o foro privilegiado.
Sozinho no STF, Renan Calheiros poderá agora ter uma investigação mais rápida e não terá outra instância superior para recorrer.

Moro quer pegar os peixes grandes
07.02.19 14:53
Na mesma palestra em que disse aos advogados que a Justiça não deve servir a eles, Sérgio Moro também deixou claro o propósito do pacote anticrime: prender e manter na cadeia os grandes traficantes, por exemplo, e não mulas e usuários de drogas.
Aos que temem o abuso das polícias, Moro também deu seu recado. Reconheceu que, muitas vezes, jurados temem em condenar um policial acusado de homicídio por medo de represálias. Neste caso, considerou que talvez seja melhor deixar o julgamento para um juiz.

“O sistema judicial não existe para servir advogados, juízes ou promotores”
07.02.19 14:41
Em palestra no Instituto dos Advogados de São Paulo, Sérgio Moro atacou de frente o maior dos obstáculos para a aprovação do pacote anticrime: o lobby contrário de advogados que fazem fortuna vendendo a ricos criminosos infinitas possibilidades de escapar de uma punição.
“O sistema judicial não existe para servir advogados, juízes ou promotores, mas o cidadão”, disse o ministro aos advogados, segundo registro do Valor.
“Os criminosos mais poderosos conseguem manipular o sistema judicial”, acrescentou, criticando a atual legislação penal.

Ciro Gomes repete irmão: “Lula tá preso, babaca!”
07.02.19 14:08
Ciro Gomes repetiu durante a Bienal da UNE, em Salvador, o que seu irmão, o senador Cid Gomes, disse em evento no Ceará durante o segundo turno das eleições de 2018.
“O jovem no bar é obrigado a defender corrupção, aparelhamento do Estado, formação de quadrilha. Isso não é para vocês. Vocês não têm nada a ver com isso”, discursava Ciro, quando alguém da plateia gritou:
“Corrupto!”
“Não sou, não”, respondeu o pedetista. “Eu estou solto. Eu sou limpo, eu sou limpo. Olhe: o Lula tá preso, babaca!”
Ciro repetiu duas vezes a frase.
Parte da plateia aplaudiu, mas a militância petista vaiou e gritou “Lula livre”.
Ciro disse então que ajudou Lula em todas as eleições dele e que foi contra o que chamou de “prisão arbitrária”.
“Ele aceitou os recursos. Desculpa, não sou eu que condenei o Lula. Não está na minha mão liberar Lula. Eu avisei que, se a direita ganhasse as eleições, o Lula ia ficar encarcerado por muito mais tempo. Avisei na campanha. Todo mundo pode vomitar paixão que quiser, mas enquanto a gente ficar assim, acreditando em minorias ínfimas, esmagadoramente derrotados que fomos… Companheiros, nós fomos humilhantemente derrotados por essa estratégia. Insistir nela afunda o Brasil!”

Lava Jato pede mais de 80 anos de prisão para Paulo Preto
07.02.19 13:46
A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo pediu à Justiça uma pena de mais de 80 anos de prisão para Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos), inserção de dados falsos em sistema de informação e formação de quadrilha, informa o Estadão.
Em alegações finais na ação que apura desvios de R$ 7,7 milhões das obras do trecho sul do Rodoanel e da ampliação da avenida Jacu Pêssego, a Procuradoria da República requereu pena máxima para o ex-diretor da Dersa e ainda a condenação de outros réus.
A Procuradoria quer um aumento na pena de Paulo Preto em um terço pelo fato de ele ter ocupado cargo de direção na estatal paulista de estradas.
A Lava Jato afirma que o ex-diretor era o ‘líder do esquema’ e que cometeu cada um dos delitos de que é acusado por três vezes.
O Ministério Público Federal também pediu a condenação de José Geraldo Casas Vilela, ex-chefe do departamento de assentamentos da Dersa, pelos mesmos três fatos e delitos imputados a Paulo Preto, e da psicanalista Tatiana Arana de Souza Cremonini, filha dele, por um dos fatos criminosos apontados na denúncia.

Defesa de Lula pede ao STF que ação do sítio saia de Curitiba e decisões sejam anuladas
07.02.19 13:02
A defesa de Lula solicitou ao STF que a ação relativa ao sítio em Atibaia seja retirada da 13.ª Vara Federal de Curitiba e enviada para a Justiça Federal de Brasília, informa o Estadão.
Os advogados pedem que todas as decisões tomadas pela 13.ª Vara na ação, sob comando da juíza Gabriela Hardt, sejam anuladas.
A relatora é Cármen Lúcia. O pedido foi feito à Corte na manhã de quarta, horas antes de ser publicada a condenação por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A defesa pediu urgência na análise, já que a ação penal estava pronta para decisão da juíza de Curitiba.
“Para a defesa de Lula, a investigação não deveria ficar nas mãos da 13ª Vara, já que a Segunda Turma do STF decidiu em abril do ano passado retirar de Curitiba os termos de colaboração que tinham menção a fatos investigados no processo do sítio.”
Mais uma tentativa de chicana, claro.

CPI Lava Toga alcança assinaturas e será apresentada
07.02.19 12:59
Por Diego Amorim
O senador Alessandro Vieira acaba de conseguir as 27 assinaturas necessárias para apresentar o requerimento de criação da CPI Lava Toga.
Ele está a caminho da Secretaria-Geral da Mesa do Senado para apresentar a proposta.
A lista de quem assinou:
1- Alessandro Vieira
2- Marcos do Val
3- Eliziane Gama
4- Reguffe
5- Styvenson Valentim
6- Eduardo Girão
7- Álvaro Dias
8- Selma Arruda
9- Fabiano Contarato
10- Tasso Jereissati
11- Cid Gomes
12- Jorge Kajuru
13- Kátia Abreu
14- Soraya Thronicke
15- Randolfe Rodrigues
16- Leila Barros
17- Sérgio Petecão
18- Lasier Martins
19- Major Olímpio
20- Eduardo Braga
21- Luiz Carlos do Carmo
22- Rodrigo Cunha
23- Plínio Valério
24- Jayme Campos
25- Luis Carlos Heinze
26- Telmário Mota
27- Izalci Lucas.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
O sonho de Gleisi... E o desespero da estreia na tribuna da Câmara 
Por Otto Dantas (*)
07/02/2019 às 09:40
Uma pessoa anormal, insensível, fria, mas, felizmente, com pouquíssima intimidade com a inteligência. É a Gleisi.
Fosse um pouquinho mais perspicaz, já teria dado um outro rumo ao seu discurso e à sua vida.
Nesta quarta-feira (6) a infame presidente do PT estreou na tribuna da Câmara dos Deputados. O mesmo discurso nauseante, indecente e hipócrita, que só engana os mais ardorosos militantes do PT, cada vez em número mais reduzido, convém observar.
Nos sonhos mais alucinados de Gleisi, ela chegou a acreditar no presidiário retornando como Presidente da República.
Na vida real, incentivou e torceu por Renan Calheiros na recente eleição para a presidência do Senado Federal.
Afeita a bandidos, para complementar seu sonho maluco, o criminoso José Dirceu, ex-deputado federal e ex-ministro, retornaria como presidente da Câmara.
Pronto! Estaria montada a República Venezuelana do Brasil.
(...)

(*) Articulista e Repórter- otto@jornaldacidadeonline.com.br


NO BLOG DO JOSIAS
PT celebra aniversário sob atmosfera de velório
Por Josias de Souza 
07/02/2019 01h40min
O PT celebra neste sábado, 09, seu aniversário de 39 anos. O principal mote da festa é um chavão já meio desgastado: "Lula livre". Ao impor a Lula uma nova condenação de 12 anos e 11 meses, agora no caso do sítio de Atibaia, a juíza Gabriela Hardt jogou água no chope do PT. Mas a substituta de Sérgio Moro também ofereceu ao partido uma nova oportunidade para se libertar da fábula em que Lula o aprisionou. 
O PT vive a ilusão de que comanda uma ofensiva política. Seus ataques ao Judiciário resultaram numa coleção de derrotas nos tribunais. Seus apelos à solidariedade das ruas produziram bocejos. Os aliados da esquerda, com água pelo nariz, se deram conta de que, ao abraçar Lula, agarravam-se a um jacaré, não a um tronco. Buscam novas tábuas de salvação. 
No ano passado, às vésperas do julgamento em que o TRF-4 confirmou a sentença de Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, dizia: "Para prender o Lula, vai ter de prender muita gente, mais do que isso, vai ter de matar gente." Com a nova sentença, Lula passa a acumular uma pena de 25 anos de cana dura. E não morreu ninguém, exceto o próprio PT. 
Sim, Gleisi Hoffmann e seus companheiros ainda não notaram. Mas aquele PT fundado por um líder operário há 39 anos morreu. Foi sapateando em cima das suas cinzas que Jair Bolsonaro elegeu-se presidente em 2018. A festa de aniversário deste sábado revela que o PT vive a fábula do morto que se imagina vivo. É um vivo tão pouco militante que a realidade precisa enviar coroas de flores de vez em quando. A sentença sobre Atibaia é uma pá de cal. E não será a última. Lula ainda é réu em outras cinco ações penais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA