PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2019

A chapa do Ministério Público Federal (MPF) está esquentando no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o clima é de impor limites à atuação dos procuradores, negando-lhes pedidos considerados “abusivos” ou desnecessários. Entre as medidas articuladas está a de aumentar as exigências para autorizar buscas ou decretar prisões. Vazamentos e alegações nunca concretizadas contra o próprio presidente, Dias Toffoli, e outros ministros, serviram para unir o STF.

Dois ministros do STF confirmaram que os procuradores vão ter que apresentar mais elementos para obter aval do STF às suas pretensões.

Ministros identificam “tentativas de intimidação” contra o STF. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski já não escondem essa convicção.

Gilmar denunciou há dias que presos têm sido pressionados em depoimentos a “delatar” seu envolvimento com atos ilícitos.

Outros ministros, como Marco Aurélio ou Luís Barroso, também já foram vítimas de “vazamentos” que a rigor não passavam de fofocas.

Um mês após a tragédia que matou mais de 300 pessoas em Brumadinho (MG), além de danos incalculáveis ao meio ambiente, nenhum dos diretores da Vale foi preso. Mesmo após a revelação de que a empresa sabia, desde 2017, que a barragem poderia romper.

No Brasil, o cartão de crédito registra juros criminosos, mais uma vez: 11,98% ao mês. Ninguém foi preso. No mínimo por crime de usura.

Situação terminal da sede do Fluminense nas Laranjeiras, no Rio. As quatro quadras de tênis estão fechadas por falta de manutenção e todo complexo náutico interditado pela Vigilância Sanitária. Falta de higiene.

As cracolândias se alastram em São Paulo. Traficantes agem sem qualquer incômodo da polícia ou guarda municipal, viciados assaltam para comprar drogas. E o poder público nada faz, até para evitar críticas dos defensores politicamente corretos do “direito de se drogar”.

Após o governador Wilson Witzel afirmar que usará snipers para dar “tiro na cabecinha” de bandidos, o Rio de Janeiro registrou queda de 10% nos roubos em janeiro, em relação ao mesmo período de 2018.

…já é Carnaval no Congresso.

NO O ANTAGONISTA
Tudo azul para Dilma
Segunda-feira, 25.02.19 06:27
Dilma Rousseff foi a primeira a desembarcar do voo da Azul que veio de Miami ontem à noite. Uma van a aguardava na pista do aeroporto de Viracopos.

“Bolsonaro tem que ir para as redes”
25.02.19 06:21
Rodrigo Maia, em entrevista ao Valor, reclamou que as redes sociais bolsonaristas não estão engajadas na campanha pela reforma previdenciária:
“O coordenador de um grupo de WhatsApp em que me colocaram na época da campanha é um coronel bolsonarista que está há três dias sem tratar do assunto. Falei para o Marinho: ou vocês vão dar argumentos para esse cara defender a reforma ou o risco de o tema estar contaminado em 30, 40 dias não é pequeno.
No dia em que o presidente foi à Câmara, contei uma conversa minha com um caminhoneiro que mandou um vídeo do presidente de uma associação de juízes dizendo que ele ia morrer antes de se aposentar. Eu falei: amigo, você está sendo instrumento desse juiz aí, que não está explicando qual é o interesse pessoal dele nisso. Só que eu sou só um.
O governo deveria dar discurso aos seus apoiadores, que estão meio silenciosos nas redes. Pessoal não está conseguindo responder aos vídeos de quando Bolsonaro era contra idade mínima aos 65 anos e agora é a favor. Ele tem que ir para as redes, pela capacidade de comunicação simples e objetiva que tem, para rebater isso.”

“Não adianta boa aposentadoria se Estado não pode pagar”
Domingo, 24.02.19 21:00
Rogério Marinho, secretário especial da Previdência, disse à Folha que o modelo atual de aposentadoria está falido.
“Todo mundo está sentindo na pele que esse sistema é injusto e insustentável. Não adianta ter uma boa aposentadoria se o Estado não pode lhe pagar.
Posso dar exemplo do meu estado [Rio Grande do Norte], onde tenho parentes que são aposentados e estão sem receber há quatro meses. É um direito que na verdade fica relativizado pela falência do modelo.”

Militares venezuelanos recuam tanques
24.02.19 19:35
O Ministério da Defesa informou neste domingo que negociou com a Guarda Nacional Bolivariana para a retirada de tanques que estavam posicionados em uma barreira do lado venezuelano da fronteira.
“Os veículos antidistúrbios, que estavam na barreira montada no país vizinho, recuaram imediatamente. Militares brasileiros e venezuelanos negociaram, no local, e foi entendida a inconveniência da presença desse tipo de aparato militar. No lado brasileiro, o controle dos acolhidos foi reforçado para evitar novos confrontos”, disse o ministério em nota.

Desfaçatez sem limites
24.02.19 18:58
O jornal estatal Granma, da ditadura cubana, teve a desfaçatez de dizer que foram os opositores venezuelanos que “utilizaram a violência para incendiar veículos carregados de suposta ‘ajuda humanitária’ no lado colombiano da ponte Simón Bolívar”.

Direito à luta armada na nova Constituição cubana
24.02.19 17:29
Duda Teixeira, da Crusoé, destacou mais um trecho absurdo da nova Constituição cubana.
O artigo 3 do texto escrito pelo Partido Comunista diz que “os cidadãos têm o direito de combater por todos os meios, incluindo a luta armada, quando não for possível outro recurso, contra qualquer um que tente derrubar a ordem política, social e econômica estabelecidos por essa Constituição”.

Quem vazou o texto da reforma, segundo a equipe econômica
24.02.19 18:40
Integrantes da equipe de Paulo Guedes acreditam que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional vazou texto da reforma previdenciária antes de ele ser apresentado oficialmente.
Leia a íntegra da nota na Crusoé:
Para equipe econômica, procuradoria vazou texto da reforma
Integrantes da equipe econômica culpam a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional pelos vazamentos do texto da reforma da Previdência antes de ele ser oficialmente apresentado. A responsabilidade tem sido atribuída tanto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), quanto pelo secretário especial da Previdência e do Trabalho da Pasta, Rogério Marinho.

Mais de 100 militares venezuelanos pedem refúgio na Colômbia
24.02.19 17:05
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou neste domingo que 104 militares venezuelanos pediram refúgio em território colombiano.
A patente dos militares não foi divulgada.

Bachelet também condena violência de Maduro
24.02.19 16:44
Michelle Bachelet, alta comissária de Direitos Humanos da ONU, também condenou neste domingo o uso de violência pelo regime de Nicolás Maduro.
“O governo venezuelano deve obrigar as forças de segurança a deixar de empregar o uso excessivo da força contra manifestantes desarmados e cidadãos comuns”, afirmou.
A ex-presidente do Chile também pediu a prisão “daqueles que utilizaram a força de maneira ilegal contra manifestantes”. “É muito alarmante ver as forças paramilitares ou parapoliciais operarem de maneira tão clara na Venezuela”.

União Europeia condena violência de Maduro
24.02.19 16:27
A União Europeia repreendeu neste domingo o uso de violência pelo ditador Nicolás Maduro para impedir a entrada de ajuda humanitária.
“A recusa do regime a reconhecer a urgência humanitária conduz a uma escalada das tensões”, disse Federica Mogherini, alta comissária da União Europeia.
“Rejeitamos o uso de grupos armados irregulares para intimidar os civis e os legisladores que se mobilizaram para distribuir a ajuda”.

Hardt não reconhece colaboração de cinco
24.02.19 14:56
A juíza Gabriela Hardt, em sua mais recente sentença na Lava Jato, endureceu as penas para acusados que só decidiram colaborar no meio da ação penal, relata o Estadão.
Todos os nove condenados na ação reconheceram seus crimes, mas a juíza só reconheceu as delações de quatro que já têm seus acordos homologados pelo Supremo.
A ação é referente ao contrato PAC SMS, firmado em 2009 no valor de US$ 825 milhões. As propinas de US$ 56 milhões de empreiteiras a ex-diretores da estatal, em benefício também do MDB e do PT, foram alvo da Operação De jà-vu.
Foram sentenciados por corrupção e lavagem de dinheiro: Aluísio Telles (11 anos e 4 meses), Ulisses Sobral Calile, (11 anos e 4 meses), Rodrigo Zambrotti Pinaud (9 anos e 10 meses). Mário Miranda (6 anos e 8 meses) e Ângelo Tadeu Lauria (7 anos e 9 meses) foram sentenciados por lavagem.

Novo confronto na fronteira
24.02.19 14:19
O exército de Nicolás Maduro entrou em confronto com os venezuelanos na tarde deste domingo na fronteira com o Brasil, relata o G1.
Enquanto os manifestantes jogam pedras contra o exército, os militares lançam bombas de gás.
Os venezuelanos também gritam palavras de ordem contra a ditadura.

Governo Bolsonaro vai defender mais pressão sobre Maduro
24.02.19 13:53
O Brasil vai defender nesta segunda-feira, 25, em reunião do Grupo de Lima, que a comunidade internacional aumente a pressão diplomática contra a ditadura de Nicolás Maduro, relata o G1.
O general Hamilton Mourão e o ministro Ernesto Araújo representarão o Brasil no encontro que acontecerá em Bogotá.

Quem sabota a reforma
24.02.19 13:59
Integrantes do PSL calcularam quantos votos a proposta de reforma previdenciária teria hoje.
“Terminaram a conta alarmados”, diz a Folha de S. Paulo. “Há preocupação até com a votação na CCJ.”
A estimativa da equipe de Paulo Guedes, noticiada pela Crusoé, foi igualmente alarmante: só 80 deputados, neste momento, apoiam a reforma (leia aqui).
Há muita gente sádica disposta a sabotar a proposta, porque uma eventual derrota do governo quebraria o Brasil e minaria o mandato de Jair Bolsonaro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA