PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2019

O mais popular ministro do governo Bolsonaro, Sérgio Moro venceria fácil qualquer concurso de Mister Simpatia no próprio Ministério da Justiça, que chefia há menos de cinquenta dias. Habituados a ministros que mal os cumprimentava, os servidores agora têm um chefe que não se isola. Ao contrário, circula no prédio, procura visitar cada setor, apresenta-se, ouve e avisa que seu gabinete está aberto a todos.

Moro convive bem com a popularidade entre os colegas de trabalho. Amável e paciente, sempre topa fazer selfies, dar autógrafos etc.

Ele poderia almoçar no gabinete, como os antecessores, mas prefere o bandejão, que assim virou o restaurante mais concorrido da Esplanada.

Como só usa voo de carreira, Moro criou um problema: assessores têm larga experiência em requisitar jatinho da FAB e não passagens.

A assessoria tenta uma rotina que permita a Moro embarcar antes ou depois dos demais passageiros, para não os incomodar.

Desde que Medidas Provisórias (MP) foram remodeladas e passaram a ter força de lei e aplicação imediata, em 2001, os ex-presidentes Fernando Henrique, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e o presidente Jair Bolsonaro criaram 872 que, eram (supostamente) relevantes e urgentes o suficiente para serem justificadas. Na prática, é como se todo mês, o presidente da República criasse mais de quatro leis, que vigoram por 120 dias sem necessidade de aprovação do Congresso.

Na quinta-feira (14), o PT tentou salvar projeto do governo Lula, datado de 2010, de “cooperação educacional” entre o Brasil e a pequena ilha caribenha de São Cristóvão e Névis. Érika Kokay (PT-DF) fez pedido para retirar da pauta. O requerimento da petista perdeu por 5 a 268.

Em meio à apreensão após a transferência dos bandidões dos presídios para penitenciárias federais, o Ministério Público paulista tomou a decisão de criar a promotoria de Segurança Pública.

Estudo CVA Solutions revela que 63% dos brasileiros apoiam a reforma da Previdência. A avaliação, acima dos 54% que consideram o governo bom ou ótimo, mostra que a necessidade da reforma foi compreendida.

Para ser aprovada a Proposta de Emenda à Constituição que reforma a Previdência no Brasil, o governo Bolsonaro precisa de 308 votos dos 513 deputados na Câmara; três quintos. Já se contabiliza 335.

Com cheiro de briga por holofotes, comissão da Câmara que investiga a tragédia de Brumadinho ouve nesta terça (19) os representantes do Ministério de Minas e Energia, Tribunal de Contas da União e Ibama.

A CPI de Brumadinho, como todas as comissões de inquérito no Congresso, tem os mesmos poderes de investigação de autoridades judiciais. A CPI pode convocar ministros, ouvir suspeitos e testemunhas, e até quebrar o sigilo fiscal e de dados da Vale.

O decreto de indulto assinado pelo presidente Bolsonaro, de caráter humanitário, beneficiando presos com doenças graves, é bem parecido com a proposta do Conselho Nacional Penitenciário, relatada pelo juiz Márcio Schiefler, ex-braço direito do saudoso ministro Teori Zavascki.

O 'Previdenciômetro' da Confederação Nacional da Indústria contabiliza mais de R$ 6,7 bilhões que teriam sido poupados se a reforma da previdência houvesse sido aprovada em 2017. São bilhões de prejuízo.

…fevereiro já está acabando, mas o Congresso só tem a primeira semana completa de trabalho a partir de hoje.

NO O ANTAGONISTA
Nota de Caiado
Segunda-feira, 17.02.19 21:09
O governador Ronaldo Caiado divulgou uma nota de esclarecimento sobre a festa que fez neste fim de semana no Palácio das Esmeraldas.
Leiam abaixo:
“Neste final de semana, eu e minha esposa recebemos nossas filhas, que moram em São Paulo, com seus amigos. Recebê-las é sempre uma alegria. Tenho 30 anos de vida pública honrada, e não vou admitir que minha família seja alvo de uma guerra política. Eu sempre soube separar o público do privado. Transformar um almoço com alimentos e cervejas que vieram da minha casa em um baile Funk é de uma baixaria inominável (com todo respeito ao Funk como manifestação cultural). Jamais fiz ‘baile’ nem na minha casa, muito menos em Palácio. Tentar rotular um almoço com minhas filhas e a animação delas por estarem com os pais e amigos numa versão de ‘baile’, só tem o objetivo de atingir o que há de mais sagrado na minha vida: A Minha Família.”

Governo vai criar simulador de aposentadoria
17.02.19 21:00
Uma das estratégias do governo para combater as inúmeras mentiras ditas sobre a reforma da Previdência é a criação de um simulador online.
Na ferramenta, qualquer um poderá calcular a sua previsão de aposentadoria.

Os 600 mil voluntários de Guaidó
17.02.19 17:34
Como registramos ontem, Juan Guaidó prometeu “fazer o que for necessário” para receber a ajuda humanitária vinda dos Estados Unidos.
Uma mobilização foi convocada para o próximo sábado em todo o país.
Segundo o presidente interino da Venezuela, mais de 600 mil pessoas aderiram à iniciativa. O objetivo é chegar a um milhão de voluntários cadastrados.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA