PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2019

O núcleo duro do governo já discute quais caminhos traçar para uma provável minirreforma ministerial, a ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano. O principal nome discutido foi o da ministra Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos), mas até agora o consenso é de que ela fica no cargo. A permanência é atribuída à proximidade com Bolsonaro, além da grande popularidade com a base eleitoral.

Damares é considerada a “segunda mais popular” entre todos os ministros da Esplanada, perde apenas para Sérgio Moro (Justiça).

Sérgio Queiroz, secretário de Direitos Humanos, área considerada estratégica para o sucesso da nova administração, deve ser substituído.

A ministra Damares foi defendida diretamente por Jair Bolsonaro no episódio do “menino veste azul e menina veste rosa”. Deve ficar.

Tradicionalmente governos realizam mudanças nos primeiros 100 dias de mandato. Collor, FHC, Lula e Dilma fizeram ‘minirreformas’ iniciais.

A corretora de imóveis que atendeu o ministro Sérgio Moro (Justiça) em Brasília revelou-se encantada com a humildade do herói da Lava Jato. Ele procurou um apartamento para alugar que fosse digno, mas simples, do tamanho das possibilidades dos seus vencimentos, que incluem auxílio-moradia provisório enquanto ocupar o cargo. Bem diferente da vitaliciedade dos vencimentos e do auxílio-moradia da magistratura.

Após muito procurar e avaliar, o ministro Sérgio Moro optou por residir em um apartamento alugado na Asa Sul, em Brasília.

No passado, titular do Ministério da Justiça tinha mansão na Península dos Ministros, em Brasília, com todas as mordomias por nossa conta.

Em 2016, após o impeachment de Dilma, o MDB resolveu dar “upgrade” na sua sede em Brasília e alugou uma mansão por R$ 24 mil/mês.

Alguns aliados do governo dizem preferir lidar diretamente com Paulo Guedes (Economia), que já negocia com a base pautas fundamentais para o sucesso do governo, como a reforma da Previdência.

No Congresso Nacional parlamentares já dizem que o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) foi “esvaziado”. É do jogo. Quem lida com deputados e senadores é o primeiro a virar “vidraça”.

Renan Calheiros (MDB-AL) já mudou o discurso e se ofereceu: “se o Bolsonaro me chamar, eu vou”. O problema é que o presidente disse na campanha que políticos como ele não voltariam a frequentar o Planalto.

Oposição anunciada ao governo Bolsonaro, PT, Psol, PCdoB e PDT elegeram 103 deputados, dos quais 56 são petistas. O MDB de Fábio Ramalho, que quer ser presidente da Câmara, tem 34 deputados.

Ganha força na Internet o “movimento” pelo Imposto Federal sobre a Movimentação Financeira; espécie de Imposto Único com CPMF. Mas defensores do IFMF querem diminuir impostos, antes de condensá-los.

O ministro Sérgio Moro (Justiça) discutiu com os deputados João Campos (PRB-GO) e Danilo Fortes a necessidade de alterações na lei de execução penal, especialmente em relação à execução de pena para condenados por organização criminosa e por crimes de terrorismo.

…voto secreto só serve para senadores esconderem dos eleitores que votaram no colega de pior reputação para presidir a Casa.

NO O ANTAGONISTA
“Terrorista, não mártir. O fim de uma mentira”
Segunda-feira, 14.01.19 07:53
No Corriere della Sera, o jornalista Pierluigi Battista escreve sobre o fim da mentira criada em torno da figura de Cesare Battisti, “um terrorista, não um mártir”.
Leia o trecho que destacamos:
“A captura e a extradição do fugitivo Cesare Battisti coloca um ponto final na lenda que alterou a verdade e transformou em mártir da liberdade, em escritor perseguido pela opressão do Estado italiano, um terrorista dos Proletários Armados pelo Comunismo (Pac), que, segundo as sentenças dos tribunais italianos, assassinou em 1978, pelas costas, o policial Antonio Santoro, e depois, em 1979, o agente Andrea Campagna, atingido na cabeça, e no mesmo ano (materialmente) o açougueiro Lino Sabbadin e (organizacionalmente) o joalheiro Pier Luigi Torregiani, assassinados por vingança porque haviam reagido a roubos para financiar os Pac. A prisão e a entrega de Battisti à Justiça italiana não é uma vingança com sinal trocado: o Estado de Direito não prevê e não admite vinganças. Mas é a reparação de um erro, o princípio de que um assassino serial deve cumprir pena como todos os outros cidadãos pegos pela Justiça que não têm a possibilidade de mobilizar anfitriões internacionais capazes de justificar e enobrecer proezas criminosas.
Esquecendo cinicamente o sofrimento das vítimas de Battisti, uma falange falante de intelectuais franceses, apoiados por intelectuais italianos atordoados pelo ópio ideológico, e infelizmente com o suporte do preconceito “inocentista” da Anistia Internacional, antes inimiga dos abusos verdadeiros que se consumiam no mundo, começou a martelar a opinião pública com um campanha diversionista na qual o pedido de extradição da Itália vinha equiparado à prepotência de uma tirania que queria meter as garras num livre pensador. A corporação de escritores mobilizou a defesa do colega “escritor”. Foi divulgada a fake news segundo a qual o réu Battisti não teria gozado de todas as garantias que o Estado de Direito considera intocáveis no exercício da defesa: uma mentira. O próprio Estado italiano foi pintado como uma máquina opressiva que, depois de tantos anos de fatos contestados, queria devorar um dissidente. A campanha produziu os seus frutos. Primeiro na França e depois no Brasil, com o status de “refugiado político” (…). Não é a tirania que coloca as mãos sobre um dissidente, mas um Estado democrático que pode fazer um assassino cumprir a pena que lhe foi imposta ao fim de processos regulares, mesmo que à revelia, uma vez que o condenado já havia fugido para o exterior.”
A esquerda tentou fazer o mesmo em relação a Lula. Não colou.

Prisão perpétua
14.01.19 07:40
O ministro da Justiça italiano acabou de confirmar que, “com esse retorno direto à Itália, torna-se inválido o acordo estipulado com o Brasil segundo o qual Cesare Battisti só seria extraditado se não descontasse a prisão perpétua, e sim 30 anos de cadeia”.
O terrorista vai passar seis meses na solitária.

“Um vexame completo”
14.01.19 07:02
Leandro Colon resumiu o caso Cesare Battisti:
“Depois de abrigar um terrorista, o Brasil não impediu sua fuga do País e ainda teve de engolir a expulsão pelo vizinho.
Um vexame completo”.

De Lula a Bolsonaro
14.01.19 06:56
Sim, o Brasil mudou.
Em 2004, quando Cesare Battisti se refugiou no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro ainda apoiava o governo Lula.

O desembarque de Battisti
14.01.19 06:33
Cesare Battisti deve desembarcar no aeroporto de Ciampino, em Roma, às 8h30.
Ele foi condenado à prisão perpétua, mas daqui a dez anos, se ainda estiver vivo, poderá progredir para o regime semiaberto.

O rastro do terrorista
14.01.19 06:17
Cesare Battisti só foi capturado porque o Ministério Público de Milão autorizou seu rastreamento informático (a um custo de 1.700 euros por dia, por 15 dias, segundo o Corriere della Sera).
O mérito foi de investigadores especializados na luta contra o terrorismo islâmico, que seguiram os passos de Cesare Battisti no Mato Grosso.

Toffoli solta operador de Richa
14.01.19 07:28
Dias Toffoli soltou o operador financeiro do tucano Beto Richa, Jorge Atherino.
Ele havia sido preso na 53ª fase da Lava Jato.

Alex da Apex se recusou a fazer teste de Inglês
Domingo, 13.01.19 21:00
Assim que o Itamaraty soube que Alex Carreiro — que deixou o comando da Apex uma semana depois de assumir a função — não falava Inglês, ele foi chamado para fazer um teste informal de fluência na Língua, relata O Globo.
“Muito sincero, Carreiro disse que não se sentia apto.”

Dória vai conceder presídios à iniciativa privada
13.01.19 20:45
João Dória vai conceder os presídios de São Paulo à iniciativa privada, relata o Estadão.
Pelo menos onze unidades prisionais do interior do estado vão passar a funcionar em regime de PPP.
As carceragens, que estão em reforma, terão espaço de trabalho e os condenados poderão ressarcir suas despesas.

Idade pode beneficiar investigados na Lava Jato
13.01.19 20:30
Investigados na Lava Jato que estão perto de completar 70 anos podem se beneficiar com a prescrição dos crimes que cometeram.
O Globo lembra que ao atingir essa idade, “o prazo para os casos caducarem cai de vinte para dez anos”.
Entre os investigados que podem ser beneficiados está Paulo Preto, de 69 anos — ele fará aniversário no dia 7 de março.

TCU volta a questionar contas do Sistema S
13.01.19 20:20
O Tribunal de Contas da União apontou novas inconsistências nas contas do Sistema S, relata o Estadão.
Segundo a auditoria do Tribunal, há divergências nas informações financeiras e falta de transparência na aplicação dos recursos administrados pelas entidades.
O TCU diz que as entidades que integram o Sistema S (entre elas Sesi, Senai, Sesc e Sebrae), “não estão registrando adequadamente suas disponibilidades financeiras” e algumas informações prestadas “são meramente declaratórias”. O relatório aponta que até 90% dos contratos com fornecedores não passam por licitação.

Ministro italiano publica imagens de Battisti no avião
13.01.19 20:13
O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, publicou no Twitter fotos do terrorista Cesare Battisti no avião que está a caminho de Roma.
“Estou orgulhoso e emocionado!”, disse o ministro.



Aereo con #CesareBattisti decollato adesso direzione Italia: sono orgoglioso e commosso!

Um presente a 60 milhões de italianos
13.01.19 18:16
Matteo Salvini, ministro do Interior da Itália, chamou a prisão do terrorista Cesare Battisti de “grande presente a 60 milhões de italianos”.
“Estamos preparando a chegada desse criminoso maldito à Itália amanhã. Obrigado a todos que possibilitaram essa mudança, ao novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que tirou a proteção, porque ele é um assassino, não um escritor ou ideólogo”, disse neste domingo em entrevista coletiva.

Os quinze dispositivos do terrorista Battisti
13.01.19 17:46
O terrorista Cesare Battisti tinha em sua posse quinze dispositivos eletrônicos — entre tablets, computadores e celulares. Todos em nome de terceiros.
Os italianos conseguiram localizá-lo depois que ele entrou numa rede social por meio desses dispositivos.

A lista de Ernesto Araújo
13.01.19 19:56
O Globo listou as medidas que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quer apresentar nos cem primeiros dias de governo:
— Visitas oficiais de Jair Bolsonaro aos EUA (para assinar acordos nas áreas de segurança, defesa e tecnologia);
— Visitas a Israel (parcerias no setor tecnológico, mas nada de transferência de embaixada);
— Revisão do Mercosul;
— A volta do passaporte ao modelo antigo, com o brasão da República na capa, em vez do símbolo do Mercosul;
— A isenção unilateral do visto para os americanos e canadenses.

Governo teme ataques em outros estados
13.01.19 19:44
Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, há risco de ataques violentos, a exemplo do que ocorre hoje no Ceará, em outros quatro estados, diz o Estadão.
Para não alarmar a população, os lugares são mantidos sob sigilo.
“Esse clima de terror, com toque de recolher, mandando o comércio fechar as portas, pessoas amedrontadas é geral, e estamos esperando isso pipocar nos outros Estados”, disse o general Guilherme ​Theophilo, secretário nacional de Segurança Pública.

Ceará vai chamar policiais da reserva
13.01.19 19:21
Deputados estaduais do Ceará aprovaram ontem oito projetos de lei para combater a onda de violência no estado.
Dentre as matérias aprovadas, estão a convocação de PMs que estão na reserva.
A sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Ceará foi convocada pelo governador petista Camilo Santana.

Grupo de Lima condena prisão de Juan Guaidó
13.01.19 18:43
O Grupo de Lima, do qual o Brasil e outros 13 países fazem parte, condenou neste domingo a prisão, por algumas horas, de Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.
Em nota conjunta, 13 dos 14 integrantes do Grupo de Lima rechaçaram a detenção de Guaidó. Apenas o México, do presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador, não assinou a declaração.
“Condenam [os países do Grupo de Lima] a detenção arbitrária do Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Juan Guaidó, por parte do Serviço Nacional de Inteligência Bolivariano (Sebin), na manhã de hoje”, diz o texto.

Preso e liberado
13.01.19 14:30
No Twitter, Filipe Martins, assessor especial de Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais, afirmou que o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, foi detido neste domingo pelo Serviço Bolivariano de Inteligência e liberado horas depois.
“Chegam informações de que o Deputado Juan Guaidó foi liberado e está se dirigindo para o estado de Vargas, onde participará de uma assembleia popular para discutir a situação do país. Não temos uma confirmação oficial, mas estamos monitorando a situação com toda atenção.”

Rocha Loures era “canal direto” entre Temer e JBS, diz procurador
13.01.19 16:43
Nas alegações finais do processo envolvendo a mala dos R$ 500 mil da JBS, o procurador Carlos Henrique Martins Lima afirmou que Rodrigo Rocha Loures representava “um canal direto e confidencial” entre Michel Temer e delatores da JBS, publica o Estadão.
“Assim, a indicação de Rodrigo Loures ocorreu por interesse de Joesley Batista e sob o aval de Michel Temer, atendendo à necessidade de manutenção de canal de comunicação direto e confidencial, capaz de projetar a autoridade da Presidência para a intervenção não republicana em organizações da estrutura estatal, aos interesses escusos de Joesley Batista.”
“A conversação entre ambos [Joesley e Temer, no Palácio do Jaburu] naquela ocasião denota essa necessidade e a escolha que recai sobre Rodrigo Loures, na medida que outros nomes anteriormente utilizados, por motivos de investigações em curso, não poderiam mais ser empregados”, afirmou.

Palocci quer voltar a ser consultor
13.01.19 10:09
Antonio Palocci espera autorização da Justiça para voltar a ser consultor.
Segundo amigos, o “italiano” pretende auxiliar empresas na área de compliance.
Em novembro do ano passado, pouco depois de deixar a prisão para cumprir pena em regime domiciliar, Palocci pediu autorização para poder trabalhar enquanto cumpre a sentença.
O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12.ª Vara Federal de Curitiba, negou o pedido alegando que ele ainda não está no regime aberto.

Linha dura
13.01.19 10:00
Lula vai sentir saudade de Sérgio Moro.
O juiz Friedmann Anderson Wendpap, que deve assumir seu lugar em Curitiba, é considerado ainda mais duro do que ele, segundo os petistas consultados pela Folha de S. Paulo.
Guarde esse nome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA