SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2018

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Tentativa frustrada
POR MERVAL PEREIRA
Terça-feira, 02/10/2018 07:10
No caso da proibição de Lula dar entrevistas antes da eleição, mais uma vez aconteceu uma tentativa do PT de utilizar a Justiça para validar uma jogada política. Como da vez anterior, em que um juiz de plantão foi utilizado para tentar libertar Lula, também desta vez o pedido para autorização do Supremo Tribunal Federal, depois que a juíza Carolina Lebbos, da 12a Vara Federal de Curitiba proibiu entrevistas, foi encaminhado diretamente ao ministro Ricardo Lewandowski sob a alegação de que fora o relator da Lei de Imprensa, anos atrás. 
Lewandowski, por isso, tratou o caso como uma defesa da liberdade de expressão, quando na verdade se trata do direito de um presidiário se comunicar com o mundo exterior, o que, pela Lei de Execuções Penais, no artigo 41, cabe ao juiz (no caso, à juíza) decidir. Como da outra vez, a Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso, foi avisada de que a decisão do ministro Fux deveria ser acatada.
Essa proibição, porém, fora referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como o ministro Luis Fux estava no exercício da presidência a pedido de Toffoli, que estaria incomunicável naquele fim de semana, a decisão não foi uma usurpação da presidência do STF como alegou a defesa de Lula.
O Partido Novo, como parte interessada no processo, pois considera que uma entrevista de Lula na reta final da eleição pode influenciar o resultado no próximo domingo, 07, tem toda legitimidade para fazer tal pedido de suspensão da autorização, também ao contrário do que alegam os advogados do ex-presidente.
A decisão do presidente Dias Toffoli é manter a pauta já anunciada, até o final do ano Judiciário, em dezembro. Ontem pela manhã o presidente do STF encontrou-se com o ministro Lewandowski em São Paulo, pois ambos tinham palestras por lá, e os relatos são de que houve uma conversa “tensa”. 
Tudo indica que a reafirmação de sua decisão ontem foi mais uma maneira de Ricardo Lewandowski deixar clara sua inconformidade com a situação, e não uma tentativa de reverter uma decisão que sabia ser incontornável. Mas o ministro Fux teve o cuidado de não proibir a entrevista, que poderá ser feita em outra ocasião, fora do período eleitoral.
A decisão, porém, estava nas mãos do presidente Dias Toffoli que, no final da noite, esclareceu o caso, mandando cumprir a determinação do ministro Luis Fux tomada em nome da presidência do STF, e não em caráter pessoal. A decisão de Dias Tofolli de jogar para o plenário o julgamento, somente no próximo ano, tem o apoio da maioria, e é contrária a Lewandowski, que tentou uma solução monocrática. Por isso a conversa “tensa”. 
O respeito às decisões da presidência é dos poucos marcos que ainda se sustentam no Supremo.
Sinais consistentes 
A pesquisa do Ibope divulgada ontem foi uma ducha de água fria no candidato do PT, Fernando Haddad, que parou de subir enquanto seu adversário Bolsonaro cresceu fora da margem de erro. Feita no fim de semana, pegando, portanto, as más notícias contra o candidato do PSL como a capa da revista Veja revelando detalhes de um processo de divórcio litigioso, e as grandes manifestações com o mote #Elenão ocorridas no Brasil e no exterior, a pesquisa mostra uma posição consistente de Bolsonaro e sinaliza que, talvez, a transferência de votos para Haddad pode ter chegado a seu limite.
Mas, como disse o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, em uma palestra ontem na Associação Comercial do Rio, nada nesta eleição é normal, e é preciso aguardar o resultado das urnas para saber o que vai acontecer.
O fato é que a candidatura de Bolsonaro mostrou-se capaz de neutralizar as notícias ruins com mobilizações a favor dele, grandes o suficiente, no domingo, 30, para reafirmar sua posição de liderança. Pode ser também que a ascensão vertiginosa de Haddad nas últimas semanas tenha acendido o sinal amarelo para eleitores antipetistas, e o voto útil tenha começado a ser revelado.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Impacto da delação de Palocci é devastador para a campanha de Haddad
Terça-feira, 02 de outubro de 2018
A capa dos jornais de hoje refletem o enorme impacto causado pela liberação de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci.
O jornal Zero Hora, ao lado, abriu manchete de capa para repercutir acusações que atingem o coração da campanha de Fernando Haddad, o poste de Lula.
Rádios, TVs, blogs e sites reverberam tudo desde ontem a tardinha, quando os jornalistas tomaram conhecimento da decisão de Moro, que mandou liberar parte da delação.
É possível que mais material incendiário venha antes de domingo.
Se Moro trabalhou como trabalham jornais que lançam iscas para esperar a reação do peixe e só depois puxam a corda para valer, o pleito de domingo poderá ser decidido sem segundo turno.
É o que se espera.
A onda azul pelo voto útil começou para valer e já beneficia o candidato Jair Bolsonaro, que faz campanha solitária, sem Partido, sem marqueteiro e sem dinheiro, usando praticamente o esforço dos próprios eleitores.

Assembleia de Deus, 23,5 milhões de fiéis, abre apoio para Bolsonaro
A Igreja Assembleia de Deus, 100 mil pastores, 23,5 milhões de fiéis, presente em todas as cidades do Brasil, abriu apoio ao candidato Jair Bolsonaro.
A comunicação foi feita pelo pastor José Wellington, presidente emérito, que ontem fez 84 anos.
Foi ontem a noite em São Paulo, na sede do Belenzinho.
Bolsonaro fez um pronunciamento por telão e resultou aplaudido de pé.
(...)

Marina diz que já sabia que houve fraude na eleição de Dilma Rousseff
No seu Twitter, Marina Silva confirma a denúncia de Palocci, segundo a qual Dilma Rousseff e o PT roubaram as eleições de 2010 e 2014, usando R$ 1,4 bilhão de dinheiro sujo.
O que escreveu a líder da Rede:
- Há quatro anos eu digo que a eleição de 2014 foi fraudada com dinheiro de corrupção. A delação de Palocci detalha como e por quanto. O partido responsável por essa tragédia ética, política e institucional. Agora está fazendo de tudo para voltar ao poder, sem nenhuma autocrítica.
O negrito é do editor.

Folha compara Lula com Beira-Mar para defender seu direito de entrevistar o líder do PT
A Folha de S. Paulo de hoje critica a decisão de Dias Toffoli, que proibiu-a de entrevistar Lula na cadeia de Curitiba.
Diz a Folha em editorial:
- Se Fernandinho Beira Mar e o Bandido da Luz Vermelha foram entrevistados por jornalistas, por que negar este direito a Lula?
Há alguma lógica no que diz a Folha.
Afinal de contas, o que diferencia Lula de Beira Mar e do Bandido da Luz Vermelha ?
É isto.

Instituto Amostra vem aí com pesquisa independente para o Planalto
O Instituto Amostra, Porto Alegre, já está nas ruas para entrevistar 2.500 eleitores de 142 municípios, 16 Estados, tudo para apresentar nesta quinta-feira, 04, uma pesquisa de intenções de votos, absolutamente independente. 
A responsabilidade técnica é da socióloga Margrid Sauer e a coordenação é do cientista político Paulo Moura.
O Movimento Parlamentarista Brasileiro, uma entidade apartidária e independente, contratou uma pesquisa própria para contrastar com os resultados das pesquisas do establishment. Essa pesquisa está sendo financiada por uma vaquinha na internet (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pesquisa-independe-para-a-o-1-turno-da-eleicao-2018) e foi registrada no TSE sob número BR09143/2018.
CLIQUE AQUI para ler artigo de Paulo Moura sobre pesquisas e a respeito do empreendimento do qual resolveu participar.

Moro é juiz que opera politicamente com precisão cirúrgica
Ao liberar parte da delação premiada de Antonio Palocci, ontem, o juiz Sérgio Moro continua demonstrando que sabe mesmo fazer política no atacado e com precisão cirúrgica.
A delação é a pá de cal que faltava para enterrar a candidatura de Fernando Haddad.
A eleição de Fernando Haddad significaria o fim da Lava Jato e o fim da própria carreira de Sérgio Moro.
O que mais assustou os responsáveis pelo funcionamento normal das instituições republicanas, levando-os a ações como as de Moro em Curitiba e de Dias Toffoli em Brasília, cortando os passos do lulopetismo, foram as declarações provocativas do ex-presidente nacional e líder incontestável do PT, José Dirceu, nas quais avisou que, desta vez, o Partido tomaria o Poder e não apenas o governo. Zé Dirceu, que está solto, curiosamente por decisão monocrática de Dias Toffoli, avisou que o PT implementaria no Brasil um regime semelhante ao da Venezuela, aparelhando de modo completo os Poderes Judiciário e Legislativo, como também expurgando seus adversários, inclusive nas Forças Armadas.

NO O ANTAGONISTA
Tucanos com Bolsonaro
Terça-feira, 02.10.18 10:50
Alguns jovens tucanos desistiram de Geraldo Alckmin e criaram um grupo de WhatsApp chamado 'Tucanos com Bolsonaro'.
Um filiado do PSDB, Felipe Moreira, disse para a Folha de S. Paulo:
“Geraldo Alckmin tem propostas muito boas, seu plano de governo é bom, mas, na forma que está fazendo a sua campanha, perdeu o nosso apoio. A estratégia da campanha estava fortalecendo o PT. Não concordamos com a forma que foi feita, atacando o Jair, distorcendo os ocorridos que envolvem o candidato e com fake news”.

“Haddad vai sair de lá desossado, direto para o divã de uma psicóloga”
02.10.18 09:45
Gustavo Bebiano disse para a Folha de S. Paulo que, se Jair Bolsonaro for ao debate da TV Globo, “ele vai trucidar o Haddad. O Haddad vai sair de lá desossado, direto para o divã de uma psicóloga”.
A campanha de Jair Bolsonaro parece estar preparando o terreno para desistir do debate.

O eleitor quer Lula na cadeia
02.10.18 09:28
A rejeição de Fernando Haddad subiu 11 pontos em uma semana.
Isso tende a aumentar.
Os eleitores compreenderam que o único plano do poste petista é tirar Lula da cadeia. Como mostraram todos os levantamentos feitos desde que ele foi preso, porém, os brasileiros rejeitam sua soltura.

A unidade contra o PT
02.10.18 10:16
FHC tentou unir o centro. Não conseguiu.
A tentativa da unidade contra o PT, por sua vez, tem avançado.
O tucano Bruno Araújo, candidato ao Senado em Pernambuco, gravou um vídeo em que diz:
“Vivemos um momento crucial para o Brasil, que é não deixar o PT retomar as rédeas do País. Vai haver uma grande unidade nacional para não permitir o retorno do PT.”

Álvaro defende que registro do PT seja cassado
02.10.18 10:09
Álvaro Dias, candidato do Podemos ao Planalto, disse que os crimes descritos por Antonio Palocci em sua delação são “um escárnio”.
O presidenciável defende que o registro do PT seja cassado.
“Não foi uma vitória [em 2010 e em 2014], foi uma fraude.”
Álvaro acrescentou que, “mais do que nunca”, se justifica a presença de observadores da OEA no Brasil durante estas eleições.
“Eles estão acostumados a fraudes, a assaltar os cofres públicos para ganhar a eleição.”

Vitória de Bolsonaro no primeiro turno não pode ser descartada
02.10.18 08:55
Jair Bolsonaro está com 38% dos votos válidos.
Um analista entrevistado pelo Estadão, Vitor Oliveira, da consultoria Pulso Público, disse que não dá para descartar sua vitória no primeiro turno:
“O antipetismo pegou e está mais coordenado”.

Palocci ainda é do PT
02.10.18 08:27
O PT não expulsou Antonio Palocci, seu principal delator.
Diz José Casado, em O Globo:
“O eleitor 3942125012-4 continua petista ‘de carteirinha’, como há 37 anos, quando fundou o partido na faculdade de Medicina.
À 1h30m de ontem, dez horas antes da liberação de trechos da sua delação, Palocci ainda estava no PT. Era o 132.389º na lista do partido na Justiça Eleitoral de São Paulo.
Numa terça-feira da última primavera, 26 de setembro, Palocci soube de um processo ético para expulsá-lo do PT. Foi logo depois do seu depoimento sobre Lula e a Petrobras.
Respondeu, por carta, informando a delação premiada e defendeu ‘o mesmo caminho’ para o partido, como dissera um ano antes a Lula (…).
Foi além: ‘Sobre as informações prestadas em 6-9-2017 (compra do prédio para o Instituto Lula, doações da Odebrecht ao PT, ao Instituto e a Lula, reunião com Dilma e Gabrielli sobre as sondas e a campanha de 2010, entre outros) são fatos absolutamente verdadeiros.’ Acrescentou: ‘Tenho certeza que, cedo ou tarde, o próprio Lula irá confirmar tudo isso’ (…).
Palocci desenha suas memórias. O PT também não esquece o ‘favorito de Lula’. Por isso, o mantém filiado.”

O espanto da Folha de S. Paulo
02.10.18 08:20
A Folha de S. Paulo, em editorial, espanta-se com a popularidade de Jair Bolsonaro:
“Espanta a resistência do candidato e de sua agenda precária, que mistura a agressividade retórica, não raro de alarmantes tons autoritários, a um programa econômico ultraliberal forjado de última hora.
Com tempo irrisório de propaganda e sob ataque dos adversários, logrou avançar nas pesquisas durante a campanha — ainda que apareça em desvantagem nas simulações de segundo turno.
Se lá chegar, como tudo leva a crer às vésperas da votação, disporá de exposição inédita no rádio e na TV. Nessa hipótese, espera-se que utilize os dez minutos a que terá direito de segunda a sábado (fora as inserções curtas) para esclarecer as muitas e graves dúvidas que pairam sobre seus propósitos.
Ele se recupera bem, felizmente, do abominável ataque à faca que sofreu e impediu sua presença nos últimos debates. Bem menos justificável, diga-se, é o sumiço de seu principal assessor econômico.”
A Folha de S. Paulo se espanta porque foi incapaz de olhar seus próprios leitores, que preferem Jair Bolsonaro a Fernando Haddad – com folga.

“Não podemos deixar a esquerda voltar ao poder”
02.10.18 08:07
O presidente emérito da Assembleia de Deus, pastor José Wellington, declarou voto em Jair Bolsonaro, segundo o Estadão:
“De todos os candidatos, o único que fala o idioma do evangélico é Bolsonaro. Não podemos deixar a esquerda voltar ao poder.”
O movimento de José Wellington e de outros líderes evangélicos foi antecipado pela Crusoé (leia aqui).

Bolsonaro dispara entre os mais pobres
02.10.18 07:24
Jair Bolsonaro disparou entre os mais pobres – aqueles com renda de até um salário mínimo.
Ele subiu de 13% para 19%, segundo o Ibope.
Ao mesmo tempo, Fernando Haddad perdeu dois pontos junto a esse eleitorado, considerado cativo pelo PT.

Bolsonaro 22 pontos à frente de Haddad no Sudeste
02.10.18 07:15
No Sudeste, Jair Bolsonaro está 22 pontos à frente de Fernando Haddad.
De uma semana para a outra, sua vantagem aumentou em 9 pontos.
Ele tinha 29% dos votos na região, segundo o Ibope. Agora tem 35%. O poste do criminoso condenado pela Lava Jato, por outro lado, caiu de 16% para 13%.

Bolsonaro cresce mais do que Haddad no Nordeste
02.10.18 07:03
Jair Bolsonaro cresceu mais do que Fernando Haddad no Nordeste, o principal reduto eleitoral do lulismo.
Ele ganhou seis pontos percentuais na última semana, um a mais do que o poste.

Os 261 parlamentares de Bolsonaro
02.10.18 07:08
O Antagonista apurou que a campanha de Jair Bolsonaro espera receber oficialmente, ainda na manhã de hoje, o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), por meio de sua presidente, a deputada federal Teresa Cristina (DEM-MS).
Com isso, Bolsonaro garantiria uma base de 261 parlamentares (234 deputados e 27 senadores) já no primeiro turno, demonstrando capacidade de diálogo e de ter maioria no Congresso.

NO CEARÁ NEWS 7
Prefeitura de Quixadá caça funcionários fantasmas do mandato de Ilário Marques
Petista contava com o apoio de um traficante para inchar a máquina pública da cidade
Segunda-feira, 01/10 10:50
O procurador geral de Quixadá, Wantuil de Castro Jr., recomentou ao prefeito em exercício, João Paulo, a abertura de uma sindicância para que seja apurada a penetração dos tentáculos da empresa FD Empreendimentos, do traficante Fábio Silva Dantas, no Município. Por não ter rabo preso, João Paulo autorizou imediatamente a investigação, que trará à tona mais podres do governo Ilário Marques (PT).
Além de estar afastado da cadeira por suspeita de participar da Máfia do Lixo, o petista ainda está enrolado com o traficante Fábio Silva e com a contratação de funcionários fantasmas para a Prefeitura via FD Empreendimentos.
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA