TERCEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
Renan de boas na Segundona
Terça-feira, 11.09.18 15:47
A denúncia contra Renan Calheiros pelo crime de peculato, cujo julgamento foi adiado hoje pela Segunda Turma do STF, foi aceita pelo plenário da Corte em dezembro de 2016 por 8 a 3.
Dos cinco ministros que integram a Segunda Turma, três defenderam em plenário a rejeição da denúncia (adivinhe quais): Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, claro.
Não há motivos para Renan se preocupar.

Urgente: Onyx Lorenzoni vai à OAB questionar honorários de advogados de agressor de Bolsonaro
11.09.18 16:04
Por Claudio Dantas
O deputado Onyx Lorenzoni e o advogado Adão Paiani protocolaram no Conselho Federal da OAB uma representação contra os advogados de Adélio Bispo de Oliveira, o homem que tentou matar Jair Bolsonaro.
No documento, obtido por O Antagonista, eles alegam que os advogados estão obrigados a informar quem está pagando os honorários da defesa de Oliveira.
“Causa estranheza, perplexidade e fundamentadas dúvidas, não apenas na sociedade, mas no âmbito da própria advocacia, levantando suspeitas sobre a lisura e compatibilidade da atuação dos mesmos”, escrevem.
Eles lembram que:
“O sigilo de honorários é inerente entre advogado e cliente, mas não se estende a terceiros. Os advogados mineiros devem esclarecer quem está custeando, e com que finalidade, a defesa do autor desse atentado terrorista”, explica Paiani.

MPF pede a interdição de seis museus no Rio
11.09.18 16:14
O MPF no Rio pediu a interdição imediata de seis museus (da República, de Belas Artes, Histórico Nacional, Villa-Lobos, Chácara do Céu e Museu do Açude), informa o Estadão.
Nenhum dos seis, todos federais, tinha alvará do Corpo de Bombeiros para funcionamento –,mesma situação do Museu Nacional, que pegou fogo no domingo retrasado.
Segundo o MPF, o objetivo da ação é “promover a elaboração e a implementação de plano de segurança de incêndio e antipânico (…), a fim de salvaguardar a integridade física de visitantes e funcionários, bem como o patrimônio histórico e cultural integrante das unidades museológicas”.

Urgente: Fachin envia recurso de Lula para plenário virtual
11.09.18 11:25
Edson Fachin acaba de enviar para o plenário virtual do STF o recurso de Lula contra decisão do TSE que indeferiu sua candidatura.
O caso será analisado pelos 11 ministros.

Gilmar e Lewandowski atacam delações da Odebrecht
11.09.18 14:55
Como acabamos de registrar, a Segunda Turma do STF determinou o arquivamento de um inquérito que investigava Kátia Abreu no âmbito da delação da Odebrecht.
Gilmar Mendes, relator do caso, disse, segundo registro do Jota:
“Aqui, essa montanha de delatores da Odebrecht. Todos são testemunhas de ouvir dizer. Aprenderam os fatos quando foram escalados para fazer a delação premiada. De que vale isso?”
Ricardo Lewandowski emendou:
“O que se espanta é que após um ano e meio não se encontrou nada contra a senadora. Não é possível que qualquer cidadão seja submetido a uma investigação sem prazo. Isso é uma tortura psicológica, sabe-se lá como foram colhidas.”

PGR diverge da PF e pede arquivamento de inquérito sobre Aécio
11.09.18 14:58
Raquel Dodge pediu o arquivamento de inquérito aberto no STF para investigar se Aécio Neves atuou, em 2005, para maquiar dados do Banco Rural entregues à CPI dos Correios, que investigou o Mensalão.
A PGR não viu provas da acusação. Sua recomendação, lembra O Globo, vai em sentido contrário ao do relatório finalizado em maio pela PF, segundo o qual havia provas contra o senador tucano.
A investigação teve origem na delação de Delcídio do Amaral, que presidiu a CPI dos Correios entre 2005 e 2006.
Segundo Delcídio, a quebra dos sigilos do Rural comprometeria políticos tucanos, entre eles Aécio, então governador de Minas. Com isso, Aécio e seu vice, Clésio Andrade, teriam participado de uma articulação para maquiar os dados do banco.
Os envolvidos negam as acusações. Com a manifestação de Dodge, o mais provável é que o relator no STF, Gilmar Mendes, mande arquivar o caso.

Agressor de Bolsonaro portava cartão de crédito internacional
11.09.18 14:09
A PF de Juiz de Fora apreendeu com Adélio Bispo de Oliveira, o agressor de Jair Bolsonaro, um cartão de crédito internacional do banco Itaú, informa Caio Junqueira em Crusoé.
Também foram apreendidos com Adélio vários extratos impressos do Itaú e da Caixa, todos em seu nome. No interrogatório, o agressor de Bolsonaro disse estar desempregado – seu último emprego teria sido como garçom em Florianópolis.
Clique AQUI para ler a íntegra da reportagem em Crusoé.

‘Grande corrupção’, diz Moro sobre esquema no governo Beto Richa
11.09.18 14:17
Ao autorizar a deflagração da Operação Piloto, Sergio Moro observou que o esquema de corrupção instalado, segundo a denúncia, na gestão de Beto Richa não é um “crime trivial”, registra Fausto Macedo.
“Reputo presente risco à ordem pública. O contexto não é de envolvimento ocasional em crimes de corrupção, mas da prática de crimes de grande corrupção e de complexas operações de lavagem de dinheiro”, escreveu o juiz.
Moro destacou ainda o “pagamento de pelo menos 3,5 milhões de reais para direcionar licitação em favor do Grupo Odebrecht, com utilização de sofisticado sistema de ocultação e dissimulação do produto do crime, inclusive com utilização de contas secretas no exterior e diversas transações sub-reptícias no Brasil”.

Advogados de Adélio leram as regras da OAB?
11.09.18 14:00
Os advogados de Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado contra Jair Bolsonaro, deveriam prestar atenção às regras da OAB, quando divulgam as suas versōes sobre a assistência ao criminoso.
É proibida a advocacia pro bono com fins político-partidários ou com objetivos de autopromoção:

‘Aclamação’ do PT é uma não notícia
11.09.18 14:30
Jornais como O Globo estão noticiando que a oficialização de Fernando Haddad como poste de Lula foi decidida “por aclamação” na reunião da Executiva do PT.
Como se houvesse outra decisão possível entre os petistas. Lula manda, todo mundo aclama.

A outra carta de Lula (e a outra derrota de Gleisi)
11.09.18 12:39
Além da carta para anunciar seu poste ao eleitorado, Lula escreveu uma mensagem para a cúpula do PT, informa a Folha.
Nela, o presidiário pede “a chancela da sigla para o nome de Fernando Haddad”.
O jornal diz que alas do partido ligadas à Gleisi Hoffmann insistiam para que a substituição de Lula fosse feita em 17 de setembro.

“O capitão voltou”
11.09.18 12:28
Flávio Bolsonaro, nas redes sociais, diz que o pai saiu da UTI e está na unidade semi-intensiva.
“O capitão voltou”, escreveu.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Dilma não passa de uma nulidade rabugenta que levou o Brasil à falência
A pior governante da História sempre estará pronta para não dizer coisa com coisa em mais uma entrevista
Por Augusto Nunes
Terça-feira, 11 de setembro de 2018, 15h02
Neste 8 de setembro, de passagem por Janaúba, no norte de Minas Gerais, Dilma Rousseff foi abordada pelo repórter José Ambrósio Prates, da rádio Torre FM. Ele queria saber que tipo de ajuda a região aflita com tantas demandas ignoradas pelo poder central poderia esperar da ex-presidente que disputa uma vaga no Senado.
“Olha, cêis podem esperar aquilo… Só um pouquinho”, recitou a candidata do PT antes da brusca interrupção: “Ô, Eleonora, me dá o papel. Dá o papel”, impacientou-se a campeã da grosseria no áudio que faz sucesso na internet desde ontem.
Pausa de três segundos. E então a voz ressurge alguns decibéis mais irritada: “Tá com o Valdeci. Valdeci, o papel, Valdeci”. Segue-se o pito de praxe. “Não sei o que cê tá fazendo lá fora”.
O áudio chega ao fim com o ruído de papel sendo folheado. Dilma, decerto está tentando descobrir que lugar é aquele e o que precisa dizer ao repórter. Depois disso, a pior governante da História estará pronta para não dizer coisa com coisa em mais uma entrevista.
A amnésia que mais uma vez bloqueou o neurônio solitário nesta segunda começou a manifestar-se com alarmante frequência durante a campanha presidencial de 2010. Ao lhe perguntarem que livro estava lendo, a candidata do PT ao Planalto saiu-se com esta: “Bom, livros… Eu estou lendo um livro, que tá me fugindo… eu tentei falar um pouco sobre a novela pá vê se eu lembrava o nome do livro, e não lembro. Do Sandor Marai… o, o livro chama… as, as, as… brasas. Desculpe, é isso mesmo, As brasas. É uma, talvez uma das… Assim, me impactou muito. Eu concluí ele ontem à noite, rapidinho. Porque eu, eu consigo ler no domingo”. A entrevista em Janaúba só mostra que Dilma continua sendo Dilma.
Como é que tantos mineiros prometem votar nessa nulidade rabugenta que quase levou o Brasil à completa falência? A resposta pode estar com Valdeci. Ou com Eleonora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA