Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2018

NA COLUNA DO ESTADÃO
Decisão da ONU sobre Lula não vale nem como recomendação
Quinta-feira, 23 Agosto 2018 | 05h30
Tido como carta na manga dos petistas, o parecer do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que defende que o ex-presidente Lula possa fazer campanha mesmo preso, não tem valor jurídico no Brasil por causa de Dilma Rousseff. A administração da petista não deu andamento à tramitação do Protocolo Adicional ao Pacto de Direitos Civis e Políticos, que internalizaria ao ordenamento jurídico do País as decisões do comitê. Dessa forma, o entendimento no governo Temer é de que o documento não tem efeito nenhum, nem recomendatório.
Gaveta
O protocolo foi um dos mais de trezentos acordos internacionais cuja tramitação ficou paralisada durante o governo Dilma Rousseff. Mesmo que o pacto estivesse vigente, o governo diz que as decisões do comitê da ONU não são vinculantes.
Na pauta 
Valendo ou não, o TSE terá de se debruçar sobre a recomendação da ONU. Na ação em que contesta a elegibilidade de Lula, Tiago Ayres, o advogado eleitoral do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), menciona o assunto.
Livraram-se 
Depois de entregar a cabeça de Paulo Maluf (PP-SP), a Câmara dos Deputados não deve votar os pedidos de cassação de João Rodrigues (PSD-SC) e Celso Jacob (MDB-RJ). A cúpula da Casa acha que basta de desgaste no período eleitoral.
O retorno 
Não é só a volta da ministra Cármen Lúcia para a 2.ª Turma do Supremo que apavora os criminalistas. Há apreensão com a entrada de Laurita Vaz no lugar de Maria Thereza (que assumirá a vice-presidência) na 6.ª Turma do STJ. Ela é vista como “mão de ferro”.
Não pode ser 
Caetano Veloso achou que fosse trote o telefonema da secretária de Michel Temer pedindo seu endereço. O presidente mandou uma carta ao cantor rebatendo críticas de que seria “dissimulado” e faria conchavos.
É o quê? 
Fernando Haddad, vice de Lula, vai intensificar entrevistas a rádios nas Regiões Norte e Nordeste. Mas foi aconselhado a descomplicar o vocabulário. Nas três primeiras, repetiu que sua candidatura é a “antítese do status quo”.
Posto… 
O Ministério do Planejamento vê com bons olhos transferir para os Correios a possibilidade de oferecer serviços aos cidadãos. Geraria receita para a estatal, com problemas de caixa, e desoneraria a União.
…Ipiranga 
Está em negociação no governo a emissão de carteira de trabalho pela empresa, seguro-defeso e realizar, até mesmo, prova de vida cobrada pelo INSS dos aposentados.
Quem paga? Ainda não está acertado quem vai pagar pelos serviços, se a população ou os ministérios, por meio de convênios.
CLICK
Em jantar com a senadora Rose de Freitas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou da preocupação de Alckmin em ganhar eleitor em SP e na Região Sul do País.
Sob nova direção 
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, vai assumir o comando do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), que era presidido pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim. A alteração no regimento foi aprovada ontem.
Todo poder 
Entre outras atribuições, o Consu regulamenta as atividades das operadoras de planos e seguros privados. O Conselho também criou duas câmaras técnicas consultivas: uma destinada à análise das resoluções pretéritas e outra para propor diretrizes.

NO O ANTAGONISTA
(...) “Lula, ao pedir o registro de sua candidatura, cometeu mais um crime”
Quinta-feira, 23.08.18 10:19
Modesto Carvalhosa entrou com uma representação criminal no TSE contra Lula — veja aqui a íntegra.
O jurista sustenta que o criminoso cometeu o crime de falsidade ideológica ao omitir, no registro de sua candidatura à Presidência da República, o fato de que é um condenado pela Justiça.
“Esse senhor fez o pedido de registro de sua candidatura apresentando uma certidão que não dá notícia de sua inelegibilidade. Ao omitir este fato notório e incontestável, claramente tenta enganar os julgadores de seu pedido de registro, ferindo o artigo 350 do código eleitoral.”
Carvalhosa conclui:
“Lula, ao pedir o registro de sua candidatura, cometeu mais um crime.”
(...)
O registro de Marina
23.08.18 09:51
O TSE aprovou por unanimidade o registro da candidatura de Marina Silva.
O registro do criminoso condenado pela Lava Jato ainda não tem data para ser julgado.

Mais três registros aprovados
23.08.18 10:39
O TSE também aprovou o registro das candidaturas de João Amoêdo, Guilherme Boulos e Cabo Daciolo.

MP se manifesta pela candidatura de Dilma
 23.08.18 08:51
O Ministério Público Eleitoral se manifestou pelo deferimento da candidatura de Dilma Rousseff ao Senado, alegando que o TRE não tem poder para rever a decisão do processo do impeachment que manteve os direitos políticos da petista.
(...)

Câmara vai ignorar pedido de cassação de irmão de Geddel
23.08.18 10:44
Ainda “para evitar desgaste” no período eleitoral, a Câmara vai deixar o processo que pede a cassação de Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, “dormindo nos escaninhos durante esta temporada de campanha”.
Denise Rothenburg, no Correio Braziliense, diz que “a ordem agora é a seguinte: quem se reeleger ganhará um refresco para que só precise responder no próximo mandato. Quem não se reeleger, poderá terminar o mandato sem ser incomodado, uma vez que o fim desta legislatura está logo ali”.
Lúcio Vieira Lima é candidato à reeleição pelo MDB da Bahia.

O fim do assalto a petição armada
23.08.18 09:24
Depois da reforma trabalhista, o número de processos contra bancos despencou 62%, publica a Folha.
Isso pode ajudar na diminuição dos juros, porque os custos trabalhistas entram na composição do preço do dinheiro emprestado aos correntistas.
Melhor ainda: a diminuição geral da quantidade de ações pode levar à extinção da Justiça Trabalhista, uma estrovenga cara e aparelhada.
Será o fim do assalto a petição armada.

Gleisi retifica declaração de bens
23.08.18 09:05
Depois de declarar patrimônio irrisório no registro de sua candidatura para deputada, Gleisi Hoffmann retificou os valores.

“O estrago está feito”
23.08.18 09:22
O PT já enlameou a imagem do Brasil lá fora.
Diz o Estadão, em editorial:
“O estrago está feito. O aparato da seita de Lula para desmoralizar a democracia brasileira no exterior mobilizou tantas frentes que hoje é praticamente impossível tentar conter seus danos por meios tradicionais, como a diplomacia, ou com artigos na imprensa estrangeira.
São artistas, intelectuais, professores universitários e políticos de diversos países, todos convencidos de que Dilma Rousseff caiu em razão de um ‘golpe’ e que Lula da Silva é um ‘preso político’. Pudera: até uma ‘greve de fome’ os petistas deflagraram para caracterizar o ‘estado de exceção’ brasileiro (…).
Quando prestigiados intelectuais, alguns com boas credenciais democráticas, se deixam encantar dessa forma pelas patranhas de Lula, a ponto de abdicar da defesa do Estado de Direito – que é o pilar da democracia, pois assegura que ninguém, nem mesmo deidades como Lula, está acima da lei –, só resta esperar que a Justiça brasileira não vergue ante essa espantosa histeria coletiva.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)