Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12-7-2018

NO O ANTAGONISTA
Urgente: Juiz absolve Lula por obstrução no caso Delcídio
12.07.18 12:45
O juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu Lula, o banqueiro André Esteves e outros cinco réus acusados de obstrução de Justiça no âmbito da delação de Delcídio do Amaral.
O MPF pediu a absolvição, concedida pelo magistrado, alegando que o ex-senador petista mentiu nos relatos sobre a tentativa de Lula e outros de obstruir a Lava Jato por meio da compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.
Mais informações em instantes.

Leite: Áudio de filho de Cerveró não é ‘prova válida’
12.07.18 13:22
Ao concluir a decisão de absolver Lula, André Esteves e outros cinco réus no caso da tentativa da compra do silêncio de Nestor Cerveró, o juiz Ricardo Leite diz que o áudio de uma conversa entre Delcídio do Amaral, Bernardo Cerveró (filho do ex-diretor da Petrobras) e o advogado Edson Ribeiro “não constitui prova válida” para condená-los por obstrução à Justiça.
“Assim, o áudio captado não constitui prova válida para ensejar qualquer decreto condenatório. Há suspeitas também de ocultação de fatos por Bernardo e Cerveró. Causa estranheza a afirmação de DELCÍDIO no sentido de se referir a André Esteves como ‘nosso amigo lá, de São Paulo’. O ponto é nebuloso, tendo Bernardo e Nestor não detalhado esta situação. Aliás, negaram qualquer menção a André Esteves anterior, o que contraria o áudio captado.”
O magistrado acrescenta:
“A instrução, a meu sentir, não possibilitou a reconstrução da realidade fática, o que impede qualquer decreto condenatório. Há inúmeras possibilidades e circunstâncias do que realmente ocorreu.”

Juiz não decidiu sobre pedido para anular delação de Delcídio
12.07.18 12:57
Ao absolver Lula no caso da tentativa da compra do silêncio de Nestor Cerveró, o juiz Ricardo Leite diz que o pedido para anular a delação de Delcídio do Amaral “depende de melhor comprovação, razão pela qual não há como aplicar a tese de nulidade, aventada apenas em meros indícios”.
O juiz também pondera que não há como debater sobre a improcedência da denúncia do petista nesta fase processual.
“Em momento posterior, será aferida a materialidade e autoria dos crimes descritos.”
Leite continua:
“Após a conclusão da análise das condutas imputadas na peça inaugural, será analisada a validade da colaboração premiada firmada por Delcídio do Amaral.”

Não espere nada de Brasília
12.07.18 14:09
Se todos os procuradores fossem iguais a Ivan Marx, que conduziu o inquérito sobre a compra do silêncio de Nestor Cerveró, Lula jamais seria condenado.
O Antagonista nunca teve a menor dúvida sobre isso. Nunca. Nunca.

O negociador do PT
12.07.18 12:27
O PT designou Arlindo Chinaglia para negociar uma chapa com Valdemar Costa Neto, diz a Época.
Arlindo Chinaglia, codinome Grisalho, recebeu 10 milhões de reais da Odebrecht para negociar com o governo o contrato da Usina Santo Antonio, segundo os delatores da empreiteira.

O crime de 100 bilhões de reais
12.07.18 14:01
Enquanto isso, no Congresso, os parlamentares estão aprovando a chamada pauta-bomba com gastos que já superam 100 bilhões de reais nos próximos anos.
É uma gente criminosa, empenhada em assassinar o presente e o futuro do País.

Requião sobre ‘fake news’ de Moro: “Disse o que a internet estava dizendo”
Brasil 12.07.18 12:11
Por Diego Amorim
O Antagonista ligou para Roberto Requião para saber de onde o senador tirou a informação de que Sergio Moro estaria em Portugal — ‘fake news’ revelada por este site e que será apontada ao CNJ pelo próprio juiz.
Requião, no Twitter, debochou de Moro, que ajudou a impedir o golpe do plantonista para soltar Lula no último domingo: “Cabe à Sergio Moro (assim, com a crase errada), em férias, tomar bom vinho e comer bacalhau”, escreveu o senador.
No início da ligação, Requião tentou encerrar a conversa: - “O Antagonista? O que é que é isso? Não conheço esse site”.
Diante da pergunta sobre a origem da informação de que o juiz estaria na Europa, ele respondeu:
- “Ah, estava veiculado na internet.”
- "E aí o senhor reproduziu sem checar a informação, senador?"
- “Não tinha importância. Ele [Sergio Moro] estava em férias. Tanto fazia se ele estivesse em Portugal, na Andorra, nos Estados Unidos, em Miami ou na Flórida: era a mesma coisa.”
- "Mas o senhor fez piada com vinho e bacalhau. Não acha que cabe uma retratação?"
- “Não. Eu disse o que a internet estava dizendo. E o essencial ali é que ele estava em férias. E que o processo não tinha nada a ver com ele.”
(...)

A íntegra dos pedidos de investigação de Favreto
12.07.18 10:32
Confira AQUI e AQUI as íntegras dos pedidos de Raquel Dodge para que CNJ e STJ, respectivamente, investiguem o plantonista Rogério Favreto.
Os documentos foram apresentado na noite de ontem.

RAQUEL SUGERE QUE PF SEJA ACIONADA PARA INVESTIGAR FAVRETO
12.07.18 10:40
Ao pedir ao STJ que instaure inquérito judicial para investigar Rogério Favreto, a procuradora Raquel Dodge indicou possíveis diligências a serem feitas pela Polícia Federal no prazo de 60 dias:
– a oitiva dos impetrantes do indecoroso HC [os deputados petistas Paulo Pimenta, Paulo Teixeira e Wadih Damous] e do desembargador plantonista;
– identificação e oitiva dos policiais federais que eventualmente interagiram por telefone com Favreto ou algum servidor à sua ordem, no último domingo.

Raquel destaca confissão de Paulo Pimenta
12.07.18 11:43
No pedido de investigação de Rogério Favreto ao STJ, Raquel Dodge destaca que “a estratégia” para soltar Lula durante o plantão do desembargador no fim de semana foi confirmada pelo deputado federal Paulo Pimenta, um dos impetrantes” do pedido de habeas corpus.
A procuradora cita a declaração do petista replicada pela imprensa:
“Sou do Rio Grande do Sul. Conheço as pessoas. Alguém me deu o toque. Olhei no sistema e vi [que Favreto seria o plantonista]. É público.”
Para Raquel, “Pimenta já sabia que o ato do representado [Favreto] seria revisto logo em seguida”. Ela o cita novamente:
“Pudemos demonstrar que a Lava Jato é uma organização que atua dentro do Judiciário, com relações políticas, e que seu objetivo é impedir que Lula seja solto.”
Segue a procuradora:
“O objetivo confessado dos impetrantes era afetar a credibilidade do Poder Judiciário, com consequente exposição da ordem pública e do processo eleitoral a risco quando a Corte viesse restabelecer a prisão do réu para cumprimento da pena, tal como fora determinado pela 8ª Turma e confirmado pelo STF. (…) A soltura de Lula provocaria a espetacularização de sua nova prisão.”
Também chamou a atenção de Raquel “o fato de os impetrantes” – Pimenta, Wadih Damous e Paulo Teixeira – “não integrarem o grupo encarregado da defesa técnica” de Lula.
(...)

Raquel aponta “ato orquestrado” em tentativa de soltar Lula no fim de semana
12.07.18 11:24
No pedido de investigação do desembargador Rogério Favreto ao STJ, a procuradora-geral Raquel Dodge afirma que “a dinâmica dos atos processuais — designação inaugural em 2018 do representado para a escala de plantão a partir de 04/07/2018 [quarta-feira] e impetração de habeas corpus curiosamente na sexta-feira, após o fim do expediente — sugere que a concessão da ordem de HC foi um ato orquestrado meticulosamente para, em detrimento da lei vigente, alcançar a soltura do réu [Lula], que havia sido negada pelas vias processuais lícitas e competentes”.
“A escala de plantão do TRF-4 para o mês de julho de 2018 foi publicada no final do mês anterior, junho. A partir daí, soube-se que o representado estaria de plantão a partir de 4 de julho de 2018. Ocorre, porém, que a impetração logo no fim do expediente do dia 4, a partir das 19 horas, não seria a melhor alternativa estratégica, pois uma decisão concertada com o representado seria prontamente revista pelo juiz natural a partir das 11 horas do dia 5 [quinta-feira]. O ideal, portanto, foi protocolar o HC na noite da sexta-feira [6], para que o representado exercesse a jurisdição plantonista de forma ininterrupta, até segunda-feira [9], 11 horas.”
O golpe foi tramado para pegar o País distraído no fim de semana.
(...)

O fim da Bancoop
12.07.18 11:23
O Globo noticia que a Bancoop vai acabar.
A cooperativa é a responsável pelo lançamento do Edifício Solaris, onde fica o triplex do presidiário.
“Em documento dirigido aos cooperados, a diretoria informa que iniciou o processo de dissolução e marcou para 31 de julho a assembleia geral para a votação. No dia 26 de julho, haverá reunião prévia para que os cooperados possam tirar dúvidas. Um liquidante terá prazo inicial de seis meses para zerar as contas.”

#Toffoli, #Toffora
12.07.18 10:58
Modesto Carvalhosa convocou os brasileiros nesta manhã, pelas redes sociais, a aderirem a um abaixo-assinado para impedir Dias Toffoli de assumir a presidência do STF.
Até 11h, cerca de 30 mil pessoas haviam assinado o documento, que diz:
“A profunda divisão da sociedade demanda que o comando daquela casa [o Supremo], quebrando a rotina da eleição por antiguidade, recaia num Ministro que possa trazer a pacificação interna e a confiança plena da sociedade na sua mais alta Corte, para o que não está dotado o ministro Dias Toffoli, pelas razões conhecidas por todos.
Exmos. Ministros, esse é o pleito que a Nação brasileira lhes faz, em favor da paz social ameaçada e da restauração da respeitabilidade do próprio Supremo, agora posto mais uma vez à prova na escolha de seu Presidente, em setembro próximo.”
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...