TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12-7-2018

NO O ANTAGONISTA
Urgente: Juiz absolve Lula por obstrução no caso Delcídio
12.07.18 12:45
O juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu Lula, o banqueiro André Esteves e outros cinco réus acusados de obstrução de Justiça no âmbito da delação de Delcídio do Amaral.
O MPF pediu a absolvição, concedida pelo magistrado, alegando que o ex-senador petista mentiu nos relatos sobre a tentativa de Lula e outros de obstruir a Lava Jato por meio da compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.
Mais informações em instantes.

Leite: Áudio de filho de Cerveró não é ‘prova válida’
12.07.18 13:22
Ao concluir a decisão de absolver Lula, André Esteves e outros cinco réus no caso da tentativa da compra do silêncio de Nestor Cerveró, o juiz Ricardo Leite diz que o áudio de uma conversa entre Delcídio do Amaral, Bernardo Cerveró (filho do ex-diretor da Petrobras) e o advogado Edson Ribeiro “não constitui prova válida” para condená-los por obstrução à Justiça.
“Assim, o áudio captado não constitui prova válida para ensejar qualquer decreto condenatório. Há suspeitas também de ocultação de fatos por Bernardo e Cerveró. Causa estranheza a afirmação de DELCÍDIO no sentido de se referir a André Esteves como ‘nosso amigo lá, de São Paulo’. O ponto é nebuloso, tendo Bernardo e Nestor não detalhado esta situação. Aliás, negaram qualquer menção a André Esteves anterior, o que contraria o áudio captado.”
O magistrado acrescenta:
“A instrução, a meu sentir, não possibilitou a reconstrução da realidade fática, o que impede qualquer decreto condenatório. Há inúmeras possibilidades e circunstâncias do que realmente ocorreu.”

Juiz não decidiu sobre pedido para anular delação de Delcídio
12.07.18 12:57
Ao absolver Lula no caso da tentativa da compra do silêncio de Nestor Cerveró, o juiz Ricardo Leite diz que o pedido para anular a delação de Delcídio do Amaral “depende de melhor comprovação, razão pela qual não há como aplicar a tese de nulidade, aventada apenas em meros indícios”.
O juiz também pondera que não há como debater sobre a improcedência da denúncia do petista nesta fase processual.
“Em momento posterior, será aferida a materialidade e autoria dos crimes descritos.”
Leite continua:
“Após a conclusão da análise das condutas imputadas na peça inaugural, será analisada a validade da colaboração premiada firmada por Delcídio do Amaral.”

Não espere nada de Brasília
12.07.18 14:09
Se todos os procuradores fossem iguais a Ivan Marx, que conduziu o inquérito sobre a compra do silêncio de Nestor Cerveró, Lula jamais seria condenado.
O Antagonista nunca teve a menor dúvida sobre isso. Nunca. Nunca.

O negociador do PT
12.07.18 12:27
O PT designou Arlindo Chinaglia para negociar uma chapa com Valdemar Costa Neto, diz a Época.
Arlindo Chinaglia, codinome Grisalho, recebeu 10 milhões de reais da Odebrecht para negociar com o governo o contrato da Usina Santo Antonio, segundo os delatores da empreiteira.

O crime de 100 bilhões de reais
12.07.18 14:01
Enquanto isso, no Congresso, os parlamentares estão aprovando a chamada pauta-bomba com gastos que já superam 100 bilhões de reais nos próximos anos.
É uma gente criminosa, empenhada em assassinar o presente e o futuro do País.

Requião sobre ‘fake news’ de Moro: “Disse o que a internet estava dizendo”
Brasil 12.07.18 12:11
Por Diego Amorim
O Antagonista ligou para Roberto Requião para saber de onde o senador tirou a informação de que Sergio Moro estaria em Portugal — ‘fake news’ revelada por este site e que será apontada ao CNJ pelo próprio juiz.
Requião, no Twitter, debochou de Moro, que ajudou a impedir o golpe do plantonista para soltar Lula no último domingo: “Cabe à Sergio Moro (assim, com a crase errada), em férias, tomar bom vinho e comer bacalhau”, escreveu o senador.
No início da ligação, Requião tentou encerrar a conversa: - “O Antagonista? O que é que é isso? Não conheço esse site”.
Diante da pergunta sobre a origem da informação de que o juiz estaria na Europa, ele respondeu:
- “Ah, estava veiculado na internet.”
- "E aí o senhor reproduziu sem checar a informação, senador?"
- “Não tinha importância. Ele [Sergio Moro] estava em férias. Tanto fazia se ele estivesse em Portugal, na Andorra, nos Estados Unidos, em Miami ou na Flórida: era a mesma coisa.”
- "Mas o senhor fez piada com vinho e bacalhau. Não acha que cabe uma retratação?"
- “Não. Eu disse o que a internet estava dizendo. E o essencial ali é que ele estava em férias. E que o processo não tinha nada a ver com ele.”
(...)

A íntegra dos pedidos de investigação de Favreto
12.07.18 10:32
Confira AQUI e AQUI as íntegras dos pedidos de Raquel Dodge para que CNJ e STJ, respectivamente, investiguem o plantonista Rogério Favreto.
Os documentos foram apresentado na noite de ontem.

RAQUEL SUGERE QUE PF SEJA ACIONADA PARA INVESTIGAR FAVRETO
12.07.18 10:40
Ao pedir ao STJ que instaure inquérito judicial para investigar Rogério Favreto, a procuradora Raquel Dodge indicou possíveis diligências a serem feitas pela Polícia Federal no prazo de 60 dias:
– a oitiva dos impetrantes do indecoroso HC [os deputados petistas Paulo Pimenta, Paulo Teixeira e Wadih Damous] e do desembargador plantonista;
– identificação e oitiva dos policiais federais que eventualmente interagiram por telefone com Favreto ou algum servidor à sua ordem, no último domingo.

Raquel destaca confissão de Paulo Pimenta
12.07.18 11:43
No pedido de investigação de Rogério Favreto ao STJ, Raquel Dodge destaca que “a estratégia” para soltar Lula durante o plantão do desembargador no fim de semana foi confirmada pelo deputado federal Paulo Pimenta, um dos impetrantes” do pedido de habeas corpus.
A procuradora cita a declaração do petista replicada pela imprensa:
“Sou do Rio Grande do Sul. Conheço as pessoas. Alguém me deu o toque. Olhei no sistema e vi [que Favreto seria o plantonista]. É público.”
Para Raquel, “Pimenta já sabia que o ato do representado [Favreto] seria revisto logo em seguida”. Ela o cita novamente:
“Pudemos demonstrar que a Lava Jato é uma organização que atua dentro do Judiciário, com relações políticas, e que seu objetivo é impedir que Lula seja solto.”
Segue a procuradora:
“O objetivo confessado dos impetrantes era afetar a credibilidade do Poder Judiciário, com consequente exposição da ordem pública e do processo eleitoral a risco quando a Corte viesse restabelecer a prisão do réu para cumprimento da pena, tal como fora determinado pela 8ª Turma e confirmado pelo STF. (…) A soltura de Lula provocaria a espetacularização de sua nova prisão.”
Também chamou a atenção de Raquel “o fato de os impetrantes” – Pimenta, Wadih Damous e Paulo Teixeira – “não integrarem o grupo encarregado da defesa técnica” de Lula.
(...)

Raquel aponta “ato orquestrado” em tentativa de soltar Lula no fim de semana
12.07.18 11:24
No pedido de investigação do desembargador Rogério Favreto ao STJ, a procuradora-geral Raquel Dodge afirma que “a dinâmica dos atos processuais — designação inaugural em 2018 do representado para a escala de plantão a partir de 04/07/2018 [quarta-feira] e impetração de habeas corpus curiosamente na sexta-feira, após o fim do expediente — sugere que a concessão da ordem de HC foi um ato orquestrado meticulosamente para, em detrimento da lei vigente, alcançar a soltura do réu [Lula], que havia sido negada pelas vias processuais lícitas e competentes”.
“A escala de plantão do TRF-4 para o mês de julho de 2018 foi publicada no final do mês anterior, junho. A partir daí, soube-se que o representado estaria de plantão a partir de 4 de julho de 2018. Ocorre, porém, que a impetração logo no fim do expediente do dia 4, a partir das 19 horas, não seria a melhor alternativa estratégica, pois uma decisão concertada com o representado seria prontamente revista pelo juiz natural a partir das 11 horas do dia 5 [quinta-feira]. O ideal, portanto, foi protocolar o HC na noite da sexta-feira [6], para que o representado exercesse a jurisdição plantonista de forma ininterrupta, até segunda-feira [9], 11 horas.”
O golpe foi tramado para pegar o País distraído no fim de semana.
(...)

O fim da Bancoop
12.07.18 11:23
O Globo noticia que a Bancoop vai acabar.
A cooperativa é a responsável pelo lançamento do Edifício Solaris, onde fica o triplex do presidiário.
“Em documento dirigido aos cooperados, a diretoria informa que iniciou o processo de dissolução e marcou para 31 de julho a assembleia geral para a votação. No dia 26 de julho, haverá reunião prévia para que os cooperados possam tirar dúvidas. Um liquidante terá prazo inicial de seis meses para zerar as contas.”

#Toffoli, #Toffora
12.07.18 10:58
Modesto Carvalhosa convocou os brasileiros nesta manhã, pelas redes sociais, a aderirem a um abaixo-assinado para impedir Dias Toffoli de assumir a presidência do STF.
Até 11h, cerca de 30 mil pessoas haviam assinado o documento, que diz:
“A profunda divisão da sociedade demanda que o comando daquela casa [o Supremo], quebrando a rotina da eleição por antiguidade, recaia num Ministro que possa trazer a pacificação interna e a confiança plena da sociedade na sua mais alta Corte, para o que não está dotado o ministro Dias Toffoli, pelas razões conhecidas por todos.
Exmos. Ministros, esse é o pleito que a Nação brasileira lhes faz, em favor da paz social ameaçada e da restauração da respeitabilidade do próprio Supremo, agora posto mais uma vez à prova na escolha de seu Presidente, em setembro próximo.”
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA