Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12-7-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUINTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2018

Além da Advocacia Geral da União (AGU), também o Ministério da Transparência (CGU) assumiu por escrito o compromisso de submeter à análise do Tribunal de Contas da União (TCU) a minuta do acordo de leniência com a Odebrecht, protagonista no maior roubo da História. Mas o acordo foi fechado à revelia do TCU, beneficiando a empreiteira. Nem Emílio faria acordo tão camarada com o filho Marcelo Odebrecht. AGU ainda contou lorota: “o espaço do TCU foi preservado”. Não foi.

Na prática, AGU e Ministério da Transparência, órgãos do governo federal, esconderam do TCU os termos do acordo com a Odebrecht.

AGU e CGU acordaram uma multa irrisória à Odebrecht, ainda assim para ser paga em longuíssimas prestações, até o ano de 2040.

O compromisso com o TCU foi firmado em ofício de abril, em poder da coluna, do secretário-executivo substituto José Marcelo C. de Carvalho.

Por meio de assessores, a AGU ataca o TCU. Diz que o Tribunal “vaza tudo”, que “não queria o acordo” e os técnicos “querem protagonismo”.

A estratégia petista de ingressar com múltiplos pedidos de soltura de Lula, preso por corrupção, não é apenas uma maneira de debochar do Judiciário. É uma aposta: vai que aparece outro juiz adorador de Lula…

Sem dourar a pílula, o deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) acha pouco chamar de “cartel” a ação das grandes distribuidoras de combustíveis, tipo BR, Ipiranga e Shell, contra a venda direta de etanol aos postos. Prefere chamar essa turma de “gangue”.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) se associou às distribuidoras que protege para insinuar que a venda direta do etanol não garantiria “qualidade”. É mentira. As usinas são submetidas a certificados de qualidade do tipo ISO. A fiscalização da ANP é que não garante nada.

Apesar da qualificação do novo ministro, o presidente Michel Temer perdeu outra ótima oportunidade de extinguir o Ministério do Trabalho, cuja inutilidade tem sido verificada há vários governos.

O cancelamento de multas de caminhoneiros que cometeram infrações de trânsito segue a mesma lógica de impunidade de não descontar os dias parados mesmo quando greves são consideradas ilegais.

A Câmara dos Deputados encerra o seu período mais improdutivo da História, com participação mínima dos parlamentares em decisões relevantes. Vai piorar no segundo semestre.

Grandes empresas e bancos atiram no pé: terceirizam para várias empresas de telemarketing a tarefa de fazer contatos simultâneos com clientes, que são atormentados com dezenas de ligações, das 7h às 23h, até fim de semana. A Anatel, como sempre, finge que não sabe.

…depois de 143 habeas corpus negados de uma vez, fica a impressão que a meta dos defensores de Lula é atingir 171.

NO O ANTAGONISTA
Boas férias, Dias Toffoli
Quinta-feira, 12.07.18 06:42
Dias Toffoli vai estar de férias durante a primeira viagem de Michel Temer.
Celso de Mello assume o STF em seu lugar, diz Sonia Racy.
O PT precisa esperar mais algum tempo antes de tentar novamente o golpe do plantonista.

O fracasso do golpe lulista
12.07.18 07:07
O golpe do plantonista foi um desastre para Lula.
O deputado petista Paulo Teixeira, um dos autores da manobra fracassada, disse a Sonia Racy que o pedido de habeas corpus nem será encaminhado ao STJ:
“O grupo está inclinado a esperar até agosto.”

O despacho vazado para o PT
12.07.18 06:25
O PT foi informado sobre a soltura de Lula antes que o despacho do plantonista entrasse no sistema do TRF-4.
O despacho foi registrado às 9h05.
Naquela hora, porém, Wadih Damous e Paulo Pimenta já estavam na PF.
Diz o Estadão:
“Em três declarações feitas pelos deputados e registradas no perfil do Facebook de Lula no domingo, na frente da PF, eles afirmam e repetem que chegaram às 8h30 na sede da PF.
Os dois afirmam ainda que o despacho do desembargador do plantão do TRF-4 com a decisão de decretar a soltura do ex-presidente já havia sido dado e comunicado à Polícia.”

O PT perdeu
12.07.18 06:06
Na segunda-feira, 09, o PT ainda festejava o sucesso do golpe do plantonista, com o argumento de que ele havia desmoralizado Sergio Moro e a Lava Jato.
Agora bateu o desespero.
Diz o Estadão:
“A cúpula do PT admitiu ter sido um ‘erro jurídico’ a ação dos três deputados petistas de pedir a soltura de Lula. Avaliam que, apesar do ganho político, o PT queimou uma etapa importante com a Justiça e pode perder o apoio do ministro Dias Toffoli.”

Lápides são saqueadas na Venezuela
11.07.18 21:30
Nos últimos meses, cerca de 6.000 peças de metal foram levadas do Cemitério do Leste, um dos principais de Caracas, a capital da Venezuela, informa a agência Associated Press.
Embora os furtos em cemitérios já acontecessem na cidade, eles aumentaram muito à medida que o país, sob a ditadura de Nicolás Maduro, foi consumido pela crise política e econômica.
Uma avalanche de reclamações nas redes sociais fez com que os administradores do cemitério reconhecessem os furtos e anunciassem um plano para a substituição das peças por marcações de plástico.
Desde então, algumas peças foram removidas e não foram substituídas, deixando os parentes sem saber se os túmulos de seus entes queridos foram saqueados ou se as peças foram guardadas.
“Isso foi no início de maio, e ainda hoje não sabemos nada”, disse Ivonne de Gutiérrez, ouvida pela agência. As placas de bronze que identificavam as lápides de um sobrinho e duas tias de Ivonne foram furtadas do Cemitério do Leste.

MP entra com ação por improbidade contra Crivella
Quarta-feira, 11.07.18 21:15
O MP-RJ ajuizou no início da noite de hoje uma ação civil pública contra Marcelo Crivella por improbidade administrativa, informa O Globo.
Segundo o jornal carioca, as investigações conduzidas desde agosto do ano passado pelo MP apontam que o prefeito do Rio vem usando a máquina pública municipal para atender a interesses de integrantes de igrejas evangélicas – ele é bispo licenciado da Igreja Universal.
Entre outros pedidos em caráter liminar, a Promotoria solicita que Crivella se abstenha “de conceder privilégios para utilização de serviços e espaços públicos por pessoas ligadas ao seu grupo religioso” e “de utilizar a máquina pública municipal para a defesa de interesses pessoais ou de seu grupo religioso”.
Se as determinações forem desrespeitadas, o MP pede que o prefeito seja afastado do cargo. A ação foi distribuída para a 7ª Vara da Fazenda Pública.

Novo ministro do Trabalho diz que suspenderá contratos da pasta
11.07.18 20:58
O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, reuniu-se hoje com Eliseu Padilha e disse que editará uma portaria suspendendo todas as licitações e contratos do ministério a fim de apurar eventuais fraudes, relata o G1.
Vieira de Mello também prometeu exonerar os ocupantes de cargos comissionados indicados por políticos – PTB e Solidariedade “loteavam” a pasta – e abrir processo administrativo para investigar a conduta de servidores acusados de irregularidades.
Só vendo para crer.

TRF-4 retém passaporte de filha de Raul Schmidt
11.07.18 20:40
A 8ª Turma do TRF-4 negou hoje pedido da filha de Raul Schmidt, Nathalie Schmidt Felippe, e manteve a retenção do passaporte dela e a proibição de que deixe o País.
Acusado pela Lava Jato de operar o repasse de propinas a ex-diretores da Petrobras, Schmidt mora em Lisboa e é considerado foragido pela Justiça brasileira.
A defesa de Nathalie negou as alegações de que ela teria ajudado o pai a fugir para a Europa e tentado obter visto de residência permanente em Portugal.
Segundo João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4, há “um bom acervo probatório” de que a relação entre pai e filha atinge aspectos comerciais e financeiros – e Nathalie teria sido a beneficiária final de comissões recebidas pelo pai, comprando um apartamento em Paris.

Relator pede arquivamento de processo contra deputado-presidiário
11.07.18 20:02
O relator do processo de cassação contra João Rodrigues no Conselho de Ética da Câmara, Ronaldo Lessa, pediu o arquivamento da representação contra o parlamentar, informa a Folha.
O deputado do PSD catarinense, que cumpre pena de cinco anos e três meses em regime semiaberto, continua comparecendo diariamente à Casa.
Rodrigues foi condenado por irregularidades em licitação quando era prefeito de Pinhalzinho (SC). Para Lessa, o mérito do caso não pode ser analisado pelo Conselho de Ética, uma vez que ele é anterior à entrada do deputado na Câmara.
Dizendo-se vítima de um “equívoco da Justiça”, Rodrigues negou que tenha tentado fugir para o Paraguai ao ter sua prisão decretada.

Marina defende Sergio Moro
11.07.18 18:50
Marina Silva saiu em defesa de Sergio Moro durante entrevista à imprensa em Belo Horizonte, registra a Folha.
Referindo-se a Lula, a presidenciável da Rede afirmou que os grandes partidos querem atacar o juiz da Lava Jato em Curitiba para garantir impunidade a todos.
“Os que criaram o problema querem uma chance de aprofundar o problema. Por isso [é] que estão fazendo de tudo para desmoralizar o juiz Sergio Moro. Se tiver vitória pra um, será vitória para todos. Se um que cometeu erro ficar impune, será impunidade para todos” afirmou Marina.

Urgente: Raquel Dodge pede investigação de Favreto por prevaricação
11.07.18 18:38
Raquel Dodge enviou hoje ao STJ pedido de abertura de inquérito judicial contra Rogério Favreto pelo crime de prevaricação.
Segundo a PGR, ao agir fora de sua jurisdição e sem competência para conceder e reafirmar liminares para que Lula fosse solto, o desembargador do TRF-4 cometeu infração disciplinar.
Dodge descreveu o caso como “episódio atípico e inesperado que produziu efeitos nocivos sobre a credibilidade da Justiça e sobre a higidez do princípio da impessoalidade, que a sustenta”.
A PGR citou ainda evidências de que Favreto agiu movido por sentimentos e interesses pessoais, tendo praticado uma sucessão de atos dolosos contrários a regras processuais que ele conhecia, com o propósito de “colocar a todo custo o paciente em liberdade, impulsionando sua candidatura a presidente da República”.
Dodge acrescenta que o desembargador “não favoreceu um desconhecido, mas alguém com quem manteve longo histórico de serviço e de confiança e que pretendeu favorecer”.
Por essa conduta, a procuradora-geral da República afirma que Favreto pode ter cometido crime de prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal.

Marcelo Odebrecht lança moda com tornozeleira
11.07.18 17:17
Marcelo Odebrecht adotou uma técnica para driblar o incômodo que a tornozeleira eletrônica vinha lhe causando na hora de praticar esportes, informa Lauro Jardim.
O empreiteiro passou a amarrar uma faixa com velcro para fixar a tornozeleira na perna. Segundo o colunista de O Globo, “a novidade correu entre os advogados e já virou moda entre outros presos da Lava Jato”.

Urgente: juíza nega pedidos para que Lula seja sabatinado
11.07.18 16:38
A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, negou pedidos para que o condenado participe de entrevistas e sabatinas como pré-candidato à Presidência, informa a repórter Tabata Viapiana.
Segundo a juíza, “embora [Lula] se declare pré-candidato ao cargo de presidente da República, sua situação se identifica com o status de inelegível. Em tal contexto, não se pode extrair utilidade da realização de sabatinas ou entrevistas com fins eleitorais”.
Carolina Lebbos acrescenta que “[nem] sequer se mostra juridicamente razoável a autorização pretendida, em exceção às regras de cumprimento da pena e com necessário incremento de recursos logísticos e de segurança”.
Folha, SBT e UOL haviam solicitado autorização para sabatinar o hóspede da carceragem da PF em Curitiba. Não conseguiram.
Clique AQUI para ler a íntegra do despacho da juíza.

PT não é ‘competente’ para pleitear benefícios ao presidiário'
11.07.18 17:15
O PT nem sequer poderia fazer a série de pedidos que fez, incluindo o de que Lula participasse de convenção partidária.
Vejam este trecho do despacho da juíza Carolina Lebbos:
“Com razão o Ministério Público Federal ao apontar a ilegitimidade ativa do requerente – Partido dos Trabalhadores.
Nos termos da Lei de Execução Penal, cabe ao próprio executado, por meio de sua defesa constituída ou, na sua falta, à Defensoria Pública da União, pleitear benefícios ao preso.”

PT queria Lula na convenção partidária
11.07.18 17:03
Sim, o PT chegou a pedir que Lula deixasse a prisão para participar da convenção partidária.
A juíza Carolina Lebbos negou, claro:
“Aos presos em regime fechado somente é permitida a saída do estabelecimento prisional nas hipóteses estritamente previstas no art. 120 da Lei de Execução Penal. A participação em entrevistas e debates não se encontra entre elas. Tampouco a participação em convenção partidária.”

O único preso que preocupa senadores é Lula
11.07.18 17:10
Em seu despacho, Carolina Lebbos deu uma bela alfinetada nos parlamentares que fazem seguidos pedidos para “vistoriar” as condições em que Lula está preso na PF de Curitiba.
A juíza menciona a superlotação de presídios no País e acrescenta: “Não há informação recente de diligências seguidamente realizadas por comissões do Congresso Nacional em tais estabelecimentos”.
Mesmo assim, Lebbos autorizou a inspeção do local, como o STF já havia determinado.

O ‘modelo’ dos HCs em favor de Lula (todos negados)
11.07.18 16:42
O Antagonista publica um dos 143 HCs em favor de Lula negados hoje por Laurita Vaz, presidente do STJ.
Os petistas distribuíram cópias desse modelo, para que os militantes apenas preenchessem o cabeçalho.
 
Sinal verde para o golpe da falsa solteirice
11.07.18 16:19
Cármen Lúcia acolheu duas liminares para que filhas solteiras maiores de 21 anos de servidores públicos continuem a receber pensão por morte.
O TCU havia determinado que esse privilégio fosse cancelado.
O golpe da falsa solteirice continuará a ser dado até o julgamento do mérito da questão.
O Judiciário está sempre na vanguarda.

‘Não faz sentido algum elevar Toffoli à Presidência do STF’
11.07.18 15:56
Por Diego Amorim
O jurista Adilson Dallari — o não petista da família — disse a O Antagonista que Modesto Carvalhosa está “absolutamente certo” ao lançar uma campanha para que Dias Toffoli não assuma a Presidência do STF.
Toffoli, pontuou ele, “é um juiz comprovadamente faccioso, que já menosprezou o próprio STF ao soltar José Dirceu, contrariando decisão do colegiado”.
“Não faz sentido algum elevar à Presidência alguém que, indecorosamente, não se declara suspeito para julgar seu amigo, cliente e ex-chefe. Bloquear Toffoli pode ser um primeiro passo para a restauração do respeito ao Poder Judiciário.”
(...)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...