SEGUNDA EDIÇÃO DE 20-12-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Se cavar fundo pode encontrar

Quarta-feira, 20/12/2017 - 03h02
Por Ricardo Noblat
Pode ter surgido mais uma dificuldade para os que aspiram a concorrer à sucessão do presidente Michel Temer apoiados pelas forças políticas de centro: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica decidiu investigar a formação de um cartel de empreiteiras responsável, somente em São Paulo, por obras estimadas em R$ 10 bilhões.
O período de atuação do cartel estende-se entre 2004 e 2015. Nesses 11 anos, São Paulo foi governado por Geraldo Alckmin, José Serra e Alberto Goldman, todos do PSDB. Alckmin e Serra querem disputar a vaga de Temer. Por essa altura, no próximo ano, o Brasil já terá um novo presidente, a ser empossado em 1º de janeiro de 2019.
No total, 22 construtores fizeram parte do cartel – entre as principais, a Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS S/A e a Queiroz Galvão. A elas se juntaram posteriormente a Constran, CR Almeida, Galvão Engenharia, Mendes Júnior e Serveng-Civilsan. O cartel tornou-se conhecido pelo nome de “Tatu Tênis Clube”.
Há fortes indícios de acerto de preços para a construção em São Paulo das linhas 2-Verde, linha 4-Amarela, 5-Lilás e Monotrilho. Fora outras obras igualmente importantes como a Rodoanel e a ampliação da Marginal Tietê e das avenidas Jacu-Pêssego, Roberto Marinho, Cruzeiro do Sul, Chucri Zaidan, Córrego Ponte Baixa e Sena Madureira.
A eventual descoberta de que parte do dinheiro arrecadado pelo “Tatu Tênis Clube” possa ter financiado campanhas ou estufado o bolso de políticos seria o que faltava para azucrinar de vez a vida do PSDB e dos seus cardeais. É torcer para que as investigações se arrastem. Ou então para que o ministro Gilmar Mendes as suspenda por qualquer razão.

Paulo Maluf se entrega à Polícia Federal em São Paulo
Quarta-feira, 20/12/2017 - 09h10
Por Jussara Soares no O Globo
O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) chegou às 8h55m desta quarta-feira para se entregar à Polícia Federal em São Paulo. A decisão do parlamentar de cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) foi revelada ao GLOBO pelo advogado do parlamentar, Ricardo Tosto.
O advogado chegou à mansão de Maluf, no bairro dos Jardins, às 7h59, para acompanhá-lo à sede da PF. O deputado deixou sua casa às 8h22.
— Ele vai se entregar. Vim aqui para isso — disse Tosto.
Nesta terça-feira, 19, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início da execução de pena do parlamentar, condenado em maio a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, por lavagem de dinheiro.
Saiba mais:
Paulo Maluf se entrega à Polícia Federal em São Paulo

Lava-jato deve recorrer a prisões temporárias após suspensão da condução coercitiva
Quarta-feira, 20/12/2017 - 07h45
Por Cleide Carvalho no O Globo
Uma série de decisões proferidas nas últimas horas de trabalho do Supremo Tribunal Federal no ano devem atingir em cheio a forma de atuação da Operação Lava-jato. A principal delas foi uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes suspendendo a utilização da condução coercitiva para interrogar investigados. Só que a decisão que aparentemente beneficia os investigados pode acabar tendo a consequência oposta: a força-tarefa da Lava-Jato deve mudar sua estratégia e intensificar o uso de prisões temporárias, quando o suspeito fica preso durante cinco dias para ser ouvido. Desde o início da investigação conduzida em Curitiba, o juiz Sérgio Moro determinou 225 conduções coercitivas e 111 prisões temporárias.
De acordo com os investigadores, a condução coercitiva é um bom mecanismo, em grandes operações, para que interrogados não tenham tempo de combinar entre si o que vão dizer durante os depoimentos. Caso fosse seguido o rito tradicional, de convocação por escrito para prestar depoimento, os investigados teriam tempo de, previamente, combinar o que dizer diante do delegado. Com a condução coercitiva, eles são pegos de surpresa, praticamente eliminando a possibilidade de depoimentos combinados.
A decisão do ministro Gilmar Mendes é liminar e ainda deverá ser discutida em plenário, pelos 11 ministros da Corte. Até lá, sempre que considerado importante evitar que réus combinem versões entre si, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deverão pedir à Justiça que seja determinada a prisão temporária, que tem o mesmo efeito e é pior para o suspeito, já que ele tem de passar até cinco dias na prisão para ser ouvido.
Saiba mais:
Força-tarefa deve recorrer mais a prisões temporárias após suspensão da condução coercitiva


NO O ANTAGONISTA
Paulo Lula Maluf
Brasil Quarta-feira, 20.12.17 11:35
Tudo o que se escreveu hoje sobre Paulo Maluf — que governou ao estilo “rouba, mas faz”, que conseguiu engabelar os eleitores como grande comunicador, que sempre negou todos os seus crimes mesmo diante das evidências ululantes — pode ser aplicado a Lula.
Resta saber se Lula será preso quando tiver 86 anos.

Por que Carminha não pautou o julgamento?
Brasil 20.12.17 11:20
Se Cármen Lúcia tivesse pautado o julgamento da ação contra as conduções coercitivas — ação que dormita há meses na gaveta da presidente do STF –, não teríamos esse problema hoje.
As conduções coercitivas podem até ser discutíveis, mas não são inconstitucionais.
Há julgamentos que deveriam ser marcados coercitivamente, como brincam alguns integrantes do Judiciário.
O metrô de Cid Gomes
Brasil 20.12.17 11:10
Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, é mencionado no acordo da Camargo Corrêa com o Cade, segundo a Folha de S. Paulo.
Diz a reportagem:
“Sobre a licitação para o metrô de Fortaleza, a Camargo afirmou que a Marquise não participava das reuniões do cartel, conhecido como G-5, mas ‘teve sua admissão no consórcio solicitada pelo governo local’.
Em e-mails entregues pela Camargo, há referências a conversas com ‘o governador’, provável referência a Cid Gomes, que governou o Ceará de 2007 a 2015.”
Terrorista Battisti coloca tornozeleira
Brasil 20.12.17 11:08
O terrorista Cesare Battisti esteve em Campo Grande ontem, para colocar tornozeleira eletrônica, conforme determinação da Justiça Federal.
O seu caso continua parado no STF.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA