SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-11-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO NORDESTE
Estudo para usina de dessalinização será iniciado
CAGECE concluirá análise das propostas e decidirá os responsáveis pela elaboração dos documentos


Quarta-feira, 01:00 · 02.11.2017 / atualizado às 01:22
Os estudos para instalação de uma planta de dessalinização de água marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) estarão aptos a serem realizados até a próxima terça-feira (7). A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) recebeu no dia 9 de outubro passado as propostas de manifestação de interesse de dois consórcios, liderados pelas empresas GS Inima Brasil e Acciona Agua S/A. A estatal confirmou ontem que o prazo para a conclusão da análise das proposições é 30 dias. Assim, até terça-feira da próxima semana a Cagece deve informar qual dos dois consórcios irá elaborar os estudos ou se os dois terão permissão para realizá-los.
Após a autorização pela companhia, a empresa ou as empresas, por meio do regime de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), terão até 150 dias para desenvolver e apresentar os estudos. Dessa forma, se o cronograma for seguido à risca, os documentos relacionados à planta estarão prontos até o início de abril de 2018.
Concluídos os estudos, o governo poderá lançar um outro edital, dessa vez para convocar empresas interessadas em investir na construção da usina de dessalinização.
A Cagece só irá remunerar as empresas pelos estudos que forem utilizados pela companhia. No caso de os dois consórcios serem escolhidos para a elaboração dos documentos, a estatal poderá fazer uso de alguns estudos de um determinado consórcio e outros documentos de outro consórcio.
Risco
"Pode ser que a Cagece acredite que o nosso estudo seja completo e remunere apenas a nossa empresa. Entendemos que queremos correr o risco (de elaborar os documentos e não ter remuneração) por entendemos que somos a empresa mais qualificada para isso", diz a executiva de novos negócios da Acciona Agua no Brasil, Virginia Sodré.
A respeito dos estudos que a empresa pretende elaborar, a executiva diz que eles vão começar "primeiro com a avaliação da qualidade de água, para conhecermos melhor a qualidade dessa água do mar e como podemos captar uma água de melhor qualidade, a depender da profundidade. Também inclui investigar as correntes marítimas, a presença de águas ou não na região, como o agente vai fazer a captação, com custo de captação e de operação mais otimizados".
Redução do investimento
Os estudos também irão incluir, entre diversos outros aspectos, "quais serão os custos da obra civil e de todo esse sistema, os custo de operação, e como a gente consegue reduzir o investimento inicial e reduzir o custo de energia a ser consumido pela planta de dessalinização", explica a executiva. "Além disso, vamos estar estudando todos os impactos ambientais, o descarte da salmoura no meio ambiente", acrescenta ela.
A respeito do custo da água dessalinizada para o cearense, Virginia Sodré afirma que ainda é "imaturo falar qualquer valor". A executiva afirma que a Acciona, caso realize os estudos, irá trazer sua "experiência nacional e internacional para fazer uma planta bem otimizada". A empresa possui mais de 80 plantas de dessalinização, em 33 países.
"Nós enxergamos que a dessalinização tem crescido muito, é uma matriz fundamental. Várias regiões do mundo no que tem densidade hídrica baixa tem optado por isso", acrescenta. "A dessalinização é como o seguro de saúde: você não entra nele quando está com a doença. Ela está sendo provida para reduzir a vulnerabilidade relacionada à água", afirma.
Crise hídrica
A instalação de uma planta de dessalinização de água para consumo humano na Região Metropolitana de Fortaleza visa ao incremento de água para o sistema integrado de abastecimento, diante das dificuldades hídricas pelas quais o Estado vem passando nos últimos cinco anos.
Segundo o governo do Estado, o novo sistema vai gerar inicialmente 1m³ de água dessalinizada por segundo. Isso significa um incremento de 12% na oferta de água da RMF, beneficiando cerca de 720 mil pessoas.
Custo
O governo estima que a planta irá demandar um investimentos da ordem de R$ 500 milhões e só deve operar a partir de 2020. Um valor mais preciso do aporte a ser feito surgirá após a conclusão dos estudos sobre a planta.
Também é uma incógnita quanto irá custar a água após ela ser dessalinizada. Fontes ouvidas pelo Diário do Nordeste afirmam que a usina envolve o investimento inicial e o custo de manutenção, considerados fixos, além do gastos necessários para a operação do empreendimento, que seriam variáveis. Todos esses valores devem acarretar em um acréscimo, ainda sem estimativa de valores, no que será pago na conta de água do consumidor.
O custo de operação da planta seria variável porque ela deve entrar em atividade apenas em momentos de seca.

NA COLUNA DO VERÍSSIMO (O GLOBO)
Pavanas
Abelhas estariam simplesmente reagindo à eleição do Trump e emigrando. Mas fenômeno se repete no mundo. Ninguém sabe para onde vão abelhas que não voltam

Dizem que na iminência de uma catástrofe (terremoto, furacão, erupção de vulcão) os bichos silenciam, pressentindo o que vem. Como interpretar não o silêncio, mas o desaparecimento gradual de insetos voadores observado em todo o mundo? Prenúncio de que uma tragédia se aproxima? Os cientistas que notaram o fenômeno não sabem explicá-lo. Se tivessem prestado atenção no estranho comportamento das abelhas, ultimamente, não se surpreenderiam com o atual sumiço dos insetos.
Não sei se você já leu. Começou nos Estados Unidos, onde as abelhas estavam saindo das suas colmeias e não voltando. Nos Estados Unidos poderia haver uma explicação lógica para o fato: as abelhas estariam simplesmente reagindo à eleição do Trump e emigrando. Mas o fenômeno se repete no resto do mundo. Ninguém sabe para onde vão as abelhas que não voltam. Não morrem, o que poderia ser atribuído aos agrotóxicos. Desaparecem. Se veículos espaciais estão vindo buscá-las (talvez os mesmos que as trouxeram), ainda não se viu nenhum.
As abelhas têm um apurado senso de orientação e poder de comunicação. Transmitem ao resto da colmeia as exatas coordenadas de um campo florido descoberto, através de uma dança. Apicultores tinham notado uma mudança nos movimentos das danças ultimamente, e não dado a devida importância à novidade. Talvez as abelhas já estivessem dançando pavanas para um mundo em agonia há algum tempo.
A verdade é que os insetos parecem saber algo que nós não sabemos.

****
(Da série “Poesia numa hora destas?!”)
Assim terminaria o mundo,
mundo, vasto mundo,
se o Eliot se chamasse Raimundo.
Não com um estrondo ou outro som,
mas com uma rima do Drummond.
JUCA
Quem gosta de futebol e bons textos deve ir correndo comprar o livro do Juca Kfouri “Confesso que perdi”. Juca é o nosso melhor comentarista esportivo, mas é mais do que isto: também tem enfrentado a politicagem da cartolagem com destemor e ganhado todas. Saboreie devagar.
DE ARMAS
As principais razões para ver “Blade Runner 2049” são — não necessariamente nesta ordem — a trilha sonora e a Ana de Armas. A trilha espetacular é do inglês Benjamin Wallfisch e do alemão Hans Zimmer, mas mais espetacular é a cubana Ana de Armas no papel da companheira holográfica do herói. E o filme não é ruim.


NO BLOG ANTI NOVA ORDEM MUNDIAL
Denúncia: Professores Ensinam Crianças a Praticar Aborto & Suicídio

Quarta-feira, 1º de novembro de 2017 |
Na sexta-feira passada, 27,  surgiu uma denúncia nas redes sociais de que professores esquerdistas de uma escola pública na cidade de Cambé-PR, próxima ao município de Londrina, orientaram seus alunos a elaborar trabalhos escolares com o objetivo de praticar suicídio e aborto. Os trabalhos consistiam na elaboração de objetos e maquetes usando brinquedos, onde bonecas aparecem enforcadas e simulando prática de aborto.
Ainda segundo a denúncia, um dos trabalhos consistia em rasgar páginas da Bíblia, e colar em outra páginas recortes de notícias de jornal sobre supostas práticas de pedofilia por parte de padres. Na página onde foi feita a denúncia, cujo vídeo pode ser visto no link  https://www.facebook.com/cctonelli/videos/1631248696897418/, foi postada a informação sobre a escola, incluindo sua localidade e o nome do diretor.
Leia também: [Agenda Gay] Escola Cristã é Ordenada a Deixar de Ensinar Partes "Ofensivas" da Bíblia
Até o momento da elaboração desse artigo não tínhamos informação de alguma reação do Ministério Público ante a esse crime cometido por delinquentes ideológicos travestidos de professores. Os moradores de Cambé têm o dever de exigir que esse crime seja denunciado e que os responsáveis sejam punidos na forma da lei. O diretor da escola precisa responder na Justiça por esse crime ocorrido na instituição que ele dirige e pela qual, portanto, é responsável. O site Crítica Nacional irá acompanhar o desdobramento desse caso ao longo da semana.
Leia também: A Pedofilia vai à Escola
O Senador Magno Malta tomou conhecimento do ocorrido e publicou um vídeo, que poder ser visto ao final desse artigo, manifestando-se a respeito e informando que, além de ter comunicado o fato à promotora de plantão do Estado, irá convocar os responsáveis por esse crime a comparecer à CPI dos Maus Tratos Infantis, por ele presidida.
Segue-se o link do vídeo do senador Magno Malta falando sobre o ocorrido:
https://www.facebook.com/portalcambe/videos/1213628415403843/
(...)
Fontes:
- Crítica Nacional: Denúncia: Professores Ensinam Crianças A Praticar Aborto & Suicídio
Leia mais: http://www.anovaordemmundial.com/2017/11/denuncia-professores-ensinam-criancas-a-praticar-aborto-e-suicidio.html#ixzz4xHOJ1CGR

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Investigações em Curso

Por Merval Pereira
Quinta-feira, 02/11/2017 06:30
Se causaram rebuliço entre os políticos e as autoridades estaduais as declarações do ministro da Justiça, Torquato Jardim sobre a contaminação política do crime organizado com as forças policiais, não surpreenderam os cariocas e aqueles que acompanham a situação da segurança pública no Rio.
Os políticos que saíram em defesa das corporações o fizeram corretamente para evitar generalizações, mas eles certamente sabem o que acontece em setores da segurança do Estado. Essa promiscuidade não é inerente às forças policiais do Rio, mas acontece em todos os lugares em que o combate ao crime organizado está em andamento.
A célebre história do policial Sérpico, em Nova York, que ajudou a desbaratar quadrilhas de criminosos que atuavam dentro da polícia novaiorquina, transformada em filme de sucesso de Al Pacino, foi lembrada ontem pelo deputado Miro Teixeira.
O que milhões de pessoas viram nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, citados pelo ministro Torquato Jardim como situações que voltamos a viver no Rio depois de um breve intervalo em que as Unidades Pacificadoras funcionaram, era ficção baseada na realidade.
A Força-Tarefa que foi criada recentemente pela Procuradoria-Geral da República, a pedido do ministro da Defesa Raul Jungmann, tornou-se necessária justamente devido à situação específica do Rio, em que a corrupção política abriu caminho para a atuação do crime organizado dos traficantes e dos milicianos.
Os precedentes de sucesso no Acre e, sobretudo, no Espírito Santo, Estados que já estiveram dominados pelo crime organizado comandado pela classe política, mostram que a criação de uma Força-Tarefa para combater o crime organizado, sem prazo determinado, com uma visão de longo prazo e sem estar atrelado a mandatos governamentais, é o melhor caminho para restabelecer a supremacia da lei no Estado do Rio.
Como já escrevi aqui, a criação dessa força-tarefa, reunindo equipes do Ministério Público Federal, da Justiça Federal, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, surgiu do diagnóstico das forças de segurança de que o Estado foi capturado pela corrupção e pela criminalidade, ambos se cruzando.
Temos cerca de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro vivendo em um estado de exceção, sob o controle de bandidos, milicianos ou traficantes. Quem tem esse controle sobre o território, tem o controle político, é capaz de direcionar votos, de eleger seus representantes, fazer seus aliados, que se encontram na Câmara Municipal, na Assembléia Legislativa e mesmo no Congresso Nacional.
Isso significa que são capazes de colocar seus prepostos dentro do aparato de segurança. No Rio de Janeiro, alguém dessa ligação pode indicar um chefe de batalhão, um delegado, e assim por diante. Essa prática, comum no Estado, em algum momento voltou, e a captura de postos chaves no aparato de segurança por indicações políticas acabou sendo uma realidade novamente no governo estadual, envolvido profundamente na corrupção e na proteção de quadrilhas, segundo diagnóstico original dos serviços de inteligência.
Sempre que as Forças Armadas são chamadas a intervir no Rio, devido ao recrudescimento da ação dos bandidos, há um desconforto que não é explicitado formalmente na relação com as Polícias locais. Não é possível generalizar, e esse certamente foi um erro do ministro Torquato Jardim, mas a citação de que ações sigilosas vazam com frequência é de conhecimento de todos dentro dos setores de segurança.
Tanto que a Força Tarefa recém-criada é federal, terá a participação das Polícias do Rio em posição secundária. O Rio necessita de uma força-tarefa federal para dar conta, sobretudo, de um estado paralelo, classificado pelas análises dos serviços de informação como “capturado pelo crime organizado”.
Foi a partir das informações dos serviços de inteligência do Exército e da Polícia Federal que ministro Torquato Jardim soltou informações importantes sobre a segurança pública no Rio, e não foi à toa o que disse. A hipótese mais provável é que ele tenha falado para fazer andar as investigações, que estariam paradas por pressões políticas.
O improvável é que ele tenha sido leviano, o que falou, primeiro para o blog de Josias de Souza, depois para O Globo, foi com base em investigações que estão sendo feitas no Rio, desde a intervenção das Forças Armadas. Não adianta o governo do Estado nem a Polícia Militar reclamarem; o sistema de inteligência do Exército está atuando. O ministro sabe certamente o nome dos políticos que estariam envolvidos nesse conluio, e os indícios das investigações levaram às suas declarações. E certamente levarão a ações concretas de repressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA