TERCEIRA EDIÇÃO DE 03-10-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Gleisi nervosa com a Folha

Brasil Terça-feira, 03.10.17 15:29
Gleisi Hoffmann está nervosíssima na tribuna do Senado, com os 54% de brasileiros que, segundo o Datafolha, querem ver Lula preso.
Ela exige que a Folha de S. Paulo peça desculpas por ter divulgado a própria pesquisa. “Não é a população que faz a condenação”, disse a senadora e presidente do PT.
Se Lula fosse eleito, os petistas certamente diriam que “o povo o absolveu”.
Cármen Lúcia contra o teatro do absurdo da defesa de Aécio
Brasil 03.10.17 14:50
Ao negar o pedido da defesa de Aécio Neves para tirar de Edson Fachin a relatoria do mandado de segurança contra o afastamento do tucano no Senado, visto que Fachin havia determinado que Aécio fosse afastado em maio, Cármen Lúcia disse o seguinte:
“A se adotar a tese defensiva do afastamento do ministro Edson Fachin, chegaríamos ao absurdo de não poder ser julgada a impetração pelo plenário deste Supremo Tribunal, pois os cinco ministros da 1.ª Turma estariam impedidos e mais um da 2.ª Turma, inviabilizando o quorum mínimo de seis ministros.”


NO DIÁRIO DO PODER
Trump expulsa 15 funcionários da embaixada cubana em Washington
Decisão foi tomada após supostos ataques sônicos em Havana

Publicado terça-feira,  03 de outubro de 2017 às 14:24
Da Redação
O governo dos EUA anunciou nesta terça-feira, 3, a expulsão do país de 15 diplomatas da embaixada de Cuba em Washington, como consequência dos misteriosos "ataques acústicos” contra sua equipe em Havana. Na sexta-feira 29, o governo americano decidiu retirar a maior parte de seus funcionários da embaixada em Cuba em razão dos mesmos incidentes.
Um funcionário do Departamento de Estado informou que a embaixada de Cuba recebeu uma lista com os nomes dos 15 funcionários que deverão deixar o país num prazo de sete dias a partir de hoje.
De acordo com as denúncias, em 2016, 21 diplomatas americanos sofreram perda de audição e/ou equilíbrio, náusea, problemas cognitivos, dificuldade para dormir e dores de cabeça em razão de "ataques específicos", aparentemente realizados com o uso de dispositivos acústicos, que permanecem desconhecidos.
Segundo o Departamento de Estado, os "ataques" ocorreram em residências diplomáticas e hotéis frequentados por cidadãos americanos na capital cubana.

NO BLOG DO JOSIAS
Conjuntura produziu tucano de 3 personalidades

Por Josias de Souza
Terça-feira, 03/10/2017 15:41
É dura a vida do PSDB. Um tucano agora é três: 1) O tucano verdadeiro, conhecido apenas do espelho; 2) O tucano ideal do tucano, nunca o verdadeiro; 3) O tucano ideal do Temer ou do Aécio, nunca o tucano verdadeiro nem o tucano do tucano, normalmente bem diverso de ambos.
Nesta terça-feira, a deputada Shéridan (PSDB-RR) tornou-se a personificação do tucano de três cabeças. Às voltas com sua segunda denúncia criminal, Temer recebe deputados em ritmo de lanchonete fast food. Incluída à revelia na fila do bandejão de cargos e verbas do Planalto, Shéridan refugou o encontro com o presidente. Considera-o tóxico. Mas convive fraternalmente com o correligionário Aécio Neves, igualmente radioativo.
Na votação da primeira denúncia contra Temer, Shéridan não compareceu ao plenário da Câmara. Na prática, levou água para o moinho do presidente, pois ausências e abstenções contam a favor do denunciado. Agora, a tucana do espelho, à procura da tucana ideal, toma distância da tucana do Temer sem se importar com a companhia do Aécio.
Shéridan não está só. Como ela, os ditos cabeças pretas e os cabeças brancas do PSDB, quase todos bem diferentes do tucano sapiens que enxergam no espelho, fazem de suas atuações em público uma mímica coletiva em que a banda do ‘Fora, Temer’ convive em paz com a ala do “Fica, Aécio’.
Juntos, os três tucanos que coabitam a alma de cada tucano fazem do PSDB um partido uno e indivisível — uma agremiação 100% harmonizada pela falta de nexo. Vivo, Freud se espantaria com a sofisticação da mente tucana.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Terça-feira, 3 de outubro de 2017
STF acabará com cartório Partidário?
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Quarta-feira próxima pode ser um dia decisivo para o futuro político brasiliano. O Supremo Tribunal Federal decidirá se temos direito a uma participação política sem um partido político como intermediário indevido e ilegítimo. A candidatura avulsa, sem a obrigatória filiação partidária, é legítima. Basta considerar o primado do indivíduo sobre os “cartórios” estatais. Isto acontece em países civilizados e democráticos. Precisa também valer no Brasil de duvidosa segurança do Direito.
Apenas países com cultura autoritária, estadodependentes, proíbem o direito de o cidadão se candidatar livremente. Ninguém deveria ser obrigado a se filiar aos cartórios políticos para exercer o dever e o direito de atuar diretamente na Política. O artigo 5º, XX, da Constituição deixa claro que ninguém pode ser obrigado a se associar para exercer seus direitos e garantias fundamentais. Portanto, o STF nem tem muito que interpretar para libertar o cidadão da cartorial ditadura partidária.
A Constituição só considera cláusula pétrea – que não pode ser alterada - o voto secreto, secreto, universal e periódico. O texto constitucional (feito para regular tudo) esqueceu de considerar imutável a obrigatoriedade de filiação partidária para disputar uma eleição. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, chamou a atenção para isso quando enviou ao Supremo um parecer favorável à constitucionalidade das candidaturas avulsas (sem filiação partidária). O relator da questão, Luis Roberto Barroso, já cansou de declarar que a Carta de 1988 não contempla a “Democracia dos Partidos”...
O supremo debate sobre a liberdade política vai abrir uma outra discussão, também profunda, sobre a adesão do Brasil ao Pacto de São José da Costa Rica. Também conhecido como Tratado Interamericano de Direitos Humanos, em seu artigo 23, deixa claro que não se pode condicionar a uma filiação partidária o livre direito de um cidadão votar e ser eleito. Como o Brasil aderiu ao Pacto em 1992, com anuência do Supremo, agora surge mais uma oportunidade de reafirmar ou não sua legitimidade de cumprimento.
Quem vale mais: o Pacto transnacional ou a nossa Constituição? Defensor do direito a uma candidatura avulsa, livre dos partidos, o jurista Modesto Carvalhosa, em recente artigo ao jornal O Globo (reproduzido neste Alerta Total), chama atenção para um fato objetivo: a prevalência do Pacto de São José sobre a Constituição, naquilo que for mais benéfico ao cidadão, está consolidada na Súmula Vinculante 25 do STF. Já deu para sentir que o assunto dará pano para manga da toga... Também renderá mais um debate sobre a extensão da soberania nacional – que costuma deixar nossos militares eletrizados...
Enfim, é inegável o direito à candidatura livre, sem intermediação obrigatória dos partidos políticos – com a imagem desgastada pela falta de democracia interna e acusados de práticas de corrupção, como se fossem organizações criminosas que usam e abusam da politicagem. A maioria ou unanimidade do Supremo não terá outra opção exceto repetir que vale o que está claramente exposto no artigo primeiro da sexta Constituição do Brasil. Todo poder emana do povo e pode e deve ser exercido diretamente pelo cidadão.
Se não houver embromação de algum pedido de vista do processo, a decisão do STF sai na quarta-feira e promove, na prática, a maior reforma política de todos os tempos. Tomara, também, que na mesma quarta, a maioria suprema reafirme a amplitude da Lei da Ficha Limpa, deixando claro que processado e condenado por corrupção não possa disputar eleição. Militantes e militares estarão mais ligados do que nunca na TV Justiça, aguardando os finalmentes dos acontecimentos no Supremo...
Independentemente da decisão do STF, quem precisa tomar vergonha na cara é o eleitor. Não adianta ser livre para continuar votando erradamente, escolhendo o pior de uma escória para representá-lo politicamente. No Brasil, devemos parar de repetir a falsa máxima de que “a voz do povo é a voz de Deus”... Após cada eleição, fica claro que estamos sacaneando o Criador...
Além disso, é hora de entrar firme em duas campanhas. A primeira pela urna eletrônica com impressão total dos votos para conferência. A segunda é o compromisso ético de reeleger ninguém em 2018.
Já passou da hora de mudar e renovar o Brasil.
(...)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA