SEGUNDA EDIÇÃO DE 26-10-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Sem Surpresas

Por Merval Pereira
Quinta-feira, 26/10/2017 06:30
O inesperado bem que tentou fazer uma surpresa, mas no final o presidente Michel Temer confirmou sua força na maioria parlamentar ao livrar-se da segunda denúncia da era Janot, e parece agora pronto para terminar seu governo enfrentando apenas questões políticas, sem se preocupar no momento com as questões jurídicas, que cobrarão seu custo mais adiante, se Temer não conseguir uma acordo que lhe garanta o foro privilegiado a partir de 2019.
O inesperado ontem não foi a tentativa da oposição de não dar o quórum, pois, embora bem sucedidos nos primeiros momentos, os oposicionistas sabiam que não tinham força para manter a obstrução até o final. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, ajudou Temer claramente ao não dar por encerradas as sessões depois de várias tentativas de obter o quórum.
Poderia ter adiado a votação para hoje, ou mesmo para a semana que vem, se estivesse realmente empenhado em criar problemas para Temer. Mas manteve a sessão até que o quórum de 342 deputados fosse alcançado, mesmo depois que o verdadeiro inesperado marcou sua presença.
Quando correu a notícia de que o presidente Temer estava internado no centro cirúrgico do Hospital do Exército, parecia que acabava ali sua chance de derrotar a denúncia no plenário da Câmara ontem.
Mais uma vez Rodrigo Maia manteve o sangue frio e não tomou uma medida precipitada, demonstrando sua boa vontade com o presidente enfermo. Mesmo ainda com o presidente no hospital, a base aliada acabou dando o quórum mínimo necessário para abrir a votação, o que decretava a permanência de Temer à frente do governo.
Foi um espetáculo triste em todos os sentidos. A oposição, num trabalho de obstrução inerente à sua condição de minoria, jogou para deixar o presidente sangrando o mais possível, já que não tem número para derrotá-lo, o que significava paralisar o País, causando danos à economia.
A mesma economia que serviu de pretexto para a maioria dos que votaram a favor da permanência do presidente. Além de um direito legítimo da minoria, a obstrução justificava-se também pelas negociatas que estavam acontecendo nos bastidores políticos.
Mas nada retirava da atitude oposicionista o prejuízo à economia do País, no mesmo dia em que o Banco Central reduzia mais uma vez a taxa de juros, numa demonstração de que a recuperação está a caminho.
Mas também os apoiadores de Temer deram seguidas demonstrações do baixo nível de nossa política, ora falando abobrinhas ao microfone sobre o cultivo da tilápia ou as qualidades do vinho nacional, ora dando show de grosserias como aquele deputado que horas antes viralizara no plenário em um vídeo pornô em plena atividade sexual.
Os votos eram exemplares de hipocrisia política, com deputados do PT ou PCdoB criticando o governo Temer por fragilizar nossas estatais e supostamente entregar nossas riquezas ao estrangeiro, como se não fossem os responsáveis pelo descalabro acontecido na Petrobras e em outras estatais.
Ou deputados governistas atacando as gestões petistas anteriores pela corrupção desavergonhada, como se não estivessem ali para discutir graves acusações justamente de corrupção do governo que apoiam.
Enfim, mais uma vez o plenário da Câmara mostrou-se ao povo brasileiro de maneira clara, para reforçar a percepção de que raros são aqueles representantes eleitos que respeitam seus mandatos e estão ali pensando nos interesses do País.
O PSDB, que já foi o representante de uma oposição programática, acabou sendo o principal responsável pela salvação de Temer com o relatório de Bonifácio de Andrada, justamente identificado por oposicionistas e governistas como tucano que é.
Os elogios que recebeu dos governistas não podiam ser compartilhados com boa parte da bancada de seu partido, que votou contra Temer, e muito menos com a maioria de seus eleitores. E os ataques oposicionistas contra seu relatório eram ataques contra o partido que representava, queira ou não a direção do PSDB.

NO BLOG DO NOBLAT
Sem votos para mais nada

Quarta-feira, 25/10/2017 - 21h42
Por Ricardo Noblat
A votação na Câmara dos Deputados da segunda denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer significou para ele uma vitória, mas também uma derrota. Vitória porque a Câmara arquivou a denúncia, impedindo assim que o Supremo Tribunal Federal investigasse Temer por corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa.
Derrota porque o número de votos que enterrou a segunda denúncia, apesar do tanto que ele gastou, foi menor do que o que derrotou a primeira em agosto último. Para aprovar a reforma da Previdência, via emenda à Constituição, Temer precisará de 342 votos de um total possível de 513. A primeira denúncia foi arquivada com 263 votos. A segunda, com 251.
Não haverá reforma da Previdência, a não ser que se chame por esse nome a reforma meia-boca engatilhada para ser submetida à Câmara. Um arremedo de reforma obrigará o sucessor de Temer a fazer uma de verdade. O sucesso do arremedo de reforma dependerá mais de Rodrigo Maia (PMDB-RJ), presidente da Câmara, do que de Temer.
Quer dizer: se passar no Congresso, todos os méritos a Maia. Se não passar, a culpa será de Temer. Que planejava passar à História como o presidente que desinflou a crise econômica legada por Dilma, de triste memória. E que ainda por cima foi capaz de promover reformas que seus antecessores não tiveram coragem de encarar, ou não quiseram.
Antes de ser duas vezes denunciado por corrupção, Temer imaginou que poderia tentar se reeleger. Se não desse, sem dúvida funcionaria como um eleitor privilegiado do próximo presidente. Quem apoiasse teria mais chances de vencer. Esses sonhos foram pelo ralo depois que ele recebeu às escondidas o empresário Joesley Batista, e foi gravado.
Restará a Temer cumprir tabela até transferir para o seu sucessor a faixa presidencial que não usa, ou porque não gosta ou por constrangimento. Vá cuidar da saúde, depois do susto que levou com a obstrução urológica. Suas coronárias estão a exigir também algum tipo de reparo. Desfrute as miçangas do poder. Por elas, muitos já perderam a vida.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Temer é salvo: por Intervenção (Médica) Militar e deputados comprados a um custo de R$ 32,1 bilhões
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Pode chegar a R$ 32,1 bilhões o custo da negociação política para barrar as duas denúncias criminais contra o depauperado Presidente Michel Temer. Foi apertadinha a temerária vitória à base da vergonhosa barganha de cargos e emendas parlamentares. Temer recebeu o apoio de apenas 251 deputados federais para barrar a denúncia do ex-Procurador-Geral da República por obstrução judicial e organização criminosa. Em agosto, Temer angariou 263 votos para rejeitar a denúncia por corrupção passiva. Assim, o governo hoje nem conta com a maioria simples dos 257 dos 513 parlamentares.
Temer não está morto. Mas é um Presidente praticamente depauperado. Ontem, passou mal por volta das 14 horas. Chegou a ser internado às pressas, ficando várias horas no Hospital do Exército, em Brasília. Teve de ser submetido a um procedimento para esvaziar a bexiga. A obstrução urológica foi resolvida por uma Intervenção (Médica) Militar. A operação foi oficialmente chamada de “sondagem visical de alívio por vídeo”. Temer agora é obrigado a descansar, mesmo que não seja em paz. Brevemente, será submetido a um cateterismo para acabar com uma obstrução na artéria do coração.
Temer soube do resultado da salvadora votação, por telefone, durante repouso forçado no Palácio do Jaburu. O Presidente tem certeza de que sua saúde política inspira mais cuidados que nunca. Nada de anormal, já que a base aliada sempre operou com negociatas. Melhor que o alívio na bexiga é a certeza temerária de que não deve ser mais aporrinhado pela PGR. O duro será terminar os 14 meses de governo restantes. Apesar do desgaste pessoal, o que Temer deseja é aprovar as reformas que puder, do jeitinho que der, sobretudo cumprindo a agenda de privatarias na Petrobras, Eletrobrás e adjacências.
Temer deixou o hospital aliviado. Nas redes sociais, durante a noite, soltou uma nota (bem mais baratinha que o gasto com a compra de votos), nas redes sociais: “Boa noite! Hoje tive um desconforto e fui submetido a uma série de exames. Estou bem. A orientação médica foi para que eu fique em repouso pelos próximos dias. Agradeço a todos que enviaram mensagens preocupados com minha saúde”. O Presidente, de 77 anos de idade, tem razão. Muita gente rezou porque, se o marido da bela Marcela de repente faltasse, já imaginou a desgraça de aguentar Rodrigo Maia na Presidência da República?
Para nós, o povo, nada muda, e ainda pode piorar. Vamos arcar com brutais aumentos na conta de luz – que podem chegar a 42,8% com a bandeira vermelha. A inflação, com certeza, dará uma subidinha... Por isso, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil vai reduzir o ritmo de abaixadinhas na taxa básica de usura. O COPOM cortou apenas 0,75% na Selic, agora em 7,5% ao ano. Para os devedores pouco ou nada muda. Os bancos e financeiras continuam infernizando a vida de quem não consegue quitar dívidas...
Para alguns gozadores otimistas, o importante é que a Intervenção Militar já começou – nem que seja na cama do Hospital do Exército... O azar do impopular Temer, com problema na próstata, é que tem muita gente querendo brincar de urologista, para lhe dar uma dedada simbólica... Definitivamente, a vida do Temer só deve ser bela com a Marcela...
De todo modo, ainda bem (para Temer) que o lendário doutor Jacinto Leite Aquino Rego não trabalha com os militares...
(...)


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Lula corre sério perigo

Por Lívia Martins - Articulista e repórter
livia@jornaldacidadeonline.com.br
Quinta-feira, 26/10/2017 às 10:51
O ódio imotivado tomou conta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula já não esconde mais a sua fúria em relação à Polícia Federal.
Nesta quarta-feira (25), em Padre Paraíso (MG), um pequeno município com menos de 20 mil habitantes, o petista responsabilizou os agentes da PF pela morte de Marisa Letícia.
Um espetáculo demente, sem noção, de completa irresponsabilidade e, o que é pior, absolutamente injusto.
Tudo isso só demonstra que Lula, outrora capaz de interpretar o personagem ‘Lulinha paz e amor’, hoje é um ser movido pela incontida vontade de vingança.
Lula não admite que servidores públicos movidos pelo estrito cumprimento de um dever funcional, o tenham levado coercitivamente para depor.
Lula não admite que o Ministério Público Federal o investigue.
Lula não admite que o juiz Sérgio Moro, com base em farto material  probante, o tenha condenado.
Lula não admite que seja tratado como um cidadão comum, como um réu, um criminoso.
Lula não admite que toda a responsabilidade pelo infortúnio de Maris Letícia seja somente sua.
Lula é um engodo, está perdido e corre o sério risco de se afogar no mar de ódio que o alimenta.


NO CEARÁ NEWS 7
Capitão Wagner denunciar superfaturamento na compra de helicópteros para a CIOPAER
Deputado revela irregularidades no uso das aeronaves, com a inexplicável redução de voo de patrulhamento. Também tece críticas ao modelo de Segurança Pública adotado pelo governo

Autor: Fernando Ribeiro
Quinta-feira, 26/10/2017 9:28
“Estão gastando o nosso dinheiro comprando aeronaves superfaturadas. São helicópteros que não atendem à expectativa de trabalho da Ciopaer”.
A grave denúncia foi feita, na manhã desta quinta-feira (26), pelo deputado estadual Capitão Wagner (PR), em entrevista exclusiva ao programa “Ceará News”, da Rede Plus de Rádio FM. O parlamentar se referia a supostas irregularidades nas atividades da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ele também acusou diretamente o governo de superfaturamento na compra de dois helicópteros de fabricação alemã já anunciada oficialmente pelo governador Camilo Santana (PT).
“Com o valor de uma aeronave (alemã) que vai ser adquirida, daria para comprar dois Black Hawk (helicóptero de fabricação americana), que são as aeronaves utilizadas pelo exército americano e, inclusive, são blindadas. Estas que estão sendo adquiridas não têm essa capacidade. É o gasto equivocado que faz o governo gastar muito e não ter resultado”.
Wagner informou que irá denunciar no plenário da Assembleia Legislativa irregularidades que estariam acontecendo na Ciopaer. Segundo ele, em 2011, com um aparato bem menor de aeronaves em comparação à atual frota, a Ciopaer realizou naquele ano 3.200 voos de patrulhamento. No ano passado, com mais helicópteros, só foram realizados 200. “Então, pra que mais aeronaves?”
No fim do ano passado, o governador Camilo Santana anunciou a compra de dois helicópteros de fabricação alemã para a Ciopaer. São do modelo Airbus H135 Helionix. Com a aquisição das duas aeronaves, além de fornecimento de peças, ferramentas e de treinamento, o governo desembolsará R$ 80,2 milhões, conforme nota publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), edição do dia 9 de dezembro de 2016.
Enquanto cada Airbus H135 custará ao  governo em torno de R$ 40 milhões, os helicópteros americanos Black Hawk têm preço estimado em R$ 13 milhões.
Mais críticas
Na entrevista, Wagner também fez sérias críticas ao modelo de segurança pública que Camilo Santana vem implantando no Estado, contratando milhares de soldados para as fileiras da Polícia Militar e deixando de lado o sucateamento da Polícia Civil, responsável pela investigação de crimes.
O deputado falou também de política, das expectativas para as eleições do ano que vem e sua liderança em recentes pesquisas para senador.

NO O ANTAGONISTA
O boletim médico de Temer
Brasil Quinta-feira, 26.10.17 11:33
O médico de Michel Temer, Roberto Kalil, quer que ele vá para São Paulo ainda hoje.
O presidente, porém, está gravando um vídeo no Palácio do Jaburu, para fingir normalidade.
Roberto Kalil quer aproveitar a visita de Michel Temer para operar sua coronária.
Para encerrar o boletim médico: na segunda-feira, será retirada a sonda de sua uretra.
50 bilhões de reais do BNDES para o Tesouro
Economia 26.10.17 11:21
Em nota conjunta que acaba de ser divulgada, os ministérios da Fazenda e do Planejamento informam que foi autorizada a transferência de 50 bilhões de reais do BNDES ao Tesouro Nacional, “para fins de liquidação antecipada de parcela de sua dívida junto à União”.
De acordo com a nota, também assinada pelo presidente do BNDES, essa antecipação “não afeta a estrutura patrimonial” do banco, “nem sua capacidade de financiar projetos que irão garantir a retomada sólida do ritmo de crescimento da atividade econômica brasileira”.
Na casa de Henrique Alves (de novo)
Brasil 26.10.17 10:54
Entre os locais que receberam uma visitinha da Polícia Federal nesta manhã, na operação batizada de Lavat, está o apartamento do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, em Natal.
Os porteiros já devem reconhecer os agentes da PF.
Os presos de Henrique Alves
Brasil 26.10.17 10:49
Como registramos mais cedo aqui, a PF cumpre hoje um desdobramento da operação que, quatro meses atrás, prendeu Henrique Alves.
Os três presos do dia são Aluísio Henrique Dutra de Almeida e José Geraldo Moura Fonseca Júnior, ex-assessores do homem de Michel Temer; além de Norton Domingues Masera, chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Turismo.
Mais 25 pedidos de ‘Fora Temer’
Brasil 26.10.17 10:43
Andreza Matais, no Estadão, lembra que ainda tramitam na Câmara 25 pedidos de impeachment contra o presidente Michel Temer.
O que será feito com eles dependerá da musculatura de Rodrigo Maia.
‘O jogo é outro’
Brasil 26.10.17 10:33
Um deputado da base do governo resumiu como está o clima no Congresso neste dia seguinte à votação da segunda denúncia contra Michel Temer:
“A partir de hoje, o jogo é outro.”
Se Temer quiser aprovar algo no Legislativo, terá de priorizar projetos de lei — em detrimento das medidas provisórias — e negociar, negociar, negociar…
O PT só não combinou com o mercado
Brasil 26.10.17 09:37
O Antagonista sempre disse que interessava ao PT a permanência de Michel Temer na Presidência.
Não só porque o interesse mútuo é enterrar a Lava Jato, mas porque o PT acha que, sob Temer, a economia irá para a cucuia.
A segunda parte do plano não está dando certo, porque o mercado, sabiamente, precificou Temer.
O PT só não combinou com o mercado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA