QUARTA EDIÇÃO DE 29-6-2017 DO DA MÍDIA SEM MORDAÇA

NO BLOG ALERTA TOTAL
O Império Temerário contrataca a Lava Jato
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Quinta-feira, 29-6-2017
Em uma vitória retumbante de uma cúpula de políticos enrolados com a Lava Jato, o Presidente acuado, Michel Temer, não perdeu tempo e já indicou Raquel Elias Dodge para suceder Rodrigo Janot, a partir de 18 de setembro, na Procuradoria Geral da República. Apenas por mera coincidência, a segunda colocada na votação para a lista tríplice do MPF tinha o apoio público de pesos pesados do PMDB - como Renan Calheiros, José Sarney, Eunício de Oliveira, Osmar Serraglio e Torquato Jardim -, além de Gilmar Mendes – que o povinho malvado da Internet diz que faz parte do “lado negro da toga”, tal qual um Dart Vader contra a República de Curitiba. Assim, no Planalto, foi Dodge. No Supremo, deu Dart, que ontem até tomou cafezinho com Temer...
Por falar no supremo-ministro, algumas frases pinçadas do voto de Gilmar - sobre o poder supremo de rever delações premiadas - indicam o tamanho da bronca dele contra a Lava Jato: “O Combate ao crime não se pode fazer cometendo crimes”; “Boas intenções degringolam em uma rede de abusos e violações”; “Quem é líder do PCC? Do Comando Vermelho? Será que os criminosos dessas organizações poderiam ser perdoados sem sequer denúncia? Poderia-se reduzir as penas de Beira-Mar e Marcola, com as premissas que estão sendo assentadas”; “Vamos estar a reescrever a Constituição, com todos aqueles valores que considerávamos até ontem, cláusula pétrea, mas que agora podem ser dissolvidos por um acordo em Curitiba”...
Gilmar Mendes também detonou a qualidade de denúncias feitas pelo atual Procurador-Geral, Rodrigo Janot e aproveitou para detonar desafetos dentro do STF: “O rabo começa a balançar o cachorro... Devemos lealdade à Procuradoria?! Ora bolas... Parece que nós estamos realmente no tempo da inversão de todas as coisas”; “Já se falou aqui que eu estava preocupado com dada tese, porque eu estaria perdendo... Quem ganha causa ou perde causa é advogado! Juiz não perde ou ganha causa!”; “Se o Espírito Santo não ouvir nossas preces, que pelo menos Ele faça uma outra mediação, ministro Fachin, que ele nos preserve do senso do ridículo. Aqui, claramente, se perdeu o senso do ridículo”. Em síntese: Gilmar foi Dart...
Agora se faça justiça a Dodge: ela tem histórico de combate à corrupção. A primeira mulher que assumirá o topo da PGR ontem, foi recebida pelo Presidente Temer e seu ministro da Justiça (e cabo eleitoral?) Torquato Jardim. Depois, foi ao Senado saber com o presidente Eunício Oliveira “como será sua sabatina” – ao menos na versão oficial. Temer rompeu com a tradição, desde 2003, de indicar o primeiro colocado na lista da Associação Nacional dos Procuradores da República. Imagina se José Sarney aprovaria na PGR o irmão de seu inimigo Flávio Dino, governador comunista do Maranhão... Foi assim que dançou o candidato de Janot, o subprocurador Nicolau Dino, o vencedor-derrotado: ganhou, porém não levou...
Temer deu aquele sinal de que ainda está vivo, porque a caneta que assina as nomeações no Diário Oficial da União tem muito, mas muito Poder... É por isso que, quando a Câmara receber nesta quinta-feira a primeira denúncia da PGR contra Temer, a chance de o Presidente-canetador se salvar é gigantesca. Assim, a crise política brasileira só vai acabar quando efetivamente terminar... Ou seja, não tem data para isto acontecer... Se a economia não desandar, apesar da impopularidade e das denúncias, Temer pode ficar onde está, até o fim de um mandato melancólico que nem devia ter começado, com a derrubada da companheira Dilma...
Eis a sina do Brasil, obrigado a engolir “coxinha estragada”, já que a política é feita nas coxas... 
(...)

NO O GLOBO
Fachin tira de Moro processo contra Mantega e manda para São Paulo
Caso apura repasse de R$ 1 milhão da Odebrecht para uma revista
POR ANDRÉ DE SOUZA
Quinta-feira, 29/06/2017 13:19 / atualizado 29/06/2017 14:11
BRASÍLIA - O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que seja retirado da Justiça Federal do Paraná um processo envolvendo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A ação, que ainda não foi transformada em inquérito, é baseada na delação do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Fachin entendeu que o caso deve ser investigado na Justiça Federal paulista.
As decisão foi tomada depois de um pedido feito pelo próprio Mantega, sobre quem pesa a suspeita de ter solicitado R$ 1 milhão, em nome do PT, para repassar à "Revista Brasileiros". Ele não queria que esse processo ficasse sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que toca os processos da Lava-Jato na primeira instância. Na avaliação dele, o caso não têm relação com os desvios na Petrobras, foco da operação, e por isso deveria ser encaminhado para um juiz de São Paulo, onde teriam ocorrido os fatos narrados na delação.
"Do cotejo das razões recursais com os depoimentos prestados pelo colaborador não constato, ao menos em cognição inicial, relação dos fatos com a operação de repercussão nacional que tramita perante a Seção Judiciária do Paraná", decidiu Fachin, concluindo: "Tratando-se, portanto, de supostos fatos que se passaram na cidade de São Paulo, na qual teriam sido realizadas as negociações, devem as cópias dos termos de depoimento ser remetidas à Seção Judiciária daquela cidade, para adoção das providências cabíveis."
Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha pedido que o caso continuasse no Paraná: "o relato do colaborador aponta para a efetivação de pagamentos ilícitos pelo grupo empresarial à revista 'Brasileiros', a pedido do agravante Guido Mantega e no interesse do Partido dos Trabalhadores, inclusive em prejuízo da Petrobras, no contexto da organização criminosa investigada na Operação Lava-Jato".
Mantega fez outro pedido para que um processo que trata, entre outras coisas, de irregularidades no fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) fosse retirada da Justiça Federal do Paraná, uma vez que já haveria uma investigação em curso no STF sobre esse tema. Fachin preferiu adotar o meio termo: mandou avisar Moro que já há inquéritos tratando de fatos parecidos no STF, mas permitiu que a investigação tenha continuidade para tratar de questões sem relação com o que já está sendo apurado na corte.
O ministro também determinou que, conforme pedido da PGR, três processos com base na delação do frigorífico JBS sejam encaminhados para a primeira instância. Dois casos envolvendo o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa foram despachados para a Justiça Federal do estado. Outro, que trata re irregularidades em créditos tributários federais, foi enviado para a Justiça Federal de São Paulo. Isso porque os fatos narrados na delação dizem respeito à unidade da Receita Federal no estado.
Fachin determinou ainda o arquivamento de uma petição em que políticos do Maranhão solicitaram a apuração de vazamentos na delação da Odebrecht. Isso porque, conforme apontado pela PGR, o ministro entendeu que não havia provas suficientes para determinar tal investigação.

NO O ANTAGONISTA
O Estado chicaneiro de Gilmar Mendes
Brasil Quinta-feira, 29.06.17 14:49
A página do Facebook do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima é leitura obrigatória.
Ele desmascara todas as manobras para destruir a Lava Jato.
Hoje ele explicou exatamente o que Gilmar Mendes está tentando fazer no STF.
Leia aqui, por favor:
"O combate à impunidade tem muito a perder hoje. Gilmar Mendes quer com seu discurso alcançar um meio para anular as provas de crimes de corrupção produzidas pela Lava Jato. Nesse aspecto, o Ministro Barroso está certo em alertar aonde Gilmar Mendes pretende chegar. Vejam como ele pretende fazer.
Ao querer discutir a legalidade do acordo no momento da sentença (e aqui também em todos os recursos), o que Gilmar Mendes pretende é introduzir a possibilidade de se anular o acordo, mesmo que o Ministério Público o entenda cumprido.
Ao anular o acordo, Gilmar Mendes pretende anular tudo que foi produzido por este acordo, o que significa a anulação de todas as provas produzidas. Ou seja, se o acordo é nulo, nulas são as provas, usando, como sempre, a teoria do fruto da árvore envenenada. Se a árvore está envenenada, o fruto também está.
Dessa forma, abriria a possibilidade de serem anuladas ou reformadas todas as condenações de todas as operações em que foram as provas obtidas através ou em decorrência de um acordo de colaboração premiada, inclusive - e aqui especialmente - as condenações de Sérgio Moro na Operação Lava Jato.
Gilmar Mendes, espertamente, usa a indignação da população com os benefícios alcançados pelos irmãos Batista - afinal, ninguém gosta de impunidade - para alcançar MAIS IMPUNIDADE. Só que agora depois de todos os poderosos envolvidos e revelados pelas investigações. Alcança-se assim o sonho de salvarem-se todos os políticos, de Lula a Temer.
Assim, o objetivo é retomar o velho caminho da impunidade através de truques formais, como sempre aconteceu em operações anteriores à Lava Jato.
Retroagir a análise da legalidade do acordo, isto é APÓS o colaborador ter entregue fatos e provas contra si e contra terceiros, inclusive de fatos desconhecidos pelas autoridades, e de ter o colaborador aberto mão do seu direito de não se auto incriminar e de recorrer da sentença que aplica a pena acordada, OFENDE os princípios da boa-fé, da confiança e da segurança jurídica.
Isto é, permite que o Estado aja como um chicaneiro.
Espero que a maioria dos ministros do STF caminhe para confirmar o entendimento tão bem expresso pelo Ministro Celso de Melo, e não permita que seja aberta a possibilidade de anularem as provas produzidas pela Lava Jato".
Só a Lava Jato se salva
Brasil 29.06.17 14:02
O editorial do Financial Times disse que Michel Temer provavelmente vai sobreviver, mas com a economia parada.
O editorial disse também que a Lava Jato “foi uma das únicas coisas boas a saírem do Brasil em tempos recentes”.
O jornal não deve ter consultado Gilmar Mendes.
Boca a boca
Brasil 29.06.17 13:26
De Michel Temer, mais cedo, em evento no Palácio do Planalto:
"Não podemos deixar que nada impeça essa respiração extraordinária que o País está tendo."
Temer só respira porque ainda há quem respire por ele.
O adolescente e o general
Brasil 29.06.17 12:41
Confirmou-se aquilo que publicamos mais cedo sobre o invasor do Palácio da Alvorada.
Leia o Estadão:
“O adolescente de 15 anos que invadiu o Palácio da Alvorada com um carro no início da noite de ontem, 28, conseguiu subir até o terceiro andar da residência oficial.
Ele dirigia um carro, que teria pego escondido dos pais. Depois de quebrar dois portões, ele chegou até a garagem, onde abandonou o veículo. E entrou no Palácio”.
O general Etchegoyen tem de explicar mais um furo na segurança de Michel Temer.
O TSE na sarjeta
Brasil 29.06.17 12:27
A enteada de Admar Gonzaga, em depoimento à polícia, disse que o padrasto usou seu status de ministro do TSE para subjugar sua mãe.
Leia um trecho da reportagem do Estadão:
"A mulher de Admar registrou um boletim de ocorrência contra o ministro do TSE na sexta-feira, 23, por injúria e lesão corporal – violência doméstica. Exibindo um ferimento no olho, ela relatou ter sido agredida física e verbalmente por Admar.
Erica Matos, a enteada de Admar, afirmou que mora com a mãe e o padrasto. 'Informa que não presenciou as agressões físicas, contudo ouviu os gritos do autor que falava em voz alta. Salienta que ouviu as agressões verbais perpetradas pela autor, que dizia: ‘puta’, ‘vagabunda’, ‘eu quero que todos vejam a pessoa com quem convivo’, ‘escrota’, ‘quero que você saia de casa para eu te ver na sarjeta’. Destaca que o autor é uma pessoa controladora e que usa do seu status de ministro para subjugar a vitima que é dona de casa. Salienta que o autor é bastante ciumento e que nunca permitiu que a vitima estudasse".
O Antagonista não sabe se isso é verdade. A única certeza que temos é que o TSE subjugou o Brasil.
O poder das provas
Brasil 29.06.17 12:04
A Lava Jato não está alarmada com a decisão do TRF-4 de absolver João Vaccari Neto.
As provas contra Lula pelo triplex no Guarujá são muito mais fortes do que aquelas contra o tesoureiro do PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA