SEGUNDA EDIÇÃO DE 15-5-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Lula solto e inelegível
Brasil 15.05.17 08:22
Os mesmos ministros do STF que querem soltar Lula caso ele seja condenado pelo TRF-4 prometem impugnar sua candidatura em 2018.
Diz a Folha de S. Paulo:
“A possibilidade de Lula escapar da Lei da Ficha Limpa com base em liminar do STF, como imaginam setores do PT, é considerada remota.
Por ela, se condenado em segunda instância, o ex-presidente não poderá ser candidato em 2018”.
Saudade de Moro
Brasil 15.05.17 08:01
Lula vai sentir saudade do juiz Sergio Moro.
Um advogado disse ao Valor que nenhum dos desembargadores do TRF-4 se enquadra no perfil garantista.
"Na dúvida, deixam o cidadão preso. Eles não têm nenhum problema em mandar prender e várias vezes aumentam as penas".
A ORCRIM já sabe: o TRF-4 manda prender, o STF solta.
Lula solto amanhã!
Brasil 15.05.17 07:50
Lula ainda nem foi condenado, mas o STF já se prepara para soltá-lo.
Diz Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo:
“O STF pode evitar que Lula, ainda que condenado pelo juiz Sergio Moro e depois pelo TRF-4, seja preso de imediato (…).
Diante da comoção que uma prisão de Lula poderia causar, ainda mais às vésperas ou mesmo em ano eleitoral, o STF, na opinião de alguns de seus integrantes, optaria por garantir que ele espere em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília”.
A rapidez no julgamento de Lula
Brasil 15.05.17 07:42
Nem tudo é STF.
A reportagem do Valor sobre o TRF-4 mostra que uma parte importante da magistratura repudia as manobras para engavetar a Lava Jato e salvar um sistema político corrupto.
A rapidez no julgamento de Lula será a melhor prova disso:
“Uma opinião recorrente é que os três desembargadores são rápidos no julgamento das apelações, em especial quando se leva em conta a complexidade dos casos relacionados à Lava Jato. Essa pode ser uma boa ou má notícia para o ex-presidente da República, a depender das sentenças de Moro nos processos contra ele”.
A turma da "caneta pesada"
Brasil 15.05.17 07:30
O futuro do Brasil passa pelo TRF-4.
O Valor fez uma boa reportagem sobre os desembargadores que devem julgar Lula no segundo grau.
Diz o jornal:
“A vida não é nada fácil para os réus da Operação Lava Jato que precisam recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
Advogados ouvidos pelo Valor, alguns sob a condição de anonimato, avaliam que a 8ª Turma do tribunal, que julga as apelações contra as decisões do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, é detalhista no exame dos casos, mas tem a ‘caneta pesada’ e é bastante dura com os acusados.
Embora alguns advogados prefiram classificar como ‘qualificada, equilibrada e técnica’ a turma formada pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen (revisor) e Victor Luiz dos Santos Laus, a avaliação é preocupante para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está prestes a ser sentenciado por Moro. Se for condenado em Curitiba, corre o sério risco de tornar-se inelegível ou amargar algum tempo na prisão”.
A terceira denúncia (ou quarta)
Brasil 15.05.17 07:14
Lula tentou obstruir a Lava Jato.
Será sua terceira denúncia em Curitiba, de acordo com o Estadão. Ou quarta, dependendo do inquérito sobre o sítio em Atibaia.
Diz a reportagem:
“O depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, na quarta-feira, 10, reforçou os indícios reunidos por investigadores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, de atuação do ex-presidente em atos de obstrução à Justiça no maior escândalo de corrupção do Brasil.
A força-tarefa da Lava Jato avalia existirem elementos de prova de que Lula, ao longo dos três anos de investigações ostensivas, buscou obstruir o trabalho de investigadores e da Justiça, com episódios que envolvem suposta destruição de provas e intimidação de autoridades e testemunhas do processo”.
Lula será denunciado mais uma vez
Brasil 15.05.17 06:58
A Lava Jato prepara mais um inquérito sobre Lula.
Segundo o Estadão, seu encontro com Renato Duque no aeroporto de Congonhas e o relato de Léo Pinheiro de que ele mandou o empreiteiro destruir provas “devem resultar em novo inquérito contra Lula, em Curitiba, e, consequentemente, em mais uma denúncia criminal”.
Iolanda demolida
Brasil 15.05.17 06:47
Guido Mantega ainda pode contar com entrevistas como a dada a Mônica Bergamo.
Mas o editorial da Folha de S. Paulo mostra que ninguém mais acredita na honestidade de Dilma Rousseff:
Deposta da Presidência sob acusações de fraudes na gestão do Orçamento, a petista Dilma Rousseff tinha à sua disposição o expediente retórico de apontar que, ao contrário de boa parte de seus algozes no Congresso, não era suspeita de envolvimento com o esquema investigado pela Lava Jato.
Tal recurso de defesa política foi demolido, no entanto, com os depoimentos do marqueteiro João Santana e de sua mulher, a empresária Mônica Moura — em especial, com o espantoso relato desta sobre mensagens eletrônicas que recebia da ex-presidente (…).
É a imagem da ex-presidente, portanto, que sofre o maior abalo com as novas informações. Este não é o momento de condenar, mas de esclarecer suspeitas, que estão entre as mais graves do vasto histórico de escândalos do petismo.
A lei do contrapasso
Brasil 15.05.17 06:21
Guido Mantega disse à Folha de S. Paulo que, depois da Lava Jato, sua vida “virou um inferno”.
Ele explicou:
“Eu me sinto terrível porque minha reputação foi colocada por água abaixo. A repercussão foi péssima, péssima. Passei a ter problemas em restaurantes, no hospital. Não posso ter uma vida normal. É uma humilhação ser chamado de ladrão. Eu poderia ter começado a dar palestras, consultorias. Criei um nome lá fora, fiz o Brasil ser respeitado. E acabei jogado nessa vala. A essa altura dos acontecimentos, depois de trabalhar tantos anos para o governo, depois de ter tantos resultados, eu não esperava. Realmente eu não esperava”.
O Antagonista pode revelar um segredo a Guido Mantega: sua vida vai piorar.
O pós-jornalismo
Brasil 15.05.17 06:06
Guido Mantega quebrou o Brasil e arrecadou propina para Lula e Dilma Rousseff.
Ele ainda pode contar, porém, com espaço na Folha de S. Paulo.
Nesta segunda-feira, entrevistado por Mônica Bergamo, ele acusou a Lava Jato de extorquir confissões dos delatores e usou o câncer de sua mulher para se vitimizar.
Leia um trecho:
- Marcelo Odebrecht diz que, na negociação do Refis, em 2009, o senhor entregou "um papelzinho" com pedido de R$ 50 milhões.
- Isso não ocorreu. É mentira do Marcelo. Ele é um ficcionista. Ele criou uma história. E ela é totalmente inverossímil, pelo que já te mostrei.
- Mas por que ele, que se mentir perde os benefícios de uma delação premiada, inventaria isso contra o senhor?
- Porque, para você conseguir uma delação, tem que entregar pessoas do alto escalão do governo. Um ou dois presidentes e um ou dois ministros. De certa forma é uma exigência. E aí fala do ministro sem provas. Porque não faz sentido essa questão do Refis.
- Mônica Moura, mulher e sócia de João Santana, diz que também tratava com o senhor sobre pagamentos para a campanha eleitoral.
- Eu dialogava com a Mônica e com o João Santana. Eles eram marqueteiros das campanhas do PT desde 2006, e eu era ministro da Fazenda desde 2006. Algumas vezes a Mônica me abordou. Ela se queixava: "Tá faltando dinheiro". Eu respondia: "Fala com o tesoureiro do partido. Eu sou o ministro da Fazenda, eu cuido da economia do país e não dessa questão".
- A razão dela é a mesma, a meu ver, do Marcelo. Ou seja, para fazer uma delação ela precisava entregar alguém de importância.
A "consciência jurídica" de Ciro Gomes
Brasil Domingo, 14.05.17 18:54
Ciro Gomes, segundo a Folha, não se disse ansioso em relação à delação de Antônio Palocci:
"Quero que se ferrem todos. Todos. Quem deve tem que pagar".
O pré-candidato às eleições presidenciais de 2018 pelo PDT disse, no entanto, que as declarações de delatores não têm valor sem provas e destroem reputações.
"Um dos maiores interessados em que a Lava Jato tenha êxito sou eu. Não estou em lista nenhuma. Se os caras forem culpados, fico provavelmente sozinho na área. Mas isso não me permite violentar minha consciência jurídica."
Ciro, se tanto, só fica "sozinho na área" da esquerda.
Wagner passa recado, mas sem acusar
Brasil 14.05.17 18:19
Jaques Wagner disse que não tem medo de uma delação de Antônio Palocci:
"Eu não tenho temor nenhum. Quem pode ter temor é quem se relacionou com ele e que eventualmente tenha algo a esconder. Eu pessoalmente não tenho. Ele como ministro da Fazenda se relacionava muito com o setor financeiro, mas eu não estou acusando ninguém, não estou dizendo que a delação vai por aí. Eu sinceramente não sei."
Jaques Wagner passou recado, mas sem acusar ninguém.
Palocci delata por "espontânea vontade"
Brasil 14.05.17 15:50
Os novos advogados de Antonio Palocci soltaram uma nota para explicar que ninguém o obrigou a contratá-los (assim como ninguém o obrigou a colaborar com a Lava Jato, delatando Lula).
A nota foi reproduzida pelo Valor:
Sobre a contratação de nosso escritório de advocacia para a defesa do ex-ministro Antonio Palocci Filho, a ética que conduz e sempre conduziu nossos trabalhos nos impele a vir a público informar:
1 - Em relação à mudança dos advogados de defesa, dois fatores devem ser esclarecidos:
a) Primeiro, o ilustre colega advogado que nos antecedeu nos autos sempre anunciou, publicamente, que, dependendo da alternativa escolhida pelo cliente na estratégia de sua defesa, renunciaria à causa;
b) Segundo, não houve qualquer “exigência” (nem sequer mínima alusão) por parte do Ministério Público Federal ou da Polícia Federal na contratação ou destituição deste ou daquele escritório. Tal escolha foi feita por livre e espontânea vontade do Sr. Antonio Palocci Filho.
2 - Em relação à eventual desistência de Habeas Corpus, um aspecto final merece ser esclarecido:
a) Desistir ou prosseguir no Habeas Corpus é uma escolha livre e exclusiva da defesa, sem qualquer interferência, muito menos “exigência” do Ministério Público Federal, da Polícia Federal ou de quem quer que seja.
Delação de Eike: Lula e Cabral no cardápio
Brasil 14.05.17 09:13
O Antagonista organiza o cardápio da delação de Eike Batista, com base em informações de Lauro Jardim.
Lula – Fernando Baiano procurou Eike como intermediário do PT e de Lula para oferecer facilidades na Sete Brasil.
Sérgio Cabral – Eike pagou-lhe propinas para liberações de seus projetos nos órgãos ambientais.
Eduardo Cunha e Lúcio Funaro – Eike pagou-lhes propinas para que o FI-FGTS investisse R$ 750 milhões na LLX (atual Prumo).
Congressistas – Eike pagou-lhes propinas para que a lei que legaliza os cassinos seja aprovada.
Paulo Mendonça e Marcelo Torres (seus ex-executivos) – Comandaram um esquema de manipulação na bolsa com ações de empresas do grupo X.
É o que Eike, por enquanto, promete contar.
Os procuradores querem mais.
Lula é um sobrepreço ao Brasil
Brasil 14.05.17 08:39
Em R$ 8,6 bilhões de contratos da Petrobras analisados pelo TCU em 2009, o sobrepreço alcançava R$ 4,04 bilhões, segundo O Globo, sendo R$ 140 milhões só no Comperj, por exemplo.
"O cálculo do sobrepreço permite concluir que esse valor (da obra) pode ser reduzido à metade. A economia da metade desse valor seria seis bilhões de reais", dizia o relatório.
Mesmo assim, Lula ignorou o alerta e liberou verbas para as obras superfaturadas.
No fim da matéria, o jornal cita o discurso do comandante máximo no ano seguinte, exibido no sábado por O Antagonista.
"Todas as suspeitas, questionadas diretamente à empresa, não influenciavam o julgamento de Lula, que, em 2010, dizia conhecer bem as contas da companhia, a ponto de discursar, no batismo da plataforma P-57 da Petrobras, em Angra dos Reis.
Houve um tempo em que a diretoria da Petrobras achava que o Brasil pertencia à Petrobras, e não a Petrobras ao Brasil. A ponto de ter presidente que dizia que era uma caixa preta. No nosso governo é uma caixa branca e transparente, nem tão assim, mas é transparente. A gente sabe o que acontece lá dentro e a gente decide muitas das coisas que ela vai fazer — afirmou o presidente.
A defesa de Lula não quis se manifestar."
Quem dera que fosse sempre assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 20/8/2024 - TERÇA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA