TERCEIRA EDIÇÃO DE 18-4-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Temer está assustado com o agravamento da crise
Terça-feira, 18/04/2017 - 03h27
Ricardo Noblat
De público, ele não admite. Do mesmo modo que um ministro da Fazenda, por exemplo, não admite jamais que a situação econômica possa piorar. Caso admita, ela piora.
Mas o presidente Michel Temer sente-se duplamente afetado pelo conteúdo das delações dos executivos da Odebrecht.
Primeiro porque ele foi alvo das delações, e embora esteja protegido pelo exercício do cargo, arrisca-se a perder mais um naco da rarefeita popularidade que lhe resta.
Não há registro de caso de presidente da República com popularidade abaixo de zero. Mas no momento, ele tem algo como apenas 10% de aprovação.
Segundo motivo: oito dos ministros do governo serão investigados com base nas delações – entre eles os dois mais próximos de Temer: Eliseu Padilha e Moreira Franco.
É inevitável a comparação do comportamento de Temer com o comportamento de Dilma no primeiro ano do seu primeiro mandato.
Na época, travestida de Faxineira Ética, Dilma demitiu cinco ministros em menos de 12 meses, suspeitos de corrupção, apenas suspeitos. Temer está disposto a manter os oito investigados. A comparação é desfavorável a ele.
De resto, um governo quase parlamentarista como o de Temer cai de cama com febre alta ao primeiro espirro do Congresso.
Fosse esta apenas uma gripe e já seria motivo de preocupação para Temer. Mas não há vacina que imunize o Congresso contra o mal que ameaça devastá-lo.
Senadores e deputados faltaram, ontem, ao trabalho. E não se sabe se a maioria desembarcará, hoje, em Brasília a tempo de dar quórum para a retomada de votações relevantes.
O fantasma da paralisia da República é o que mais assusta Temer. Daí seu empenho em promover sucessivas reuniões desde o final da semana passada e conceder entrevistas quase que diariamente.
Daí também a pressa que Temer tentará imprimir à votação de algumas matérias. Ele imagina que a Câmara poderá aprovar, hoje, o projeto de renegociação das dívidas dos Estados, e – quem sabe? – um requerimento de urgência para apressar a tramitação da reforma trabalhista.
A reforma da Previdência, joia da coroa oferecida pelo governo como garantia do seu futuro êxito, subiu no telhado e lá permanece. Por ora, ninguém pode garantir que destino terá.
Temer está fazendo todas as concessões que pode para viabilizar a reforma. O perigo é que de concessão em concessão, ela acabe completamente desfigurada, sem produzir os efeitos desejados.

NO O ANTAGONISTA
Relator adia parecer da reforma da Previdência
Economia 18.04.17 10:21
Arthur Maia adiou para amanhã a apresentação do seu parecer sobre a reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.
Neste momento, ele apresenta as mudanças no relatório aos deputados da base.
É melhor prender Lula antes ou depois de seu depoimento?
Brasil 18.04.17 09:45
O PT quer impedir o depoimento de Lula em 3 de maio.
Leia o que disse Rui Costa Pimenta, em reportagem da Folha de S. Paulo:
“Rui Costa Pimenta promete um ‘ato monstro’ em Curitiba, com até ‘100 mil guarda-costas’ para ‘ninguém nem chegar perto’ de Lula”.
Lula tem de ser preso antes do depoimento.
É a melhor maneira de evitar que seus militantes tumultuem o processo.
As manobras de Dilma para obstruir a Lava Jato
Brasil 18.04.17 09:22
O Jornal da Globo mostrou que, em 17 de novembro de 2014, Marcelo Odebrecht se reuniu com Giles Azevedo, assessor direto de Dilma Rousseff, para tentar libertar os empreiteiros da OAS e da UTC e impedir que eles delatassem o esquema de propinas da Petrobras.
Participou do encontro Sigmaringa Seixas, o advogado que foi encarregado por Lula para abafar a Lava Jato.
Haddad em Curitiba
Brasil 18.04.17 09:09
Além de Dilma Rousseff, outros petistas também terão de enfrentar Sergio Moro.
De acordo com O Globo, "Fernando Haddad, Luiz Marinho e Alexandre Padilha tiveram pedidos de inquéritos endereçados a Curitiba". 
Touchdown de Janete
Brasil 18.04.17 09:04
Dilma Rousseff será julgada por Sergio Moro por causa de empresa Touchdown, de Luleco.
Diz O Globo:
"O processo com o nome de Dilma se refere a um pagamento de R$ 630 mil da empreiteira para a contratação de uma empresa de marketing para assessorar o filho do petista num projeto que pretendia criar uma liga nacional de futebol americano. Em troca, Lula ajudaria Emílio Odebrecht na interlocução com a ex-presidente Dilma, a quem Emílio se referia como 'pessimista em tudo'".
Dilma na mira da Lava Jato
Brasil 18.04.17 08:57
Dilma Rousseff, pela primeira vez, será alvo de inquéritos da Lava Jato.
Segundo O Globo, Curitiba "receberá pelo menos 38 pedidos de investigação com base nas delações da Odebrecht (...).
Dilma será investigada por suposto favorecimento ao grupo Tractebel-Suez na licitação da Usina Hidrelétrica de Jirau que, em conjunto com a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, fez parte do Projeto Madeira. As duas usinas foram construídas no Rio Madeira, em Rondônia". 
Lula na gaiola
Brasil 18.04.17 08:15
O movimento Nas Ruas vai protestar contra Lula em 3 de maio, em Curitiba.
A Folha de S. Paulo disse também que o Revoltados Online “organiza uma motocicletada com até 10 mil motos, algumas customizadas, levando de carona um pixuleco dentro da gaiola”.
O MBL deve mandar apenas “olheiros”.
E Rogério Chequer, do Vem pra Rua, avisou que não vai ao depoimento de Lula:
“Não se justifica. A Justiça está andando bem até agora e cuidará do caso”.
É importante evitar qualquer tipo de confusão, dentro e fora do tribunal.
O Antagonista que ver Lula na gaiola, e não o pixuleco.
O hip hop da ORCRIM lulista
Brasil 18.04.17 08:05
A Folha de S. Paulo fez uma reportagem sobre o circo que a ORCRIM pretende armar em 3 de maio, em Curitiba, durante o interrogatório de Lula pelo juiz Sergio Moro.
“Quem puxa os atos é a Frente Brasil Popular. O grupo é capitaneado pela CUT e tem do Movimento dos Sem Terra à Nação Hip Hop entre os signatários.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto também irá. ‘Como qualquer outra pessoa, se há suspeita, Lula precisa ser investigado. Mas acreditamos que há um linchamento com evidente viés político contra ele’, afirma o líder do MTST, Guilherme Boulos (…).
Sem se identificar, a Folha de S. Paulo procurou a CUT de Brasília atrás de vagas para a caravana local. Cerca de 20 pessoas já tinham comprado ida e volta do ônibus fretado, por R$ 250. A organização deu um e-mail do PT para o cadastro”.
A petista decepcionada com Lula
Brasil 18.04.17 07:45
A ORCRIM foi generosa com intelectuais e jornalistas.
Por isso mesmo, eles agora relutam em expor publicamente seu desapontamento com Lula.
Maria Rita Kehl foi uma das raras petistas que aceitaram falar sobre o assunto com a Folha de S. Paulo.
Ela disse:
"É claro que é muito decepcionante que ele tenha sido delatado na Lava Jato".
E também:
“Ele não era uma pessoa tão bacana e tão íntegra".
Intelectual é um codinome
Brasil 18.04.17 07:27
Intelectuais e jornalistas de esquerda, diz a Folha de S. Paulo, estão abandonando Lula.
Covardemente, porém, eles preferem manter o anonimato.
Leia aqui:
“Luiz Inácio Lula da Silva sofre uma nova leva de desencanto entre intelectuais e jornalistas da esquerda.
Acadêmicos ouvidos pela reportagem relataram receber enxurradas de textos responsabilizando o ex-presidente pela fragmentação da esquerda no país.
Alguns mantêm seus comentários em grupos reservados.
Admitem que a defesa de Lula entre intelectuais arrefeceu, embora opinem que ele ainda tem um caminho a percorrer na defesa de direitos do povo”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA