REFLEXÃO CRISTÃ



Ridículo Silêncio
 

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.
Na maioria das experiências dessa natureza, o ruído é justo e a retificação adequada.
Nas contrariedades familiares é fácil estabelecer programas novos e corrigir normas de conduta. Na perseguição ao trabalho honroso, basta recorrer aos frutos substanciosos e ricos da obra realizada. Na calúnia, socorre-se o homem reto do esclarecimento natural.
Na acusações gratuitas, a verdade simples responde pelos acusados aos perseguidores cruéis. Nos falatórios da rua, a realidade modifica a opinião popular. No jogo das aparências, com que se procura envenenar as situações dignas, não é difícil demonstrar a nobreza dos fatos, focalizando outros prismas.
Para isso, há um exército de servidores da Justiça do mundo que, com rapidez ou lentidão, atende a reclamações e mobiliza providências compatíveis com os acontecimentos mais estranhos. Mas autoridade alguma da Terra garante facilidades à defesa contra os escândalos do ridículo.
Para suportar dignamente esse gênero de provação somente Jesus oferece o padrão necessário. A reação não serve, o protesto complica, transforma-se a reclamação em escândalo novo, converte-se o rumor em incêndio de consequências imprevisíveis.
A criatura bem intencionada, sob a perseguição do ridículo, não tem outro recurso senão recordar o Cristo, incompreendido pelas autoridades de Seu tempo, ironizado pelos ignorantes e injuriado pela multidão, compreendendo que todo homem responderá pelos seus atos a Deus, no tribunal do foro íntimo, e que a mais alta defesa contra o sarcasmo do mundo é o silêncio da perfeita confiança no Divino Poder.

Mensagem de autoria de Emmanuel, extraída do livro Coletânea do Além, obra ditada por Espíritos Diversos, por intermédio do médium Francisco Cândido Xavier.
Do O Consolador - Elucidações de Emmanuel - de 05-6-2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA